Dados produzidos em 2006 equivalem a 330 milhões de anos de músicas em MP3

#Notícia Publicado por crow7, em .

noticia é do mes passado... mas é interessante...

Dados produzidos em 2006 equivalem a 330 milhões de anos de músicas em MP3.

Estudo afirma que cada arquivo é replicado três vezes, em média.

Se a Terra tivesse um disco rígido (HD) para armazenar dados digitais, teria registrado 161 bilhão de gigabytes produzidos somente em 2006 -- o equivalente a 161 exabytes, 330 milhões de anos de músicas no formato MP3 ou três milhões de vezes a quantidade de informações já publicadas em todos os livros já escritos.

Isso é o que mostra um estudo desenvolvido pela consultoria IDC, que considerou todos os códigos binários necessários para a existência de fotos, vídeos, e-mails, páginas de internet, mensagens instantâneas, ligações telefônicas via web e todo tipo de conteúdo digital.

Segundo a empresa, cada um dos arquivos digitais é replicado, em média, três vezes. Se tivessem sido considerados apenas os dados originais em sua pesquisa (aqueles não-replicados), a quantidade de informação produzida no ano passado teria ficado em 40 exabytes, segundo a agência de notícias Associated Press.

John Gantz, analista da IDC, afirma que é importante entender os fatores por trás da "explosão da informação". Um dos dados apontados é o aumento na produção de conteúdo pelos próprios usuários -- cerca de 70% de todas as informações digitalizadas devem ser criadas por indivíduos em 2010. Nas empresas, por sua vez, os bancos de dados tornaram-se mais robustos graças às câmeras de vigilância e à necessidade de arquivar informações.

James Short e Roger Bohn, dois especialistas da Universidade da Califórnia (San Diego, EUA) que não estão envolvidos com a pesquisa, afirmaram que será muito difícil confirmar as informações, já que a IDC utilizou nesse estudo dados internos coletados para outras pesquisas que desenvolveu.

Armazenagem

A pesquisa também indica que hoje em dia não há espaço suficiente para armazenar todas as informações produzidas no ambiente digital. No ano passado, havia cerca de 185 exabytes armazenados e estima-se que esse número suba para 601 exabytes em 2010. Por outro lado, a produção de dados deve pular de 161 exabytes em 2006 para 988 exabytes em 2010.

"Se todos armazenassem cada bit da informação que utilizam, não haveria espaço", acredita Gantz. Esse cenário é apenas hipotético, já que os usuários deletam muitos de seus e-mails, por exemplo. Além disso, muitas informações não são feitas para durar no cenário digital, como acontece com as ligações telefônicas feitas via internet (tecnologia também conhecida como VoIP, ou voz sobre IP).

FONTE: portal G1.

crow7
crow7

_Press START to continue_

Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,