Jogos para PS3 já estão usando o limite do disco Blu-Ray, diz Sony

#Notícia Publicado por YuriVicio, em .

Em entrevista ao site GamesIndustry, Phil Harrison, presidente da Sony Worldwide Studios, afirmou que os jogos para PlayStation 3 estão próximos de ter 25 GB, a capacidade máxima de armazenamento do disco Blu-Ray de uma camada. Para efeito de comparação, os jogos para Xbox 360 têm em média 6 ou 7 GB.

"Já em nossos títulos de estréia estamos chegando próximo ao limite de 25 GB que temos com nosso disco Blu-Ray", diz Harrison. "No próximo ano, aumentaremos isso para 50 GB, e esperamos chegar a isso num futuro relativamente próximo."

A declaração de Harrison é uma resposta aos críticos de que o Blu-Ray, o DVD de nova geração defendido pela Sony, não se faz necessário e que estaria no PlayStation 3 apenas para promover o novo formato no mercado de filmes.

"Não tem nada a ver com filmes", disse. "O DVD não tem capacidade suficiente para oferecer ou alimentar o consumo de dados necessários para o Cell e RSX [a CPU e o processador gráfico do PS3] - apenas como um dispositivo de jogo, precisamos do Blu-Ray para fornecer o tipo de dados que os jogos para PS3 usam."

Perguntado se os discos serão preenchidos com seqüências de vídeos em alta definição, Harrison respondeu: "Não é somente sobre gráficos. Ã sobre áudio 7.1, é sobre diálogos, é sobre ter vídeos de 1080p dentro de um jogo; são texturas em alta resolução, é animação, é tudo que se refere a uma experiência de jogo de nova geração muito rica e variada. Parcialmente é o visual, parcialmente é o som e parcialmente será sobre benefícios na mecânica de jogo - mais fases, mais detalhes e experiências mais ricas."

A adoção do Blu-Ray tem sido criticada por aumentar o preço do PlayStation 3. O console é o mais caro da nova geração e da história recente dos videogames, com preços entre US$ 499 e US$ 599. Também há ressalvas por ser uma tecnologia muito nova, sem comprovação, cujos primeiros problemas surgiram em sua produção: a falta de peças atrasou a construção em escala do console e com isso apenas 500 mil unidades estarão prontas no período de estréia, contra uma previsão inicial de dois milhões de consoles.

O PlayStation 3 chega aos Estados Unidos em 17 de novembro.

YuriVicio
YuriVicio

Novato

Publicações em Destaque