Review do Playstation 3

#Notícia Publicado por auronkiller, em .

As chaves para a super potência do sistema está no processador Cell (desenvolvido pela Sony, IBM e Toshiba) e do processador gráfico RSX, desenvolvido pela Nvidia e a SCEI. O processador CELL produzira um clock de 3,2 GHz e performance total de 2,18 teraFlops, quase o dobro do Xbox 360 , uma potência inacreditável. O chip gráfico terá 512MB para a renderização gráfica e será capaz de uma precisão de pixels de 128 bits, com uma resolução máxima de 1080px. Ou seja, quem tiver uma televisão de alta-definição poderá contar com uma imagem absolutamente perfeita sendo possível ligar dois televisores de alta definição simultaneamente.

Segundo a Sony, o RSX é mais potente do que duas GeForce 6800 em SLI. Portanto, tudo leva a crer que estaremos perante um super de processamento gráfico.

O design do hardware inova em muitas outras formas. O Bluetooth permite a ligação de um máximo de sete controles sem o embaraço de vários fios e ainda poderá contar com bastante facilidade o PLAYSTATION 3 e o PSP (PlayStation Portable) através desta funcionalidades

O armazenamento dos arquivos está a cargo da HDD (Unidade de Disco Rígido) e o sistema apresenta uma capacidade de conectividade sem igual. Seis entradas USB 2.0 permitem a ligação de uma vasta gama de dispositivos ao sistema, Também a entradas para o Memory Stick, o cartão SD e os suportes de dados Compact Flash.

A tecnologia de leitura será o muito falado Blu-Ray " com uma capacidade de armazenamento seis vezes superiores ao DVD " e conseguirá ler CR-ROM, CDR+W, DVD, DVD-ROM, DVD-R e DVD+R. Foi também anunciada a compatibilidade com jogos de PS2 e PSOne. Contando também com a nova tecnologia Bluetooth o playstation 3 suportará a ligação de até 7 controles simultaneamente sem o embaraço de vários cabos. Como curiosidade, fiquem sabendo que o PSP poderá servir como controle " como já acontece com a dupla Advance/GameCube.

Temos que destacar também o novo design para os controles que são mais anatômicos, totalmente diferentes do grande DualShock, mantendo os botões habituais da Sony.

A console virá preparada para se conectar com a Internet, sendo possível visitar sites da web, conversar com o mundo através de vídeo chat e desfrutar de Horas com as batalhas on-line como já acontece com no PS2.

Resumindo, segundo Ken Kutaragi, a PS3 é um "Super computer for computer entertainment!".

A Square Enix apresentou um demo da cena de abertura de Final Fantasy VII e garantiu que quando o ps3 for lançado o console irá receber um episódio da saga.

Foi igualmente garantido que haverá um novo Grand Theft Auto presente no dia de lançamento da console, que Tekken 6 será uma realidade, Devil May Cry 4 também, assim como Killzone 2, Fight Night 3 e Spider-Man. Obviamente que Gran Turismo 5 não ficará afastado da nova PS.

Kazuo Hirai, presidente da SCEA, afirmou que Metal Gear Solid 4 já se encontra em desenvolvimento, tendo como destino o chip Cell.

Em termos simples, o PLAYSTATION 3 será a peça-chave de qualquer sistema de entretenimento. Os visuais de alta definição e em tempo real apresentados na conferência eram absolutamente deslumbrantes e as novas tecnologia demonstradas mostraram a dimensão do avanço de potência do novo PlayStation.

Os destaques, as demonstrações, como já havia sito feito na demonstração do ps2, uma banheira cheia de patos de borracha, cada um demonstrando uma física perfeita que mostrava em detalhes a água se movimentando quando o pato mergulhava e se locomovia. Ainda mais impressionante, foi a apresentação do Dr Richard Marks (o inventor por trás da tecnologia do EyeToy), que mostrou o potencial do processamento para transformar a experiência EyeToy. Segurando dois copos de cores vivas em frente de um EyeToy, ele manipulou dois copos na tela do playstation, enchendo-os com a água da banheira e jogando água de um para o outro.

Ainda estamos tentando compreender a enormidade do que vimos, o PLAYSTATION 3 vai, verdadeiramente, revolucionar o que podemos esperar dos jogos. O como foi mostrado: nunca subestimes o poder da PlayStation.

Ficha ténica completa do PS3 (em inglês):

Nome: PlayStation 3

Lançamento: 2006

CPU

Cell Processor

PowerPC-base Core @3.2GHz

1 VMX vector unit per core

512KB L2 cache

7 x SPE @3.2GHz

7 x 128b 128 SIMD GPRs

7 x 256KB SRAM for SPE

* 1 of 8 SPEs reserved for redundancy

total floating point performance: 218 GFLOPS

GPU

RSX @550MHz

1.8 TFLOPS floating point performance

Full HD (up to 1080p) x 2 channels

Multi-way programmable parallel floating point shader pipelines

Sound

Dolby 5.1ch, DTS, LPCM, etc. (Cell- base processing)

Memory

256MB XDR Main RAM @3.2GHz 256MB GDDR3 VRAM @700MHz

System Bandwidth

Main RAM 25.6GB/s

VRAM 22.4GB/s

RSX 20GB/s (write) + 15GB/s (read)

SB< 2.5GB/s (write) + 2.5GB/s (read)

System Floating Point Performance

2 TFLOPS

Storage

Detachable 2.5 HDD slot x 1

I/O

USB Front x 4, Rear x 2 (USB2.0)

Memory Stick standard/Duo, PRO x 1

SD standard/mini x 1

CompactFlash (Type I, II) x 1

Communication

Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T) x 3 (input x 1 + output x 2)

Wi-Fi IEEE 802.11 b/g

Bluetooth 2.0 (EDR)

Controller

Bluetooth (up to 7)

USB 2.0 (wired)

Wi-Fi (PSP)

Network (over IP)

AV Output

Screen size: 480i, 480p, 720p, 1080i, 1080p

HDMI: HDMI out x 2

Analog: AV MULTI OUT x 1

Digital audio: DIGITAL OUT (OPTICAL) x 1

Disc Media

CD PlayStation CD-ROM, PlayStation 2 CD-ROM, CD-DA, CD-DA (ROM), CD-R, CD-RW, SACD, SACD Hybrid (CD layer), SACD HD, DualDisc, DualDisc (audio side), DualDisc (DVD side)

DVD: PlayStation 2 DVD-ROM, PlayStation 3 DVD-ROM, DVD-Video, DVD-ROM, DVD-R, DVD-RW, DVD+R, DVD+RW

Blu-ray Disc: PlayStation 3 BD-ROM, BD-Video, BD-ROM, BD-R, BD-RE

Site Oficial: http://www.playstation.com

Tulio
Tulio #auronkiller

Chola Mais

, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque