Dica e Truques sobre "Grand Theft Auto IV" para "PC" por KleberGuirado
Qualidade e Desempenho
Nessa dica foi utilizado o arquivo commandline.txt
Passo a passo.
Abra o diretório C:\Program Files (x86)\Rockstar Games\Grand Theft Auto IV e crie dentro dele um arquivo txt (Bloco de Notas do Windows) com o nome commandline e digite as seguintes linhas de código:
-availablevidmem 2.1 -nomemrestrict
A linha de código "-availablevidmem 2.1" aumenta a memória de vídeo em 2.1 vezes, ou seja, se colocar o valor 3.0 aumentará a memória 3 vezes. No caso, como minha placa de vídeo tem 512 MB (para o jogo consta 461), constará 968 MB (461 X 2,1 = 968).
A linha de código "-nomemrestrict" diz que não haverá restrição para a quantidade do uso de memória RAM.
Os ajustes gráficos foram realizados na seguinte configuração de máquina:
Placa mãe Asus m4n68T-M LE
Processador AMD Phenon II X4 840 3.2 GHz
Memória 4 GB DDR3 1033 MHz (um pente)
Placa de vídeo Nvidia Geforce GT240 512 MB
Sistema Operacional Windows 7 Ultimate Service Pack 1
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Estes são os dados estatísticos obtidos coma a execução do Benchmark do próprio jogo.
Estatísticas
Média Quadro por Segundos: 35.94
Duraçäo: 37.20 seg
Uso de CPU: 75%
Uso da memória do sistema: 66%
Uso de memória de vídeo: 85%
Ajustes gráficos
Modo de vídeo: 1280 x 720 (60 Hz)
Qualidade da textura: Médio
Qualidade das sombras: Médio
Resoluçäo dos reflexos: Muito Alta
Qualidade da água: Muito Alta
Qualidade do filtro de textura: Anisotrópico x16
Sombras Noturnas: Muito Alta
Distância visível: 50
Detalhe de distância: 100
Hardware
Microsoft Windows 7 Ultimate Service Pack 1
Adaptador de vídeo: NVIDIA GeForce GT 240
Versäo do driver de vídeo: 280.26
Adaptador de áudio: Alto-falantes (Dispositivo de High Definition Audio)
AMD Phenom(tm) II X4 840 Processor
ID do arquivo: Benchmark.cli
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Conclusão
Não houve melhorias quanto à FPS, mas quanto a formação do cenário e objetos, como asfalto, árvores, blocos de concreto, faixadas dos edifícios, exemplo: estou com um carro em alta velocidade e o asfalto demora para se formar ou de repente você colide com um obstáculo que estava "invisível" e voa através do parabrisa. Com o aumento da memória de vídeo, todo cenário e objetos já estam 100% carregados.
Com a Distância Visível ajustado em 50, é possível ver o mapa de ponta a ponta, mais que isso não aumentará a distância e só reduzirá o FPS.
O game até roda com a Qualidade da Textura ajustada em Alto, mas perderá uns 7 FPS e começará com os temíveis Legs . O mesmo acontece para a Qualidade das sombras ajustado em Alto.
Ajustando a Qualidade das Sombras em Muito Alto, os FPS cai para entre 6 e 9. Injogável.
Mesmo com o aumento da memória de vídeo, procurei não ultrapassar os 512 da placa de vídeo, ficando em 469/969.
Os grandes comilões de processamento de CPU, GPU e memórias (principal e de vídeo dedicada) são os ajustes de Qualidade da Textura em Alto e Qualidade das Sombras em Muito Alto.
Resumindo, qualquer máquina com uma configuração melhor que esta, rodará o Grand Theft Auto IV tranquilamente.