Mega Detonado para Final Fantasy V "5'

#Detonado Detonado de Final Fantasy V para . Publicado por Uchiha_Kegles, em .

INTRODUÇÃO

Esse guia tenta ser o mais completo possível, portanto se não quiser estragar as surpresas tente usa – lo somente para consultas quando realmente estiver com problemas.

Informações gerais sobre o guia:

Os nomes de itens, cidades, monstros, etc estão de acordo com a versão traduzida para Pc, para alguns termos e nomes mais usados foi colocado o nome na tradução do FF Anthology mas o resto esta tudo de acordo com a versão PC. Depois do nome do item, segue-se entre parenteses a indicação do seu tipo da seguinte forma:

(Helmet) para chapéus, capacetes, etc

(Armor) para armaduras leves e pesadas

(Cloth) para robes, vestidos e outras roupas

(Accessory) para anéis, braceletes, sapatos e qualquer outro acessório

(Shield) para escudos

(Sword) para espadas comuns

(Katana) para espadas de Samurais

(Knife) para facas comuns

(Ninja Knife) para facas de Ninjas

(Spear) para lanças

(Axe) para machados, martelos e foices

(Harp) para harpas

(Bell) para sinos

(Whip) para chicotes

(Bow) para arcos

(Rod) para cajados de Black Mage e outros (não podem ser usados por Wh. Wizard)

(Staff) para cajados de White Mage e outros (não podem ser usados por Bl. Wizard)

(Boomerang) para armas especiais usadas por Ninjas e Thieves

(Throw Weapon) para projéteis usados com o comando Throw de Ninjas

(Drink) para itens usados com o comando Drink do Chemist

(Ingredient) para itens usados com o comando Mix do Chemist

Estarão inseridas notas indicadas como Guia do Thief, Guia do Summoner, Guia do Blue Mage e Guia do Bard.

O Guia do Thief trará informações sobre itens que podem ser roubados de Monstros (para aqueles que apreciam a obtenção de itens raros ou querem tirar vantagem desse recurso). O preço dos itens nessa seção, em geral, é o preço de venda.

O Guia do Blue Mage refere-se às técnicas do tipo " Blue Magic " que podem ser aprendidas com monstros.

O Guia do Summoner fará referência aos ESummons que o Summoner pode adquirir em lugares que não fazem parte do roteiro obrigatório do jogo.

O Guia do Bard, da mesma forma, tem como objetivo explicar onde e como evoluir os Bardos.

A quantidade de dano em HP é apenas um valor referencial, variando de acordo com a classe e o equipamento usado pelo personagem.

Nível da equipe sugere o nível (Lv.) dos personagens para eles irem a um local sem terem dificuldades (o que é bastante variável). Ele estará depois do título do tópico. Guia do 1º mundo

1. O meteoro de Tycoon. (O início) (Nível 1)

Tesouros: Fenix Down

Monstros: Goblin

Com seu Chocobo, vá para o local onde caiu o meteoro. Entre na floresta, lute com os Goblins e salve Lenna. Converse com Lenna e Galuf.Depois da luta, eles partem para o Santuário do Vento. Antes de ir embora, pegue o baú com Fenix Down escondido no canto inferior direito entre a folhagem da árvore. Vá embora.

2. O Terremoto

Monstros: Goblin

Depois de montar no chocobo novamente, dirija-se para o norte do ponto de início.

Salve Lenna e Galuf dos Goblins novamente. Você decide acompanhar Lenna e Galuf. Assim, eles se reúnem ao grupo. Dirija-se ainda mais para o norte, até que você veja a entrada de uma caverna.

3. Esconderijo dos Piratas (Nível 2)

Tesouros: Leather (Helmet)

Monstros: Steel Bat, Stroper, Dearo

Entrando na caverna, você avistará uma fonte. Lá, você poderá recuperar seu HP e MP totalmente, além de curar qualquer problema de status. Quando avistar um pirata no meio da caverna, observe – o e repita o que ele fez para abrir a porta (aperte o botão na parede e ela se abrirá). Quando chegar no esconderijo dos piratas, atravesse o quebra- mar e embarque no navio. Dirija-se para o timão e aperte "A". Ocorrerá um evento e você será preso. Depois do evento, Faris entrará no grupo.

Guia do Blue Mage: na caverna, você pode aprender a técnica Blood Suck do Steel Bat que drena HP (nunca tente drenar HP de um morto–vivo, ou quem será drenado é você). Observação Geral I: a maneira mais fácil de aprender uma Blue Magic é transformar todos seus personagens em Blue Mages ou selecionar a habilidade Learning para todos. Assim, qualquer um que for atingido pela técnica (basta um) a aprenderá .

4. O Navio Pirata. (Nível da equipe: 3)

Agora que já tem o navio, um dos piratas lhe perguntará se quer que ele o guie para o Santuário do Vento. Escolha "sim" e ele o levará até o Santuário. Embora não seja fundamental, é melhor que dê uma passada na cidade de Tule (ela fica à oeste do santuário).

Vila de Tule

Tesouros: Potion x 2, Ether, Tent x 2, Fenix Down x 2, Leather (Accessory) x 2, 150 GP, 100 GP.

Reuna informações com os moradores. Aqui, você pode comprar os itens que achar necessário. Não precisa comprar magias, pois ainda não poderá usá-las. No segundo andar do Pub, onde Faris está dormindo, poderá fazer um evento opcional. Há vários itens escondidos em potes, baús e até moitas em Tule,não deixe de explorar as áreas à direita e esquerda da casa de Zokk seguindo para trás.Visite a Begginers House, antes de deixar a cidade, para aprender sobre a dicas básicas do jogo.

Guia do Bard: durante o jogo, haverá uma série de pianos que deverá tocar. Em Tule, está o primeiro deles. No Pub, vá até o palco e sente no banco. Após a dança suba no palco e toque o piano.

Resumo das Dicas da Begginers House

* Salve seu jogo freqüentemente.

* Quando seu HP estiver baixo, recupere – o com magias de cura ou o item " Potion ".

* Existem passagens secretas que podem ser vistas com a habilidade Passages da classe Thief .

* Tesouros podem ser encontrados em potes e caixas.

* Wait mode – no menu Config. mude para o modo Wait. Isso fará com que a batalha pare para você escolher magias e itens.

* Para fugir de uma luta segure " L " e " R " ao mesmo tempo.

* Durante a batalha, números brancos representam dano e os verdes pontos recuperados.

* Para colocar seus personagens para a fila de trás (back row) na tela de menu coloque o direcional para esquerda e aperte " A ". Assim, ele sofrerá apenas metade do dano (útil para magos), mas seu ataque também ficará reduzido pela metade

* Cabelo branco em seus personagens indica que eles estão envelhecidos (Aging) e seu nível estará reduzindo.

* Existem baús com monstros.

* Contra monstros mortos-vivos (undeads) você pode usar magias de cura (Cure) e itens de recuperação (Potion) para causar dano.

* O personagem que aparece caminhando é o que está mais acima na tela de menu

* Explicação sobre algumas as habilidades mais complexas:

1. BothHand – é a habilidade de segurar uma arma com duas mãos infringindo o dobro do dano.

2. Dash – quando você estiver em cavernas ou cidades, poderá correr segurando o botão "B" enquanto anda.

C) Blue Magic e " Learning " – com isso é possível aprender das técnicas de alguns monstros. O Blue Mage ou personagem com a habilidade " Learning " aprenderá as técnicas quando for atingido por elas durante a batalha. Depois, elas poderão ser usadas com o comando " Blue Magic ".

* Explicação sobre as habilidades:

– os guerreiros escolhidos pelos cristais receberam o poder de heróis do passado Através da opção Job do menu, escolha uma classe para seu personagem.

- usando um Job seu personagem adquire habilidades especiais daquela classe. Através da opção Ability do menu, selecione uma habilidade opcional para seu personagem. - quando você seleciona um Job ou Ability qualquer, seu equipamento é momentaneamente removido. Pode reequipa – lo com a opção optimal equipment.

- combinando Jobs e Abilitys criteriosamente, você pode criar novos tipos de personagens.

Você pode criar, por exemplo, um Black Mage que pode saltar (Jump) ou um Knight que usa White Magic.

5. Santuário do Vento ( Nível 4)

Tesouros: Tent, Leather (Helmet), Broad (Sword), Staff (Staff )

Monstros: BlackGoblin, WhiteSnake, ManiWizard, Mold Wind

Dirija-se para esquerda depois de entrar no Santuário para obter informações sobre o Rei de Tycoon.. Haverá um pote com água para se recuperar. Você ganhará também cinco Potions.

Suba, pegando todos baús no caminho.Não deixe de salvar no Save Point. No terceiro andar lute com WingRapter. Depois de derrotá-lo, suba até o quinto andar e encontre o Rei de Tycoon. Após a cena de evento, obtenha os fragmentos do cristal e suas primeiras classes. Antes de sair pelo Warp, que fica atrás do altar, crie um Thief e volte ao quarto andar. Assim, você poderá ver a passagem secreta à direita com o baú. Saia pelo Warp e dirija – se para Tule.

O Chefe do Santuário do Vento:

WingRaper. Lv. ?, HP 250, Item: Fenix Down

Seu melhor ataque é Wing Breath (13 a 18 HP de dano em todos aliados) que atinge a todos. Ataque somente quando suas asas estiverem abertas. Se você atacar quando suas asas estiverem fechadas, ele contra – atacara com Claws (21 HP de dano em um aliado) e não sofrerá dano .Preocupe - se em curar enquanto suas asas estiverem fechadas, se todos estejam bem deixe todas suas barras de ação encherem, e eSummone ele abrir as asas para tomar a iniciativa. Na verdade, provavelmente você o matará assim que abrir as asas então, caso não tenha alguém muito mal, não precisará gastar seus itens de cura.

Guia do Blue Mage: aqui você pode aprender a habilidade Aero com os Mold Wind e o Goblin Punch com o Black Goblin.

Classes obtidas:

Knight (6 Níveis)

Pode usar espadas e armaduras pesadas. Tem, portanto, bom potencial de defesa e ataque. Seu HP é bem alto. Será uma classe bastante útil até o fim do jogo. Tente desenvolve–lo pelo menos até o Nv. 3 para obter BothHand (muito útil).

Nv1-Cover Nv2-Protect Nv3-BothHand Nv4-EquipShield

Nv5-EquipArmor Nv6-EquipSword

Monk (7 Níveis)

É muito forte no ataque e possui uma taxa de Critical Hit bastante alta. Seu HP é ainda mais alto. Mas não pode usar armas e equipa só armaduras mais leves, por isso sofre bastante dano. Da mesma forma que o Knight desenvolva o Monk até obter BuildUp.

Nv1-!BuildUp Nv2-Brawl Nv3-!Chakra Nv4-Counter

Nv5-HP10%Up Nv6-HP20%Up Nv7-HP30%Up

Black Mage (7 Níveis)

Um especialista em magias de ataque. Tem o segundo melhor Magic Power do jogo. Seu ataque e defesa são muito fracos, portanto, mantenha–o na fila de trás.

Nv1 ao Nv6-!BlackLv1 ao Lv6 Nv7-MP30%Up

White Mage (7Níveis)

Outro especialista, esse em magias de cura. Seu Magic Power não é tão bom, mas sua defesa é um pouco melhor. Mesmo assim, mantenha–o atrás.

Nv1 ao Nv6-!WhiteLv1 ao Lv6 Nv7-MP10%Up

Blue Mage (4 Níveis)

Pode usar bem mais equipamentos que os outros magos. Mas no início, parecerá um pouco inútil. Precisará aprender Blue Magic com os monstros para se tornar–se mais produtivo. Desenvolva–o pelo menos até aprender Learnig. Assim, outras classes com essa habilidade equipada como opcional também poderão aprender as técnicas dos monstros. Tornará–se bastante útil aos poucos.

Nv1-!Peep Nv2-Learning Nv3-!Blue Magic Nv4-!Scan

Thief (7 Níveis)

Um dos meus favoritos. Ele não é muito útil no combate e nem tem uma grande defesa (poderá equipar armas que causam o mesmo dano de trás). Entretanto, tem habilidades especiais bastante úteis: pode roubar permitindo obter equipamento extra para uso ou venda ou itens raros . Pode correr (Dash), tornando o jogo mais dinâmico, e permite ver passagens secretas (muito útil). Ele também sempre será a classe mais rápida em batalha. Se evolui–lo, poderá usar suas habilidades em outras classes.

Nv1-Passages Nv2-!Escape Nv3-Dash Nv4-!Steal

Nv5-Caution Nv6-!Capture Nv7-Restless

Nota geral sobre os Wizards: tente fazer a evolução deles acompanhar a aquisição das magias. Na prática, quando puder comprar as White Magic do Level 3, por exemplo, procure ter a habilidade opcional White Magic level 3 já disponível.

6. Vila de Tule II ( Pegando a Chave do Canal)

Volte para cidade e vá para a casa de Zokk. Depois do evento, ele lhe dará a chave do Canal de Torna . Compre o que precisar e siga para o canal. Agora, é hora de comprar magias, eu aconselho comprar Cure, Bolt e Fire, pelo menos, se puder compre todas.

7. Região de Tule

Monstros: Goblin, Killer Bee, Nut Eater, Stray Cat, BanderS.* , Bighorn*

* (monstros da faixa estreita de terra)

Antes de ir embora, poderá fazer algumas coisas se quiser (pode fazer depois). Logo à sudeste do Santuário do Vento, há uma estreita faixa de terra onde você poderá lutar contra BanderS. Este é um inimigo poderoso, mas quando derrotados na formação de 3 fornecem 45 pontos de experiência, 300 GP e 3 ABP. Fora os chefes ninguém pagará tanto ABP no início, aproveite para evoluir suas primeiras habilidades e juntar uma grana. Abuse das magias para derrota – los e, quando precisar, recupere – se no pote no Santuário do Vento sem gastar dinheiro. Pode também voltar no esconderijo dos Piratas para pegar tesouros (Ether, Tent e 300 GP) e fazer um evento com o Chocobo.

Guia do Blue Mage: se não sabe ainda, pode aprender o Goblin Punch com Goblin.

8. Canal de Torna (Nível 5)

Monstros: Octoraken, Sucker

Abra a porta com a chave.Os monstros desse lugar são fracos contra Bolt (a maior parte dos monstros aquáticos é). Cuidado com o ataque Eletric Shock de Octoraken (até 80 HP de dano de um aliado) pode matar na hora.Depois de atravessar o canal, surgirá Karlabos. Derrote-o e, n0o final, ele arrastará Syldra junto para o fundo do canal.

O Chefe do Canal de Torna

Karlabos: Lv. 5, HP 650, ABP 5, Item: Tent, Ponto fraco: Bolt

Karlabos não dará muito trabalho. Além de ataques normais, ele usa Tentacle que faz pouco dano, mas paralisa, e Screw Tail (deixa com menos de 10 HP). Se ele usar Screw Tail, recupere logo. Caso você já tiver aprendido Black Magic Lv. 1 e ou White Magic Lv. 1, prepare magos " mistos " com a magia oposta ao seu tipo como habilidade secundária. Ex: Um Black Mage com White Magic de habilidade opcional, ou o contrário. Dessa forma você pode atacar e curar sem gastar seus itens. Ele é muito fraco contra Bolt, abuse e, no segundo turno, ele estará morto.

Guia do Thief: os monstros do canal não tem nada com eles, nem tente roubar. O chefe só tem um miserável Potion.

9. Cemitério de Navios Naufragados (Nível 6)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDEuanBn

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDEuanBn

Tesouros: Flail, Tent, 990 GP, Fenix Down x 2, Potion, Antidote x 2

Monstros: Skeleton, Carcurser, UndeadRusk, PsycoHead

Legenda dos mapas:

B- baú (será indicado no texto o conteúdo dos baús submersos)

E- escada

P- porta

Pd- pedra

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDMuanBn

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDIuanBn

Depois de navegar à deriva, chegará ao Cemitério de navios. Os monstros desse local, em geral, são mortos–vivos que sofrem grande dano de Fire. Atenção, Carcurser não sofre dano com Fire, mas é fraco contra Bolt. Carcurser pode deixar Elixir depois da batalha (excelente item) os Skeleton deixam Dagger. Você estará no Mapa 1, se precisar descansar desça as escada (E1) de seu barco, entre na porta da direita e durma. Para atravessar o cemitério, siga a direita e, onde o caminho se divide (logo no início), desça até chegar ao local com uma pedra (Pd1). Aguarde alguns instantes e surgirão outras pedras. Continue descendo, pegue o Flail (Staff) e, então, volte até a divisão do caminho. Continue para à direita, suba e entre na porta (P1) do outro navio. Agora, você vai atravessar uma seção submersa do navio com muitas áreas inundadas. Após entrar em P1, cruze a primeira sala e chegará no Mapa 2. Entre em P2 e pegue o baú. Volte, atravesse a P3 e desça as escadas, entrando na água (se você estiver jogando com o emulador Znes, mude a opção de Vídeo para 640 x 480 x 16 MB Vesa 2 (assim poderá enxergar em baixo d'água). Agora, desça E2 e estará no Mapa 3. Pegue o baú dentro d'água (B1-990 GP) e entre em P4 (você estará no Mapa 4). Nessa sala, entre na água, pegue B2 ( Fenix Down) e volte por P4. Novamente no Mapa 3, entre em P5. Agora, estará no Mapa 5, apenas siga para E3. Chegando no Mapa 6, pegue B3 (Potion) e suba E4. Continue o caminho até o local que ocorrerá o evento. Depois do evento, salve o jogo. A partir daqui, o caminho será linear, basta ir subindo escadas e, quando sair do navio, estará novamente no Mapa 1 no ponto E5. Desça, dirigindo-se para P6. Ao chegar em P6, entre pegue o World Map e os tesouros. Em seguida, volte até P6, saia e vá para o BS. Verifique BS e o resto do barco virá a tona (em frente fica a saída). Agora, siga para a saída e lute contra Siren.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDUuanBn

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDQuanBn

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDYuanBn

O Chefe do Cemitério de Navios Naufragados:

Siren. Lv. 2, HP 900, ABP 5, Item: Bronze (Shield / Armor), Ponto fraco Fire (Siren Undead)

Nada muito complicado, na forma normal, Siren usa muitas magias de cura, ataque e apoio. De tempos em tempos, assume a forma de morta–viva (Undead). Nessa forma, só faz ataques físicos. Enquanto estiver no seu estado normal, use ataques normais, pois magias não tiram nada. Depois de se tornar morta-viva, sofrerá apenas metade do dano de ataques físicos . Utilize, então, Fire. Isso causará muito dano, pois esse é seu ponto fraco.

Guia do Thief: a maior parte dos monstros não tem nada. O UndeadRusk paga como item raro Ether, que ainda não pode ser comprado.

Nota: Em geral, os monstros possuem de zero à dois tipos de itens diferentes . Quando têm

dois, um deles é mais raro, porém melhor, e aparece com menor freqüência.

10. Região de Carwen. (Nível 8)

Monstros: Tatu, BigHorn, Gatlings, Garula

Saindo do Cemitério de Navios, vá para sudeste até encontrar a Vila de Carwen. Os monstros dessa região não serão difíceis. Note, sempre que atacar Gatlings com ataques normais ele contra – atacará com Needle (até 40 HP de dano em um aliado). Para eliminar Tatu facilmente use Ice.

Guia do Thief: pode roubar Soft de Gatlings, mas é difícil.

11. Vila de Carwen

Tesouros: 1000 GP, Ice (Rod), Antidote

Informe–se com os moradores sobre a North Mountain, o Hiryuu e Worus . Compre magias, equipamentos (conforme suas classes) e itens (é bom comprar Antidote). No Pub existe uma passagem secreta, já sabe o que fazer para enxergá – la. Fale com o cara do segundo andar do Pub. Descanse, equipe – se e parta para a North Mountain.

Guia do Bard: No Pub está o segundo piano que deverá tocar.

12. North Mountain ( Nível 9)

Tesouros: Fenix Down , Soft, Mithril (Helmet)

Monstros: Gala Cat, Blocks, RockGaster

A suba a montanha. Você encontrará monstros que não imporão muitas dificuldades, atenção para o ataque especial Corner do Blocks que pode tirar de 45 HP. A partir de um certo ponto, encontrará flores roxas no chão, se pisar nelas ficará envenenado. Continue subindo até encontrar Magisa. Derrote ela e Forza. Siga adiante e você chegará no dragão. Depois do evento, conseguirá um novo meio de transporte.

Os Chefes da Montanha Norte:

Magisa: Lv. 8, HP 650, ABP 6 (total da luta), Item Whip

Fortsa : Lv. 8 , HP 850, Item Power (Drink)

Magisa usa várias magias, embora também use ataques físicos. Ela recebe mais dano de ataques físicos. Após algum tempo de luta, ela invoca Forza para ajudar. Seu forte é a força bruta, então tenha cuidado, pois seu especial Tackle pode causar dano de mais de 150 HP, matando instantaneamente. Contra Forza use magias.Existe uma forma fácil de passar por essa luta. Basta ter dois Knight ou Monk com as habilidades BothHand e BuildUp, respectivamente, e matar Magisa antes que chame Forza.

Guia do Thief:o único item digno de atenção são os Glasses (Accessory) que poderão ser roubados do Blocks sem muita dificuldade. Glasses protegem contra o Status Darkness.

Guia do Blue Mages: os Blocks podem ensinar a habilidade Flash, mas eles não tem MP suficiente (você poderia dar – lhes um Ether, mas isso não seria muito vantajoso já que ele custa 1500 GP e não há ainda onde compra–los). Magisa pode lhe ensinar a técnica Aero, aquela mesma do Mold Wind.

13. Voando com o Dragão

Agora que você conseguiu o Hiryuu (dragão voador em japonês) pode voar para todos lugares que já esteve. Além disso, pode ir para a Cidade de Warus ou ir visitar o Castelo de Tycoon. Sugiro ir pegar os tesouros que estão no castelo antes.

14. Tycoon Castle

Tesouros: Cottage x 3, Hipotion , MaidnKiss, Elixir x 2, Ether x 2, Fenix Down x 2, Cure (Staff), Ashura (Katana), Shuriken (Throw Weapon), Giyaman (Bell) – se soltou o Lobo, os baús do depósito estarão vazios (ver adiante).

O castelo localiza – se um pouco ao norte do meteoro do início do jogo. Entre e, ainda no pátio interno, vá para direita do portão principal do castelo (aquele guardado por estátuas). Ali, há uma passagem secreta por detrás de coluna que leva ao depósito do castelo. Depois, vá falar com o Chanceler. Durante a noite, haverá um evento. Na manhã seguinte, procure o Chanceler. Saia para o pátio interno e desça a escada para parte inferior esquerda. Dirija – se para os fundos e entre na porta no final do corredor. Agora, aperte o botão na parede para a passagem secreta se abrir e fale com o Chanceler. Receba os tesouros. Siga para Worus.

Nota: o Cure (Staff), quando usado para atacar, tem o efeito da magia Cure2. Use – o para atacar Undeads ou recuperar seus aliados.

15. Região de Worus

Monstros: Gatlings, Tatu, Big Horn, BanderS., Garula

Nada de extra para fazer por aqui. Além dos monstros já conhecidos de região de Carwen, aqui, encontrará o, já conhecido, BanderS. De fato, não precisa enfrentar eles, pois, agora, pode voar.

16. Cidade de Worus

Tesouros: Glasses (Accessory)

Pegue o dragão e voe para Worus (fica ao sul de Carwen). Fale com os moradores e compre o que precisar (não compre magias, pois ainda não poderá usa-las). Dirija – se para o castelo.

17. Castelo de Worus (Nível 10)

Tesouros: Fenix Down, Tent, 490 GP ; Elf Cape (Accessory), 1000 GP x 2, Speed (Magic) - Porão

Monstros: Ice Soldier, Elf Toad (Torre D'água) ; Garkimasra (Porão)

Pegue os tesouros do castelo. Você pode ir ao porão pegar os tesouros que estão lá, mas se cruzar com Garkimasra (e vai) você já era. Uma solução simples é ter um Thief com a habilidade Escape (Thief Lv. 2) e fugir rapidamente, mas, o melhor, é voltar depois. Na prisão, há alguns prisioneiros que querem ser soltos, se soltar o Lobo, ele roubará alguns baús e você perderá alguns itens mais adiante. O que fazer então ? Fale com o Rei e cairá outro meteoro. Ele irá para a Torre de Worus. Siga – o.

Guia do Thief: finalmente uma dica mais quente. Faça o seguinte: vá para a torre d'água do castelo. Lá, você encontrará um inimigo chamado Ice Soldier. Dele é possível roubar Mithril (Sword) (e nem é difícil, bastam algumas tentativas) que ainda não está à venda. Experimente equipar um Knight com a habilidade BothHand (Knight Lv. 3) e verá o poder. Pode roubar várias e vender se quiser (cada uma vale 440 GP para venda). Assim,

na batalha que você enfrenta 2 Ice Soldier, dá para faturar 1048 GP (880 das Mithril (Sword) + 168 da luta).

Guia do Blue Mage: mate dois coelhos de uma vez ! Também na torre d'água aprenda a técnica Frog Song com o Elf Toad. Basta deixar ele sozinho na luta e ele passará a usa – la.

Guia do Summoner: na torre d'água do castelo, você pode pegar o ESummon Shiva, como pode ser um pouco difícil e inútil no momento deixe para depois (se quiser ir agora, é bom saber que sua entrada fica atrás de uma cachoeira).

18. Torre de Worus

Tesouros: Silk (Cloth), MaidnsKiss, Silver (Accessory), Ether

Monstros: Elf Toad, Rikald Mage, Ice Soldier, Padosule, Wyvern

Entre na torre e vá subindo. Os Rikald Mage quando estão em formação de três inimigos pagam 3 ABP, mas cuidado, eles usam muitas magias (Drain pode drenar todo HP de seu personagem e matar na hora) tente amenizar usando Quiet (não funciona sempre). Quando lutar contra o Wyvern, tenha cuidado, pois seu ataque Wing Breath atinge todo o seu grupo e tira de 50 à 75 HP. No quarto andar, fale com o Rei e suba pelo pilar com a trepadeira para pegar o baú no andar de cima. Quando chegar no quinto andar, salve e descanse se quiser. No oitavo andar, use novamente os pilares para pegar os itens e progredir. Antes de enfrentar o chefe, faça tudo que precisar na torre, já que não poderá voltar depois.Chegando na sala do cristal, enfrente Galura. Terminada a luta, pegue os fragmentos do cristal e você ganhará mais 5 classes. Não se preocupe com o cristal que não dá para pegar (fica para depois). Sai pela porta de trás, pois a torre esta afundando.

Chefe da Torre de Worus

Galura: Lv. 3, Hp 1200, ABP 5 , Item HiPotion

Esse chefe deve ser mais simples do que os dois últimos. Garula utiliza basicamente ataques físicos (30 à 110 HP de dano). Tenha cuidado com seu especial Rush que faz seu HP continuar diminuindo após atingi - lo. Depois que seu HP for reduzido em 50 %, ele contra – atacará sempre que for atacado. Então, se tiver alguém fraco, recupere seu aliado antes de atacar novamente. Se tiver um Knight com Mithril (Sword) e com a habilidade BothHand Garula não vai dar nem para o começo. Quer apelar, use Quiet nele (funciona bem) e transforme - o em sapo com Toad Song. Ele não poderá se curar. Fica fácil, não ?

Guia do Thief: Aqui, você pode roubar a Mithril (Sword) dos Ice Soldiers da mesma forma como foi explicado antes. Além disso, dá para se roubar a Mithril (Knife) dos Wyvern, mas é um pouco mais difícil e arriscado. Os demais itens não valem a pena serem comentados (são bem comuns).

Classes obtidas:

Time Mage (7 Níveis)

Usa magias do espaço e tempo. É muito útil, pois como as batalhas são em tempo real ele pode acelerar seus aliados e diminuir a velocidade de seus inimigos. Além de magias de efeito, tem magias que causam dano direto.

Nv1 ao Nv6-!JikuuLv1 ao Lv6 Nv7-EquipRod

Red Mage (4 Níveis)

Esse é um mago misto, porque pode usar tanto magia negra como branca. Como o Blue Mage, pode usar um número maior de equipamentos que os outros magos. Apesar disso, não é um especialista e não poderá usar espadas e as magias mais poderosas de cada tipo (portanto deve ser usado agora, mais tarde será pouco útil). Mesmo assim, desenvolva–o até o se tornar máster e não se arrependerá.

Nv1 ao Nv3-!Wht/Blk Nv1 ao Nv3 Nv4-!X-Magic

Summoner (6 Níveis)

São magos muito poderosos capazes de invocar outros seres para ajuda–los, os ESummons. Possuem o maior Magic Power do game. Suas magias são muito poderosas e, conseqüentemente, consomem muito MP, mas com os demais magos são fracos fisicamente.

Nv1 ao Nv5-!Summon Lv1 ao Lv5 Nv6-!Call

Berserker (2 Níveis)

Ele pode equipar armaduras pesadas e tem alto HP. Tem como arma característica o machado. Não pode ser controlado, pois está sempre no Status Berserk. Apesar disso, por essas características, é um eficiente guerreiro causando grande dano aos inimigos.

Nv1-Berserk Nv2-EquipAxe

Sorcerer (7 Níveis)

São guerreiros com habilidades mágicas, capazes de associar atributos mágicos às suas armas. Podem equipar espadas e armaduras pesadas. Aliam de forma eficiente ataques físicos e mágicos.

Nv1-Barrier Nv2 ao Nv7-!MgcSwrd Lv1 ao Lv6

19. Castelo de Worus II (O Soldado Ferido)

Volte ao castelo para falar com o Rei e com o soldado ferido de Karnak. Eles lhe falarão sobre Karnak e o Warp no meteoro. Volte para cidade e compre as magias que faltam. Siga para o meteoro de Worus.

20. Meteoro de Worus

Entre no meteoro e vá até o Warp . Depois do evento, você estará na região de Karnak.

21. Região de Karnak (Nível 11)

Monstros: GrassTurtl, Zuu, Aegil, Wild Nack

Aqui, os monstros são mais fortes e, dependendo da sua equipe, pode ter um pouco de trabalho com Zuu ou GrassTurtl. Esse último, embora tenha uma boa defesa , é fraco contra Ice. Os Wild Nack pagam um boa grana, você os encontra nas florestas. Para fazer dinheiro rápido (são 5 de cada vez) mate – os com Fire (seu ponto fraco). Depois de descer do meteoro, siga um pouco para oeste até encontrar uma cadeia de montanhas. Então, acompanhe essa cadeia para norte e, quando chegar na entrada para oeste, siga nessa direção, descendo para o sul e leste, assim que puder. Logo deverá avistar Karnak.

Guia do Thief: aqui você pode roubar Elixir (enche todo HP e MP de um aliado) de Zuu , o problema é conseguir roubar (demora demais) mas se cruzar com um tente, enquanto luta com ele, pois pode dar sorte e conseguir em poucas tentativas. Quando obter o Thief (Accessory) será menos difícil.

Guia do Blue Mage: os Wild Nack usam uma técnica (????) que pode ser aprendida. Use essa técnica quando seu HP estiver baixo. Assim, será mais efetiva.

22. Cidade de Karnak

Aqui, é a cidade do cristal do fogo. Fale com os moradores da cidade para ficar sabendo o que está acontecendo. Por enquanto, as lojas de magia estão fechadas e não há nenhum tesouro para pegar.Você também ainda não pode entrar no castelo e no navio. Compre algum equipamento (Armor / Weapon Shop) e será preso.

Guia do Bard: no Pub de Karnak está o terceiro piano que deve tocar.

23. Castelo de Karnak (Prisioneiros)

Na cadeia, eSummone algum tempo e Cid explodirá a parede. Fale com ele. Depois do evento estará livre. De fato, você está dentro do castelo. Apesar de poder ver muitos baús, não poderá pega – los por causa das chamas (preste atenção na localização dos baús, será útil mais tarde). Fale com as pessoas e vá para a cidade, onde pode comprar equipamentos e magias agora.

24. Cidade de Karnak II (Fazendo Compras)

Compre novos equipamentos e magias (não deixe de comprar as magias, pois serão muito úteis). Compre também Eye Drop, pois poderá precisar no Steam Ship. Com a magia Fire 2, volte para o castelo de Worus para pegar Shiva. Você pode comprar de 2 a 4 Flame (Rod) (depende do seu dinheiro e número de magos que usará para lutar com Shiva), pois eles aumentam o poder da magia Fire.

Nota: os rods com atributos (Fire / Ice / Bolt) aumentam em 50 % o dano causado por sua respectivas magias. Assim, um mago equipado com Thunder Rod causará 50 % a mais de dano com as magias da série Bolt e Ramuh.

25. Castelo de Worus III (Water Tower)

Monstros: Ice Soldier, Elf Toad

Guia do Summoner: chegou a hora de pegar Shiva. Entre no castelo e, no Floor2, desça a escada.Agora que está no Floor 1, saia pela porta (em baixo a direita). Na parte de fora, siga para trás pela água e, na torre com a cachoeira, entre (pela queda d'água). Aqui, são os mesmos inimigos conhecidos (Ice Soldier e Elf Toad). Suba até o quarto andar (sala maior). Aqui verá uma esfera no meio da sala.Dirija – se à ela para lutar. Cuidado!! Na parte de baixo da sala há uma passagem que o levará para o lado de fora. Então, somente use – a para sair, depois de vencer Shiva. Antes de falar com a esfera, prepare – se para lutar. Depois da luta, você ganhará o ESummon Shiva. Saia e volte para região de Karnak para entrar no Steam Ship.

Chefe da Torre D'água

Shiva: Lv. 11, HP 1500, ABP 5 (total da luta) , Item Ice (Rod), Ponto fraco Fire

Commander: Lv. 4 , HP 600, Ponto fraco Fire

Use 2 Black Mages e 2 Red Mages ou magos mistos 2 Black Mages com a habilidade opcional White Magic seria o ideal, pois têm maior Magic Power para enfrentar essa batalha. Shiva estará atrás de 3 Commanders, protegida, portanto, de ataques físicos. Ela usará a magia Ice 2 para atacar e causará aproximadamente 80 HP de dano em cada um, ou em torno de 180 HP em um único aliado(nesse caso recupere – o imediatamente). Uma tática para atenuar o dano múltiplo é colocar 2 personagens na linha de frente e 2 na de trás. Assim, quando Shiva usar Ice 2 em " todos ", só atingirá os 2 da frente ou os 2 de trás. Os Commanders usarão ataques físicos. Portanto, caso opte por dividir seus aliados em duas filas aconselho eliminar os Commanders primeiro com Fire 2 (basta um ataque do Black Mage) para os magos não sofrerem muito dano na linha de frente. Simplificando: Use dois Red Mages na linha de frente (eles podem equipar mais armaduras) usando – os para atacar ou recuperar. Na linha de trás coloque dois Black Mages (se tiver Fire (Rod) para equipar ótimo) e use Fire 2. Elimine os Commanders primeiro. Depois, é só usar Fire 2 em Shiva, será bem rápido. Mais um detalhe, Shiva é afetada pela Jikuu Slow, se tiver Jikuu (Time Mage Lv. 1) poderá equipar como habilidade opcional e usar em Shiva. Dessa forma, ela não atacará tão frequentemente.

26. Steam Ship (Nível 12)

Tesouros: Mithril (Accessory), Cottage, Elixir x 3, Thief (Accessory), Fenix Down, GrnBeret (Helmet), Crescent (Boomerang)

Monstros: Deafeter, Motor Trap, Screw Dust, Poltrgeist

Nota sobre o mapa:

A: alavancas

E: escadas

P: portas ou plataformas

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDcuanBn

Os monstros do Steam Ship têm vários ataques especiais que requerem atenção. Poltrgeis é morto – vivo e pode ser atacado com Cure (experimente atacar com Cure (staff) é bem eficiente) . Não ataque com Ice (ele absorve) e cuidado com seu especial Tongue (deixa confuso) . Se Motor Trap for atacado com Bolt (seu ponto fraco) ele explodirá (Exploder) em você. Quanto a Screw Dust, ele usa o ataque

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDguanBn

Slip que faz o seu HP diminuir rapidamente. Se Screw Dust ficar sozinho na batalha, ele usará Flash que causa o Status Darkness (para isso é necessário ter Eye Drop). Quando entrar, vá primeiro para a PA e pegue o baú. Agora, suba a EA e no segundo andar (Mapa 2) siga a plataforma para direita (entre na PC e pegue o baú).Volte para o primeiro andar.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDkuanBn

Pegue o item desse andar. Depois, desça a EB e pegue o baú. Finalmente siga para a PB e acione a alavanca para subir. No segundo andar (Mapa 2), pegue o item à direita. Então, entre na PD (ao fundo à esquerda) e desça com o elevador. A partir daqui, o caminho não terá divisões, até a sala com 4 tubos.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDEwLmpwZw==

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDExLmpwZw==

Quando sair do elevador, estará no Mapa 3. Entre na tubulação que está à sua esquerda e circule por trás descendo pela escada. Atravesse a próxima área e sairá em uma parte diferente do Mapa 3. Entre na PE e suba com o elevador. Saindo do elevador, chegará na sala com os 4 tubos (Mapa 4). Cada tubo, através de um sistema de esteiras, lhe levará até um setor diferente. Em TA não é necessário entrar. Então, entre no TD primeiro. Depois de cair, vá para direita, entre na tubulação e dessa a escada. Siga por esses tubos até chegar no baú com a GrnBeret (Helmet). Atravesse a esteira, entre na porta e suba com o elevador. Agora, entre no TC.Você cairá em frente ao baú com a Thief (Accessory). Após pegar o tesouro, atravesse a esteira e entre na tubulação de esquerda,fazendo novamente o caminho até a PE. Quando chegar novamente na sala dos tubos, entre no TB. Você cairá em um setor novo. Então, suba a escada que fica à direita. Na próxima sala, acione a alavanca para abrir a passagem até o baú com Crescent (Boomerang). Volte e entre na PF. Você verá duas portas. A da direita, leva de volta para sala dos 4 canos (se você fez tudo descrito não precisa mais voltar) e a de esquerda leva para o save point. Salve e descanse. Adiante, haverá uma sala com um quebra – cabeça de plataformas (Mapa 5).

Aqui, faça o seguinte: ao entrar, suba na P1 e puxe alavanca A1. Então, P1 subirá. Siga para direita, puxe alavanca A2 (para poder pagar o baú depois) e alavanca A3 (para conectar a ponte). Atravesse a ponte. Agora, puxe alavanca A4 (desconecta a ponte) e alavanca A5 para fazer subir P2. Dessa para a parte de baixo da direita, suba em P3 e puxe alavanca A6 (P3 subirá). Pegue o baú e entre na porta da direita.As alavancasA7 e A8 servem para voltar para o início e parte inferior direita, respectivamente. Antes de entrar na próxima sala, prepare – se para lutar com o Liquid Flame. Após derrota – lo recupere – se, pois depois não terá muito tempo. Entre no cano e vá para sala do cristal do fogo. Na sala, acontecerá um evento com a quebra do cristal e você cairá dentro do Castelo de Karnak.

Chefe do Steam Ship

LiquiFlame: Lv.19, HP 3000, ABP 6, Item Fire (Bow) / FireTech (Throw Weapon) , Absorve Fire/ Wind , Ponto fraco Ice

LiquiFlame alternará 3 formas diferentes durante a batalha. Cada uma possuirá características diferentes. A forma inicial é humanóide e ataca com Flame (dano de 85 à 140 em todos os aliados) ou ataques físicos fracos. Ela sofrerá danos de ataques físicos e mágicos e contra-atacará com Flame. A forma de mão (não será necessariamente a segunda forma) ataca com FingerTips, que paralisa quem for atingido por algum tempo, ou com ataques físicos. Ela não sofrerá dano de magias e, quando atacada, contra – atacará com Fire 2 (por volta de 250 HP de dano em um aliado). A forma de tornado se recupera usando Fire 2 em si mesma e contra ataca com Magnet que puxará seu personagem para a linha de frente (se estiver atrás). A mudança de forma ocorre após LiquiFlame sofrer algum ataque efetivo. Todas as formas absorverão magias baseadas em Wind (Aero) e Fire. A exceção da forma humanóide, que usa Flame para atacar, as demais não são muito agressivas, causando dano considerável apenas com seu contra-ataque.Assim, se estiver fraco, recupere – se antes de atacar. Recomendo uma equipe com um Black Mage, um White Mage / Red Mage para recuperar e atacar com Ice 2 e dois Knights ou Monks para atacar a forma de mão que é invulnerável à magias. Se tiver Ice (Rod) equipe nos magos. Se não se descuidar com a recuperação depois dele usar Fire 2 ou Flame, será uma vitória tranqüila.

Guia do Thief: aqui, há alguns itens interessantes para serem roubados. Motor Trap fornece Ether (é bastante fácil de roubar) e Poltrgeist tem HiPotion (um pouco mais difícil de conseguir). Esses itens ainda não estão à venda e são bem úteis para lutar contra chefes. Portanto, se tiver paciência faça um estoque.

Guia do Blue Mage: você pode aprender a técnica Flash com Screw Dust (deixe – o sozinho na batalha) e Exploder com Motor Trap, basta usar Bolt nele e ele usará a técnica (não use Bolt 2 pois ele morrerá sem poder contra atacar com Exploder). Motor Trap pode ensinar outra técnica, mas para isso é melhor voltar quando puder controla – lo.

27. Corrida Contra o Tempo no Castelo de Karnak ( Nível 14 )

Tesouros: Elixir x 6, 2000 GP x 3, Ribbon (Helmet), Elf Cape (Accessory), Guardian (Knife), BoltTech (Throw Weapon), Shuriken (Throw Weapon) , Esna (Magic)

Monstros: Karnak, Sorcerer, Gigas, Sergeant

Agora, verá porque foi dito para prestar atenção na localização dos baús. Você terá somente 10 minutos para pagar todos os tesouros (eles realmente valem o risco) e sair do castelo que vai desabar. O relógio não para nas batalhas nem no menu, então não perca tempo. Os tesouros marcados com asterísco são os que considero mais importantes. Os inimigos do castelo não imporão muitas dificuldades.Tenha atenção com Gigas que usa Aero 2 e contra - atacará com Aero (apenas uns 20 HP de dano em todos). Ele tem um HP relativamente alto. Então, tente elimina – lo com poucos ataques fortes para não sofrer muitos contra - ataques. Sobre os Karnaks, vale citar que sempre que ficarem só eles em batalha, fugirão. O mesmo vale para Sergeant. É bom ter um Thief com a habilidade Escape (Thief Lv. 2) para escapar das lutas aleatórias (elas consumirão tempo demais) lute apenas aquelas dos baús.Tenha, também, um Black Mage para usar a magias da série 2 e um Monk com a habilidade BuildUp ou Learning (se tiver disponível, facilitará aprender Death Claw). A habilidade Kick do Monk será particularmente útil para eliminar rapidamente os inimigos de HP baixo, como os Karnaks. Seu quarto personagem pode ser um Blue Mage (para aprender Death Claw) ou um Red Mage (pode atacar e recuperar com magias) .Vamos ao roteiro. Recupere – se no pote se precisar. No Foor B5 há um save point, aconselho salvar, porém em um File diferente do seu último Save (atenção o tempo não para nem para salvar). No FoorB4 há 2 baús em celas (2000 GP e Elixir), pegue – os e suba rapidamente para o FloorB3. Aqui, haverá mais dois baús um à esquerda com Ribbon (Helmet) * e um à direita com Shuriken (Throw Weapon), suba a escada. Em FloorB2 não terá nada, circule rapidamente, entre na porta que está do lado oposto. FloorB1, aqui nada também, suba a escada para Floor1. Aqui, existem 3 portas a cima e a saída abaixo, além de dois baús. Os baús ficam para depois e a porta central não interessa, então suba pela porta da esquerda. Na Ala esquerda do Floor2 há 3 baús pegue os 2 de cima primeiro ( Elixir e 2000 GP), o terceiro, em baixo, fica para depois. Suba e você estará na parte externa do castelo, vá para baixo até encontrar uma escada, siga descendo até chegar no B1 e pegue o baú que contém Elf Cape (Accessory) *. Volte todo caminho para a Ala esquerda do Floor 2. Agora, vá pegar o baú de baixo (Elixir) e saia pela porta de inferior. Circule por fora e entre na Ala Direita do Floor 2. Então, pegue os dois baús de baixo (Elixir x 2). Em seguida, suba e pegue os de cima (Elixir e 2000 GP). Suba a escada para parte externa do castelo e faça como antes, dessa até chegar no B1 e pegue o baú com Guardian (Knife) *. Agora, volte para Ala direita do Floor2 e dessa para o Floor1.Hora de pegar os baús que faltaram, o da direita tem BoltThec ( Throw Weapon ) e o da esquerda que tem a magia Esna (Magic)*. Saia pela porta principal. Agora, você enfrentará o chefe Iro Claw. Se fez tudo certo, terá de 2 a 3 minutos ainda. Depois de vencer Iron Claw, saia rapidamente. Então, após o evento, ganhará 3 novas Classes.

Chefe do Castelo de Karnak

Karnak: Lv 19, HP 140, ABP 3 (total)

Sergeant: Lv. 0, HP 1000,

Iron Claw: Lv. 39 , HP 900,

No início da batalha, ele terá a forma de um Sergeant (HP: 1000). Ele estará protegido por 3 Karnaks (HP: 140), e pode ser morto nessa forma, basta atacá – lo (com magia de preferência), poupando os Karnaks que, uma vez sozinhos, fugirão. Essa é a maneira mais fácil. Sergeant, apenas comanda os Karnaks que atacarão com ataques físicos. Caso mate os 3 Karnaks primeiro, ele mostrará sua verdadeira forma. Como Iron Claw, usará ataques físicos e a técnica Death Claw que paralisa e deixa o HP abaixo de 10 (recupere, portanto, imediatamente). Agora, ele será muito mais resistente aos ataques físicos. Apesar disso, seu HP não é alto e os ataques magicos são a melhor opção de ataque.Qualquer magia da série 2 (Fire / Ice / Bolt) serve, mas de preferência para alguma que você tenha um Rod específico. Você poderá ter problemas somente se seu tempo estiver muito curto ou se optar por aprender Death Claw agora (ver Guia do Blue Mage).

Guia do Thief: aqui é arriscado perder tempo roubando. Se quiser tentar, Gigas tem Elixir, com a Thief (Accessory) não é difícil roubar. A respeito da Thief (Accessory): ela aumenta muito as chances de você conseguir roubar um item, sendo portanto bastante útil para quem gosta de roubar.

Guia do Blue Mage: bem, aqui é possível aprender a técnica Death Claw. Se conseguir ela será muito útil, mas também pode ser aprendida mais tarde. Faça o seguinte: mate rapidamente os Karnaks com o Kick do Monk. Vá atacando Iron Claw, mas lembre – se de monitorar seu HP com Libra para não mata – lo antes de usar a técnica, anote e vá somando se não tiver Libra (considere também o que tirou de Sergeant). Assim que ele usar no personagem correto (terá de um a dois, dependendo da equipe que escolheu entre as sugeridas), mate - o rapidamente. Lembre –se de recuperar seus personagens e de cuidar o tempo, dá para sair em poucos segundos depois de mata - lo. Pode aprender também Aero 2, aqui, com Gigas, mas como poderá aprender logo mais na Ancient Library não precisa se preocupar com isso agora.

Classes Obtidas:

Geomancer (3 Níveis)

Sua habilidade usa os elementos (água, terra, vento, fogo) como forma de ataque mais efetiva, já que seus ataques normais são bastante fracos. Se for desenvolvido, aprenderá habilidades exclusivas que se revelarão muito úteis para explorar dungeons.

Nv1-!Terrain Nv2-Pitfalls Nv3-DmgFloor

Ninja (5 Níveis)

É a segunda classe mais rápida em batalha. Embora não tenha um Strengh dos mais altos, tem um alto poder de ataque, pois pode equipar uma arma em cada mão. Outra característica muito útil é seu comando Throw que permite atirar poderosos projeteis e usar ataques de características mágicas. Sem dúvida, uma classe com muitos pontos altos.

Nv1-!Smoke Nv2-Image Nv3-1stAttack Nv4-!Throw

Nv5-2-handed

Trainer (4 Níveis)

Outra classe peculiar. Sua arma é o chicote que causa o mesmo dano da fila de trás. É especialista em usar os próprios inimigos para lutar em batalha. Procure desenvolve–lo até o nível 2 para adquirir Control , se gosta de aprender Blue Magic.

Nv1-!Tame Nv2-!Control Nv3-EquipWhip Nv4-!Catch

28. Steam Ship II

Vá para o Steam Ship e fale com Cid.

29. Cidade de Karnak III (A Depressão de Cid)

Tesouros: Fire (Rod)

Pegue o tesouro no barril em cima do muro, antes inacessível. Siga para o Pub e fale com Cid no segundo andar. Reuna informações com os moradores. Descanse e compre o que precisar. Como a barreira que bloqueava o caminho para oeste caiu, você pode ir nessa direção agora.

30. Região da Ancient Library (Nível 15)

Monstros: Zuu, Aegil, GrassTurtl, D. Chimera, Silent Bee, Mithril Drgn

Dirija – se para sudoeste a partir da cidade de Karnak. No deserto do caminho que leva para a Ancient Library você poderá enfrentar a D. Chimera. Ela tem ataques poderosos como o Aqua Breath (300 HP de dano em todos aliados) e seu Critical (700 HP de dano em um aliado), mas paga 250 de experiência e 3 ABP (nada mal para um único inimigo). Para enfrenta – la sugiro estar pelo menos nível 16, mas se quiser pode tentar antes (ou volte depois). Faça o seguinte: monte um grupo com 3 White Mages (equipe qualquer Elf Cape (Accessory) que tiver neles) e um Monk (preferencialmente com BuildUp), podem ser 2 Monks, porém é mais arriscado. Os magos deverão estar na fila de trás.IMPORTANTE ! Salve antes de entrar no deserto. Entre na batalha e priorize a recuperação de qualquer dano que sofrer, qualquer descuido pode ser definitivo. Na primeira oportunidade que não precisar se curar use Safe no(s) Monk(s) .Vá atacando com BuildUp do(s) Monk(s). O HP de D. Chimera não é tão elevado (1000 HP), então se tiver sorte, um Critical Hit do BuildUP (tira mais de 800 HP) pode vence – la sem maiores problemas. Um detalhe a respeito de Aqua Breath, ela poderá usar apenas 3 vezes depois não terá MP suficiente. As Silent Bee com seu ataque Needle podem causar alterações de Status (cure com Esna ou com o item adequado). Ao sul, estará a Ancient Library cercada de florestas. A oeste da biblioteca fica o Quicksand Desert que, por enquanto, você ainda não pode entrar.

Guia do Blue Mage: a grande recompensa de enfrentar D. Chimera é aprender sua técnica Aqua Breath. Então se for enfreta – la, não deixe de ter um personagem com Learning ou um Blue Mage em seu grupo. Nas florestas dessa área, pode aprender a técnica Fusion do Mithril Drgn . Para aprender faça o seguinte: use a magia branca Charm no dragão e eSummone até ele usar Fusion em você. Se ele não ficar confuso na primeira tentativa insista, pois funciona.

31. Ancient Library

Tesouros: Ether, Stealth (Cloth), Fenix Down

Monstros: Page 32, Page 64, Page 128, Page 256

Ao chegar na biblioteca, fale com os acadêmicos. No segundo andar há um pote em que pode se recuperar se precisar. Você pode aprender algumas Blue Magics se lutar com os monstros do livro no telhado. Agora, deverá ir para o porão pela porta de baixo à esquerda do primeiro andar. Você vai procurar por Mid que desapareceu. Aqui, para progredir, terá que checar pontos chaves do cenário que podem ser: lugares vagos na estante, livros, buracos, becos sem saída ; em fim quase qualquer coisa. Tente e não deverá ter grandes problemas para avançar. Na primeira sala, não encontrará monstros ainda. A partir de então, eles deverão aparecer. De forma geral, eles possuem muitas técnicas especiais, portanto não os subestime. Muito importante é não estar com todos os personagens em algum nível múltiplo de 5, ou poderá ser rapidamente aniquilado por Lv. 5 Doom que Page 64 usa com grande freqüência. Outra nota interessante é que, exceto Ifrit, todos inimigos aqui são fracos contra Fire. Fique atento para baús que podem ser difíceis de visualizar no escuro. Quando chegar no local em que a prateleira não permite você passar, volte, saia da sala e suba na escada à direita da porta. Verifique os livros e uma passagem se abrirá. Entre e encontrará um livro no chão. Verificando o livro, Ifrit lutará com você.

Primeiro Chefe da Ancient Library

Ifrit: Lv. 22, HP 3000, ABP 5, Item FlameTech (Throw Weapon) , Absorve Fogo, Ponto fraco Water e Ice

Ifrit é capaz de usar todas magias da série Fire, além de Flame. Entretanto, usará quase sempre Flame (130 à 170 HP de dano em todos aliados) ou Fire 2 (aproximadamente 280 HP de dano em um aliado), nesse caso recupere imediatamente. Ele também ataca com High Kick (deixa confuso) e ataques normais.A forma mais simples de derrotar Ifrit é lutar com 4 Black Mages equipados com Ice (Rod) e usar Ice 2 (até 1200 HPde dano) assim, ele não durará um turno de batalha. Existem outras formas de ataques como Shiva, Ice 2 Magic Sword ou Aqua Breath (se já tiver), elas funcionam bem, mas nenhuma é tão eficiente. Você pode usar Slow, Stop e Quiet surte efeito, mas não vale a pena porque seu efeito dura muito pouco tempo.

Depois de vence–lo, ganhará o item Ifrit. Ele deve ser usado fora de batalha (no menu item) para que o ESummon seja adicionado ao seu menu de invocações. Agora, volte até o lugar onde a estante de livros não permitia sua passagem e acompanhado de Ifrit poderá passar. Continue descendo e pegando os baús, quando chegar no save point, recupere – se e salve. Chegando na sala onde está Mid, você lutará com o segundo chefe da biblioteca Byblos. Após a batalha, converse com Mid, haverá um evento e ele irá falar com seu avô em Karnak. Siga para lá também.

Chefe da Ancient Library

Byblos: Lv. 24, HP 3600, ABP 7, Item Protect (Drink), Absorve Ice, Bolt, Wind , Ponto fraco Fire

Byblos tem muitos ataques especiais. Se ele usar Safe, sofrerá pouco dano de ataques normais. O seu Gale Cut causa 235 HP de dano em todos aliados, portanto recupere – se imediatamente. Magic Hammer reduz o MP de um personagem pela metade. Depois que seu HP for reduzido significativamente, ele passa a contra – atacar com Drain aos ataques físicos que receber. Novamente a forma mais eficiente de ataca–lo é com Black Mages usando Fire 2 com Fire (Rod). Você pode tirar até 1200 de HP dele e liquida–lo com apenas um turno de batalha. É possível usar também Death Claw que pode não funcionar nas primeiras tentativas, mas, depois que for efetivo, bastará um golpe para eliminar Byblos.

Guia do Thief: na biblioteca você pode roubar Ether do Page 128 (cada Ether custa 1500 GP). Pode roubar também HiPotion do Page 256. O resto não vale a pena.

Guia do Blue Mage: aqui há muitas técnicas que podem ser aprendidas. Com o Page 32 pode aprender Aero 2. Page 256 e Byblos usam as técnicas Moon Flute e Magic Hammer, respectivamente, que também podem ser aprendidas. A mais útil é Lv. 5 Doom, que é usada por Page 64. Para aprende - la, é necessário que pelo menos um de seus personagens esteja em um nível múltiplo de 5, mas, com já foi dito, não todos, ou sua equipe será eliminada.

32. Cidade de Karnak IV (Lembranças de Galuf)

Vá direto para o segundo andar do Pub para falar com Mid e Cid. Terminado o evento, eles irão para o Steam Ship. Vá para lá também.

33. Steam Ship III (Ganhando o Navio)

Fale com Cid e Mid. Durma e, no dia seguinte, você ganhará o navio. Agora, inicia a busca pelo último cristal. Cid e Mid irão para a Ancient Library. Siga para lá para reunir informações.

34. Ancient Library II (Crescent Island)

Entre na biblioteca e fale com Mid Cid e os acadêmicos para reunir informações. Eles lhe falarão sobre uma ilha em forma de crescente. Continue sua busca.

35. Monstros Marinhos

Monstros: Sahagin, Sea Ibis, Th.Anemone, Corvette

Com o navio, há muitos lugares novos para visitar. Se quiser dar seguimento a enredo deve ir para a Crescent Island, mas isso será descrito mais tarde. Comecemos por falar nos monstros que rondam os mares. A maioria é fraca contra Bolt. Não é o caso de Th.Anêmona que absorve esse elemento. Em mares abertos (fora da área circunscrita pelos continentes e ilhas) poderá encontrar Corvette ( Morcego Gigante) ele tem um HP bastante alto (2800) e bom poder de ataque (Fin chega tirar 450 de um aliado e Wing Breath atinge a todos) atenção portanto, principalmente quando aparecerem aos pares. Voltando ao roteiro primeiro vá para Jacole que fica no quadrante inferior esquerdo do mapa no final da península (ao sul da biblioteca).

Guia do Blue Mage: Pode aprender a técnica Goblin Punch com Sahagin (use Control para facilitar).

36. Região de Jacole ( Nível 17)

Monstros: Double Liz, Bomb, BioSoldier

Cada um desses monstros tem peculiaridades que devem ser abordadas. Double Liz recebe pouco dano de ataques normais, porém é fraco contra Ice. Bomb usa a técnica exploder e, por isso, poderá causar significativo dano. Para evitar isso reduza seu HP rapidamente (Demi pode ser uma boa opção). Por sua vez, BioSoldier é o potencialmente mais perigoso, pois quando fica sozinho na batalha, passa a contra – atacar automaticamente com Bio (dano de 200 HP em todos aliados mais queda do HP). Para solucionar isso, tente elimina – lo com poucos golpes fortes (seu HP 540 não é alto) depois de sozinho, tendo cuidado de se recuperar se necessário. Outra solução, mais simples, é usar Quite nele e rir quando ele tentar contra–atacar. Quanto ao roteiro, faça o seguinte: assim que desembarcar, dirija – se para oeste. Você passará por uma caverna, deixe – a para depois. Continue indo para oeste até poder seguir para o sul.Logo estará em Jacole.

Guia do Thief: se quiser pode roubar Battle (Axe) dos BioSoldier .

Guia do Blue Mage: se não aprendeu ainda, pode aprender a técnica Exploder com Bomb.

37. Cidade de Jacole

Aqui, reúna informações sobre lugares que poderá visitar. No Pub, estão reunidos os aventureiros, informe – se sobre a caverna pela qual você passou antes. Pode fazer compras, mas lembre – se que tem muitos lugares novos para ir, então não gaste todo sua grana ainda. Aqui poderá encontrar todas magias brancas disponíveis até o momento (menos Esna). Sem mais demoras, siga para Jacole Cave.

Guia do Bard: quando estiver no Pub, aproveite para tocar o quarto piano.

38. Jacole Cave ( Nível 18)

Tesouros: Tent, Shuriken (Throw Weapon), Blitz (Whip) – se soltou o Lobo em Worus, esse baú estará vazio.

Monstros: Nut Eater, Skull Eater

A Jacole Cave é habitada por dois tipos de esquilos: o, já conhecido, Nut Eater e perigoso Skull Eater. Apesar de seu baixo HP (1 HP - é um mesmo) ele se mostrará duro de matar. A grande maioria dos ataques, nesse momento, não lhe causará nenhum dano (MISS ou zero HP de dano). Se usar alguma magia nele, além de não morrer, o Skull Eater se multiplicará (você terá não 1, mas 6 problemas). Não bastasse a dificuldade para derrota – lo, ele tem um poderoso especial Front Teeth que causa em torno de1500 HP de dano. Caso queira mata – lo, use algum Shuriken , FireTech ou similar com o comando Throw do Ninja (mas é gastar dinheiro desnecessariamente) . Felizmente, ele não aparece com freqüência, e quando o faz, quase sempre foge, deixando de bônus 5 ABP. Tendo em vista isso e os 2 ABP pagos pelo Nut Eater, esse é um excelente lugar para desenvolver seus Jobs. Por causa do perigo representado pelo Skull Eater, sugiro entrar aqui com Classes com alto HP, como Monk ou Knight, e ficar com seus personagens na fila de trás se defendendo até ele fugir (assim você agüentará por algum tempo seu Front Teeth). Em relação à caverna, para progredir terá de apertar os Swiches nas paredes. Quando chegar na parede com vários botões, aguarde algum tempo para restar apenas um botão (o certo) e aperte – o. Para abrir a porta trancada aperte o Swiche no baú aberto logo acima. Na próxima sala, estarão os tesouros. Na parte de cima, há uma parede que pode ser escalada, isso será útil mais tarde. Depois de pegar os tesouros, saia e vá para próxima parada a Vila de Istory. Como Istory é um pouco longe, se preferir, vá para Crescent Island primeiro, indo para lá depois.

39. Região de Istory (Nível 19)

Monstros: StoneGolem, BlackFlame, MiniDragon, MithrilDrgn

Para chegar em Istory , circule ao sul de Jacole indo para oeste até atingir a costa ocidental do continente. Vá, então, para norte, dirigindo – se para área mais à noroeste do mapa. O StoneGolem que anda por essa região, tem uma defesa muito alta. Então, use Bolt 2 para elimina – lo com facilidade. Nas florestas, você encontra MiniDragon. Esse é um osso duro de roer. Seu ataque Petit Blaze causa um dano de75 à 130 HP em todos aliados (não é tanto assim, o problema é que são muitos MiniDragons). Eles também tem uma defesa alta e não sofrem muito dano de ataques normais ou magias comuns. A melhor estratégia é usar ataques mágicos poderosos em todos ao mesmo tempo, como Aqua Breath (como opção use BolTech com o comando Throw) ou concentrar o ataque em um deles e tentar elimina – los aos poucos. Os MiniDragons dão 1125 de experiência (total) 3ABP e 900 GP, cabe a você decidir se vale a pena. Evite as florestas antes de ir para a vila.

Guia do Blue Mage: aprenda a técnica Dark Shock usada por BlackFlame.

Guia do Thief: os MiniDragons tem DragnFang (Ingredient) com eles (2500 GP cada), mas é difícil roubar.

40. Vila de Istory

Istory é uma vila isolada onde são criadas ovelhas.Fale com os moradores e informe – se sobre Ramuh e a Waterfall of Istory. Aqui novamente não há tesouros. Neste lugar, estão disponíveis todas Jiku Magics à venda. No local com o quadrado de flores, pode ser obtida a Black Magic Toad. Caminhe sobre as flores e aparecerá um sapo que deixará a magia. Na loja de equipamentos há 3 anéis muito caros: Fire (Accessory) – absorve fogo e protege contra frio, mas é fraco contra água (Defense / 5, Magic Defense / 5) ; Coral (Accessory) – absorve água e protege do fogo, mas é fraco contra trovão (Defense / 5, Magic Defense / 5); Angel (Accessory) – protege contra Aging e Zombie status (Defense / 5, Magic Defense / 10). Todos são muito bons, porém seu preço é excessivo (provavelmente não terá grana para nenhum).

Guia do Bard: aqui não há pianos, mas é, efetivamente, onde consegue sua primeira canção. Vá para o local onde estão os carneiros. Atrás do carneiro que está no canto superior esquerdo, aperte " A ", e ele lhe lançará sobre a cerca. Fale com o Bardo e ele ensinará a Love Song (os monstros fica paralisados) para você.

Guia do Summoner: enfrente o ESummon Ramuh na floresta próxima a Istory (fique andando até ele aparecer).

Chefe da Floresta de Istory

Ramuh: Lv. 21 , HP 4000 , ABP 3, Absorve Bolt

Ramuh usa vários magias baseadas no elemento trovão. Seu ataque mágico Thunder tira de 120 à 180 de HP de todos aliados. Bolt 2 , por sua vez, tira 390 de um aliado, tenha portanto, cuidado na recuperação. Seus ataques físicos são muito fracos e não causarão problema. Além disso, ele usa Flash, que deixa os seus aliados com o Status Darkness. Não tendo nenhum ponto fraco específico, podem ser usadas estratégias variadas. Ele não sofre muito dano de ataques normais, mas se quiser ataca – lo dessa forma um Ninja com BuildUP (Monk Lv. 2) é uma boa opção. Não use a Coral (Sword) ele absorve seu dano. Mesmo magias da série 2 com seus Rods específicos não fazem muito dano. Aqua Breath causa um bom dano (mais de 500) mas gasta muito MP (38). As magias Stop e Slow funcionam na maioria dos casos. O que sugiro é o seguinte: tenha magia branca até o Lv. 3 disponível (para usar Cure 2) para se recuperar (use algum White Mage ou alguém que possa usar essa habilidade). Tenha um Time Mage e um Blue Mage. Entre na batalha e use a Blue Magic Dark Shock ( isso reduzirá muito o dano de Bolt 2). Use e abuse de Demi (funciona bem) cada vez reduz o HP de Ramuh pela metade (o primeiro Demi tira 2000 de HP !!!). Quando Demi estiver tirando pouco, ele estará quase morto, ataque, então, com qualquer coisa (menos Bolt). Uma maneira mais fácil é usar Death Claw (Blue Magic), se não funcionar na primeira tentativa, tente novamente. Depois, é só elimina–lo com um ataque normal. Apesar, existirem referências que sugiram o uso de Quiet ou Magic Sword Quiet, obtive um aproveitamento bastante ruim nas tentativas de aplicar esse método. Raramente Ramuh ficou "silenciado " (incapaz de usar magias). Após a luta, o item Ramuh estará no seu menu de itens, então, assim como Ifrit, deve ser usado como item, fora de batalha para ser adicionado ao seu menu de magias.

Guia do Blue Mage : se não sabe ainda, pode aprender a técnica Flash com Ramuh.

41. Região de Crescent Island

Monstros: Crescent, BlackFlame, BioSoldier, DoubleLiz

A Crescent Island é uma grande ilha que localiza - se no quadrante inferior direito do mapa. Aqui, encontrará apenas um monstro ainda desconhecido, Crescent. Embora não seja algo muito comum, Crescent deixa ao final da batalha o item Doom Cut (Axe). O Doom Cut é uma foice que, além de muito poderosa, causa aleatoriamente a morte de quem atinge (sugiro equipar um Berserker com a habilidade BothHand para ver seu poder). Vale a pena tentar ganhar um. Se tiver paciência e sorte, pode juntar vários e vende – los (dá uma boa grana – 2950 GP cada um). Nessa ilha, fica a Cidade de Crescent, o próximo local à visitar.

Guia do Thief: pode ser roubado o Silver (Bow) de Crescent, é até bem fácil, mas não rende muito dinheiro (750 GP cada).

42. Cidade de Crescent

Assim que entrar na cidade, ocorrerá um terremoto e seu navio afundará. Fale com os moradores e compre o que precisar (aqui estão todas Black Magics do jogo até agora à venda). Informe – se sobre o Black Chocobo e vá para a floresta ao sul.

Guia do Bard: vá para a casa do bardo no canto inferior direito da cidade. Lá, toque o quinto piano e fale com ele para aprender a Vitality Song (os aliados ficam com Regen durante a batalha).

43. Floresta do Black Chocobo

Entre na floresta e persiga o chocobo com Butz. Depois de pega – lo e do evento, você ganhará duas novas classes e um novo meio de transporte. A próxima parada é a vila de Lix terra natal de Butz

Classes Obtidas:

Archer (4 Níveis)

Especialista no arco e flecha. Assim, são capazes de atacar de trás causando o mesmo dano. Tem algumas habilidades únicas que realmente fazem valer a pena evolui–lo.

Nv1-!Animals Nv2-!Aim Nv3-EquipBow Nv4-!X-Fight

Bard (3 Níveis)

Ele pode parecer uma classe muito fraca, mas poderá apoiar seus aliados com suas canções ou causar revezes aos inimigos. É necessário aprende–las para tornar o Bard efetivo. Apesar das limitações no ataque, haverá momentos no jogo em que provará seu valor.

Nv1-!Conceal Nv2-EquipHarp Nv3-!Sing

44. Região de Lix

Monstros: Stray Cat, Nut Eater, KillerBee

A vila fica um pouco ao norte do Santuário do Vento em uma área circundada de montanhas. Nessa região você não encontrará nenhum monstro novo. Siga para a vila de Lix.

45. Vila de Lix

Aqui, é um bom lugar para fazer compras, em Lix você pode adquirir itens pela metade do preço. Na Magic shop está à venda a magia Esna (se não conseguiu pagar no castelo de Karnak, compre). O Inn é de graça, durma pelo menos uma vez se quiser ver um evento. Fale com o acadêmico (o sujeito loiro de rabo de cavalo) para ver outro evento. Novamente nenhum tesouro na cidade. Agora, é hora de ir para a Ancient Library.

Guia do Bard: vá até a casa do bardo e verifique a caixa de música (um pequeno retângulo lilás). Depois, do evento fale com ele e aprenda Charm Song (confunde os inimigos).

46. Ancient Library III (Notícias do Rei de Tycoon)

Entre na biblioteca, Mid e Cid falarão com você. Depois do evento, vá para o Quicksand Desert que fica à oeste da biblioteca.

47. Quicksand Desert (Nível 20)

Monstros: Sand Killer, Sand Bear, Sand Porky

Assim que entrar no deserto, Cid e Mid aparecerão e, depois de um breve evento, lhe perguntarão se está pronto para enfrentar o verme da areia (se não estiver escolha não). Após a luta, siga pelo deserto.

Chefe do Quicksand Desert

Sandworm: Lv. 18, HP 3000, ABP 5, Ponto fraco Water

A batalha contra Sandworm requer alguns cuidados que, se não observados, podem torna - la complicada. Aqui, além de Sandworm, há 3 buracos no chão (o verme alternará sua posição de um buraco para outro). Esse é o primeiro ponto importante: se atacar um buraco (Hole), ele contra - atacará com Demi e você perderá metade do HP de um personagem. Levando em consideração que Sandworm não para muito tempo em um buraco, a chance de atacar um buraco acidentalmente é bem grande. Nesse caso, recupere–se imediatamente. O segundo ponto, é o ataque especial dele – Quicksand – que, embora não cause muito estrago (60 HP de dano em todos aliados), fará seu HP diminuir sem parar o resto da luta. Sandworm também faz ataques normais, mas esses são muito fracos. Apesar de tudo que foi dito, existe uma maneira muito fácil de derrotar Sandworm, basta usar Aqua Breath ele morre na hora (até 5000 HP de dano). Se não tiver Aqua Breath sugiro o seguinte: tenha na equipe pelo menos dois personagens que possam usar Cure 2, um Time Mage e um Ninja. Com o Time Mage use Slow (Stop – que seria melhor, não funcionou) no verme para ele não trocar tão freqüentemente de buraco. Recupere com Cure 2 quando precisar. Com o Ninja ataque com Shuriken ou WaterTech (compre em Lix). No caso do WaterTech, sofrerá contra - ataque com Demi dos dois buracos (para cada um que usar).Uma opção mais simples, mas é um pouco suicida, é entrar na luta com 3 Ninjas e usar rapidamente 3 WaterTech (ele morrerá logo). Não esqueça de organizar o menu de itens para poder usar rapidamente.

Agora, use o rastro do verme para entrar no deserto. Você notará o movimento da areia no chão, use essas " esteiras " de areia para progredir através do Quicksand Desert. Inicie pela direita e vá experimentando os diferentes caminhos não será difícil. Os monstros, nesse local, são todos fracos contra Water. Nenhum oferecerá maior trabalho, talvez Sand Bear que tem um HP alto (1000) e ataca com Right Arm (235 HP de dano em um aliado e faz seu HP diminuir rapidamente). Qualquer problema com ele use Demi para reduzir seu HP e mata – lo sem demora. Uma vez cruzado o deserto, você estará na área de Ruined City.

Guia do Thief: aqui, poderá roubar o Javelin (Spear) de Sand Bear, não é uma tarefa fácil, mas este será a melhor lança do jogo bom um bom tempo e não estará disponível a venda.

48. Região de Ruined City

Monstros: Bomb, DoubleLiz, D.Chimera

Aqui, não há nenhuma novidade. Na pequena faixa de areia, ronda D.Chimera, que continua sendo um oponente de respeito (se não quiser enfrenta – la, evite o local). Continue para sul até chegar em Ruined City.

49. Ruined City

Entre na cidade e, quando avistar o rei de Tycoon , tente segui – lo. Se encontra – lo, ele desaparecerá novamente. Finalmente, ele subirá na escada central, siga – o e cairá em um buraco. Depois do evento, entre na única porta que existe no estranho lugar e será teleportado para outra localização.

50. Catapult

Tesouros: Shuriken x 2, Mini (Magic)

Após a explosão da plataforma, estará numa sala, vá para direita e suba as escadas até chegar na sala com uma saída em cima e outra em baixo.Nessa sala, vá primeiro para baixo para pegar tesouros. No local com camas, pode descansar se quiser. Na parte esquerda dessa sala, encontrará uma alavanca. Para abrir a passagem e pegar os baús, responda não primeira pergunta e na segunda, sim. Agora, volte para sala com as duas saídas e aperte a alavanca. Depois do evento, saia pela porta de cima. Aconselho salvar no save point. Continue o caminho e chegará no Steam Ship (*). Avance um pouco mais, fale com Cid e Mid. Quando Mid descer, siga – o. Já dentro da Airship fale com Cid. Quando ela subir aos ares, você lutará contar Cray Claw, então, antes de falar com Cid novamente, prepare –se para a batalha. Depois da vitória e um breve evento, finalmente terá controle sobre a Airship. Agora, pode continuar a busca do último cristal, antes pode fazer duas coisas.

Chefe da Airship

Cray Claw: Lv. 43, HP 2000, ABP 5, Item Frost (Bow), Ponto fraco Bolt

Cray Claw não dará trabalho. Seus ataques normais são bem fracos. Quando ele usar Screw Tail (deixará seu HP abaixo de 10), recupere logo. Ele, as vezes, usa Mucus, que faz seu HP cair sem parar. Em um personagem que tenha sido afetado por Mucus, Screw

Tail pode ser ainda mais perigoso, já que não terá quase tempo para recuperar. Para derrota – lo existem muitas maneiras eficazes. Tenha um White Mage para recuperar o grupo (como raramente precisará curar mais de um, poderá usar Cure (Staff) para recuperar quem precisar). No ataque tenha Black Mages (equipe Thunder Rod ) usando Bolt 2 ou Ninjas lançando BoltTch (2 ou 3 são suficiente). Qualquer um dos dois será bastante eficiente. Outra boa opção é um Sorcerer usando Magic Sword Bolt 2. Equipe de preferência Coral (Sword) e se tiver a habilidade BothHand poderá mata–lo em um único golpe. Caso queira, use a Blue Magic ????, quando o seu HP estiver baixo, causa um dano razoável.

Guia do Thief: pode roubar Coral (Sword) de Cray Claw é bem fácil.

* Guia do Blue Mage: quando estiver próximo ao Steam Ship pode entrar e aprender uma nova técnica com Motor Trap. Para isso precisará da habilidade Control do Trainer. Através desse comando, controle um Motor Trap e não o ataque. Assim, no próximo turno, terá disponível o comando Missile. Use no seu Blue Mage e aprenderá a técnica.

51. Castelo de Worus (Tesouros do Porão) Nível 21

Tesouros: 1000 GP x 2, Speed (Magic), Elf Cape (Accessory)

Monstros: Garkimasra

Finalmente chegou a hora de pegar os tesouros do porão (de fato já era possível pegar antes, mas agora será mais fácil). No porão vive Garkimasra. Seu ataque Critical é bem forte (390 HP de dano em um aliado) ele também usa Moon Flute as vezes. Ataques normais contra ele terão pouco resultado ( dará Miss ou conseguirá zero HP de dano) . Em relação às magias, ele absorverá qualquer uma que tenha por enquanto ; então, precisará de outras táticas para vence – lo. A melhor forma é ter dois Blue Mages e usar Lv. 5 Doom (seu nível é 20). Pode elimina–lo também com um Ninja atirando Shurikens, mas vai gastar uma grana. Uma opção alternativa é 1 ou 2 Berserker com a habilidade BothHand (Knight Lv. 3) equipado (s) com Doom Cut (Axe), porém dará bastante Miss também. Tente não andar muito para não pegar muitas lutas e deixe na frente só quem for atacar (Berserker).

Guia do Thief: se quiser arriscar pode roubar de Garkimasra Protect (Drink), mas acho que não vale a pena.

52. South Islands (The Prototype …)

Monster: Prototype

Essa parte é totalmente opcional. Em umas ilhas ao sudoeste de Crescent Island pode lutar contra Prototype (eSummone até conhecer a versão final...eh, eh, eh...). Ele é um oponente bem complicado, pois usa muitas técnicas e ataques poderosos ; Blaster quase sempre mata na hora, Mustard Bomb causa uns 300 HP de dano e ainda faz seu HP diminuir, Missile reduz seu HP para um quarto do que tiver quando for atingido , Exploder causará dano equivalente ao HP de Prototype na hora que explodir (em geral mata), Emission faz uns 170 HP de dano (todos citados atingem apenas um aliado). Seu HP é de 5000 e sua defesa altíssima, assim, ataques normais e magias não causarão dano. A forma mais fácil de vence – lo que encontrei foi controla – lo (use Control). Pode precisar tentar algumas vezes, mas não é difícil. Não o ataque enquanto estiver sob controle ou ele voltará a ter autocontrole. No próximo turno do personagem que estiver controlando – o, haverá a opção Exploder use em Prototype e ele estará morto. Se não tiver Control pode tentar usar 1 ou 2 Berserker com Doom Cut (Axe) de preferência com BothHand (Knight Lv. 3), demora, mas funciona. Ele é muito bom também para ganhar experiência (500 de Exp.) e dá 4 ABP. Se quiser evoluir algum personagem mais rápido ,tente enfrenta–lo com 2 ou 1 personagens (deixe os demais mortos), é arriscado mas, nesse caso ganhará 1000 ou 2000 de experiência por personagem, respectivamente. Tenha em mente que se fizer isso é bom salvar com freqüência. Não bastasse isso tudo, ele sempre dará, após a luta, o item DrkMatter (Ingredient) que é raro e não pode ser comprado em nenhuma parte do jogo.

Guia de Thief: roube Ether de Prototype é fácil (custa 1500 GP cada e pode vender por 750 GP).

Guia do Blue Mage: pode aprender Exploder e Missile controlando Prototype (é mais fácil assim). Pode aprender também Emission, mas terá de eSummonar ele usar, pois não estará disponível no menu de Control.

53. Castelo de Tycoon II (Evento de Faris)

Agora, se quiser ver um evento extra, vá até Tycoon. Entre no castelo e, quando perguntarem se quer dormir, responda sim.

54. Ruined City II (Lonka Emerge)

Voe até o local onde localiza – se Ruined City e você verá as ruínas de Lonka erguerem – se do chão. Siga de volta para Catapult para falar com Mid e Cid.

55. Catapult II (Busca por Adamantium)

Aterrisse e Cid e Mid falarão com você. Eles pedirão para trazer Adamantium. Dirija – se para o meteorito de Tycoon para buscar o Adamantium.

56. Tycoon Meteorite (Adamantium)

Vá até o meteorito ao sul de Tycoon e Galuf abrirá a porta. Entre e pegue o Adamantiun (a pedra azul na parede). Quando tentar sair, Adamant T. atacará. Depois de vence - lo, volte para Catapult.

Chefe do Meteorito de Tycoon

Adamant T. Lv. 20, ABP 5, Item TurtlShell (Ingredient), Ponto fraco Ice

Modo de vencer esse chefe:

Adamant T. é um inimigo respeitável e com grande potencial de ataque (de 300 à 470 HP de dano em um aliado) que em turnos alternados realiza 1 ou 2 ataque, podendo matar um personagem, caso o mesmo sofra os 2 ataques. Atenue seu poder usando Safe e deixando atrás quem não for usar ataques físicos. Ele é MUITO forte e ataques normais farão pouquíssimo efeito (mesmo Shurikens – Throw Weapon - não causarão muito dano). Sua defesa contra magias também é alta, mas não tanto. A estratégia aqui é usar ataques com o elemento Ice. Black Mages com Ice (Rod) usando Ice 2 causarão de 600 à 700 HP de dano. Sorcerer, usando Magic Sword Ice 2, também são uma boa alternativa, principalmente se tiver alguma das seguintes habilidades para melhorar seu desempenho ( BothHand, BuildUp ou Brawl). Entretanto, se tiver Doom Lv. 5, está será sua melhor opção, pois Adamant T. morrerá na hora.

57. Catapult III (Turbinando a Airship)

Quando chegar aqui, Cid e Mid prepararão a Airship enquanto você dorme. Depois, prepare – se para ir às Ruínas de Lonka e romper suas defesas (compre itens e salve o jogo). Siga para as ruínas, enquanto estiver voando, aperte " A ", selecione a seta para cima e aperte " A " novamente.

58. Ruínas de Lonka - Parte Externa (Nível 22)

Antes de entrar, terá de vencer os canhões de defesa. Os canhões laterais são de dois tipos Flamegun e Rocket. O primeiro atacará com Emission (150 à 200 HP de dano em um aliado) e o segundo, com Missile ( reduz o HP de um aliado à ¼) e Rocket Punch (reduz o HP de um aliado à metade e deixa confuso) . Cure a confusão com Esna ou com um ataque no personagem confuso (de preferência um mago ou outro atacante fraco para não matá – lo). Elimine os dois com Bolt 2 (Use um Black Mage Thunder Rod) ou com um Ninja usando BoltTech. Para usar BoltTech há uma manha: use como habilidade secundária de seu Ninja alguma magia (Black Magic, por exemplo). Assim, você melhorará seu Magic Power no Status e aumentará significativamente o dano do BoltTech (vale também para os outros " Techs"). Depois de derrotar os canhões secundários, surgirá o canhão principal. Você não é obrigado à lutar com eles em seqüência, podendo descer salvar e se recuperar em um Inn. Também poderá entrar no Menu para usar itens entre uma batalha e outra. Quando estiver pronto, aproxime – se e aperte " A " para enfrentar o canhão central.

Chefes das Defesas de Lonka

Sol Cannon Lv. 36, HP 12500 , Item DrkMatter (Ingredient), Ponto fraco Bolt

Launcher x 2 Lv. 50, ABP 7 (total), Exp 10 (total), GP 100 (total) , HP 800 , Item HiPotion

Aqui, a luta é bastante complicada, talvez a mais difícil do jogo até agora. Sol Cannon, assim que iniciar a batalha, começa a carregar seu ataque Surge Beam (260 à 420 de dano em todos mais redução continua do HP) e repetirá a manobra sucessivamente. Os Launchers usam um ataque que reduz seu HP pela metade e causa o Status Aging , o que reduz muito seu poder de ataque e recuperação (para curar Aging use Esna). Os dois ataques associados tem um efeito devastador. Embora Launcher não tenha nenhum ponto fraco específico, Sol Cannon é fraco contar Bolt e por aí deverá passar qualquer estratégia para derrota – los. Se você conseguir matar rapidamente os Launchers terá uma vantagem. Há duas formas que funcionam bem. Uma, mais complexa, é usar BoltTech com um Ninja. Se usar a "manha " da magia (ver seção 59) poderá mata–los com um único BoltTech. Prefiro essa, pois o Ninja é bem rápido, se fizer tudo direito poderá elimina–los antes que eles possam atacar. Outra, mais simples, é usar Lv.5 Doom com um Blue Mage, já que seu Lv. é 50. A desvantagem da segunda é que talvez, com o Blue Mage (que é mais lento), não consiga mata – los antes que possam atacar. A seguir, preocupe–se com Sol Cannon . Bolt 2 ou Ramuh, usados com Thunder (Rod) equipado, farão um bom estrago. BoltTech e Magic Sword Bolt 2 também são muito eficientes. Outra alternativa é um Knight equipado com Coral (Sword), que tem atributo thunder, e a habilidade BothHand. Se for rápido, poderá mata–lo antes que ataque com Surge Beam. Não esqueça de ter alguém para recuperar com Cure 2 (vai precisar muito se perder o controle da luta).

Guia do Thief: pode roubar Ether de todos inimigos que enfrentar aqui (Flamegun e Rocket dão com mais freqüência Potion).

Guia do Blue Mage: se ainda não aprendeu, é um bom momento para aprender Missile e Emission com Rocket e Flamegun, respectivamente.

59. Ruínas de Lonka (O Dungeon)

Tesouros: Gold (Armor), Elixir, Gold (Shield), HiPotion, Ancient (Sword), Shuriken (Throw Weapon), 5000 GP, Crescent (Boomerang), PowerWrst (Accessory), Cottage, Ether

Monstros: Ra Mage, WhirlDemon, LonkaKnght, Lamia, StonedMask, ArcheoToad, Hyudora

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDEyLmpwZw==

Os monstros que enfrentará aqui não são complicados. Há uma formação (dois Lonka Knght e um WhirlDemon que pode dar trabalho, pois WhirlDemon (1000 HP) protegido pelos LonkaKnght precisará ser eliminado primeiro (melhor usar magias) ou ficará recuperando os seus protetores. O LonkaKnght tem uma defesa e evade altos, portanto, é mais efetivo ataca–lo com magias. Lamia * tem dois especiais Allure (deixa confuso) e Blowfish (1000 HP de dano em um aliado). Felizmente, quase não usa o último. Nos andares inferiores, poderá se confrontar com Hyudora ela tem um HP alto (2000) e seu especial Thunder causa de140 à 240 HP de dano em todos aliados (pode eliminar ela com Doom Lv. 5). Em relação aos monstros, uma dica bastante útil, sempre que encontrar um WhirlDemon use Control nele e utilize seu especial WhiteWind para recuperar seu grupo. As ruínas são cheias de passagens invisíveis, então, para visualiza las, é melhor ter um Thief no seu grupo. Será sugerido um roteiro o qual não è obrigatório. No primeiro andar não há nada, apenas atravesse – o. A partir do segundo, começam surgir passagens invisíveis. Siga em frente

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDEzLmpwZw==

No terceiro andar (Mapa 1), os caminhos possíveis começam a se multiplicar. A partir da escada (E1) pela qual chegou, vá até E2, que leva até um Save Point. Após salvar o jogo dirija-se para E3 e desça, estará agora no Mapa 2 em E3. Suba por E4 e estará no Mapa 1 novamente em E4. Vá para cima, pegue o baú e faça todo caminho de volta até E3 no Mapa 1. Agora desça por E5, indo para o Mapa 2. No Mapa 2, suba por E6, voltando para o Mapa 1 e desça por E7.

