Microsoft lança versão Beta do Windows Vista

#Notícia Publicado por FireStorm, em .

A Microsoft lançou uma versão Beta chamada Beta 1 do seu novo sistema operacional intitulada Windows Vista. O novo sistema operacional, sucessor do Windows XP,deve sair em sua versão final apenas no final do ano que vem, traz algumas novidades tanto na parte funcional quanto na parte gráfica, porem não traz todos os recursos que devem estar na versão final. Nessa versão beta pode-se encontrar as pastas virtuais que não passam de arquivos XML que apenas apontam a localização exata do arquivo, ou seja, elas não contem o arquivo, apenas o endereço deles, um exemplo dessas pastas virtuais é a pasta "Todos os Documentos" que mostrará todos os documentos do usuário existente no PC. O usuário poderá criar as suas próprias pastas virtuais, mas para isso terá que fazer uma busca onde o resultado será gravado como pasta virtual, possibilitando ao usuário, coloca - lá em qualquer lugar na sua maquina.

As pastas virtuais funcionam utilizando os metadados dos arquivos como critério de busca, porem nem todos os arquivos trazem metadados fazendo com que esse mecanismo fique um pouco complicado. Pensando nisso o Windows Vista, possibilitará a edição dos metadados do arquivo no momento em que eles serão salvos ou então no Windows Explorer (esse recurso no beta 1 pode trazer mensagem de erro). A principal vantagem de usar pastas virtuais no lugar das convencionais é criar uma coleção de arquivos em uma pastar virtual e fazer um backup, por exemplo, onde os arquivos serão copiados de onde eles estão sem ter que coloca-los no mesmo lugar. Outro exemplo é achar os arquivos de um determinado autor ou alterado na mesma data, etc. Porem traz algumas restrições, como a movimentação de um arquivo que deve ser feita a partir da pasta de origem para a destino, não será possível nesse caso, fazer através das pastas virtuais. Algumas mudanças nos nomes das pastas aparecem no Beta 1, as pastas "Documments and Settings", "All Users", usadas nas versões anteriores foram substituídas por Users e Public respectivamente. Não será mais encontrada as nomenclaturas "Minhas Figuras" ou "Meus Documentos" passando a chamar-se apenas de Documentos e Figuras, do mesmo modo para as outras com nomes similares e estarão localizadas dentro da pasta Documento para cada usuário.

O Instalador do Beta1 tem a autonomia de instalar criar remover e formatar partições evitando mídias removíveis extras.

Para quem estiver interessado em utilizar o Windows Vista na sua versão final, terá que ter uma preocupação de hardware pois ele requer uma maquina poderosa com a seguinte configuração mínima : -Pentium 4 ou Athlon XP

-512 MB de memória

-Placa de vídeo compatível com DirectX 9 -3.5 GB de espaço para alocar o Sistema Operacional

-Leitor de DVD

A interface gráfica do novo Vista chamada Aero, conta com janelas translúcidas e iluminação nos botões ao passar o mouse, uma lixeira transparente que vai enchendo a medida que vai excluindo arquivos e que mostra uma miniatura do conteúdo do arquivo,na hora de confirmar exclusão para que o usuário possa conferir o que esta apagando, no caso das imagens. A barra de endereço do Explorer da lugar a vários menus, as informações dos arquivos antes mostrada a esquerda passa a ser exibida abaixo da janela. A janela Computador teve acrescentadas algumas informações, inclusive do drive selecionado. No menu Iniciar, os programas aparecem na parte esquerda, antes mostrada na parte direita, ícones novos aparecem junto com alguns ícones existente antes no XP.

Em relação a recursos de rede , o Vista terá opções de configuração para redes sem fio, suporte para o protocolo PNRP ( Peer Name Resolution Protocol) pra uso futuro em jogos e outros aplicativos. Haverá um assistente de comandos de voz, limitado para comandos em inglês apenas.

Um aspecto importante na parte de segurança, está na restrição de instalação de programas que exige a senha de administrador para qualquer programa que seja instalado, evitando que spywares sejam instalados, a não ser que o usuário entre com a senha. A nova versão do Internet Explorer 7 terá algumas diferenças da versão que sairá antes do Vista. A Microsoft promete versão do Vista exclusiva para computadores de 64 bits. Aos interessados em conhecer o Vista na versão beta 1, sinto informar que ele foi liberado apenas para assinantes dos serviços MSDN e TechNet, da Microsoft, porem para os usuários de redes de trocas de arquivos, já existem copias que podem ser baixadas sem restrições, ou esperar a versão definitiva se for o caso.

FireStorm
FireStorm
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,