O analista Michael Pachter é sem dúvidas um nome infame na indústria de jogos, fazendo diversos comentários polêmicos durante os seus vários anos de trabalho. Agora, Pachter decidiu comentar sobre as mais recentes aquisições.
Enquanto a Microsoft adquiriu a Activision Blizzard pelo valor de $70 bilhões de dólares e a Take Two a Zynga por $12.7 bilhões, a Sony foi quem menos acabou gastando, tendo adquirido a Bungie por $3.6 bilhões.
Ainda assim, mesmo tendo pago menos que a Take Two e a Microsoft, Michael Pachter acredita que a Sony acabou pagando caro demais na Bungie. Para ele, a compra não faz sentido e mais parece ter sido uma escolha feita por desespero pela Sony.
‘Então eu acho que a Sony pagou em excesso. Acho que isso foi uma declaração de que não vamos deixar a Microsoft chegar na nossa frente, então vamos comprar algo por desespero. Não é realmente um acordo que faça muito sentido para mim. As aquisições das outras sim, diz ele.’
Para efeito de comparação, ele lembra que em 2017 a EA comprou a Respawn pelo valor de $700 milhões, sendo que o estúdio gerava $700 milhões em receita por ano. Enquanto isso, a Bungie adquirida por $3.6 bilhões costuma gerar $200 milhões em receita.
Michael Pachter afirma que a Microsoft possui uma visão do futuro e que adquirir a Activision Blizzard se encaixa na estratégia da empresa. Enquanto isso, a Take Two planeja entrar com força no mercado mobile, possibilitado graças à aquisição da Zynga.
Já a aquisição da Bungie por parte da Sony para ele foi mais como uma forma de não ficar para trás nessa corrida. De acordo com ele, a Sony pagou cerca de $4 milhões por desenvolvedor, sendo que a maioria dos acordos fica entre $250 mil a $1 milhão.