Cruze reto e desça por E8, chegando ao Mapa 3. Siga para direita, atravesse a porta e suba por E9. De volta ao Mapa 2, pegue o baú e desça por E10. Agora no Mapa 3, vá para baixo e suba E11. Faça a festa com os baús no Mapa 2, tendo cuidado com os buracos escondidos (veja o mapa ou use a habilidade Pitfall para não cair neles). Faça todo caminho de volta até E10 no Mapa 2, atravesse a porta e desça por E12. Estará no Mapa 3 dirija-se para E13 e suba. Chegando no Mapa 2, passe pela porta e vá para baixo e esquerda descendo por E14. Estará novamente no Mapa 3, vá para E15 subindo há um Save Point. Salve e recupere-se, pois a luta com o chefe se aproxima. Agora, volte para o Mapa 3 e suba E16.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDE0LmpwZw==

No Mapa 2, primeiro desça E17 para pegar os baús e, depois de ter voltado, atravesse a porta e aperte o botão que fica enfrente às duas estatuas, fazendo E18 aparecer. Finalmente, desça E18. Prepare-se, pois ArcheoAvis o eSummona. Depois de vence–lo, entre na sala do cristal. Cara, neta de Galuf entrará na sala do cristal, o ultimo cristal se quebrará, o selo de Exdeath se romperá e, finalmente, Galuf e Cara voltarão para o seu mundo. Após o longo evento, você terá ganho mais quatro classes. Se quiser ver um evento opcional vá para o castelo de Tycoon, se não, siga para a Catapult falar com Cid e Mid.

Chefe das Ruínas do Lonka

ArcheoAvis

Primeira forma : Lv. 21, 19, 23, 24(seu nível varia durante a batalha), HP 7600, ABP 10, Item Hero (Drink), Absorve (varia durante a luta), Ponto fraco Wind (no início)

Segunda forma: Lv 20, HP 2500, Invulnerável Fire , Ice, Bolt , Wind

As característerísticas de ArcheoAvis variam muito durante a batalha. Logo que a batalhar iniciar, ele atacará com Breath Wing (180 HP de dano em todos) e Slip (reduz HP continuamente), terá Lv. 21 e será fraco contra Wind (use Aero 2). Depois, ele passará a ter Lv. 19, atacará com Blaze (245 HP de dano em todos mais redução continua no HP) e Wing (envenena). Nessa fase, ele absorverá Ice, portanto não use esse elemento. Em um terceiro momento (Lv. 23), ele absorverá Fire e atacará com Flame (180 HP de dano em todos) e Tail (causa Status Darkness). Quando seu Lv. for 24, ele absorverá Bolt, atacando com Thunder (160 à 250 de dano em todos) e Claw (envenena). Sua defesa contra ataques físicos diminui durante a batalha, enquanto sua defesa contra magias aumenta. Use o Lv. e sua forma de ataque com referência para saber como ataca–lo. Nessa primeira etapa, sugiro usar a Blue Magic Blowfish* (1000 HP de dano sempre), nesse caso tenha dois ou três Blue Mages e um White Mage para curar seu grupo. Se não tiver Blowfish use uma equipe mista um ou dois Monks com BuildUp (nos Criticals conseguirá até 1500 HP de dano) e magos para os ataques mágicos e recuperação. Aero 2 faz um bom dano (900 HP), mas só no inicio da luta, como ataque mágico pode usar também Aqua Breath (até 650 HP de dano e funciona toda luta). Magias normais (Fire / Ice / Bolt) não são tão eficientes. Um Ninja é uma excelente opção com seus Shurikens e seu WaterTech (seu dano não é absorvido em nenhum momento da luta). Ele consegue através desses dois tipos de projeteis realizar ataques de natureza física e mágica. Depois de vence –lo, ele ressuscitará. Agora , ele não sofrerá dano da maioria das magias (Aqua Breath funciona). ArcheoAvis atacará com todos ataques antigos e mais alguns novos, tenha cuidado com Maelstrom que deixa todos aliados com menos de 10 HP (cure imediatamente). Blowfish continua sendo uma boa escolha (melhor ainda é Lv. 5 Doom, que o matará instantaneamente). Os Monks (de preferência com BuildUp) ou o Ninja também dão conta do recado.

Guia do Thief: aqui, há alguns itens que valem a pena. LonkaKnght e ArcheoToad dão HiPotion (do ArcheoToad é muito difícil). Hyudora tem Ether para ser roubado. Ra Mage, por sua vez, fornece Bard (Cloth). Os mais interessantes são Lamian (Helmet) e Elixir que podem ser conseGills com Lamia e WhirlDemon, respectivamente. O problema é que esses são os itens raros desses monstros (normalmente eles dão MaidnKiss e Potion), mas não custa tentar.

*Guia do Blue Mage: várias técnicas podem ser aprendidas aqui, duas delas realmente muito úteis. A primeira é BlowFish (aprenda com Lamia para já utiliza–la contra o chefe das ruínas). Como ela não usa com freqüência, o melhor a fazer é controla–la e usar contra o seu Blue Mage. O mesmo vale para WhiteWind, a segunda delas, controle WhirlDemon e use no seu grupo. Se não sabe ainda, pode aprender também Frog Song (ArcheoToad) e Aero 2 (WhirlDemon)

Classes obtidas:

Samurai (5 Níveis)

Pode equipar armaduras pesadas e a tradicional Katana. Isso, aliado ao seu alto HP e ataques críticos, fazem dele um guerreiro poderoso. Sua habilidade GP Toss é devastadora no ataque, mas gasta uma grande quantidade de GP (não abuse, se não quiser ficar sem grana).

Nv1-!SwdSlap Nv2-!GP Toss Nv3-Evade Nv4-EquipKatana

Nv5-!Slash

Dragoon (3 Níveis)

Seu Jump, juntamente com a capacidade de equipar lanças, lhe permite causar muito dano aos inimigos. Além disso, pode equipar armaduras pesadas, permitindo melhorar sua defesa.

Nv1-!Jump Nv2-!DrgnSwd Nv3-EquipSpear

Dancer (3 Níveis)

Com o comando Dance realiza muitas danças com diferentes resultados. Possui um conjunto de equipamentos especiais no qual se destaca o Ribbon (Helmet).

Nv1-!Flirt Nv2-!Dance Nv3-EquipRibbon

Chemist (5 Níveis)

Especialista em itens e na arte de mistura–los , obtendo, assim, máxima vantagem deles. Desenvolva–o e não se arrependerá.

Nv1-Medicine Nv2-!Mix Nv3-!Drink Nv4-!Health

Nv5-!Revive

60. Castelo de Tycoon III (Evento de Faris 2)

Entre no castelo e, quando lhe perguntarem se quer passar a noite no castelo, diga sim. Você verá mais um evento envolvendo Lenna e Faris. Vá, agora, para a Catapult.

61. Catapult (A Carta)

Entre e vá até a sala com as camas. Na parte à direita da sala, leia a carta de Cid sobre a mesa. Siga para o meteoro de Tycoon.

62. Tycoon Meteor (Energisando o Meteoro)

Fale com Cid e Mid e vá para o meteoro de Worus.

63. Worus Meteor (Puroboros)

Encontre Cid e Mid no meteoro de Worus. Quando estiverem saindo do local, lutará contra Puroboros. Depois de derrota –los, vá para o meteoro de Karnak.

Chefe do Worus Meteor

Puroboros: Lv. 22, HP 1500, ABP 5, Item Potion (não paga sempre)

Você enfrentará um grupo de seis inimigos. Seu ataque normal não causará muitos problemas, mas a técnica Exploder é muito perigosa, quase sempre matando alguém.

O grande segredo, aqui, é mata – los todos ao mesmo tempo. Se não fizer isso, cada Puroboros que morrer usará a magia Arise (ressuscita com todo HP) em todos seu companheiros e tornará a batalha bastante longa. Felizmente, cada um deles tem MP suficiente para fazer isso somente uma vez. Você pode usar Quiet em cada um deles para evitar que use Arise, mas não é uma boa alternativa, já que muitos deles usarão Exploder antes que possa usar Quiet em todos. A forma mais fácil de elimina – los todos ao mesmo tempo é usar a habilidade GP Toss do Samurai (gastará até 7200 GP para fazer isso). O melhor, para não gastar tanto dinheiro, é usar três Ninjas e usar BoltTech (ou outro Tech), se usar a "manha " da magia (ver seção 59) será mais eficiente. Outra opção é ter três Summoners e, equipando o Rod apropriado para o ESummon escolhido (ex: Ramuh com Thunder Rod), usar apenas invocações. Nesse caso, todos Puroboros se recuperarão com Cure 2, mas, mesmo assim, três ou quatro ataques serão suficientes para se livrar deles. Não esqueça de ter alguém pra curar seu grupo.

64. Karnak Meteor (Titan)

Ao chegar no meteoro, fale com Cid e Mid. Eles pedirão para enfrentar o monstro. Após derrotar Titan, você poderá invoca – lo como ESummon. Agora, vá para o último meteoro no local onde ficava Ruined City.

Chefe do Karnak Meteor

Titan: Lv. 1, HP 2500, ABP 5, Item HiPotion

A maior preocupação ao lutar com Titan é seu ataque Earth Shaker (até 540 HP de dano em todos aliados) seu ataque Critical (240 HP de dano em um aliado) é bem menos perigoso. Basicamente, é isso que ele fará durante toda luta. Antes de morrer, ele usará Earth Shaker uma última vez. Seu HP não é tão alto, então pode elimina–lo rapidamente com três Blue Mages usando Blowfish. Não se descuida da recuperação (use White Wind , HiPotion ou Cure 2) para não morrer no último Earth Shaker. Se usar GP Toss do Samurai, poderá mata-lo instantaneamente. Existe uma estratégia melhor ainda. Antes de enfrenta-lo, vá para algum lugar com uma luta fácil. Tenha um Chemist na sua equipe com o comando Mix e, pelo menos, 3 Antidote e 3 MaidnKiss no seu inventário de itens. Entre numa luta e, com o comando Mix, "misture" um Antidote com um MaidnKiss e use em um personagem (faça isso em todos). Depois, elimine seus inimigos. No final da luta todos terão o Status Float/Levitate. Volte sem usar Tent/Cottage ou dormir no Inn (perderia o efeito de Float) e enfrente Titan. Earth Shaker não terá efeito e você poderá derrota–lo sem problemas.

65. Ruin's Meteor (Chim. Brain)

Esse é o último meteoro que precisa ser energizado. Depois de eSummonar um pouco, entre no meteoro para salvar Cid e Mid de Chim. Brain. Após vence-la, pode ir para o ponto indicado pelo mapa.

Chefe do Ruin's Meteor

Chim. Brain: Lv 19, HP 3300, ABP 6, Item Fenix Down, Absorve Ice

Os dois ataques mais perigosos de Chim. Brain são Aqua Breath (290 HP de dano em todos) e Blaze (245 HP de dano em todos mais redução continua do HP). Esteja pronto para se recuperar imediatamente após esses ataques. Se quiser derrotar Chim. Brain por métodos tradicionais, sugiro usar dois personagens de alto potencial de ataque, como Monk com BuildUp ou Knight com BothHand, e alguém para a recuperação (que possa usar Cure 2 / White Wind). Caso opte por uma maneira fácil, use Death Claw (funciona bem) e apenas acerte – a depois para liquida – la. Outra estratégia boa é usar Blowfish.

Guia do Thief: pode roubar DragnFang (Ingredient) de Chim. Brain. Guarde ou venda por 2500 GP.

66. Warp Point (A partida para um novo mundo)

Se fez tudo que queria nesse mundo, vá para o Warp na península indicada no mapa. Agora, inicia uma nova etapa do jogo em um mundo totalmente novo.

FIM DA PRIMEIRA PARTE

Guia do 2º mundo

67. Ilha Isolada ( Nível 22)

Monstros : Pao

Você chegará ao mundo de Galuf em uma pequena ilha isolada . Aqui você poderá lutar com Pao , um pequeno monstro , cuja função é lhe fornecer Tent ( aproveite para estocar se quiser ). Após o breve evento de chegada, a única coisa a fazer aqui , além de lutar com Pao, é usar um Tent / Cottage para dar seguimento ao jogo. Antes de usar um desses itens, prepare-se para a batalha que o aguarda (ver abaixo). Quando for descansar, depois de um breve evento, enfrentará Abductor. Lutará contra ele apenas com Butz e realmente não precisa vence–lo. Se derrota–lo, haverá na tela um baú com uma armadilha de gás que deve abrir. Independente de como as coisas se sucederem, acordará no calabouço de castelo de Exdeath.

Chefe da Ilha Isolada

Abductor: Lv. 22, HP 1500, ABP 1, Item Ether

Apesar de lutar com Butz sozinho, essa não será uma luta difícil. Abductor usa ataques normais (180 HP de dano) ou Hurricane, deixando seu HP com apenas um dígito, nesse caso recupere imediatamente. Sugiro usar um Monk com BuildUp ou White Magic Lv.3 para ter Cure 2 disponível. Com o seu Critical e contra ataque será uma vitória fácil, caso não se descuide da recuperação . Caso opte pela primeira sugestão, precisará de HiPotion para se recuperar. Outra boa opção é um Blue Mage, use Blowfish ( 2 vezes ) ou Death Claw mais um ataque normal, e ele estará morto. Usando o Blue Mage, poderá se recuperar com White Wind, mas não o faça depois de Abductor usar Hurricane, ou se arrependerá .

68. Castelo de Exdeath

Monstros: Tarantula, Jail Bear

Após o evento, Galuf decide salvar sozinho seus amigos. Assim que ele entrar no castelo, receberá seu equipamento. Nesse andar, haverá duas portas, uma trancada e outra que leva para um Save Point . Se for além do Save Point, encontrará uma sala com água onde poderá se recuperar (verifique a água). Sugiro usar um Monk com White Magic ou um Ninja com White Magic ( equipe-o com Crescent-Boomerang- e coloque-o na retaguarda). Os inimigos aqui não darão muito trabalho, apenas tenha cuidado com o Critical de Jail Bear (285 HP de dano se estiver na frente).Você os encontrará a partir do Floor B2. Quando chegar em B3, terá seu primeiro encontro com Gilgamesh. Após derrota-lo, liberte seus companheiros. Retorne, então, até a sala na qual chegou e saia pela entrada do castelo (parte debaixo da tela), pode se recuperar e salvar antes de sair se quiser.

Chefe do Castelo de Exdeath

Gilgamesh: Lv. 26, HP 1500

Essa batalha é das mais simples. Gilgamesh usará ataques físicos ( 180 HP de dano). Como seu HP não é muito alto, ataque-o, recuperando-se quando precisar. Depois de tirar uma certa quantidade de HP, ele simplesmente fugirá. Se tiver, mesmo assim, alguma dificuldade use Safe para reduzir o dano de seus ataques.

69. Região do Castelo de Exdeath

Monstros: Water Buzz, Torrent, Rock Brain

Os inimigos aqui são apenas três. O único que merece alguma preocupação é Torrente que usa Berserk e Death Claw (paralisa e deixa o HP abaixo de 10) sendo, portanto, potencialmente perigoso. Dirija-se para oeste e entre na ponte.

Guia do Thief: dá para roubar HiPotion de Torrent.

Guia do Blue Mage: nenhuma técnica realmente nova pode ser aprendida, porém há uma nova oportunidade (menos conturbada) de ganhar Death Claw . Ela pode ser aprendida com Torrent (aparece mais freqüentemente nas florestas) ou com Rock Brain (é mais fácil controla-lo para poder usar). Rock Brain também usa Dark Shock que pode ser aprendido. Water Buzz por sua vez usa Fusion, controle ou deixe-o confuso para poder ganhar a técnica.

70. Big Bridge

Monstros: LilChariot, FlyingKillr, Fishman, NeoGalura

Entre na ponte, vá avançando e enfrentando os inimigos. Eles são bem fáceis, o único ataque forte é Mustard Bomb de LilChariot que causa uns 300 HP de dano em um aliado. Após a quarta ou quinta luta, enfrentará Gilgamesh novamente, então, quando entrar em uma pequena sala, antes de tentar sair na porta à frente, prepare-se para enfrenta-lo. Depois de vence-lo, continue em frente. Terá mais alguns inimigos para derrotar e, após seguirá-se um evento. Você será lançado para uma região remota.

Chefe da Big Bridge

Gilgamesh: Lv. 28, HP 6500

Gilgamesh usa vários ataques, na primeira parte da luta, os mais perigosos são Aero 2 (180 HP de dano em um aliado), Gale Cut (180 HP de dano em todos) e Goblin Punch (260 HP de um aliado). Depois de ele perder 4000+1 HP, ele usará Fast, Safe e Shell, tornado a luta bem mais difícil. Agora, ele usará novos ataques, o pior deles é Jump (até 400 HP de dano em um aliado). Há uma forma bastante simples e eficiente de derrota-lo, basta usar a Blue Magic Blowfish (tira sempre 1000 HP). Faça todos os seus personagens Blue Mages, alguns com White Magic ( ou use HiPotion e White Wind para se recuperar), e use Blowfish, será uma vitória rápida. Outra maneira de lutar contra ele, se não tiver Blowfish, é usar uma equipe equilibrada com dois atacantes fortes, como um Knight com BothHand, BuildUp ou Monk com BuildUp, e magos para ataque e recuperação (tenha alguém que possa usar Cure2 e Quiet). Vá atacando com seus melhores ataques (para magias use Rods com atributos específicos), quando tiver tirado quase 4000HP, use Quiet em Gilgamesh e continue atacando. Ele tentará, então, se fortalecer, mas não poderá usar as magias. Se usar Quiet muito cedo na batalha, ela perderá seu efeito, então, precisará usar novamente antes dele se fortalecer. Duas formas de ataque que continuam causando uma quantidade boa de dano, mesmo depois de Gilgamesh se fortalecer, são usar Shurikens (Throw Weapon)- causa uns 800 HP de dano ou GP Toss (3500 HP de dano). Pode, portanto, usar Shurikens e GP Toss do início ao fim da luta.

71. Continente de Grociana (Região de Rugor)

Monstros: Lunenta, Dilure, Fearie Orc, (Devourer, Mandrake, Kuzar- ao sul de Rugor)

Você está na região de Rugor, o único monstro dessa área que representa real perigo é Kuzar. Ele pode ser encontrado ao sul (mais próximo do Castelo de Kuzar). Como seu HP é muito alto(5000 HP) e ele usa a técnica ????, torna-se potencialmente letal. O segredo para enfrenta-lo é reduzir seu HP e mata-lo rapidamente . Um bom método é controlar Kuzar e usar Demi ou Blowfish, depois, use seu próprio ???? para terminar o serviço. Pode apelar para GP Toss também, mas é mais arriscado. Se quiser se recuperar de graça, tente usar Charm Song em Dilure para eles usarem Fusion no seu grupo (não funciona sempre) ou controle Faerie Orc (use Cure2). Primeiramente, siga para leste até chegar na vila de Rugor.

Guia do Thief: pode roubar Holy Water de Fearie Orc ou HiPotion de Devourer (é difícil).

Guia do Blue Mage: Kuzar usa ???? e Dilure, Fusion , as duas técnicas podem ser aprendidas.

72. Village of Rugor

Converse com as pessoas para informar-se. Faça compras(não deixe de comprar as novas magias). Aqui, você encontra novos itens à disposição, Drinks para o Chemist, além de novos equipamentos (na Armor Shop, há uma passagem secreta à esquerda para você falar com a garotinha). No Pub você pode dançar no palco e ganhar 100 GP por dança. Durma no Inn (a primeira noite e de graça), durante a noite, haverá um evento com Galuf no Pub. Na manhã seguinte, siga para o sul.

Guia do Bard: aqui, está o quinto piano que deve tocar. Para encontra-lo entre na passagem secreta na parede esquerda do Pub.

73. Seal Castle Kuzar

Monstros: ShieldDrgn

Nesse castelo, que fica ao sul de Rugor, estão as doze armas lendárias, pode vê-las, mas não pega-las, ainda. Você realmente não precisa entrar no local. Aqui, você enfrentará ShieldDrgn, seu ataque normal é muito forte (550 à 800 HP de dano em um aliado), além disso, ele tem vários ataques perigosos, como Zombie Breath (200 à 800 HP de dano em todos e deixa um ou mais personagens com o Status Zombie).Toda vez que ataca-lo ele contra-atacará com Hard Hit (causa 350 HP de dano e deixa confuso) como sua defesa é muito alta causará muito pouco dano, então evite ataca-lo. Ele também possui Wall, portanto não adianta usar magias. Evite enfrentá-lo use um Thief com Escape, para fugir. Se quiser mata-lo, há uma maneira que funciona bem. Faça o seguinte: use um ou mais personagens com a habilidade Control, depois de controla-lo use seu próprio Flame para matá-lo (4999 HP de dano cada vez). Essa é uma boa oportunidade de ganhar experiência, cada ShieldDrgn dá 2500 pontos de experiência e 5 ABP. Quando chegar nas armas, haverá um breve evento. Saia do castelo e continue para o sul até encontrar uma floresta. Depois, vá para leste e norte para achar uma pequena floresta de forma arredondada. Ela é cercada por montanhas a norte e a sul. Entre na floresta.

74. Rio Subterrâneo (Nível 23)

Treasure: 4400 GP, Fenix Down

Monstros: BloodSlime, MooglEater, Acrophese,

Ao chegar na floresta, encontrará uma estranha criatura voltada para uma árvore. Fale com ela e ela cairá em um buraco. Vá atrás dela e cairá em uma caverna com um rio. Os inimigos aqui merecem um pouco de atenção. BloodSlime possui uma defesa bastante alta, então ataque-o com Fire (seu ponto fraco). MooglEater e Acrophese têm uma defesa respeitável também, embora não tão alta, use Bolt neles. Seus ataques especiais (Scissor, 8 Legs) causam um dano razoável (300 HP em um aliado). Quando estiver no fluxo de água, não poderá se recuperar entre uma luta e outra. Então, faça-o durante as batalhas. Avance pela caverna através do fluxo d'água. No local com duas escadas, pegue o baú primeiro. Você não encontrará Save Points aqui dentro portanto, faça um uso racional de seus MPs. Quando chegar no final da caverna, enfrente Tyrasaurus para salvar o Moogle. Depois de salva-lo, preste atenção no caminho que ele percorrerá para segui-lo mais tarde.

Chefe do Rio Subterrâneo

Tyrasaurus; Lv. 29, HP 5000, ABP 9, Item Elixir (paga as vezes), Ponto fraco Fire

Seus ataques normais não fazem muito estrago(240 HP de dano), o que pode ser perigoso é seu Poison Breath ( de 70 á 400 HP de dano em todos mais Status Poisoned) e Bone que deixa o HP abaixo de 10. Outro problema, é a técnica ???? que usa para contra-atacar ataques físicos (caso seu HP estiver baixo é fatal). Para derrota-lo há muitas maneiras: use Fire2 com Black Mages, (equipe-os com Fire Rod, se tiver). Alternativamente, Demi funciona bem. Use até baixar seu HP (2 ou 3 vezes) e liquide-o com Fire 2. Quer apelar, use uma Fenix Down, ele morrerá na hora em mais de 90% dos casos ( a magia Raise raramente funciona). Death Claw também funciona com freqüência e é uma boa alternativa.

Guia do Thief: Tyrasaurus tem um Gold (Shield), mas é muito difícil de ser roubado.

Guia do Blue Mage: mais uma chance de aprender a técnica ????.

75. Região do Deserto de Grociana

Monstros: Sand Crawl, Cactus

Por aqui, só encontrará inimigos no deserto, mantendo-se fora dele não terá problemas. O grande problema é Sand Crawl com seu especial Maelstrom (pode deixar todos com menos de 10 de HP) e seu HP de "apenas" 15000. Ele dará trabalho (e você não pode fugir da luta). Apesar de Libra não indicar nenhum ponto fraco, se lutar com ele, use Aqua Breath ( 6000 HP de dano). Se não tiver, e mesmo assim quiser enfrenta-lo, há duas opções: o, sempre salvador, GP Toss ou usar Berserker com Doom Cut (Axe) e a habilidade BothHand. Ah... e muito Cure 2 . Voltando ao que realmente interessa, siga o caminho percorrido pelo Moogle até a sua vila escondida na floresta.

76. Moogle Village

Tesouros: Ether, Fenix Down, 10000 GP, 1 GP, Dancing (knife), Cottage, Elf Cloak (Accessory)

Entre na vila e os Moogles irão se esconder. Encontre o Moogle que salvou no canto superior direito do local e fale com ele. Pegue os baús e vista o Moogle Suite para o Moogle da casa ao lado abrir o baú com a Elf Cloak (Accessory). Fale novamente com o Moogle que salvou e ocorrerá um evento, no qual, Cararu resgatará seu grupo e o levará para o castelo de Bal.

77. Bal Castle

Tesouros: Hero (Drink), Exit (Magic), AngelGwn (Robe), Lamia (Harp), GreatSwd (Sword)

Monstros: Statue

Chegando no castelo, seguirá-se um evento, após o qual, você estará livre para explorar o local. Na sala do trono, há uma passagem secreta que dá acesso ao baú com a magia Exit. Na sala com a Weapon e Armor Shop há uma escadaria ao fundo. Suba ela e, quando chegar na parte externa, desça a escada escondida atrás da torre à direita. Ao chegar em baixo, haverá outro baú. Verifique também a parede a sua frente para abrir uma porta secreta, vá até o balcão da loja e, entre os dois vendedores, aperte "A" para ganhar a Lamia (Harp). No pátio interno, entre na água e circule o fosso do castelo no sentido anti-horário. Quando chegar no final, verifique para ganhar uma GreatSwd (Sword). Não esqueça de falar com os moradores e fazer compras. Agora, volte até a sala do trono e suba até o Floor 4 e saia. No terraço, acontecerá um evento e você ficará sabendo que deve ir para o Hiryuu Valley. Se quiser ganhar GP e ABP antes de ir embora, há um lugar excelente no porão do castelo. Lute contra Statue (a formação de 4 inimigos dá até 8 ABP e 2535 GP). Para derrotá-lo use Lv.5 Doom ou então tenha personagens que possam usar o comando Throw e lance BoltTech ( de preferência com alguma habilidade mágica- White/ Black Magic- associada para melhorar o Magic Power e aumentar o dano). Outra opção é usar Soft neles (morrerá na hora), mas tenha cuidado, salvando freqüentemente, já que ele usa Break e pode aniquilar sua equipe facilmente. Quando já tiver feito tudo que quiser (não poderá voltar tão cedo depois que sair), dirija-se para o portão principal e fale com os guardas . Prepare-se para enfrentar o chefe do castelo Abductor.

Chefe do Castelo de Bal

Abductor: Lv. 29, HP 2500, ABP 2

Apesar de a trilha musical ser de chefe, Abductor não faz justiça a ela. Praticamente qualquer ataque forte serve. Demi e Death Claw funcionam muito bem. Tenha atenção se ele usar Hurricane (reduz o HP de um aliado para um dígito), nesse caso recupere imediatamente. Outro ataque que pode oferecer perigo é Blood Suck, mas somente se o HP de Abductor estiver baixo. Use seus melhores ataques e não deve ter problemas.

Guia do Blue Mage: se não aprendeu Blood Suck ainda, esta é a hora.

78. Região do Castelo de Bal

Monstros: Conago, WereSnake, Ridicule, Aquathone

Os inimigos dessa região não tem destaques especiais, mas atente para o sapo Conago que sempre foge quando seu HP fica baixo. Para leste, há uma caverna que será explorada mais tarde. Siga na direção norte até a vila de Kelb.

79. Village of Kelb

Para chegar no Hiryuu Valley terá de atravessar essa vila, porém, ao chegar, seu portão norte estará fechado, impedindo seu progresso. Entre no única casa com a porta aberta e tente sair. Segue-se então um evento, no qual, enfrentará Kelgar e ficará sabendo algo mais sobre o passado dos Dawn Warriors. Depois disso, o portão norte estará liberado, então, fale com a população da cidade e faça compras se precisar (compre algum Antidote). Para se recuperar sem custos, converse e sente com o Lobo na mesa do Inn, ganhará ainda 8 Potions, pode fazer isso até 3 vezes. Verifique o poço da vila, dele sairá um sujeito que quer um sapo. Capture um Conago (sapo laranja) com o comando Catch do Trainer (reduza seu HP para 1/8 do total para funcionar) e leve para ele. Precisa ser rápido ou Conago fugirá, o melhor é usar Demi 3 vezes e ser MUITO rápido. Outra forma de evitar que fuja é usar Stop, mas não funciona sempre. O velho trocará o sapo mais 10000GP pelo Conago Jr (Accessory).

