"Crysis" é o que há de mais avançado em termos de gráficos

#Notícia Publicado por Darksoulsong, em .

- por THÃO AZEVEDO

Enviado especial a San Francisco pela UOL GAMES

Num primeiro momento, impossível evitar um "q" de decepção com a demonstração de "Crysis" feita em um evento paralelo da Electronic Arts durante a Game Developers Conference. Calma. Ã que a expectativa era a de finalmente jogar o impressionante game de tiro da Crytek, mas havia apenas dois PCs, um com o editor de fases, apresentado por um funcionário da produtora, e outro com um vídeo da tecnologia gráfica CrytekEngine 2.

O editor de fases, explicou Harald Seeley, diretor de desenvolvimento da Crytek, poderá ser utilizado tanto pelos jogadores, para criar mods, quanto pelas empresas que licenciarem a "engine" - e a Unreal Engine 3 que nos perdoe, mas CrytekEngine 2 é o que há de mais avançado em termos de gráficos.

Criar mapas para "Crysis" lembra os jogos estilo "tycoon": com uma câmera que passeia livremente por todo o enorme cenário, é possível acrescentar, em tempo real, mais vegetação, novos elementos para a paisagem (carros e edifícios) e, indo mais fundo (literalmente), alterar o balanço das ondas do mar ou ir até o fundo deste, visualizando toda a vegetação marinha.

O editor lembra uma grande maquete, mas o que realmente faz cair o queixo é a iluminação em tempo real, que segue as alterações feitas na fase: coloque uma árvore, por exemplo, e você verá imediatamente a sua sombra projetada - caso esteja em um dia ensolarado, naturalmente. E se você resolver mudar o tempo para um entardecer. tudo reflete nos elementos da paisagem.

Enquanto isso, o outro computador exibiu um vídeo exaltando o que já sabemos: "Crysis" tem o visual nunca antes visto em um jogo eletrônico. Foi uma demonstração para produtor ver, mas, ainda assim, o jogo, que está prestes a entrar em estágio alfa, empolga só de ver.

Após "Crysis", com certeza, os games não serão mais vistos da mesma maneira.

Darksoulsong
Darksoulsong
, Curitiba