Atlus estava à beira da falência antes de lançar Persona 3

A Atlus sempre foi um nome conhecido pelas suas franquias de JRPG, em especial Shin Megami Tensei e Persona. Infelizmente o estúdio chegou perto de fechar as portas na época do PS2 e teve que apostar tudo em um jogo: Persona 3.

De acordo com o diretor Katsura Hashino, antes do lançamento de Persona 3 a Atlus estava à beira da falência e esse seria o seu último jogo. Para tentar salvar a empresa, ele mudou totalmente a franquia Persona, apelando para um público maior.

No entanto, Hashino afirma que foi difícil convencer alguns membros veteranos da equipe a realizarem essa mudança, já que não queriam desagradar os fãs da franquia. Muitos desenvolvedores antigos que eram fãs do jogo reclamaram que a franquia havia mudado muito, mas o diretor comenta que era isso ou deixar morrer.

Se fizermos um jogo que fará apenas os fãs mais acirrados felizes, como irá atrair novas pessoas? A companhia irá desaparecer.

Antes de Persona 3, a Atlus havia lançado Shin Megami Tensei III: Nocturne e a sub-série Shin Megami Tensei: Digital Devil Saga. No entanto, Persona 3 acabou sendo o grande sucesso da empresa.

Após a renovação de Persona, a franquia acabou se tornando um grande sucesso para a Atlus, recebendo diversos spin-off e até mesmo passando a franquia principal Shin Megami Tensei. O sucesso vem cada vez aumentando, com a série Persona 5 já tendo vendido um total de 9 milhões de cópias, metade das vendas totais da franquia Persona.