Guia do Bard: fale com os Lobos que estão andando em circulo para ganhar a canção Requiem (use contra mortos-vivos).

80. Região ao norte de Kelb

Monstros: Ridicule, Conago, Were Snake

Nenhum inimigo novo por aqui. Siga para o norte até a montanha cercada por florestas.

81. Valley of the Hiryuu

Tesouros: 5000 GP, Cottage, Bone Mail (Armor), 7000 GP, AirBlade (Katana), Hypno (Helmet), Fenix Down

Monstros: Drippy, Likaon, ????, BoneDragon, ZombieDrgn, StingEagle

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDE1LmpwZw==

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDE2LmpwZw==

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDE3LmpwZw==

Se há momentos do jogo em que a classe Bard será particularmente útil, esse é um deles. No vale do Hiryuu, você encontrará alguns inimigos chatos. Os mais complicados, aqui, são Undeads, então, abuse da Song Requiem que lhes fará grande dano sem gasto de MP. BoneDragon usa Bone que reduz seu HP a apenas um digito, nesse caso recupere rapidamente. ZombieDrgn, por sua vez, usa Poison Breath (dano de 50 a 50 HP em todos aliados mais Status Poisoned). StingEagle, apesar do baixo HP, tem um alto evade, use magias (não use magias baseadas em Poison) ou classes de alto Hit Rate, como Thief e Ninja, para atingi-lo. Tente eliminar rapidamente Drippy para ele não reduzir seu MP com Magic Hammer. No início, o caminho é quase linear, então avance tendo cuidado de pegar os baús. Quando chegar em uma área externa com ossos no chão, verifique-os para encontrar a Bone Mail (Armor). No sala com o botão, procure pelo buraco que está escondido (Mapa 1) e caia nele. Agora, estará no Mapa 2 entre na porta P1 primeiro e aperte o botão (no lugar com os ossos no chão, abrirá-se um novo caminho). Depois disso, volte para Mapa 2 e saia por P2. Você estará novamente na área do Mapa 1, saia pela entrada e siga pelo novo caminho, entrando na caverna antes inacessível. Na nova área (Mapa 3), haverá baús escondidos (à esquerda) que só podem ser visualizados se aproximando deles. A seguir, desça pela escadaria da direita. Adiante existe uma passagem (P3) que leva para um Save Point. Descanse, salve e prepare-se para lutar com Hiryuusou. Agora, vá para saída (P4). Na parte externa, poderá enfrentar o chefe do vale do Hiryuu, mas, antes de faze-lo, consulte o Guia do Summoner para ver como obter Golem, que terá importância estratégica na batalha contra o chefe. Depois de derrotar Hiryuusou, voe com o dragão de volta para o castelo de Bal.

Chefe do Vale do Hiryuu

Hiryuusou: Lv 33, HP 12000, ABP 10 (Total da luta), Item Elixir

Hiryuuka: Lv 31, HP 100, Item Fenix Down

Esta luta é um pouco demorada, podendo ser bastante chata. Mas, dependendo da estratégia que adotar, pode ser simplificada. O principal problema aqui, são as alterações de Status causadas pelos diversos tipos de Pollen usados por Hiryuuka. A saber :

Dark Pollen-Causa Darkness

Confusion Pollen-Causa Confuse

Curse Pollen-Paralisa

Poison Pollen- Envenena

Hiryuusou não atacará, apenas revive Hiryuuka quando todas cinco forem mortas. Se não se prevenir passará toda luta curando alterações de status com pouco tempo para atacar. A melhor forma de vencer essa luta é usar Golem logo que entrar na batalha (tenha portanto um Summoner na equipe). Isso o protegerá das alterações de status. Há duas maneiras bastante eficientes de atacar Hiryuusou. Uma delas é a Blue Magic Missile (tira no primeiro ataque 9000 HP se funcionar). Caso não tenha sucesso na primeira insista (depende de seu nível). A outra é a Jikuu Demi (funciona com mais freqüência mas tira menos- 6000 HP no primeiro ataque-demorando um pouco mais). Siga utilizando ambos ataques até baixar o HP abaixo de 1000. Então, invoque Titan ou use GP Toss para liquidar a luta. Caso não tenha Golem ainda, as coisas ficam mais complicadas. Pode usar Death Claw que funciona com alguma freqüência (novamente depende de seu nível). Uma vez que tenha funcionado, bastará um ataque para eliminar Hiryuusou. Outra boa estratégia é ter vários personagens capazes de atacar todos inimigos (use 2 Monks com BuildUp e ataque com Kick). Embora esse ataque não tire muito, será o suficiente para eliminar Hiryuuka rapidamente. Então quando não houver nenhum Hiryuuka use BuildUp na planta maior. Tenha também um Time Mage ou Blue Mage, assim, novamente, quando não houver nenhum Hiryuuka, aproveite para usar Demi ou Missile. Se quiser simplificar tenha um Samurai e use GP Toss para causar até 5800 HP de dano. Nesse caso, será uma vitória rápida e fácil. Independente da estratégia adotada, tenha alguém na sua equipe que possa usar Esna para curar as alterações de status, caso a luta saia de controle.

Guia do Summoner: perambule pela área externa após o Save Point, até pegar uma luta onde aparecerá o monstro que, antes, aparecia fugindo rapidamente e tinha por nome ????. Junto dele haverá mais dois monstros. Esse é o ESummon Golem. E para adquiri-lo faça o seguinte:

Batalha Especial (Salvando Golem):

Golem: Lv 3, HP 2500, ABP 3 (Total da luta), Item Golem

ZombieDrgn: Lv 37, HP 4000, Ponto Fraco Fire

BoneDragon: Lv 37, HP 3000, Ponto Fraco Fire

Em um determinado momento, os monstros virarão-se para traz e atacarão Golem que pedirá ajuda. Você precisa salva-lo, evitando que seja morto. Os outros dois monstros já são conhecidos (ZombieDrgn e BoneDragon). Use Requiem e Fire2 e não terá problemas com eles. Caso precise, recupere Golem com magias ou itens. O único ponto de atenção nessa luta é para a possibilidade de BoneDragon usar Bone em Golem (ficando seu HP reduzido a um dígito). Nesse caso, recupere imediatamente. Após derrotar os dois Undeads, aguarde algum tempo sem atacar Golem e ele oferecerá seus serviços.

Atenção, você ganhará Golem como um item no final da luta. Para torna-lo disponível como invocação precisa usar o item que estará junto com os demais, fora de batalha. Assim, ele será adicionado ao seu menu de invocações.

Guia do Thief: você pode roubar Gust (Bow) de StingEagle. Não é fácil, mas o arco, além de poderoso, tem alguns "efeitos especiais" e não estará disponível para venda tão cedo.

Guia do Blue Mage: dá para aprender a técnica Magic Hammer com Drippy. Uma dica sobre a Hypno (Helmet). Quando equipa-la, terá as chances de sucesso do comando Control aumentadas. Assim, fica mais fácil aprender certas Blue Magics.

82. Castelo de Bal – Curando Hiryuu

Ao chegar no castelo, o portão estará fechado. Siga Galuf pelo fosso e aperte o Switch no final. Dentro do castelo, suba na torre e fale com Cararu. Após o evento, terá o Hiryuu para voar. Deve, então, ir encontrar Gill, ele vive em uma pequena ilha a nordeste do Vale do Hiryuu. Pode também visitar os lugares que já esteve antes, mas não muitas coisas novas para fazer, portanto pode ir diretamente para a ilha. Haverá uma seção para eventos extras mais adiante.

83. Ilha de Gill

Desça na ilha e entre na caverna. Logo na entrada da caverna, ocorrerá um evento com terremoto e a ilha afundará. Não tendo nada mais a fazer, volte para Kelb.

84. Vila de Kelb

Fale com Kelgar e ele lhe contará sobre Zeza. Vá para o castelo dele (fica a oeste da ilha que afundou).

85. Região de Sargate Castle

Monstros: LandTurtle, Cure Beast, Conago, Bold Mani, Aquathone

Nada de importante. LandTurtle tem uma defesa bem alta, mas é fraca contra Ice (como as demais tartarugas). Seu Critical chega a tirar 450 HP, então, não descuide. Se quiser recuperar-se sem custo, controle um Cure Beast e use seu Cure3 ou Esna.

Guia do Blue Mage: pode aprender BloodSuck com Bold Mani, mas vai ter que controla-lo e bancar o MP dando um Ether a ele (claro que não vale a pena).

86. Surgate Castle

Tesouros: 5000 GP, Float (Magic)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDE4LmpwZw==

Tente entrar e será barrado. Depois do evento, estará livre para explorar o castelo. Além de novos equipamentos, há coisas interessantes por aqui. Portanto, dê uma boa olhada. A partir da sala do trono, a escada no canto inferior direito leva para as lojas e o Inn. A escada superior direita leva para parte externa. Continuando, chegará na biblioteca do castelo. Descendo as escadas ajude a colocar os livros nas estantes para abrir a passagem secreta (Figura 1). Fale com a mulher e ela abrirá a passagem. Siga-a e continue o caminho, pegue o baú com 5000 GP e, quando chegar no pátio interno, vá para esquerda, entrando do outro lado. Desça e encontre o Baú com a magia Float. Compre o que precisar e vá para o mar a leste do castelo de Exdeath. Lá encontrará Zeza com sua frota.

Guia do Bard: a partir da sala do trono, suba a escada no canto inferior esquerdo. No quarto do rei, verifique o livro vermelho para aprender a SpeedSong.

87. Frota de Navios

Monstros: Gabbldegak

Ao sobrevoar o mar a leste do castelo verá alguns navios. Aterrisse no maior deles. Fale com Zeza e, após o evento, desça as escadas para dormir. Acordará com o tema de Gilgamesh tocando. Prepare-se para lutar e suba até o convés. Fale com Zeza novamente e o navio será atacado por Gilgamesh e seus capangas. Agora, haverá vários Gabbldegak para enfretar. É uma batalha fácil que rende 2 ABP, 222 de experiência e 1000 GP (às vezes deixam FenixDown após a luta), mas você não precisa enfrentar todos eles. Se quiser, lute apenas com o que está na frente bloqueando o caminho para Gilgamesh. Quando terminar com ele, pode enfrentar o chefe. Depois de vence-lo, haverá um breve evento, após o qual você deve descer as escadas e ir para a sala no lado esquerdo do dormitório (pode dormir novamente se quiser). Na sala, ajude Zeza abrir a passagem secreta e siga-o. De submarino você chegara na Barrier Tower.

Chefe da Frota de Navios

Gilgamesh: Lv 31, HP 8888, Item Gold (Shield)

Enkidou: Lv 29, HP 4000

Essa é uma batalha relativamente simples. Os ataques de Gilgamesh, em geral, são bastante fracos não chegando a preocupar. Caso ele use a técnica Missile, reduzindo o seu HP para ¼, ou então, Death Claw (reduz para um dígito) recupere imediatamente. Após tirar 3000 HP de Gilgamesh, ele chamará Enkidou. Este usará White Wind recuperando até 4000 HP de seu aliado. Além disso, Enkidou usa vários ataques especiais. Seu Gale Cut causa até 400 HP de dano em todos aliados. Ele também usa Missile, atenção portanto. Se o HP de Enkidou estiver baixo a técnica Blood Suck pode ser bastante perigosa (quase 2000 HP de dano). Para ataca-los faça o seguinte: tenha um atacante forte que possa atacar atrás também, como um Ninja ou Dragoon. Tenha também alguém que possa usar Blue Magic ou Jikuu e ataque Gilgamesh. Quando ele chamar Enkidou, preocupe-se com este primeiro. Como ele estará atrás ataques físicos não surtirão muito efeito. Aí que entram o Ninja e o Dragoon. Use Jump, algum Shuriken (Throw Weapon) ou mesmo WaterTech (Throw Weapon) nesse caso, lembrando de usar a manha da magia ( ver seção 59). Com o Blue Mage, use Blowfish ou Death Claw (funciona às vezes). Demi (Jikuu) funciona muito bem e é uma ótima opção outra magia que faz um bom dano (1800 HP) é Bio (equipe seu Black Mage com Poison Rod). Após eliminar Enkidou, acabe com Gilgamesh (mas leia o guia do Thief antes). Para isso, mantenha o mesmo padrão de ataques.

Guia do Thief: Gilgamesh tem a Genji (Accessory) não deixe de roubar, pois é a única do jogo e não terá outra chance. Apartir desta luta, Gilgamesh sempre terá algum equipamento do tipo "Genji", não esqueça. Enkidou, por sua vez, tem uma GrnBeret (Helmet).

Guia do Blue Wizar: muitas técnicas para aprender com os dois, porém nenhuma realmente nova. Eles usam Blood Suck, White Wind, Death Claw, Missile e Aero 2.

88. Barrier Tower (Nível 26)

Tesouros: 9000 GP, BloodSwd (Sword), 18000 GP, Harpin (Helmet)

Monstros: Neon, Traveler, Red Dragon, WallKnight, Magnetes, Gravido, Tricker, Ziggurat

Alguns inimigos bastante chatos neste local. Neon usa Flash, caso não tenha muitos EyeDrop, equipe Glasses (Accessory). Contra o Wallknight não use magias ou elas serão refletidas de volta. Gravido pode usar Demi e Qrter deixando você com 50% e 25% do seu HP, respectivamente, por isso, tente elimina-lo rapidamente. O caminho aqui é bastante linear bastando subir (haverá alternância de áreas internas e externas da torre). No início do segundo andar, há um Save Point. Ainda nesse andar, há dois baús (o mais a esquerda é guardado por um RedDrgn). Ele, com se alto HP (7500), se mostrará um oponente muito perigoso, pois seu ataque Critical tira aproximadamente 700 HP e Atomic Ray, que atinge a todos, até 650 HP de cada um. Ele absorve Fire, mas é fraco contra Ice, Water e Earth. Não tente usar Drain ou Blood Suck ou é você que será drenado. Pode usar itens ou magias de cura contra ele. Antes de enfrenta-lo, uma boa estratégia é equipar alguém que tenha o comando Control com a Hypno (Helmet) e controla-lo. Então, use o seu próprio L.3 Flare para elimina-lo. No sexto andar há um baú com 18000 GP. Antes do oitavo andar, há um breve evento. Quando chegar no nono, a escada da direita leva para um Save Point. A do lado esquerdo, leva para uma pequena sala com outro baú guardado por um Red Dragon. Não deixe de pegar esse tesouro. Na sala do Save Point descanse e salve, pois uma batalha bastante árdua o eSummona. Suba mais um pouco e, ao chegar na antena, enfrentará Atomos. Após vence-lo, segue-se um longo evento que, uma vez terminado, você poderá navegar livremente com o submarino. Agora, há vários lugares para ir, mas comece por ir encontrar Gill.

Chefe da Barrier Tower

Atomos : Lv. 41, HP 19997, ABP 12, Item DarkMatter

Esta luta é das mais difíceis. Átomos terá o mais ou menos o seguinte padrão de ataque. Usará seu poderoso Comet (700 a 1300 HP de dano em um aliado) duas vezes nos seu turno matando, quase que invariavelmente, dois de seus guerreiros. Quando for sua vez novamente ele começa a suga-lo(s) para sua boca. Caso haja apenas um morto, ele poderá usar Comet novamente para eliminar o segundo. Quando algum deles chegar até sua boca, será "engolido", estando eliminado da batalha. Você terá de se virar com os três que sobraram, mas Átomos vai continuar o padrão de ataque. Além disso, ele também usa magias como Demi, Qrter, Slow 2 e Old. Na prática, vai ter que ficar ressuscitando seus personagens não tendo muita chance de atacar Atomos. Uma maneira de vence-lo, é montar uma equipe de magos e um Monk para uma batalha estratégica e demorada. Tenha pelo menos três personagens que possam usar White Magic até o Lv. 4. Dois desses deverão ter Jikuu até o Lv.4 e, o terceiro, Black Magic até o Lv. 4, estando equipado de preferência com Poison (Rod) para usar Bio (1750 HP de dano) . O personagem restante será um Monk com BuildUp. Assim que a batalha começar, Atomos usará Comet, matando, provavelmente , dois de seus personagens. Reviva apenas um deles, tendo o cuidado de que o Monk não seja o que vai ficar morto. Então, use Shell (reduzirá o dano de Comet pela metade) no Monk e demais personagens (o Monk deverá usar BuildUp o tempo todo). Em seguida, use Fast em todos que puder, novamente começando pelo Monk. Agora, tendo sempre o cuidado de deixar o HP acima de 800, pode optar por reviver o quarto, que provavelmente não foi engolido ainda, ou deixa-lo morto para que Atomos não use Comet enquanto o suga (mas ele o fará assim que engolir o quarto personagem). Sempre que estiver tudo sobre controle, use Bio. É demorado, mas funciona. Bem, vamos ao modo fácil. Use quatro Samurais e utilize apenas GP Toss (até 4000 HP de dano). Dessa forma, tendo um pouco de sorte, a luta terminará no segundo turno e poderá ter até mesmo todos seus aliados vivos, mas gastará aproximadamente 10000 GP. Não precisará se preocupar sequer com reviver algum aliado. Há outras combinações eficientes, como 4 Monks com BuildUp. Você deixa Atomos sugando um deles enquanto ataca com os demais. De qualquer forma, esta luta é um grande desafio caso não use GP Toss.

Guia do Thief: é possível roubar o Warhammr (Axe) do WallKnight (ele pode ser vendido por 3200 GP), é até bem fácil. Ziggurat tem Partisan (Spear) que é bem mais difícil de roubar, é uma boa lança, mas pode ser comprada depois. Com Traveler é possível obter Dream (Harp).

Guia do Blue Mage: aqui, há algumas novas técnica para ser aprendidas, Traveler usa Slip Time. Tricker usa L.4 Gravity, mas precisa ter alguém com nível múltiplo de 4 para poder aprende-la. Caso não tenha, haverá outras chances mais tarde. Ziggurat, por sua vez, usa Guard Off. Apesar de L.3 Flare ser uma técnica que pode ser aprendida, RedDrgn não a usou nenhuma vez (se controla-lo, também não poderá usar contra seu grupo). Assim, provavelmente, terá de aprende-la mais tarde. Fora isso, Neon usa Flash.

89. Gill's Shrine

Monstros: Metamorpha, Radiator

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDE5LmpwZw==

O Santuário de Gill é uma caverna submersa que localiza-se no exato local onde a ilha afundou. Este é um Dungeon simples e curto, mas tem alguns quebra-cabeças. Os inimigos aqui não oferecerão problemas, sendo Metamorpha um pouco chato, pois tem HP bastante alto (7000 HP). Para entrar vá com o submarino em direção a caverna. Desembarque e comece a descer. Na segunda sala do Floor B2, há cinco baús. No baú 5 há uma pedra. Verifique-o e coloque a pedra no baú 1. Entre na porta que se abriu e aperte o botão. Saia e mude a pedra para o baú 3. Entre na porta e siga o caminho (nas demais portas não há nada). No canto inferior esquerdo do andar seguinte, há uma passagem na parede do tipo que só é visível ao se aproximar. Entre nela e aperte o botão, descendo pela passagem que se abrir. No próximo piso, mais uma série de passagens que só são visíveis ao se aproximar. Finalmente, no Floor B5, salte na água e emergirá na sala de Gill. Haverá um evento no qual ele lhe contará várias coisas sobre Exdeath. Após o evento, deve seguir para a Vila de Mua. Ela fica a oeste do Castelo de Surgate (cercada por montanhas à margem de um pequeno lago). O segredo aqui, é submergir e entrar por baixo, emergindo no pequeno lago.

Guia do Blue Mage: pode aprender Blood Suck com Radiator.

90. Região da Vila de Mua

Monstros: Bold Mani, Cure Beast, LandTurtle

Por aqui nenhum monstro novo. Assim que emergir, avistará a Vila. Seguindo para leste, há uma ponte que, ao ser cruzada, leva para a Grande Floresta de Mua. Siga para a Vila primeiro.

91. Village of Mua

Tesouros: Guardian (Knife)

Na Vila de Mua, pode comprar equipamentos e as magias do níveis cinco e quatro (de preferência para as magias). No canto inferior esquerdo da cidade há uma pequena casa com entrada nos fundos que está chaveada (terá de voltar depois). Agora pode fazer algumas coisas opcionais ou ir para floresta. Os eventos extras serão vistos antes.

Guia do Bard: no Pub está o sexto piano que deve tocar.

92. Eventos Opcionais Um - Shoat e Cure (Staff)

Monstros: Sleepy, Iron Dress, Druid, Bold Mani, Cure Beast, LandTurtle

Não são exatamente eventos e podem ser feitos depois de visitar a Grande Floresta de Mua, porém serão descritos aqui.

Guia do Thief: não é algo excelente, mas se quiser mais alguns Cure(Staff) pode conseguir roubando-os de um inimigo chamado Sleepy (eles rendem 450 Gp na venda). Eles vivem na floresta de uma ilha ao sul do castelo de Exdeath. Na verdade são um grande conjunto de ilhas. Ache alguma com florestas e lá encontrará Sleepy.

Guia do Summoner: no extremo norte do continente oeste há outro pequeno lago aparentemente inacessível. Novamente, para chegar lá, use o submarino. No fundo do mar na costa sul do local há um pequeno ponto luminoso que lembra uma caverna. Entre nele e desembarque do submarino. Logo que sair na caverna, pode pegar lutas e os inimigos por aqui não são nada amistosos. Iron Dress tem uma defesa alta e um ataque especial Rush que tira 1000 de HP. Use Ice 3 ou Demi contra ele. Druid, por sua vez, tem vários ataques especiais. Circle em particular é extremamente perigoso, pois "apaga" um personagem da batalha. Contra ele também use magias poderosas e seja rápido(antes que ele use Circle). Uma boa opção contra esses inimigos é invocar Titan que causa 1800 HP de danos em todos eles. Na região que circunda o lago, há uma floresta de Chocobos ao sul porém, além do breve evento, não há nada para fazer por ali. Perambule pela região até encontrar Shoat. Repare que a música sequer é de Chefe, mas é uma luta única apesar disso. Depois disso, é hora de se preocupar com a Grande Floresta de Mua. Passe na Vila caso tenha que fazer compras e atravesse a ponte a leste do lago, entrando na mística floresta.

Chefe do Lago Norte

Shoat: Lv. 38, HP 5000, ABP 3, Item Catoblepa

Shoat é um inimigo que não tem um HP muito alto. O problema aqui á que cada vez que cada vez que for atacado (magia ou ataque físico) ele contra-atacará com Demon Eye, quase sempre petrificando seu agressor. Além disso, ele usa Drain (até 500 HP de dano), ataques normais e o próprio Demon Eye. Tenha no seu grupo alguém que possa equipar Ribbon (Helmet) como um Dancer ou Ler. Assim, protegido pelo Ribbon, use-o para restaurar o Status dos demais, use Soft ou Esna. Apesar de não ter um ponto fraco, Shoat é bem mais resistente a ataques físicos do que magias. Então, para liquida-lo use mais dois Black Mages com algum Rod elemental (Ice Rod, por exemplo). Use a magia correspondente ao elemento do rod (Ice 3, por exemplo) causando mais de 3000 HP de dano e ele estará morto em dois ataques. Nem mesmo um Shuriken funciona tão bem (2200 HP de dano) e GP Toss apenas se equivale. Depois da batalha, ganhará o item Catoblepa (Call Magic). Use o item da mesma forma que usou para Golem e Shoat será adicionado ao seu menu de invocações.

93. Grande Floresta de Mua (Nível 27)

Tesouros: 2500 GP, Ether, 4900 GP, Fenix Down, 9500 GP, Cottage, Giant (Drink), Elixir, MornStar (Staff), Aegis/Flame (Shield) Soot, Flame (Sword)

Monstros: Majera, Mammon, MiniMage, Wyrm, Imp

Há muitos tesouros neste local. Os monstros por aqui tem algumas particularidades. MiniMage usa Aspil, então elimine-o rápido antes que ele reduza muito seu MP. Mammon que utiliza Berserk tem um grande potencial de ataque, use Fire contra ele. Majera, por sua vez, usa Rainbow Wind que causa Darkness, silencia e faz seu HP cair continuamente. Ele tem alto evade e absorve Fire, Ice, Bolt, Poison , Holy e Water, sendo imune contar Earth, mas o seu HP é bem baixo (apenas 75 HP) então use um Thief ou Ninja para atingi-lo. A Blue Magic Aero funciona melhor ainda. Aqui, a visibilidade é atrapalhada pela copa das árvores, sendo necessário aproximar-se do local que quer visualizar. Ao entrar na floresta, na primeira área, suba, pois há um baú no canto superior esquerdo. No canto superior direito existe outro baú e uma árvore com um buraco. Ao verificar esse buraco, abrira-se a passagem para a próxima área. Na segunda área, novamente um baú no lado superior esquerdo, um pouco mais a cima à direita, após um estreitamento de arbustos, mais um. Continue na parte superior e vá para direita. Primeiro encontrará a árvore com a passagem para a próxima área. Antes de ir vá ainda mais para direita, obtendo mais um baú. Na próxima área, logo no início a esquerda, um baú com Cottage. Seguindo todo caminho para direita outro. Se subir, a partir da entrada do local, verá um Save Point entre flores. Descanse e salve. Agora, suba a partir do Save Point, um pouco a esquerda um baú com um Elixir e mais acima outro. A partir do baú com MorStar (Staff) vá para esquerda até chegar na clareira. Antes de entrar na clareira, faça tudo que precisar na floresta, já que depois não poderá mais faze-lo. Entrando na clareira, ocorrerá um evento. Agora, com a floresta em chamas, poderá pegar o baú na parte superior da clareira. Ele contém Aegis (Shield). Caso deixe para pegar depois, o baú conterá um Flame (Shield). Independente disso, após alguns instantes, surgirá um Moogle. Entre no buraco e aguarde. Se quiser recupere-se na água. Após algum tempo, poderá subir para superfície. O caminho ficou bem direto, siga para esquerda, pegando mais dois baús, e suba. Você chegou à Master Tree. Prepare-se para lutar contra o chefe da Grande Floresta de Mua. Depois de vencer o chefe ocorrerá um longo evento no qual lutará até contra Exdeath. Ao final de tudo, Cararu entrará no seu grupo. Vá agora para a caverna a leste do Castelo de Bal.

Chefe da Grande Floresta de Mua

The Sealed: Lv. 77, HP 7777, ABP 15

Cada criatura aqui tem seu próprio esquema de absorção e vulnerabilidade aos elementos.

Consulte o esquema:

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDIwLmpwZw==

1(está mais a frente)-Absorve-Water; Sofre dano-Fire, Air, Earth; Imune aos demais elementos.

2-Absorve-Fire; Sofre dano-Water, Wind, Earth; Imune aos demais elementos.

3-Absorve-Earth; Sofre dano-Water, Fire, Wind; Imune aos demais elementos.

4-Absorve-Wind; Sofre dano-water, Fire,Earth; Imune aos demais elementos.

Inicialmente, todos farão ataques físicos fracos. Quando um deles tiver seu HP reduzido em 5000 HP, aproximadamente, começa a usar fortes ataques Elementais em todos alvos.

1-usa Aqua Breath (até 640 HP de dano em todos).

2-usa Fire 3 (até 750 HP de dano em todos).

3-usa Earth Shaker (até 520 HP de dano em todos).

4-usa Aero 3 (até 470 HP de dano em todos).

Há duas táticas possíveis aqui: atacar todos ao mesmo tempo ou concentrar o ataque em um só. Se atacar todos ao mesmo tempo uma boa opção é um Black Mage com o comando Throw equipado com Fire (Rod). Use FlameTech para obter até 2000 HP de dano em todos (menos o número 2). Titan, por sua vez, causa 1200 HP de dano em todos (menos o número 3). Ou, se for gastar um pouco de grana, GP Toss tira quase 5000 HP de todos sem exceção. Se adotar esta estratégia, pode sofrer um ataque fulminante resultante de uma seqüência de poderosos ataques mágicos. Para minimizar esse risco, entre na batalha com Float e, no seu início, use Shell em todos. Se for concentrar o ataque em um só, sugiro Fire 3 com Fire (Rod) chega tirar até 3300 HP. Outra opção são Demi, Misssile ou Death Claw que algumas vezes funcionam. Monks com BuildUP ou a Blue Magic Blowfish, neste caso, também podem ser úteis. De qualquer forma tenha um White Mage para usar Shell e Cure 3.

Guia do Thief: pode roubar um Elixir de cada parte do Chefe (é difícil de roubar). Fora isso, dá para conseguir Tricorn (Helmet) com MiniMage, mas não é fácil.

Guia do Blue Mage: duas novas técnicas aqui. Pode aprender a técnica Lil' Melody com o MiniMage. Aprenda também Aero 3 com o chefe.

