Descent
Interplay Productions
Sinopse
Descent é um jogo de naves em 3D, estilo primeira pessoa, feito para DOS.
Existem três versões. Excluindo a série Descente Freespace, mais moderna, que apresenta uma temática e estilo muito diferente, pertencente ao estilo consagrado de "simulação espcial".
Versões open-source foram criadas por fãs para Windows 95,98,XP e Linux. Todas permitem modalidade "multiplayer". Disponíveis para download, amparados pela "general public license".
O jogo se passa no interior de túneis, uma marca da série, cujas estruturas se propagam em 3D e o visual é de instalações industriais espaciais automatizadas. Seus adversários são as unidades robóticas, controladas por um sistema de AI que adquire vontade própia.
A situação claustofóbica, o tempo de adaptação motora/espacial do jogador, a ação constante e o excessiva dificuldade da AI limitou a popularização a uma parcela limitada, porém fiel do público.
O sistema de pilotagem do jogo é um dos mais desafiadores ja apresentados no gênero : Movimentação absolouta da nave , exigindo o uso de mouse/joistick simultâneamente para movimentos e teclado para outros controles.
Foi lançado em 28 de fevereiro de 1995 pela Parallax Software, e utilizava uma tecnologia de renderização 3D muito avançada para a época. Desde então, foram lançadas mais versões sobre o jogo.