The Elder Scrolls VI será exclusivo?

Em Junho deste ano completou 5 anos desde que a Bethesda Game Studios anunciou The Elder Scrolls VI oficialmente. No entanto, nos últimos anos a empresa focou no desenvolvimento de Starfield, que já está disponível.

Os detalhes sobre The Elder Scrolls VI são desconhecidos e ninguém sabe ao certo se o desenvolvimento do jogo está em fase avançada. De qualquer maneira, algo que é tema de discussão é a plataforma do jogo.

Starfield, por exemplo, foi lançado com exclusividade no Xbox nos consoles, deixando o PlayStation de fora, então será que isso pode se repetir com o lançamento de The Elder Scrolls VI? Phil Spencer foi questionado sobre o assunto recentemente durante uma entrevista, e respondeu o seguinte.

"Analisamos isso caso a caso com os jogos que construímos. Queremos garantir que nossos jogos estejam disponíveis em muitos lugares diferentes - em nossos consoles Xbox, no PC, também via nuvem, esses jogos podem chegar a quase qualquer dispositivo habilitado para a web."

"Estamos olhando para milhões e milhões de jogadores que terão acesso a Starfield e outros jogos dos Xbox Game Studios. Realmente se trata de dar aos jogadores a escolha de como desejam jogar e construir sua biblioteca de jogos."

Voltando um pouco no tempo, em 2021 Phil Spencer sugeriu que The Elder Scrolls VI não seria lançado no PlayStation. No entanto, ao prestar depoimento em julho como parte da batalha legal da Microsoft com a FTC, Phil Spencer foi vago quanto a se ele havia feito anteriormente uma declaração pública dizendo que o jogo seria exclusivo do Xbox.

"Como The Elder Scrolls VI está tão distante, é difícil entender quais serão as plataformas... Estamos falando de um jogo que está a mais de cinco anos de distância."

Lembrando que antes da Microsoft concluir a aquisição da ZeniMax, o próprio Todd Howard afirmou que era "difícil de imaginar" ver The Elder Scrolls VI sendo exclusivo do Xbox.