94. Eventos Opcionais Dois - Caverna de Gilgame (Nível 29)

Monstros:Andagranda, Gilgame

Esta é a caverna que fica a leste do Castelo de Bal. Sua única função é fornecer GP e uma das lutas mais difíceis do jogo. Ela possui duas entradas, uma dentro do vale e outra próxima a costa. Use Float em todo se grupo antes de entrar, pois Andagranda usa Quake que tira 600 HP de todo seu grupo. Entrando pelo lado litorâneo, vá para esquerda e desça a escada. Antes de subir a segunda escada desça até o fim. Depois, vá para direita até encontrar uma porta. Atrás da porta, há um corredor. Nele, à cada passo que der ganhará somas cada vez maiores de dinheiro. No final, totalizará aproximadamente 80000 GP (sem considerar o dinheiro das batalhas que fizer). Entretanto, encontrará o poderoso Gilgame com grande freqüência. Antes de vir aqui, é bom ter 99 HiPotion, algum Ether, um bom número de Antidote e Eyedrop (o último depende da técnica que for usar) e, quem sabe, gaste até algum Elixir. Entes de ir para o confronto, estude as estratégias explicadas, certificando-se que tem todas as habilidades necessárias. Você poderá fazer essa operação para arrecadar dinheiro mais de uma vez. Quando chegar no final do corredor, use a magia Exit . Acampe do lado de fora e repita se quiser. Quando achar que tem GP suficiente, prepare-se para atacar o castelo de Exdeath.

"Chefe" da Caverna de Gilgame

Gilgame: Lv. 57; HP 32768; ABP 3; Ponto fraco Ice; Absorve Fire, Bolt, Poison, Wind, Earth, Water

Gilgame tem ataques físicos poderosíssimos (até 1200 HP de dano), uma defesa impressionante (GP Toss tira entorno de 300 HP!!!) e um alto Evade. Magias, em geral, também não farão grande efeito. Ele absorve quase tudo ou não sofre muito dano. Essa deve ser a batalha mais difícil até este ponto do jogo. Como toda boa tartaruga (felizmente) é fraco contra Ice. A estratégia aqui é usar magos. Tenha no seu grupo algum mago que possa usar Jikuu Lv.5 e, pelo menos, três que possam usar Black e White Magic Lv. 5. Entre na batalha com Float e todos na fila de trás. Todos atacantes devem ter um Ice (Rod), assim, Ice 3 causará até 3000 HP de dano. Equipe também todo Elf Cape (Accessory) que tiver e a HairPin (Helmet) para economizar MP. Logo que começar a luta , na primeira oportunidade use Fast 2. A seguir, use Safe em todos, apenas depois se preocupe com atacar. Após tudo isso, o ataque de Gilgame deverá estar tirando por volta de 360 HP (o que faz a luta melhorar muito). Comece, então a usar Ice 3 sem se descuidar com a recuperação. Cada vez que ataca-lo, ele contra-atacará duas vezes com Carapace que tem o mesmo poder que seu ataque normal, mas causa os Status Darkness e Poison. Assim, antes de investir novamente, veja se todos tem mais de 600 HP. Isso torna a batalha demorada, mas é mais seguro. O único problema é que, dependendo da quantidade de Gilgame enfrentada, poderá ficar sem MP, gastando uma significativa quantidade de Ether ou Elixir. É melhor deixar para curar os Status após a luta. Caso alguém morra, além de ressuscitar, use Fast, Safe e Float novamente. No final da luta, Gilgame usa, invariavelmente, Quake, causando até 3800 HP de dano a qualquer um que não esteja flutuando. MagicSword Ice 3 também funciona bem (1400 HP de dano). Se usar BothHand e um White Mage para deixar o Sorcerer no Status Berserk (após ter usado MagicSword Ice 3) pode obter até 4000 HP de dano. O problema é a alta taxa de Miss devido ao alto Evade. Outra estratégia, muito segura, mas extremamente lenta, é ter quatro personagens com a habilidade Conceal do Bard Lv. 1. Assim que entrar na batalha, use o comando Conceal e eSummone Gilgame atacar algumas vezes. Verá a mensagem "Ineffective". Apareça então, e os ataques de Gilgame continuarão sendo "Ineffective". Agora é só atacar. O problema é que, quando esse aparente Bug ocorre, as magias de seus Magos e Magic Sword também serão "Ineffective". Resta somente realizar ataques físicos que tirarão quase nada e terão alta taxa de Miss. Minha sugestão, para essa estratégia, é usar vários Ler com as habilidades BothHand e Conceal. Equipe-os com DoomCut (Axe) (causa de 180 a 750 HP de dano) ou Frost (Bow) aproximadamente 650 HP de dano. Funciona e é bem seguro, mas demora uma eternidade.

95. Castelo de Exdeath (Nível 30)

Tesouros: Dimond (Shield), Ether X 2, Ice (Shield), Gust (Bow), Elixir X 2, IceBrand (Sword), Kotetsu (Katana), 9900 GP, 8000GP, TwinLance (Boomerang)

2° Andar: 2 baús

4º Andar: 1 baú

5° Andar: 1 baú

6º Andar: 1 baú mais 1 em passagem secreta.

7° Andar: 2 baús

8° Andar: 1 baú mais 1 em passagem secreta.

10° Andar: 2 baús

11° Andar: 2 baús

Monstros: Blind Wolf, Wall Mage, TwinLizard, MagicDrgn, AdamaGolem, DarkWizard, BandelKuar, Arage, Imp, RedDrgn, (Abductor, Imp, Garkimasra, Owazoal nos pilares do 7° andar), YellowDrgn, BlueDrgn, Motordrive

Tenha em mente que, depois de um certo ponto, não poderá voltar, portanto certifique-se que fez tudo que queria antes de vir para este local. É bom ter muitos itens (não esqueça de Cottage) e algumas habilidades antes de entrar. As habilidades Pitfalls e DmgFloor do Geomancer serão muito úteis. Então, se não quiser um em seu Grupo, tenha pelo menos as habilidades disponíveis. Ter também Jikuu, White e Black Magic até o Lv.5 é recomendável. O castelo é longo, cheio de passagens secretas e inimigos poderosos que rendem muita experiência, ABP e GP, além de itens raros que podem ser roubados (tenha um Thief para ver as passagens e roubar itens). Também ótimos itens são deixados ao final das batalhas. Portanto, vale a pena perder algum tempo por aqui. Vários inimigos complicados nesse local (veja as dicas). DarkWizard usa muitas magias como Drain (350 HP de dano) Slow 2, Break, X-Zone e Death tornado-se um oponente bastante perigoso. Não use magias em Wall Mage (ele as refletirá de volta). Os três dragões (Red, Blue e Yellow) são particularmente perigosos. Atenção para o Atomic Ray de Red Dragon, ele causa até 650 HP de dano em todos (Fire Shield absorve esse ataque). YellowDrgn usa Thunder (aproximadamente 400 HP de dano em todos) e Hurricane que reduz o HP de uma aliado a apenas um dígito. BlueDrgn é o mais difícil, pois são três deles e não apenas um como aparenta. Seu Snowstorm tira quase 600 HP de todos, Blaze 250 HP de todos e redução contínua do HP. Como serão três ataques por turno, as chances de ser aniquilado não são pequenas. Agora algumas dicas de como lutar contra os monstros. Use Control em Arage e use suas técnicas Medicine, Arise e White Wind para recuperar-se sem gasto. Da mesma forma, controle DarkWizard e AdamaGolem, usando seus comandos Death e Fight (o mais de baixo) para eliminar seus oponentes facilmente. Contra RedDrgn (absorve Fire) use Ice ou controle-o e use seu L.3 Flare. Para eliminar YellowDrgn (absorve Thunder) o melhor é controla-lo também e usar seu próprio Hurricane contra ele (depois basta um ataque normal). BlueDrgn não se deixa controlar, então use Demi ou Qrter e depois ataques ou magias. Lembre, usar Hypno (Helmet) aumenta a taxa de êxito de Control. No início o caminho é bem linear e os inimigos são mais fáceis, tenha apenas cuidado de não esquecer os baús. Na parte de trás do primeiro andar, há uma fonte onde pode se recuperar. Suba até o terceiro andar, quando chegar lá, não haverá como avançar mais. Retroceda um pouco e após o evento o castelo assumirá sua verdadeira forma. Agora a Fonte do primeiro andar não recuperará mais. Continue subindo. No quarto andar, aperte o Switch para pegar o baú. No quinto andar, há algumas passagens secretas que podem encurtar o caminho. No sexto, terá que entra na lava para chegar na passagem secreta no canto inferior direito. Ao chegar no sétimo, haverá o desenho de um crânio no chão suba nele, pois é um Switch. Aperte o botão para parar a ponte (caso acerte um pilar surgirá um monstro). Ao cruzar a ponte siga adiante e chegará em um Save Point. Recupere-se e salve, pois, a partir daqui, as coisas vão ficando mais

difíceis, talvez, agora, seja prudente ter dois personagens capazes de usar magias de recuperação. Logo no início do oitavo andar, vá para direita para pegar o baú escondido no canto inferior esquerdo. Depois vá para a esquerda, pegue o outro baú e suba. Nos próximos dois andares, há uma série de interligações. Assim, use os mapas para orientar-se

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDIxLmpwZw==

melhor. A partir daqui é bom também equipar o Ice (Shield) para o caso de encontrar BlueDrgn. No nono andar, suba E1. Ao chegar no décimo, avistará uma esfera verde inacessível, é Carbunkle. Agora desça por E2. Novamente no nono andar, será obrigado a caminhar na lava. Para não sofrer dano tenha um Geomancer, equipe a habilidade DmgFloor ou use a Jikuu Float. Então, suba E3 para pegar o baú. Volte ao nono e suba E4. Neste ponto, avistará uma grande plataforma em forma de losango com crânios sobre ela. A exceção do vértice com o baú, cada um dos demais vértices tem um crânio que é um Switch (circulados em branco). O mais a esquerda faz a ligação com E6 sumir, o superior leva para Carbunkle (ver Guia do Summoner) e o inferior refaz a ligação com E6. Os demais crânios ou são buracos ou não fazem nada. Os crânios que podem virar buracos já estão como tais no mapa. Use o mapa para evitar os buracos ou a habilidade Pitfalls do Geomancer. Primeiro vá para o crânio superior e enfrente Carbunkle (após vence-lo desça E5 e pise no crânio no final dela). Estará no nono andar. Então, suba E4 outra vez e, na plataforma, pise no crânio inferior. Desça por E6. Você chegará a uma pequena sala com um Save Point, descanse e salve, pois há duas batalhas a frente. Suba as escadas e chegará no décimo primeiro andar. Há um baú no centro do andar, mas ignore-o por enquanto. Na parede superior, existem duas escadas. Suba na da direita primeiro para pegar os baús. Depois volte ao décimo primeiro andar e pegue o baú no centro da sala e tente subir a outra escada. Desse modo, Gilgamesh surgirá par mais uma luta.

Chefe do Décimo Primeiro Andar

Gilgamesh (Primeira Forma): Lv. 53, HP 55000*

Gilgamesh (Segunda Forma): Lv. 67, HP 65000* , Item Excalipur (Sword)

(* dados de: Final Fantasy (snes) – A Monster List Ver 1.2 de Basil Brush)

Aqui a batalha será simples, os ataques são fracos, apenas 300 HP de dano em média, e os ataque especiais não causam maior problema, basta curar com itens ou Esna. Atenção apenas com Hurricane que reduzirá seu HP para apenas um dígito. Gilgamesh tem alto Evade.Então, a estratégia aqui é usar alguma magia poderosa como Ice 3 com Ice (Rod) equipado (mais de 3000 HP de dano). Magias tipo Demi ou Qrter não funcionam. GP Toss causa mais de 5000 HP, mas não é necessário. Na prática, precisa tirar aproximadamente 13000 HP dele, após isso ele começará a falar, embora continue atacando. Então, mudará para segunda forma, que também continuará falando. Não precisará fazer mais nada, seus ataques estarão mais fracos ainda. Tenha apenas o cuidado de roubar o item da segunda forma. Após terminarem as falas Gilgamesh será enviado para Cleft of Dimension com a magia Degeon e a batalha terminará.

Depois da batalha, volte para descansar e salvar no Save Point. Em seguida, suba as escadas cruze o décimo primeiro e décimo segundo andar. Chegou a hora... prepare-se, porque no décimo terceiro lutará com Exdeath

Chefe do Castelo de Exdeath

Exdeath: Lv.66, HP 32768, ABP , Item , Ponto Fraco Holy

Essa batalha é realmente muito difícil. Exdeath usa uma vasta combinação de ataques que resultam em grande dano, caso não tome as devidas precauções. Realmente há muitos ataques como Condemn que mata em trinta segundos, Zombie Breath (causa uns 860 HP de dano em todos e Status Zombie aleatoriamente), Vaccum Wave (até 1500 HP de dano mais redução continua do HP), Hurricane (deixa o HP com um dígito), Earth Shaker (em torno de 500 HP de dano em todos), magias da série 3 (podem causar mais de 4000 HP de dano em um único personagem) e Demi, além de uma associação de ataques normais com Black Magic do Lv. 5, causando em conjunto aproximadamente 1500 HP de dano. Isso só para citar os piores. Para vencer Exdeath faça o seguinte : tenha dois personagens que utilizem White Magic Lv. 5, um personagem que possa usar Jikuu Lv. 5 , um personagem para invocar Golem e Garnet, dois personagens que possam utilizar Fire / Ice / Bolt 3 e um Samurai para atirar dinheiro ( caso precise ) . Para usar as magias dê preferência aos magos ( Black Mage e Summoner são melhores , pois tem maior Magic Power ). Equipe Ice, Fire ou Thunder Rod nos magos e use a magia do elemento correspondente (um Black Mage equipado com Ice Rod deverá usar Ice 3). Equipe seus magos com Elf Cape(Accessory) e deixe - os na fila de trás . Para simplificar, considerando as habilidades sugeridas, sua equipe poderia ter: dois Black Mages que possam usar White Magic, um Summoner com Jikuu e um Samurai. Entre na batalha com Float e, quando começar a luta, use Fast 2 e Golem logo que puder e, na medida do possível, Shell em todos. Golem deverá lhe proteger dos ataques físicos e Shell das magias. Um efeito "colateral" de usar Fast é que a contagem de Condemn fica reduzida em quinze segundos. Taticamente falando, priorize a recuperação, pois não há pressa em mata-lo, até porque se deixar alguém morrer perderá muitos turnos , já que vai terá de ressuscitar , curar , usar Fast , Float e Shell novamente. Caso Exdeath use Gravity 100, use Float outra vez. Cada magia da série 3 com seu Rod especifico faz pelo menos 3000 de dano e GP Toss também. Então, como o HP de Exdeath é 32768, não serão necessários tantos ataques para vence-lo. Magias do tipo "tudo ou nada", como Demi, Qrter e Break, obviamente não funcionam com Exdeath. Uma tática semelhante e que funciona até melhor é usar, além do que já foi indicado, Garnet. Dessa forma ficará imune as magias dele que serão refletidas de volta (nesse caso não precisará usar Shell). Nessa estratégia, porém, precisará se recuperar com itens ou White Wind. Outro dado interessante, embora não muito prático (a menos que tenha vários Light Staff) é que pode usar o referido Staff como item durante a batalha. Para isso use-o com o comando item, colocando o direcional para cima, (ele precisa estar equipado). O resultado obtido é a magia Holy que causará até 6500 HP de dano em Exdeath (depende do Magic Power). Nada mal, porém o Staff se quebrará após o uso e será perdido definitivamente. Se mesmo assim estiver com dificuldades, tente diminuir a velocidade de batalha no Config . do menu (dessa forma terá mais tempo para pensar e escolher comandos). Uma última dica é usar a Jikuu Retrn sempre que a batalha ficar muito complicada, seu efeito é de reiniciar a batalha com tudo no seu estado original (inclusive Exdeath).

Guia do Summoner: o crânio superior o transportará para frente da esfera. Fale com ela e Carbunkle o desafiará. Ao final da luta ganhará a invocação Garnet.

Chefe do décimo andar

Carbunkle: Lv. 44 , HP 15000, ABP 11, Ponto Fraco-Todos elementos

Esse inimigo atacará basicamente com magias, algumas das quais podem causar morte instantânea como Break e Death. Além disso, ele usa magias elementais (fortes ou não) Bio chega a causar 1200 HP de dano em um único aliado. Outro dado importante é que Carbunkle está com Wall permanentemente, não adianta nem usar Displ (se usar o Judgment Staff como item ele equivale a magia Displ). Quase toda magia usada será refletida. Pra complicar, ele tem uma alta defesa contra ataques físicos. Mesmo assim, o que funciona melhor aqui são as magias. Porém para poder atingi-lo, precisa ter um personagem com Wall também. Para isso, há duas maneiras: equipar alguém com WallRing (Accessory) ou usar a magia Wall em um aliado. Tenha cuidado, se usar magia, pois seu efeito é temporário. Lembre também de curar esse personagem com itens ou White Wind que não é refletido, se usar Cure você recuperará Carbunkle. Para atingi-lo basta usar magias no seu aliado com Wall e elas serão refletidas em Carbunkle que sofrerá dano. Uma boa pedida é usar Break ou Shoat contra ele, já que o matará instantaneamente. Porém, Shoat não precisa ser refletido. Ambas funcionam razoavelmente, vai depender do seu nível. Se não quiser arriscar use magias Ice 3, Fire 3 ou Bolt 3 com o Rod apropriado. Assim, causará até 3000 HP de dano. Tenha cuidado com a recuperação e essa não será uma batalha difícil.

Guia do Thief: Pode roubar Poison (Rod) de DarkWizard, eventualmente eles fornecem o raro Judgment (Staff). Se vede-lo ganhará 15000 GP (mas não venda todos, pois esse Staff não é vendido) Roube WallRing (Accessory) de Wall Mage, é difícil, mas eles rendem muita grana (10000 GP). YellowDrgn paga Thunder (Rod) ou Ether (mais raramente). Outro item interessante para roubar é DragnFang (Ingredient). Obtenha-o com BlueDrgn e estoque ou venda por 2500 GP. Por sua vez RedDrgn fornece HiPotion e, algumas vezes, o caro, FlameRng (Accessory). Custa 50000 GP para compra (não aconselho vender). Roube WallRing (Accessory) de Carbunkle (é bem fácil).Da primeira forma de Gilgamesh roube HiPotion ou, se tiver sorte, Gauntlet (Accessory). Na sua segunda forma ele fornecerá o Genji (Helmet). Pegue-o, pois é o único do jogo. Exdeath, por sua vez, fornece Elixir ou, às vezes, Judgment (Staff).

Guia do Blue Mage: Pode aprender as técnicas Guard Off, Aero 3 e, a inédita, Old L.2 com Magic Drgn. Gilgamesh usa Frog Song, Flash, Time Slip e Lil' Melody. Todas podem ser aprendidas. Exdeath usa a técnica Condemn que pode ser aprendida.

Venceu Exdeath ? Então, veja o que vai acontecer... um novo mundo?

FIM DA SEGUNDA PARTE

Guia do 3º mundo

96. Castelo de Tycoon (O regresso)

Após derrotar Exdeath e os cristais remanescentes se fragmentarem, você acordará com todo seu grupo em frente ao castelo de Tycoon. Caminhe até ele, mas, antes de entrar, não esqueça de remover o equipamento de Faris e Lenna. Então, fale com o guarda e entre. Converse com o Chanceler e um evento se iniciará. Após começar o baile, poderá explorar o castelo por uma última vez (caso tenha deixado algo para trás). No quarto do rei, há um livro que fala sobre o passado de Faris. Depois de fazer tudo que precisar, vá para sacada falar com Cararu, saia do castelo e siga até o esconderijo dos piratas (vá para sudoeste e cruze a ponte, seguindo, então, ande para o norte). Quando avistar a caverna, entre e fale com Boco. Terá agora um Chocobo para se deslocar (com ele poderá cruzar rios). Dessa forma, use-o para chegar até a vila de Tule que fica ao nordeste.

97. Village of Tule

Reúna alguma informação e compre itens se achar que precisa (só há Potion e Tent). A coisa mais importante a fazer aqui é visitar a Begginers House. Quando a garota do balcão lhe perguntar se você é um novato, responda que não e ela lhe dará dicas novas.

Resumo das Novas Dicas da Begginers House (Suppin e Mimic)

* Mimic e Ler equipam qualquer coisa - Ribbon (Helmet) não pode ser equipado pelo Mimic.

* Seus Status básicos (Strength, Magic Power...) não são altos, mas, uma vez tenha se tornado Master em outras Classes, herdará suas estatísticas e habilidades naturais.

* Assim, um Ler que é máster nas classes Knight, Black Mage e Thief terá o Strength do primeiro, o Magic Power do segundo e ainda poderá usar as habilidades Dash e Secret do terceiro.

* Ler e Mimic podem usar mais de uma habilidade opcional.

Depois da breve visita, siga para oeste pelo rio.

98. Vale Oeste

Quando estiver cruzando o rio, desça para o sul e entrará em um vale. Se continuar descendo, cairá em um buraco e enfrentará o chefe desse local Antlion.

Chefe do Vale Oeste

Antlion: Lv. 34, HP 8100, ABP 5, Item Cottage, Ponto fraco Water

Esse é não será problema. Ele tem alguns ataques que merecem ser mencionados, mas nada que cause dano significativo. Digestive Juice causa 200 HP de dano e queda continua do HP, Sonic Wave reduz o nível pela metade (deixa seu ataque normal terrivelmente fraco). Fora isso, nada com que se preocupar. Death Claw, Missile e magias como Demi não funcionam. O melhor é usar um mago com a habilidade Throw para jogar WaterTech (Throw Weapon) causa até 2000 a 3000 HP de dano ou, equipado com algum Rod específico (Fire Rod, por exemplo), usar uma magia da série três (Fire 3, por exemplo) causando até 3300 HP de dano. Após algum tempo de luta, Antlion fugirá. Uma boa dica é usar Time Slip nele, funciona bem e evita que ele fuja ao final da batalha. Assim, além dos 5 ABP, você ganhará 3000 GP e eventualmente uma Cottage. Atenção! Para não acorda-lo, evite usar ataques físicos.

Depois de vencer Antlion, aguarde algum tempo até que Faris venha salva-lo. Quando descer uma corda, tente pegá-la (se estiver jogando em emulador, você pode não vê-la, dependendo da sua configuração de vídeo, mas ela estará atrás da faixa de luz). Ao sair, não esqueça de reequipar Faris. Continue para o sul, oeste e novamente sul até avistar uma caverna. Entre nela.

99. Caverna de Gill

Dentro da caverna, encontrará Gill. Ele explicará o que houve com o mundo de Butz. Durante esse evento, Exdeath surgirá e contará seu objetivo. Depois disso, haverá uma batalha. Após tudo isso, você estará na Ancient Library.

100. Ancient Library

Agora mais um evento. Durante o evento, preste atenção nas informações que lhe serão passadas, pois elas orientarão o rumo do jogo praticamente até o final (mas não se preocupe, pois poderá repassa-las quando quiser). Chegou finalmente a hora de obter as doze armas lendárias e se preparar para o confronto final. Após o evento, não saia da biblioteca sem fazer que vou sugerido (poderá não ter outra chance). Primeiramente, fale com todos, obtendo informações sobre o "novo" mundo. Para ver novamente o conteúdo do livro, fale com Gill ou com o acadêmico. Há um pote para se recuperar, caso queira. Saindo da livraria, haverá lutas aleatórias novamente, fique atento.

Guia do Bard: suba a escadaria (para o Rooftop) e fale com o acadêmico da direita para aprender a Magic Song.

101. Região da Ancient Library, Pyramid, Village of Mua, Town of Karnak e Surgate Castle

Monstros: Elm Gigas, Shadow, Treeman, Python, Hedgehog, Sleepy, Slug, GoomWidow, Mukare, Barette, Desertpede

Quando sair, comece a prestar atenção na nova localização dos lugares no mapa. Logo ao norte da biblioteca fica o castelo de Surgate (se continuar indo para norte chegará em Karnak) e a oeste, a pirâmide (se continuar para oeste chegará na vila de Mua). Você poderá comprar itens se precisar, sugiro estocar HiPotions e Cottage/ Tent, pois você tem apenas três personagens no seu grupo e pode ter dificuldades no próximo Dungeon. Nessa grande área, os inimigos são variados, mas eles não oferecem grandes dificuldades. Tenha atenção apenas com Elm Gigas. Ele tem um alto HP (4170) e seus ataques Aero3 (tira 1100 de HP) e Hurricane (deixa o HP com apenas um dígito) são perigosos. Como ele estará dormindo no início da luta, não use ataques físicos e ele não acordará (assim fica fácil). Quanto aos monstros do World Map, a partir daqui, vou comentá-los apenas quando forem diferentes ou tiverem algo de interessante. Cabe citar também que muitos monstros do primeiro mundo ainda podem ser encontrados em certas regiões do mapa, como o pequeno deserto que abriga os monstros que antes eram encontrados no Quicksand Desert. Voltando a sua busca, continue para oeste e, após dois breves eventos, chegará na pirâmide. Porém passe antes na vila de Mua.

Guia do Thief: de Mukare pode roubar Silk (Robe) que realmente não vale a pena, mas raramente obterá um, já não tão valioso, DoomCut (Axe). Sleepy continua tendo Cure(Staff). Se tiver dificuldade de encontrar esses inimigos, já que a região é grande, sugiro procurar nas florestas próximas a vila de Mua, porém os itens não são tão bons assim.

Guia do Blue Mage: você pode aprender as seguintes técnicas:

Shadow-Blood Suck, Guard Off e Dark Shock (ele não tem MP).

Elm Gigas-Aero3 (que é bem útil).

HedgeHog-Blowfish

Python-Blood Suck (também sem MP)

Mukare-Aero, Moon Flute, Blowfish e Li'l Melody.

102. Village of Mua

Aqui fará compras e vai pegar a melhor espada do jogo (melhor que Excalibur e Ragnarok???). Isso depende... Primeiro passe por trás do Pub e entre naquela pequena casa no canto inferior esquerdo da vila, que tinha a porta trancada até então (entre por trás). Siga um caminho tortuoso pela floresta até encontrar um velhinho (você não o verá, então precisa ir verificando com o botão "A"). Ele lhe dirá que se for corajoso deve pegar o baú da esquerda, contendo a BraveBld (Sword), ou, caso contrário, deverá pegar o da direita Chicken (knife). São duas armas "poderosas". Na verdade, o poder de ataque máximo da BraveBld é 150, maior que da espada Ragnarok (140). Porém, para cada vez que tiver fugido de uma batalha, é subtraído um ponto do total. Assim, se tiver fugido 11 vezes de batalhas, até aqui, o ataque da espada, quando a obtiver, será apenas 139. Da mesma forma se continuar fugindo, o poder da espada continuará decrescendo (justo não?). Em relação à faca dos "covardes" ela funciona de forma semelhante e inversa. Para cada duas vezes que tiver fugido ela ganha um valor de +1 no ataque (iniciando do zero) até um valor máximo que desconheço (quem sabe 150 também, mas tenho razões para acreditar que seja 75). Ela também tem a propriedade de fazer fugir aleatoriamente da batalha (basta atacar com ela). Cabe a você fazer a opção de qual arma vai querer. Agora siga para pirâmide.

103. Pyramid (Nível 32)

Tesouros: Ice Shld (Shield), Cursed (Accessory), Flame (Shield), DrkMatter (Ingredient) X 7, Elixir X 4, White (Robe), Black (Robe), Thornlet (Helmet), Crystal (Armor), DarkSuit (Armor), 8000 GP, 9000 GP, 10000 GP, Earth (Axe), Cottage, Hairpin (Helmet), Ribbon (Helmet), Protect (Accessory)

Porão: 1 baú

1º Andar: 1 baú

3º Andar: 3 baús

4° Andar: 4 baús

5° Andar: 2 baús (em passagens secretas)

6° Andar: 6 baús (em áreas separadas)

7º Andar: 5 baús (em áreas separadas) (mais 3 em passagem secreta)

8º Andar: 3 baús

Monstros: BlandLamia, Aspis, Cursed One, GrandMummy, Archeosaur, MachinHead, Mummy, Sekmet, ZephyrZone, Pyra Layer, Statue, Fall Guard, Nile.

Logo na entrada, terá que enfrentar dois Gargoyle guardiões para poder entrar na parte interna.

Guardiões da Pirâmide

Gargoyle: Lv 33, HP 5000, ABP 10, Item HiPotion (às vezes), Absorve Holy Power

Esses podem ser um pouco complicados. O segredo aqui é mata-los ao mesmo tempo. Caso não faça dessa forma, e não eliminar o segundo rapidamente, o primeiro ressuscita no turno seguinte com todo HP novamente. Fora isso seus ataques não são muito agressivos (500 HP de dano ou menos). Sugiro usar Summoners contra eles ou Black Magic. Equipe o Rod adequado e use Ice3/Fire3 ou Bolt 3 nos dois ao mesmo tempo, obtendo, assim até 1600 HP de dano. Com o Summoner use Titan (1300 HP de dano). Poderá, ainda, usar a habilidade GP Toss do Samurai que causa até 5000 HP de dano, matando ambos instantaneamente. Se quiser apostar, entre na luta com três Summoners e use Shoat sem parar, funciona razoavelmente bem e poderá elimina-los rapidamente com um pouco de sorte. Não ataque com Light (Staff) e Judgement (Staff) que possuem o atributo Holy.

