Download de games é o ponto fraco das operadoras de celular

#Notícia Publicado por Junior Xtreme, em .

O Link testou vários games, de diferentes fabricantes, além do serviço de download oferecido pelas operadoras.

A questão do download é seríssima. Além de pagar pelos games, você também precisa pagar pelo tráfego de dados, isto é, a transferência do game até seu telefone. O problema é que os jogos mais legais são grandes (em média 250 KB), e apenas o download pode custar o mesmo que a operadora cobra pelo jogo. A Claro foi a que melhor se saiu no preço do tráfego de dados. Cobrando R$ 6 por MB, tanto no pré quanto no pós-pago, quase seis vezes mais barato que o valor cobrado pela Tim e Vivo, nos pós-pagos. A Vivo chega a cobrar o equivalente a R$ 50 por megabyte nos planos pré-pagos.

A velocidade de download também é importante. Quem joga no celular não tem tempo a perder. Se um game demora demais para baixar, simplesmente não vale à pena. Na rede GSM, celulares dotados da tecnologia de transmissão de dados EDGE levam grande vantagem, pois podem receber os jogos na velocidade de 100 Kb/s. A rede GPRS, mais comum na rede GSM, consegue baixar arquivos em velocidade comparável a da internet por linha discada, de 50 Kb/s.

Na rede CDMA, da Vivo, aparelhos 3G são muito melhores para baixar arquivos, pois transmitem dados a uma velocidade de 400 Kb/s. Porém nem todos têm acesso a aparelhos com essa tecnologia, que não está disponível em toda área de atuação da operadora. A rede convencial de transferência de dados da Vivo atinge em média 60 Kb/s.

Em nossos testes, a Vivo ganhou no download de arquivos, em grande parte graças à velocidade da rede 3G. A Claro ficou em segundo lugar, pois além da velocidade de sua rede EDGE, também conseguiu boa performance em GPRS.

A Tim levou a pior no download. Usando 4 aparelhos, devidamente configurados, em diferentes lugares, a performance foi péssima. Em alguns casos, o link dos games nem sequer abria.

As operadoras também oferecem a possibilidade de se escolher os games pela internet, usando o computador. A Claro mais uma vez saiu na frente. Seu portal de downloads, o Claro Idéias (http://www.claroideias.com.br), tem uma seção de games caprichada, com os jogos separados por categorias e até mesmo por tipo de jogador, como crianças e mulheres. Todos os jogos contam com telinha e descrição.

A Vivo tem um site bonito, mas menos funcional que o da Claro. A navegação é mais difícil, mas o resultado final não é frustrante.

Mais uma vez a Tim ficou atrás. Além de oferecer um site limitado em informações, a navegação é confusa. As informações são de O Estado de S.Paulo/Link.

Texto extraído do portal IG

Junior Xtreme
Junior Xtreme

Equipe GameVicio

, Mauá/SP