MotorStorm: Pacific Rift
Evolution Studios
Sinopse
Sol, mar e areia formam cenário para carros, motos e monster trucks na seqüencia para o game de corrida radical.
Para uma série relativamente nova, Motorstorm já conta com um grande reconhecimento, principalmente entre os entusiastas da Sony. Para se dar bem no jogo de corrida e destruição, é preciso dirigir agressivamente, empurrando os oponentes para cima de obstáculos ou lançando-os penhascos abaixo. Para a alegria dos mais sádicos, a continuação promete ampliar ainda mais tais elementos, com a adição de um novo tipo de veículo: os cavalares monster trucks, com seus pneus gigantescos e capazes de esmagar o que vier pela frente.
O cenário escolhido para a seqüência pode não parecer tão mortal quanto os desertos áridos e os cânions do original. À primeira vista, são belos paraísos tropicais inspirados em ilhas havaianas, com águas cristalinas e muito verde. Entretanto, as pistas escondem perigos a cada curva, como cipós que se transformam em forcas para pilotos de motos e buggies, arrancando-os para fora de seus veículos, e até mesmo um vulcão ativo, com direito à lava.
Como no anterior, cada uma das 16 pistas traz diversos percursos e atalhos, um mais vantajoso que o outro. Cabe ao jogador descobrir o caminho mais curto, que também pode ser o mais perigoso. A produtora Evolution quer um nível de interação muito maior com o cenário, com árvores que podem ser derrubadas por veículos pesados, impedindo a passagem dos corredores que vêm trás, e rampas que suportam até determinado peso. Toda a mecânica gira em torno da física.
O turbo funciona como no primeiro Motorstorm: quanto mais você usa, mais superaquece o motor, correndo o risco de mandar seu veículo pelos ares. Para que isso não ocorra, você pode aproveitar áreas alagadas a seu favor e diminuir a temperatura do motor rapidamente, em troca de alguns preciosos segundos durante a passagem.
A personalização está muito mais ampla. No decorrer do jogo é possível comprar novas peças para seus veículos, além de pintura e decalques para a lataria. Até mesmo a trilha sonora pode ser alterada, bastando selecionar músicas presentes no HD ou através de um dispositivo USB.
Cada tipo de veículo traz suas próprias características, como dirigibilidade, aceleração, velocidade e peso. Caminhões e monster trucks podem, por exemplo, derrubar motos a custo de uma menor velocidade e agilidade. Já os veículos menores podem acessar lugares estreitos com mais facilidade e possuem um melhor controle. E como a agressividade é um elemento-chave para MotorStorm: Pacific Rift, agora todos os veículos possuem o comando de empurrar oponentes, um truque sujo que utiliza um pouco de seu turbo mas permite lançá-los em áreas de risco ou obrigá-los a tomar um caminho mais longo, por exemplo.
Em relação à modalidade multiplayer, a Evolution incluiu opção de divisão de tela para quatro jogadores em mesmo local (que ficou faltando no primeiro jogo), além de partidas para até 16 jogadores simultâneos via internet.