Uma vez vencidos os dois Gargoyles, entre na pirâmide. A partir daqui, todos os dungeons terão tesouros muito bons, portanto gaste seu tempo procurando-os. A pirâmide será longa e cheia de passagens secretas, sendo, portanto interessante ter a habilidades Passages equipada (ou um Thief no seu grupo). O sistema aqui será basicamente apertar botões para desligar fluxos de areia (ou cair por eles para atingir áreas secretas), abrir portas e fazer estacas venenosas do chão serem abaixadas.Outra coisa importante é tentar formar um grupo equilibrado, já que terá apenas três na sua equipe (haverá vários inimigos de respeito). Muitos deles, Como Archeosaur, Mummy, GrandMummy e Cursed One são Undeads (use Fire 3). No caso dos répteis ou meio répteis (Aspis, BlandLamia) use Ice contra eles. Outra dica é, quando encontrar ZephyrZone e Mummy, controla-los para usar o Cure 3 deles para recuperar seu grupo. No primeiro andar, vá primeiro para esquerda, pegue o corredor que leva até o fundo da sala e aperte os botões de forma a fazer as estacas do chão baixarem. Siga até o local onde cai areia e caia com ela. Lá em baixo, pegue o tesouro e suba a escada antes inacessível (à direita do fluxo de areia). No próximo andar, atravesse as passagens das três paredes, desça a escada, e verifique o sarcófago para pegar o tesouro. Depois, volte até o fluxo (primeiro andar) para desligar a areia no botão. Circule e vá para a escada que não subiu ainda. Apenas cruze o segundo andar. No terceiro, os tesouros (que são bons) têm monstros, pegue-os e suba para o quarto andar. Esse andar estará cheio de MachinHead andando de um lado para o outro, mas não haverá lutas aleatórias. Eles são uma versão um pouco melhorada de Prototype (porém ainda não são a versão final). Uma vez que topar com um deles, iniciar-se-á uma luta da qual não poderá fugir. Seu HP é alto (7210) e eles são um páreo duro. Ele tem Evade muito alto e usa ataques perigosos, como Surge Beam (até 1000 HP de dano em todos). Devido ao seus atributos, ataques físicos não surtirão muito efeito. Sugiro controla-los (equipe Hypno -Helmet) e usar Bolt 3 (Equipe Thunder Rod para maximizar o poder da magia) para elimina-los rapidamente. Outra opção (porém não tão boa) é utilizar WaterTech (Throw Weapon) com o comando Throw equipado num Wizard. Pegue os tesouros e siga para escada bloqueada pelo sarcófago. No caminho que leva para o quinto andar há um Save Point, não deixe de salvar. No próximo nível haverá duas escadas que sobem e uma passagem secreta bastante tortuosa (consulte o Mapa 1). Aqui encontrará Sekmet que, após derrotado, lhe falará sobre

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDIyLmpwZw==

seu irmão na Torre. Primeiro suba por E1, e pegue os dois baús. Eles estarão protegidos por monstros (o da direita por cinco Statue). Por isso, seja rápido usando Bolt3 ou Soft neles, pois eles podem transformar todo seu grupo rapidamente em pedra. O da esquerda, é protegido por Cursed One que não deve causar maiores problemas. Agora, volte para o andar anterior. Entre na passagem secreta e vá até o baú (estará protegido por Fall Guard). Eles têm HP de 4000 e, quando um ficar sozinho em batalha, passa a carregar ataques poderosíssimos que causam até 5000 HP de dano. A estratégia que sugiro é equipar alguém com a habilidade Control e Hypno (Helmet) para controlar um deles. Depois é só ir eliminado-os com seu poderoso Fight (o segundo Fight de cima para baixo). Em seguida, retorne e suba a E2. No andar seguinte, deixe-se levar pelo primeiro fluxo de areia para cair e pegar o baú antes inacessível. Faça todo caminho de volta até o sexto andar e desative todos fluxos com os botões. Depois do segundo botão, entre na porta no canto superior esquerdo da sala. Nessa pequena sala, aperte o botão da esquerda para pegar os tesouros (os baús da esquerda são protegidos por Cursed One). Agora, volte para sala anterior e continue seu caminho até a escada do canto inferior direito que leva para o próximo andar. Quando chegar no sétimo andar, não faça nada, suba diretamente para o oitavo. Aqui, haverá um sistema de plataformas e buracos que desaparecem alternadamente. O segredo é se deslocar aos poucos procurando ficar sobre as partes que nunca desaparecem. Pegue primeiro os tesouros laterais e depois o central (para pegar o último, é melhor equipar a habilidade Dash ou ter um Thief no grupo). Deixe-se cair após pegar o baú central. Agora pegue o baú e saia pela porta de trás. Você estará, então, em uma passagem secreta com dois baús à direita (pegue-os primeiro) e um à esquerda (protegido por Cursed One). Faça o caminho de volta ao oitavo andar. Siga para a parte superior da sala e desça primeiro a escada da direita para obter mais dois baús (você estará em uma outra área do sétimo andar). Retorne ao oitavo piso e desça a escada da esquerda, pegando os baús. Finalmente, siga para a porta central, tendo cuidado ao subir a escada. Na sala final, pode pegar o primeiro Stone Tablet. Você será transportado até o topo da pirâmide, segue-se um breve evento. Saia da pirâmide, indo se recuperar e fazer compras na vila de Mua. Então, dirija-se de volta para a biblioteca.

Guia do Thief: roube Ether de MachiHead, pode roubar Headband (Helmet) de Fall Guard.

Guia do Blue Mage: nada novo por aqui. MachinHead usa várias técnicas que podem ser aprendidas, Emission, Missile, ???? (Controle-o). Nile usa Guard Off e Dark Shock (mas não tem MP). Por sua vez, BlandLamia usa Blowfish.

104. Oldest Tree

No caminho de volta para a biblioteca, assim que entrar na Oldest Tree ocorrerá um evento. Em seguida, enfrentará Merugene. Então se prepare primeiro para batalha.

Chefe da Eldest Tree

Merugene: Lv. 29 ou 33, HP 20000, ABP 20, Item MaidnKiss/ TurtlShell (Ingredient); Ponto fraco, absorção e invulnerabilidade (ver texto)

Merugene é um adversário de respeito que além de ataques físicos (fracos) usará as magias dos elementos (Ice3, Fire3, Bolt3) causando em torno de 750 HP de dano em um único aliado ou por volta de350 HP em todos. O maior problema é que ela alternará, através de Barrier Change, quatro estados. Em cada um deles terá uma única fraqueza, consulte a tabela:

Estado Nível Ponto Fraco Absorve Invulnerabilidade Defesa Física

Estado1 29 Fire Bolt, Ice Demais elementos Alta

Estado2 29 Ice Fire, Bolt Demais elementos Alta

Estado3 29 Bolt Fire, Ice Demais elementos Alta

Estado4 33 Nenhum Fire, Ice, Bolt Demais elementos Normal

Assim, quando Merugene estiver no nível vinte e nove (use a magia Libra para saber) terá de usar Fire 3, Ice 3 ou Bolt 3 e, no caso de estar no nível 33, apenas ataques normais funcionarão. No caso dos ataques normais cabe uma observação: nos estados um, dois e três, em geral, os ataques não causarão dano (não ser no caso de ser Critical), pois sua defesa será altíssima. Mas há algumas estratégias que funcionam sempre: uma é um Berserker com a Ability BothHand e Earth (Axe) outra, um Knight com BraveBld (Sword) e a mesma habilidade, desde que o poder da BraveBld seja alto suficiente. Exemplo, a referida espada com um poder de ataque de 298 (BraveBld com 149 de Attack Power mais a habilidade BothHand) causa 2100 HP de dano, o que, mesmo assim, não é muito. Então, será melhor usar a magias deixando ataques físicos apenas para o estado quatro. GP Toss não funciona (somente no estado quatro no qual causará 7200 HP de dano), nem magias dos outros elementos como Bio e Aero3. Duas técnicas que funcionam razoavelmente bem são Blowfish (1000 de dano sempre) e Shadow Flare (causa até 2000 HP de dano). Para usar Shadow Flare use o item DrkMatter com a habilidade Mix do Chemist. Resumindo o melhor método: use Libra para ver que tipo de magia/ataque usar cada vez que Merugene usar Barrier Change e ataque-a sem descuidar da recuperação. Com a magia e o Rod certos pode causar até 7800 HP de dano.

Após vencer seu inimigo Lenna retornará ao grupo, ressuscite-a e equipe-a. A nordeste de onde está, encontrará a Airship a sua disposição. Ao embarcar, segue-se um evento onde várias cidades são sugadas pelo Void. Após a explosão de fúria de Butz, estará a nordeste do castelo com as doze armas lendárias (consulte o mapa) chegou a hora de pegá-las.

105.Seal Castle Kusar

Monstros: ShieldDrgn, ExdethSoul

Na entrada do castelo, estarão os acadêmicos. Fale com eles se quiser informações sobre o que fazer a seguir. Um deles colocará o pote de água de recuperação a sua disposição. Os inimigos que encontrará aqui são: ShieldDrgn e ExdethSoul. O primeiro é melhor controlar e usar seu próprio Flame contra ele (como já foi explicado na seção 73). ExdethSoul é mais complicado. Ele usa vários ataques que podem causar morte instantânea como Death God's Sword, Death e X-Zone. O seu único ponto fraco é Holy Power. Além disso, seu HP é bem alto (por volta de 20000). Como não tem nenhuma arma poderosa com esse elemento, será um pouco difícil infligir muito dano. Caso tenha algum Light (Staff) pode use-lo como "item" (entre na opção Item do menu coloque o direcional para cima e use-o no alvo), terá como resultado a magia Holy causando mais de 6000 HP de dano. Mas ele precisa estar equipado para funcionar. O problema é que o Staff se perderá após ser usado. A grande pedida é ter alguns Bards na sua equipe e usar Requiem, causa até 2700 HP de dano não gasta MP e funciona sempre (funciona contra ShieldDrgn também). Outra opção interessante é usar Fire3 causando 3000 HP de dano (se tiver equipado o Fire Rod). No mais, é não se descuidar da recuperação e ter paciência para ressuscitar os que forem mortos. Após chegar na sala das armas, não encontrará mais inimigos. Agora coloque o Stone Tablet no lugar e poderá escolher três armas, escolha com cuidado (consulte a tabela abaixo com as estatísticas das armas). Uma dica é escolher alguma arma de ataque alto com o atributo Holy, já que não tem nenhuma muito boa (nesse caso recomendo Excalibur ou Holy Lance). Considere também que Assassin (Knife) pode ser equipada pela maioria dos Jobs, porém a escolha é sua (lembre-se também que, quando conseguir todos Stone Tablets, terá todas doze armas).

Arma Ataque Bônus Efeito Especial

Excalibur (Sword) 107 Strg +5 Elemento Holy

Assassin (Knife) 78 Agl +1 Mata aleatoriamente um inimigo

Sasuke(NinjaKnife) 96 Agl+1 Bloqueia aleatoriamente ataques

Holy (Lance) 106 Strg+3 Elemento Holy

Rune Axe (Axe) 68 Mg Pw+3 Usa MP para causar Critical Attack

Masamune(Katana) 104 Nenhum Quem equipar sempre atacará 1º

Yochi(Bow) 98 Strg+3,Agl+3 Aleatoriamente tem Critical Attack

Sage(Staff) 50 Nenhum Aumenta Holy Power

Firebute(Whip) 79 Strg+2,Agl+2 Aleatoriamente causa a magia Fire3

Wizard(Rod) 37 Nenhum Aumenta Fire/Ice/Bolt/Poison/Earth Power

Apollon (Harp) 42 Nenhum Muito poderosa contra Undeads e Dragões

Earth (Bell) 32 Nenhum Causa Quake aleatoriamente

Agora saia do castelo, pois há muitas coisas opcionais para fazer com sua Airship.

106. Rugor (Ribbon)

Esse é o primeiro de vários lugares que poderá visitar antes de ir atrás da próxima Stone Tablet. Então, siga para Rugor, que fica logo ao norte do castelo de Kusar. Chegando lá, entre na Armor Shop e fale com a menininha entrado na passagem secreta. Ela lhe dará um Ribbon (Helmet).

107. Pirates Hideout (Guia do Summoner-Syldra)

Siga para o esconderijo dos piratas. Ao entra nele ocorrerá um evento no qual ganhará o Summon Syldra. Agora siga para a Waterfall of Istory no quadrante superior esquerdo do mapa.

108. Waterfall of Istory (MagicLamp)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDIzLmpwZw==

Primeiramente, pegue seu Chocobo Amarelo (consulte o mapa para localiza-lo). Atenção, você não o visualizará do ar com sua Airship. Uma vez com o Chocobo, siga pra a região superior esquerda do mapa. Chegando na bacia de rios, use-o para percorre-la até a cachoeira (ver figura). No seu topo aproxime-se da beira e aperte o botão para verificar. Você ganhará a MagicLamp. Seu uso é infinito, porém seu poder precisa ser revitalizado periodicamente. A MagicLamp, quando usada como item em batalha, sempre invocará um Summon, começando por Bahamut, o mais poderoso deles. Depois invocará os demais em ordem decrescente de poder, até que só invocará o Chocobo, o mais fraco de todos. Para fazer com que invoque novamente Summons poderosos precisa retornar até a Waterfall de Istory e verificar outra vez sua borda. Assim, seu poder estará recuperado. Próxima parada: Mirage Town.

109. Mirage Town

Tesouros: Thief (Knife)

Primeiro vá para Crescent Town. Quando chegar, lá não aterrisse, continue pela estreita faixa de terra que se estende para sudoeste, quando sobrevoar a terceira floresta, pouse e ande sobre a ela até pegar uma "luta", você estará na Mirage Town. Aqui há muitos itens bons além de magias novas para comprar. As lojas têm dois vendedores e os melhores itens estarão com o vendedor mais difícil de encontrar. Há passagens secretas e, às vezes, entradas pelos fundos (Pub e Magic Shop). Então, sugiro ter um Thief na sua equipe para ver as passagens. No Pub há um barril com a Thief (Knife). O Chocobo Preto também estará aqui. Há um morador da cidade que dirá que: se der uma volta ao mundo, ele lhe dará um presente. Com sua Airship voe até o Chocobo Amarelo, circule o mundo e volte até a cidade para ganhar Mirage (Cloth). Depois de fazer tudo, siga para Crescent Town.

Guia do Bard: aqui está o último piano a ser tocado, novamente numa passagem secreta. Depois de toca-lo você será Master.

110. Crescent Town (Guia do Bard)

Entre na cidade e vá até a casa do bardo (no canto inferior direito). Toque o piano e fale com ele para aprender as ultimas canções Power Song e Hero Song. Agora, siga para a Jacole Cave.

111. Jacole Cave (Guia do Summoner-Odin) (Nível 34)

Monstros: Nut Eater, Skull Eater, Statue

Chegou a hora de descobrir a finalidade dessa enigmática caverna. Você, a princípio, encontrará os esquilos. Skull Eater já não representa o mesmo problema que antes. Resumidamente, use FireTech (ou outro "Tech" para elimina-lo). Se você já tiver o Yochi (Bow), use o comando Aim (evita Miss) para extermina-lo facilmente (veja na seção 39 mais detalhes). Continue avançando e usando os botões (como explicado na seção 39 da Parte 1). Quando chegar no fundo da segunda sala, suba na parede. Você estará na parte, antes inacessível, do porão do castelo de Bal. Antes de continuar andando, prepare seu grupo para enfrentar Statue que é o inimigo que encontrará por aqui. Se tiver algum WallRing (Accessory) equipe para prevenir petrificação. Para enfrenta-lo, sugiro equipar um mago com Thunder (Rod) e usar Bolt3. Mais simples é utilizar L.5 Doom neles (mais detalhes na seção 77). Nesse ponto, se quiser, poderá voltar e abrir a porta, indo até o Save State no castelo. Assim, poderá salvar antes de avançar e, ao retornar, a porta continuará aberta. Qualquer que seja sua opção, você deverá prosseguir até a parte superior do porão, desviando os buracos para chegar em Odin. Quando avistar a esfera, fale com ela para enfrenta-lo. Ele lhe dirá que terá apenas um minuto para vence-lo, caso não consiga é game over para você, dando a opção de desistir. Cabe a você decidir se já está pronto para derrota-lo.

Chefe do Porão do Castelo

Odin: Lv. 2, HP 17000, Absorve Holy Power

Sem dúvida, esta é um confronto desafiador, pois haverá muito pouco tempo para derrota-lo. Para ter uma idéia, na velocidade normal de batalha, terá não mais que três turnos para vencê-lo, se não perder muito tempo com os menus. Odin, por sua vez, fará geralmente dois ataques. Vai precisa de uma ação para recuperar seu grupo, pois o ataque True Edge de Odin pode causar até 1500 HP de dano (mas é bem variável) em toda sua equipe. Considerando isso, serão apenas de nove a onze ações nas quais precisará causar 1900 HP de dano em média. Você poderá usar algumas combinações de ataques que funcionam bem. Aqui vão algumas sugestões: Fire3 ou outra magia da série "3" com seus Rods específicos causam até 3300 HP de dano, GP Toss causará 4200 HP de dano, BraveBld (com ataque máximo e a habilidade BothHand) inflige 4800 HP de dano. Outros ataques não são tão eficientes. A solução mais fácil, porém dispendiosa (10000 GP de prejuízo), é usar GP Toss, levará apenas uns de trinta segundos. As demais estratégias requerem um pouco mais de destreza nos comandos. Há também o método suicida: usar a magia Break ou o Summon Shoat. Para isso tenha quatro magos na sua equipe e use as referidas magias até funcionarem. Se funcionar, Odin morrerá na hora, porém, caso não funcione, você morrerá. Cabe citar também um recurso emergencial: é a magia Retrn, se o tempo estiver para acabar e usa-la você voltará para o início da batalha com todas condições "zeradas" (Odin é claro também) é como carregar um Save State para o início da batalha. Para terminar, mais algumas dicas: não use armas com Holy Power, já que seus ataques serão absorvidos, para ganhar tempo use o Fast2 (perde um turno, mas ganhará mais que isso) e, finalmente, no menu Config, aumente a velocidade das mensagens de batalha para o máximo (há uma boa razão para isso). Você precisa, depois de vencer Odin, sair o mais rápido possível da batalha, pois o cronômetro só para no final da tela de batalha (moral da estória, pode vencer Odin e mesmo assim morrer se não sair logo).

Após vencer, volte pelo caminho mais curto, ou seja, pelo castelo, seguindo depois para sua Airship. Agora você poderia fazer mais duas buscas, conseguir Bahamut e Phoenix, porém são mais difíceis e serão deixadas para mais tarde. A próxima parada é a Solitary Island. A ilha fica a nordeste de onde você está.

Guia do Thief: pode roubar um Protect (Accessory) desse chefe. É um ótimo item que não pode ser comprado, mas extremamente difícil de ser roubado. Se for tentar, o Thief (Accessory) é requisito básico, além disso, pode usar a magia Retrn para ficar tentando por tempo indefinido.

112. Solitary Island Temple

Tesouros: 12000 GP, Elixir, 9000 GP, RisingSun (Booomerang), Protect (Accessory), Ether x 2, Crystal (Helmet), BeastKill (Whip), DragnFang (Ingredient), Socklet (Helmet). DrkMatter (Ingredient)

Monstros: Tote Avis, Ixecrator, ShdwDancer, Invisible, Pantera, Prototype, MachinHead, Cursed One, Slownin

Logo na entrada, terá de enfrentar dois Gargoyles novamente, lembre que eles precisam ser mortos quase ao mesmo tempo e absorvem Holy Power.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDI0LmpwZw==

Tote Avis é um inimigo bastante chato. Com seus 33090 HP de HP, vai ser demorado para mata-lo. Ele, com seu ataque Beak, petrificará sua equipe. Se você roubar seu Avis (Bow)- veja no guia do Thief abaixo - equipe o arco para ataca-lo, pois será bastante efetivo. Magias como Death, Demi normalmente não funcionam, então é melhor usar Fire3 ou outra magia da série 3. Cuidado! Ele absorve Wind (não use Aero ou Air Knife). Ixecrator não fica atrás, ele usa todas técnicas do tipo L. (de L.2 Old a L.5 Doom). Assim, tenha cuidado se seu nível for múltiplo de cinco para não ser aniquilado num só ataque. Para se livra dele facilmente, controle-o e use seu próprio L.3 Flare para elimina-lo em pouco tempo. Quanto ao Templo, o sistema aqui é usar os ductos de ar e alavancas para chegar em diferentes áreas do local. Depois de abrir o portão e subir a primeira escada, haverá uma passagem secreta na parede direita que leva para um baú. Após pegá-lo, volte e siga em frente até chegar no primeiro ducto. Ele vai suga-lo pra uma sala com duas alavancas. Primeiro baixe a da direita e volte para o ducto. Você ira para uma sala com um baú. Depois volte pelo ducto. Agora baixe a alavanca da esquerda também e siga para o ducto, voltando novamente após pegar o tesouro. Finalmente, levante a alavanca da direita mantendo à da esquerda abaixada e entre no ducto. Chegará em uma sala com um baú e uma porta. Para pegar o baú terá de lutar com seu guardião, o que pode ser complicado, seguindo pela porta, há um Save Point. Minha sugestão é salvar primeiro e pegar o baú depois, por precaução. O inimigo que pegará no baú é variável, conseqüentemente a dificuldade da batalha também. Invisible tem um HP de 7000 e não deve causar maiores problemas. Já, Pantera, tem 18000 HP e seu ataque Blaster pode matar instantaneamente, sendo, portanto, um oponente bem mais difícil.O ponto fraco de Pantera é Fire, então use e abuse de Fire3. No decorrer da batalha ambos inimigos se dividirão (Split). Quando isso ocorrer, o HP deles será renovado e você terá de atacar um por vez, pois os demais apesar de atacarem não sofrerão dano até que o primeiro seja morto. Agora siga adiante. Depois do Save Point, haverá uma imensa sala. Indo reto em frente, no baú central enfrentará ou MachinHead ou Prototype. O primeiro é fraco contra Thunder e Water, já o segundo, é melhor controla-lo e usar Exploder nele mesmo (confira as seções 103 e 53, respectivamente, para mais dicas). Agora vá para direita e pegue o baú no canto superior direito da sala. Siga depois para o canto superior esquerdo para mais um baú. Continue o caminho para a escada que leva até o próximo andar. Nesse piso, pegue o baú entrando pela porta logo à frente. Depois saia e vá para esquerda para evitar um buraco que existe à direita. Siga até a escada e suba. Estará no quarto andar. Aqui não encontrará nada, portanto passe reto. No próximo piso, há uma série de buracos escondidos. Assim, é melhor ter a habilidade Pitfalls do Geomancer. Para ver a localização dos buracos (1, 2, 3, 4) consulte o Mapa 1. Pegue os baús e suba a escadaria central. As duas escadas laterais levam para o mesmo lugar, uma área isolada do quarto andar, mas não há nada lá (é onde você cairá ser não tiver cuidado com os buracos). Não demore por aqui ou terá de enfrentar muitas vezes Tote Avis (mas é um bom lugar para conseguir ABP). No sexto andar, o último Save Point antes do chefe (salve e se recupere). No andar seguinte, haverá mais dois baús nos cantos superiores, pegue-os primeiro. Atravessando a porta, pegue o Stone Tablet. Em seguida surgira Stalker.

Chefe do Templo da Ilha Solitária (Nível 35)

Stalker: Lv.7, HP 20000, ABP 20, Absorve Water

Stalker usará vários ataques como Mind Blast e Hurricane. O primeiro paralisa, fazendo o HP cair continuamente, e o segundo reduz o HP para um único dígito. O pior, porém, pode ser seu contra-ataque Blaze. Dessa forma, essa será mais uma batalha que vai requerer planejamento. Nesse confronto, apesar de haver quatro inimigos na tela, apenas um receberá dano. Após atacar o Stalker verdadeiro, ele mudará de posição com uma de suas imagens ou poderá ficar no mesmo lugar. Assim, terá de descobrir novamente em que posição ele estará. Uma solução prática para atingi-lo sempre seria usar ataques que acertem todos inimigos. Mas, caso utilize algum ataque múltiplo (Kick, BoltTech, GP Toss, Ice3 em todos) as imagens de Stalker contra-atacarão com Blaze, causando 240 HP de dano em todos aliados mais queda contínua de seu HP. Como são três imagens você pode contabilizar 720 HP em cada um. Não bastasse isso, o ataque Hurricane lançado em um aliado com redução contínua do HP o matará rapidamente. Então, após sofrer uma vez o contra-ataque Blaze, tenha muito cuidado com Hurricane, recuperando imediatamente seu aliado. Uma forma de atenuar o efeito de Blaze é equipar FlameRng (Accessory) ou Ice (Shield). O primeiro não sofre dano e o segundo absorve. Apesar disso, a queda contínua de HP continuará ocorrendo. Para derrota-lo dois tipos de estratégia diferentes podem ser adotados. Um é usar GP Toss que é mais dispendioso, porém tira 5800 HP de cada vez. Claro que você sofrerá o contra-ataque, então, antes de atacar, certifique-se de que seus aliados tenham mais de 1000 HP. Nesse método precisará recuperar-se sempre depois de ataca-lo. Outra estratégia interessante é concentrar o ataque de cada um de seus personagens em apenas um dos "Stalkers". Fazendo assim, garantirá que a pelo menos um deles acertará. Nesse caso, use ataques poderosos (Monk ou Knight com as habilidades BuildUp, BothHand; respectivamente). Melhor ainda, use Fire3 com vários Magos (equipe Fire Rod) pra obter até 3700 HP de dano. Essa segunda estratégia é mais segura, mas mesmo assim não se descuide da recuperação.

Depois de vencer Stalker, haverá um breve evento, ao final do qual, use a magia Exit para sair. Uma vez fora, siga para o Castelo de Kusar para pegar mais três armas. Após fazer isso, vá para a Fork Tower para obter a última White e Black Magic.

Guia do Thief: roube o Avis (Bow) de Tote Avis é um bom item (sempre Critical Attack contra pássaros). Você pode roubar Ether de Ixecrator, MachinHead e Prototype. Roube PwWrist (Accessory) de ShdwDancer, raramente ele fornece Dancing (Dagger). Owazoral também fornece um bom item, embora geralmente pague HiPotion, evetualmente, lhe dará uma Mirage (Cloth). Slownin fornece Ashura (Katana) é bem fácil de roubar. Stalker por sua vez tem DrkMatter (Ingredient).

Guia o Blue Mage: aqui você poderá aprender a nova técnica Mind Blast com Stalker. Além disso, dá para aprender várias técnicas com Ixecrator, como L.2 Old, L.3 Flare, L.4 Gravity 2 e l.5 Doom. MachinHead também usa muitas técnicas que podem ser aprendidas, Emission, Missile, ???? (Controle-o). Aprenda Exploder e Missile controlando Prototype (é mais fácil assim). Pode aprender também Emission, mas terá de eSummonar ele usar, pois não estará disponível no menu de Control. É possível aprender com Slownin a técnica ???? (mas ele não tem MP suficiente).

113. Fork Tower

Tesouros: Ether, Wonder (Rod), HiPotion, Defender (Sword)

Lado Esquerdo:

4° Andar: um baú

7° Andar: um baú

Lado direito:

4° Andar: um baú

7° Andar: um baú

Monstros: Dim Master, Flare, TinyMage, RikaldMage, Berserker, DuelKnight, Ion

Assim que entrar na torre, terá de separar seu grupo em duas equipes. O Tele-transporte da direita leva para o lado em que a força física domina e o do lado esquerdo leva para o lado mágico. Por aqui, as regras são duras, apesar de poder usar magias no lado direito da torre e ataques na parte esquerda, o preço será alto. Em geral, tanto os inimigos do lado mágico como do outro contra-atacarão sem piedade toda vez que você quebrar as regras (você não pode nem roubar itens do lado mágico, mas somente sofrerá o contra-ataque se tiver sucesso no seu intento). As chances de ser aniquilado são grandes, ainda mais que só terá dois personagens em cada grupo. Felizmente, a taxa de encontros não é alta. Mesmo assim seja criterioso ao formar seus grupos. Tenha Monks, Knights, Samurais, etc de um lado e Magos do outro. Se quiser arriscar e quebrar as regras, é bom saber o que lhe eSummona. Primeiramente, no lado esquerdo da torre: É nessa parte que os contra-ataques serão mais críticos. Você encontrará TinyMage ele usa muitas magias como Mini e Charm. Normalmente, está em grupos na parte externa da torre e é uma dor de cabeça. Ele contra-ataca com Circle, que, se funcionar, faz o seu personagem sumir da batalha. Dim Master usa várias Jikuu e contra-ataca com Meteo, são quatro ataques que causam de 600 até 2000 HP de dano (o suficiente para matar todos). Flare, por sua vez usa magias como Fire3 que chega causar 950 HP de dano. Caso use algo nele que não seja magia (Control é permitido), ele contra-atacará com dois ataques de 9999 HP de dano (se ambos personagens forem atingidos é game over). Além desses, há o conhecido RikaldMage, mas ele não será problema, tem apenas 100 HP. Uma boa estratégia para se livrar dos inimigos é usar Break que funciona quase sempre, se não, use Fire3 ou outra magia negra do nível cinco. Se equipar sua equipe com WallRing (Accessory) poderá se livrar de várias magias (mas não resolve o problema dos contra-ataques). Caso tenha equipado o WallRing, terá de recuperar-se com itens ou White Wind (Blue Magic). No lado esquerdo, os inimigos são outros. Eles usarão apenas ataques físicos. DuelKnight tem ataques físicos fortes e, se você usar alguma magia nele, contra-atacará quatro vezes em seqüência. Os demais, Berserker e Ion, felizmente, não têm um contra-ataque. Mesmo assim, cuidado, o Tackle de Ion causa até 1250 HP de dano e eles são muito rápidos no ataque. Quanto ao caminho, você primeiro escalará a torre no lado mágico. O caminho é bastante linear, basta subir os nove andares. No quarto e sétimo andar, haverá um baú. Quando estiver no oitavo andar, prepare seu grupo para enfrentar o Chefe. Sugiro equipar WallRing (Accessory) e ter dois personagens que possam usar White e Black Magic (consulte abaixo para mais detalhes). Chegando no nono andar, antes de enfrentar o Chefe, mudará para o outro grupo que deverá subir o outro lado da torre. Os dois lados são simétricos, então, da mesma forma, suba até chegar no topo. No caminho encontrará baús no quarto e sétimo andares. Não deixe de pegar a espada Defender. Quando chegar no nono andar, antes de entrar, prepare-se para batalha contra Minotauros equipando-se com itens que privilegiem a defesa e ataque físico.

Chefe da Fork Tower (lado direito)

Minotauros: Lv. 37, HP 19850, ABP 20, Absorve Holy Power

Minotauros é rápido, mas usará apenas ataques físicos, Critical e ataques normais, causando, em geral, 850 HP de dano. Você, porém, não poderá usar magias para se recuperar (estarão todas bloqueadas mesmo que tenha MP). Logo, dependerá apenas de itens. Uma boa estratégia contra ele é usar Monks com a Habilidade Protect do Knight. Ao invés de atacar, use a referida habilidade durante a batalha. Assim, quando for atacado, não sofrerá dano algum (não precisará recuperar-se). Os Monks, por sua vez, contra-atacarão aleatoriamente (dois ataques de 930 HP de dano). Demora um pouco, mas é infalível, após vários contar-ataques, o irmão de Sekmet será vencido. Se tiver alguma arma poderosa - como BraveBld (Sword) ou Defender (Sword) - uma boa estratégia é ter um Knight com a habilidade BothHand ( Berserker com o Rune(Axe) e BothHand também serve) e um Chemist ou outra classe com a habilidade Medicine (assim cada HiPotion recuperará 1000 HP). Use o Knight para atacar e o Chemist na recuperação (vai precisar ter um estoque de HiPotion). Cabem algumas considerações sobre a última tática. Primeiro sobre as armas. BraveBld é a melhor opção, desde que tenha um bom ataque (ver seção 102 para mais detalhes) Defender não fica muito atrás, com BothHand causa até 3700 HP de dano. Quanto a Excalibur (Sword) e outras armas com atributo Holy, não devem ser usadas, pois seu dano é absorvido por esse chefe. Sobre seu Chemist, deve deixa-lo na fila de trás para sofrer menos dano. Com seu comando Drink, poderá usar itens com efeitos semelhantes à magia Speed (Drink) que tem o efeito de Fast é uma boa opção. Se já tiver a habilidade Mix do Chemist equipe-a e não deixe de usar uma TurtlShell (Ingredient) em, pelo menos, seu Knight, já que ela terá o mesmo efeito que a magia Safe. No mais é só atacar sem se descuidar da recuperação. Ao final da batalha, ele tentará usar Holy, porém não terá MP suficiente.

Depois de vencer Minotauros, voltará para o grupo do outro lado da Torre. Agora terá uma última chance de equipar-se, só depois de pronto verifique a esfera vermelha (mas não demore demais ou a torre explode e, então será game over).

Chefe da Fork Tower (lado esquerdo)

Omniscient: Lv. 53, HP 16999, ABP 20

Use equipamentos que melhorem a defesa mágica e o Magic Power. Sugiro usar WallRing (Accessory), mas nesse caso teria de se recuperar com itens ou White Wind. Isso não será um grande problema, pois todas magias serão refletidas de volta para Omniscient e você não terá o que recuperar. Sua defesa, principalmente a mágica, é bastante alta, mesmo assim, é sua melhor opção de ataque. Os ataques normais, a princípio, não devem ser usados, pois a penalidade é alta (ver abaixo). Para atacar e recuperar-se Omniscient usa apenas magias, entre as piores estão Bio, Fire3, Ice3, Bolt3 e Flare. Porém, no início da batalha, ele apenas usará magias mais fracas. Entretanto, à medida que a luta progredir, começará a usar magias mais poderosas (as magias da série 3 podem causar 1400 HP de dano) seu ato final será usar Flare. Com os WallRings equipados, use qualquer magia forte, como Fire3, em algum de seus personagens, evitando, assim, que sua magias reflitam de volta no caso dele usar Wall nele mesmo. Se equipar o Rod apropriado, no caso Fire Rod, causará até 1800 HP de dano no seu oponente. Magias do tipo tudo ou nada, como Death e Demi, dificilmente funcionam (para não dizer nunca). Durante a batalha, se usar algum ataque normal, Omniscient usará a magia Retrn e você terá de começar tudo de novo. Essa é uma boa solução para o caso de a batalha estar complicada. Uma estratégia alternativa (se você não tiver WallRing) é usar Bersk em Omnisciente. Seus ataques físicos nessa condição são bem poderosos, então use Golem para resolver o problema. Mas não é uma estratégia tão boa, já que o efeito de Golem não será muito longo. Assim, você terá de ser cuidadoso e renovar o efeito invocando-o novamente. Seguindo a estratégia proposta de usar WallRing e magias não deverá ter problemas.

Após essas duas batalhas, terá as Magias de nível seis Flare e Holy à sua disposição, a torre desaparecerá e você estará no lado externo. Repare que a entrada de Catapult estará desobstruída. Embarque na sua airship a aterrisse sobre ela. Agora ajude Cid que está preso em algumas engrenagens. Após o evento, Mid e Cid farão com que sua Airship funcione também como um submarino.

114. Explorando o Fundo dos Mares (opcional)

Há quatro coisas para fazer no fundo do oceano, sendo apenas duas importantes. Primeiramente veja o que é menos importante. Isso é apenas uma curiosidade e não tem nada a ver com sua busca. Vá até Mirage Town e vasculhe o fundo do oceano que fica imediatamente a leste da cidade. Você encontrará um Moai no fundo do mar. Outra coisa que pode fazer, essa sim um pouco mais interessante, é visitar uma caverna submarina que fica de no mar logo ao sul de Karnak. Nesse lugar poderá ver suas estatísticas no jogo: total de batalhas, total de inimigos vencidos, experiência média, o percentual de tesouros que já achou e o número de vezes que já salvo. Sobre o total de tesouros, não contam apenas os baús, mas também itens que ganhou, como o Ribbon que a menina lhe deu. Agora, ainda com o submarino, trataremos de coisas realmente importantes.

115. Sunken Tower of Worus (O fragmento de Crystal perdido)

Tesouros: nenhum (apenas um baú com bolhas de ar)

Monstros: Elf Toad, Mini Mage, Garkimasra, Goblin, Drippy, Whirl Demon, Black Flame, Torrent, Crew Dust, Prototype, Magic Drgn, Bomb, Wild Nack, Dilure, BloodSlime, BlandLamia, Traveler, Mold Wind, Level Check (Os inimigos são muitos e o nome deles não está disponível, mas estão aqui listados os que eu encontrei)

Para chegar aqui, vá até a costa ao sul da Phoenix Tower, fica no sudoeste do deserto cercado por montanhas, e explore o fundo do mar. Um pouco a leste da Phoenix Tower, encontrará a torre de Worus que havia afundado. Vá com seu submarino até ela e desembarque. Aqui você terá de ir descendo os andares, usando escadas ou caindo através de buracos. Para isso, terá, a princípio, somente sete minutos. Você perderá mais tempo com batalhas do que com a descida. Assim, deve estar preparado para eliminar seus oponentes rapidamente. Nada difícil, pois, todos são inimigos que já enfrentou e podem ser rapidamente eliminados. Apenas Prototype será um pouco complicado. A dica é a mesma de antes, equipe Hypno (Helmet) e use Control nele. Depois é só usar seu próprio Explode para ele "suicidar-se". Apesar de você poder fugir das batalhas, não aconselho faze-lo se você tiver a BraveBld (Sword) com um bom ataque. Lembre que cada fuga reduz um ponto de ataque dessa excelente espada. Quanto ao caminho, felizmente, ele é simples, apenas no quinto andar haverá um baú fechado que parece inacessível. Para pegá-lo, deve descer até o quarto andar e subir pelo pilar da esquerda. O seu prêmio são algumas bolhas de ar que renderão mais sete minutos por aqui. Quando chegar no primeiro andar, encontrará um pedaço de cristal verifique-o e uma voz surgirá dele dizendo que o cristal já tem dono. Quando lhe perguntarem, responda "Não" para enfrentar Gogo e conseguir a última classe que falta.

Chefe da Sunken Tower of Worus

Gogo: Lv 77, HP 47714, Item TigerMask (Helmet)

Preste atenção nas dicas de Gogo no início da batalha. Ele dirá para você fazer a mesma coisa que ele. Então, faça. Ou melhor, não faça, já que Gogo não fará nada. Caso você o ataque ou use alguma magia, Gogo contra-atacará com ataque físicos ou magias como Meteo e Flare. Causando grande dano ou, até mesmo, aniquilando todo seu grupo. Mesmo ações como Steal serão punidas, portanto o melhor é na tentar nada.

Após alguns minutos sem fazer nada, ele usará Degeon nele mesmo e desaparecerá. Assim que sair da luta, ganhará a última classe.

Classes Obtidas

Mimic (1 Nível)

O seu nome já deixa claro o que ele faz. É capaz de imitar qualquer ação e magia (sem gastar MP). Seu comando natural é Mimic. Ele na tem mais nenhuma habilidade, mas permite escolher mais três opcionais. Além disso, equipa quase qualquer coisa.

Nv1- !Mimic

Depois da batalha, use Exit para sair rapidamente da torre. Agora sua próxima parada é bem próxima. Está na hora de conseguir uma Blue Magic bem especial.

Guia do Thief: WhirlDemon paga como item raro Elixir. Traveler tem Dream (Harp)

Guia do Blue Mage:

Elf Toad: Frog Song

Screw Dust: Flash

Mini Mage: LilMelody

Drippy: Magic Hammer

Goblin: Goblin Punch

Torrent: Death Claw

Mold Wind: Aero

Bomb:Exploder

BlackFlame: Dark Shock

WhirlDemon: Aero, Aero2, White Wind

Magic Drgn: Aero3, L2. Old, Guard Off

Wild Nack: ????

Dilure: Fusion

BloodSlime: Blood Suck

BlandLamia: Blowfish

Traveler: Time Slip

Level Check: L.2 Old, L.3 Flare, L.4 Gravity 2, L.5 Doom

116. Sting Ray (Guia do Blue Mage – Big Guard)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDI1LmpwZw==

Essa é uma Blue magic muito boa e rara (não deixe de pega-la). Ela aplica Shell, Safe e Float em todo seu grupo. Apenas três inimigos do jogo a possuem. O primeiro, você encontra vagando pelos mares logo a sudeste da Phoenix Tower, seu nome é Sting Ray. Ele é sua melhor oportunidade de aprender Big Guard. Fique navegando até ele aparecer, já que ele é meio raro. Mas prepare seu grupo antes com alguém com a habilidade Learning ou com um Blue Mage. Vai precisar também de alguém com o comando Control, equipado, de preferência, com o Hypno (Helmet). Assim que encontrar seu oponente, use Control nele. Então, não o ataque. Aguarde até chegar a vez do personagem que o controlou jogar e use Big Guard no seu grupo (como na figura). Sting Ray tem um HP alto de 30000. Como sua defesa contra ataques normais é alta sugiro usar magias como Flare e Holy para obter mais de 3200 HP de dano. Quando ele morrer, lhe dará 20 ABP e, às vezes, deixará o item Dragon (Whip) que é o melhor chicote do jogo. Vá agora para a última parada submarina: A Grande Fenda no fundo do oceano.

117. Great Trench (Nível 36)

Treasure: WaterTech (Throw Weapon), FlameRng (Accessory), DragnFang (Ingredient), Ether, FenixDown, KaiserKn (Accessory)

Monstros: FormUnknwn (quatro tipos)

Para achar o local, vá até Crescent Town, voe para a região logo a nordeste dela e mergulhe no oceano. Se você precisar, pode usar o mapa no fundo do oceano para se orientar. A entrada é uma grande fenda no leito oceânico. Logo que chegar no local, como de costume, terá de enfrentar dois Gargoyles guardiões. Lembre que eles precisam ser mortos quase ao mesmo tempo e absorvem Holy Power (veja mais detalhes na seção 103). Você entrará numa caverna cheia de rios de lava. Esse é um bom lugar para ter um ou dois Bards na equipe, pois todos os inimigos são mortos vivos do tipo FormUnknow. Use a canção Requiem para causar grande dano (2800 HP) em seus oponentes sem gastar MP. Apollon (Harp), Excalibur (Sword), Holy (Spear) são também excelentes armas para usar nesse local, mas FormUnknwn tem uma boa defesa física. Os inimigos, em geral, não são muito complicados. A forma rosa claro, quando atacada com ataques físicos, muitas vezes contra-ataca com Posses e leva junto um aliado, o melhor, portanto é usar Requiem ou magia. O esqueleto pendurado tem HP relativamente alto, 6500 HP. Novamente a melhor solução é Requiem. Quanto ao caminho, no FloorB2, você terá apenas um baú para pegar. No Floor B3, há um Save Point, que sugiro usar. Quando chegar no Floor B4, aperte o botão na parede à esquerda para uma passagem aparecer. Siga em frente e não acione o próximo botão, pois esse fará desaparecer a passagem obrigando-o a passar pela lava. Sobre a lava, cabe comentar que pode evitar o dano que ela causa tendo um Geomancer em seu grupo ou equipando sua habilidade DmgFloor. Continue em frente e você entrará em uma grande sala com diversos botões, um deles libera o acesso a um baú, os demais abrirão um buraco que o fará cair no Floor B4. Veja qual o botão correto na figura. Após pegar o valioso baú, desça as escadas

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDI2LmpwZw==

e vá para o Floor B5. Nesse nível, será obrigado a passar pela lava pelo menos uma vez, mas você já sabe o que fazer. Aqui há um baú bem no fundo em cima. Depois de pegá-lo, vá para próxima escada que desce para o Floor B6. Agora terá de necessariamente passar por grandes extensões de lava, por isso é melhor ter um Geomancer. Pegue os dois baús e saia pela esquerda. Finalmente, no Floor B7, chegará em sua primeira parada: a Dwarf Village. Aproveite para fazer algumas compras, pois os Dwarves são hábeis artesões. Nas laterais do balcão são vendidas armas, se você se aproximar pela frente ou por trás poderá comprar armaduras. Depois de fazer tudo que precisava, inclusive salvar e recuperar-se no Save Point é hora de prosseguir. Vá para a sala cheia de água e entre pela passagem escondida na queda d'água. Agora estará numa sala imensa com dois baús e vários botões nas paredes. O baú mais da esquerda também é um botão que abre uma porta, mas você não poderá prosseguir, por que a lava não permite. O outro baú estará bloqueado por uma porta. Para pegar o da direita, vá até o extremo superior direito da sala e aperte o botão que abrirá a porta. Quanto à lava que o derruba escada abaixo, aperte os seguintes botões:

Primeiro - o debaixo à esquerda

Segundo - o de cima à esquerda

Terceiro - o debaixo á direita

Isso deve esvaziar a lava do compartimento atrás da porta. Basta, então, verificar o baú da esquerda e seguir em frente. Antes de entrar na próxima sala é melhor preparar seu grupo para enfrentar Triton, Neregeid e Phobos: os chefes da Great Trench.

Chefes da Great Trench

Triton (vermelho): Lv 37, HP 13333, Item Protect (Drink), Ponto Fraco Ice, Absorve Fire

Neregeid (azul): Lv 20, HP 13333, Item Power (Drink), Ponto Fraco Fire, Absorve Ice

Phobos (verde): Lv 39, HP 13333, ABP 20 (total da luta), Item Giant (Drink), Ponto Fraco Earth, Absorve Bio

Essa é uma luta muito dinâmica. Seus oponentes usam vários ataques que atingem todo seu grupo. Phobos usa principalmente ataques físicos (bem fracos), Bio (350 HP de dano em todos, mais queda contínua do HP) e Rainbow Wind (causa alterações de Status). Triton usa predominantemente Emission (200 HP de dano) Fire3 (550 HP de dano em todos). Neregeid, por sua vez ataca com Snowstorm (650 a 750 HP de dano em todos) Blaze (300 HP de dano em todos, mais queda contínua do HP) e Ice3. Apesar dos ataques não serem muito fortes, essa batalha não deve ser vista como simples. Os principais agravantes são a grande velocidade com que sofrerá ataques e a capacidade de ressuscitar de Triton, Phobos e Neregeid. Rainbow Wind também atrapalha muito, já que causa alterações de Status, entre elas Silence, que impede você de usar magias e o comando Sing. O segredo dessa luta é elimina-los ao mesmo tempo, o que é facilitado pelo fato de todos três terem a mesma quantidade de HP. Caso elimine um deles antes, não exterminado os outros dois até o próximo turno do inimigo morto, esse ressuscitará com quase todo seu HP e eles usarão Delta Attack em um personagem de sua equipe petrificando-o (nesse caso use Soft para cura-lo). Apesar disso, mata-los todos juntos não é difícil. Forme um grupo de Bards ou Samurais e use apenas Requiem ou GP Toss. O primeiro causa 3000 HP de dano em seus oponentes o segundo ataque causa 7500 HP de dano, mas gasta GP. O HP deles não é alto 13333. Então, poderá elimina-los no primeiro ou segundo turno de batalha dependendo da opção que fizer. Além disso, tenha personagens na sua equipe que possam usar Cure3 e não se descuide da recuperação. Outro detalhe que ajuda muito é equipar certos equipamentos como FlameRng (Accessory), IceShld (Shield) ou Fire (Shield). Com algum cuidado, essa batalha não deverá ser muito difícil.

Após derrotar os três capangas de Exdeath, você ganha mais um Stone Tablet e a poderosa Jikuu: Meteo. Use Exit para sair e rume para o Seal Castle Kusar para obter mais três armas lendárias.

Guia do Blue Mage: nada novo por aqui.Um dos FormUnknwn (o que fica pendurado) usa a técnica Condemn que pode ser aprendida. O monstro da baba verde ensina Fusion. Com o mais avermelhado deles (tem detalhes em roxo) você pode aprender se controla-lo Exploder. Triton usa Emission que também pode ser aprendido.

118. Região da North Mountain e Phoenix Tower (Nível 37)

Monstros: Ammona, Anku Heggu, Land Crawl, Spizner, Blizzard

Para chegar no grande deserto cercado por montanhas, terá de usar o Chocobo preto que está em Mirage Town e aterrissar na floresta na borda do deserto, essa é a única maneira. Na floresta apenas dois inimigos Blizzard e Spizner, o último usa o ataque Quicksand que faz o HP de todos cair continuamente. No deserto, por sua vez, você encontrará outros dois inimigos Ammona e Anku Heggu. Não são muito agressivos. Tenha cuidado apenas com Quake utilizado por Anku Heggu (causa até 600 HP de dano em todos). Use Float em todo seu grupo e não terá com que se preocupar. Anku Heggu é fraco contra Ice. Primeiro vá para a Fenix Tower que fica no sudoeste do deserto. Contra Land Crawl use Aqua Breath.

119. Phoenix Tower (Guia do Summoner - Phoenix)

Tesouros: 5000 GP, 10000 GP, 15000 GP, 20000 GP, 25000 GP, FenixDown X 4, Avis (Bow)

Monstros normais: Chancubia, BellaDonna, Cherie

Monstros das Paredes: LiquidFlame, BandelKuar, Sol Cannon, Kuzar

Aqui você terá um bom desafio, a torre é muito alta, tendo trinta andares e nenhum Save Point. Além disso, não poderá fugir das batalhas. Nessa torre, as escadas estarão escondidas, cabe a você verificar as paredes para encontrar as escadarias. Porém, se checar no local errado, terá de enfrentar um monstro antes da escada aparecer. Caso verifique no local correto, a escada aparece sem a necessidade de enfrentar qualquer inimigo. Portanto, esses "monstros das paredes" podem ser evitados se você verificar sempre o local correto. O que ocorre na prática é que terá de verificar ou o lado esquerdo ou o lado direito da parede. Falando em monstros, os inimigos da torre são relativamente perigosos, exigindo certo cuidado. Eles podem ser divididos em dois grupos: os normais que encontrará enquanto anda pela torre e os das paredes. Em relação aos normais, Cherie e BellaDonna tem um ataque Critical bastante forte causando mais de 1000 HP de dano. Além do Critical, BellaDonna usa a técnica Roulette que escolhe aleatoriamente um dos participantes da batalha. Esse, uma vez escolhido, morrerá instantaneamente. Mas, em geral, quem realmente incomoda são os inimigos das paredes. Por exemplo, a especialidade de BandelKuar Blaster ou paralisa ou mata na hora. Porém, sem dúvida, o mais difícil deles é Sol Cannon (você lembra dele, não?). Seu ataque Surge Beam tira até 1000 HP de todo seu grupo. Como ele usa esse taque mais de uma vez, torna-se muito perigoso. Felizmente, como todo inimigo das paredes, pode ser evitado. Caso cruze com ele, lembre que seu ponto fraco é Bolt. Dificuldades a parte, vários desses inimigos são interessantes, pois fornecerão alguns itens raros para serem roubados e Blue Magics. Outra particularidade dessa torre é que nos andares múltiplos de cinco (quinto, décimo, décimo quinto, etc) encontrará dois potes, um de cada lado da torre. Um deles conterá GP e o outro o monstro Magic Pot. Essa criatura tem evasão, defesa física e mágica extremamente altos, de forma que você dificilmente lhe causará algum dano. Além disso, todas magias estarão bloqueadas nessa batalha. Felizmente, a única coisa que Magic Pot faz é pedir Elixir. Dê-lhe o tão desejado Elixir e ele irá embora, deixando 100 ABP de prêmio! Infelizmente, às vezes, ele não se contentará com apenas um Elixir, obrigando você a dar mais de um. Antes de enfrenta-lo, lembre de escolher para seus personagens classes que precise evoluir. Uma boa dica é evoluir o último nível do Red Mage que precisa de 999 ABP, mas lhe garante a habilidade X-Magic que permite usar duas magias por turno. A posição dos Magic Pots é a seguinte: 5º e 10º andar ele estará à direita, 15º à esquerda, 20º à direita e 25º andar à esquerda. Quanto à subida, a posição correta das escadas é a seguinte: 1° andar (Esquerda), 3º andar (Esquerda), 4º andar (Direita), 7º andar (Esquerda), 8º andar (Esquerda), 9º andar (Direita), 12º andar (Esquerda), 13º andar (Esquerda), 14º andar (Direita), 17º andar (Esquerda), 18º andar (Esquerda), 19º andar (Direita), 22º andar (Direita), 23º andar (Esquerda), 24º andar (Direita), 26º andar (Esquerda), 27º andar (Esquerda), 28º andar (Direita). No 29º andar a escada estará no centro da parede, porém aqui terá de lutar com o monstro da parede de qualquer maneira. Uma vez no 30º andar você encontrará um Hiryuu. Lá ocorrerá um evento, ao final do qual obterá o Summon Phoenix. Após isso, use a magia Exit para sair. Agora siga para a North Montain. Ela fica a nordeste da floresta em que pousou.

Guia do Thief: muitos itens valiosos na torre. Roube WallRing (Accessory) ou Ribbons (Helmet) de Chamcubia. BellaDonna fornece Rainbow (Cloth) ou CoralRng (Accesssory), Cherie, por sua vez, tem RedShoes(Accessory) ou Elf Cape (Accessory) para ser furtado. Finalmente, Sol Cannon tem Ether. Lembre de roubar alguns WallRing para ficar com, pelo menos, quatro deles, pois serão úteis em breve.

Guia do Blue Mage: a última Blue Magic que ainda não tem pode ser aprendida aqui. Belladonna usa Roulette. Sol Cannon usa a técnica Missile, Kuzar usa ????, Chamcubia usa Blowfish e Frog Song. Finalmente, Cherie utiliza Time Slip, LilMelody e Aero3 (Controle-a).

120. North Mountain (Guia do Summoner – Bahamut)

Monstros: Gala Cat, Blocks, RockGaster

Antes de vir para cá, deve fazer um bom estoque de FenixDown e HiPotion. O caminho e os monstros serão os mesmos que já conhecia. Lembre de não pisar nas flores púrpuras e, quando chegar no Save Point, salve e prepare-se para desafiar o Rei dos Dragões:

Chefe da North Mountain

Bahamut: Lv. 99, HP 40000, ABP 25, Item DragnFang (Ingredient)

Bahamut é daqueles inimigos que dá dor de cabeça. Além de ataques normais, ele usa vários ataques que atingem todo seu grupo:

Blaze, Flame e Thunder - 325 a 500 HP de dano em todos;

Aqua Breath - 700 HP de dano em todos;

Atomic Ray - 850 HP de dano em todos;

Poison Breath – 550 a 950 HP de dano em todos e provoca, aleatoriamente, o Status Poison;

Snow Storm e Earth Shaker - 1300 a 1700 HP de dano em cada aliado;

MaelStrom - reduz seu HP para apenas um dígito;

Zombie Breath - 500 HP de dano em todos e provoca, aleatoriamente, o Status Zombie;

MegaFlare que causa até 2700 HP de dano em todos;

Como pode ver, não será nada fácil. Essa é uma daquelas batalhas que requer um planejamento rigoroso. Começando pelas classes que irá usar, sugiro ter dois Blue Mages com a Ability White Magic como habilidade adicional (de preferência no nível seis). Os outros dois podem ser um Samurai, um Knight ou um Black Mage. Equipe-os de forma a proteger-se de alguns dos ataques acima. Os ataques que precisa evitar são Earth Shaker, Snowstorm e principalmente Mega Flare. Para isso você dependerá de algum preparo e principalmente do equipamento adequado. Primeiramente, deve usar Float antes de entrar na batalha para evitar Earth Shaker. Quanto ao equipamento, é um pouco mais complicado já que, provavelmente, não terá o equipamento na quantidade necessária. O ideal seriam quatro WallRing (Accessory) que protegeriam contra Mega Flare e quatro Ice Shld (Shield) que absorveriam Snowstorm . A essa altura, você deve ter dois Ice Shld e, se tiver, pelo menos três WallRing já estará bom. Faça o seguinte: equipe os dois Blue Mages com WallRing e Ice Shld. Assim, eles estarão protegidos de Mega Flare e absorverão Snowstorm. Isso será útil, pois você deve manter seu HP alto para eles poderem usar White Wind de maneira efetiva. Se sobrar algum desses equipamentos, dê para os demais. Outros itens que podem ser úteis e deve equipar se não tiver os outros indicados são FlameRng (Accessory), Fire (Shield) e AngelRng (Accessory) nessa ordem de preferência. Para atacar, dê Excalibur (Sword) ou BraveBld (Sword) para o Knight (com a Ability BothHand causará 4000 ou mais HP de dano) e com o Samurai use GP Toss para causar-lhe até 5800 HP de dano. Se optar por um Black Mage, use a magia Flare (3200 HP de dano). Quanto à batalha, assim que começar, deve usar a magia Wall em todos que não tenham um WallRing. Lembre de renovar seu efeito, que é temporário, quando for preciso. A grande vantagem de ter todos com Wall é que, caso Bahamut use Mega Flare, além de você não sofrer dano, causará 9999 HP de dano no Rei dos Dragões. Os Blue Mages, devem apenas usar White Wind ou Arise e Wall, quando for preciso. Os outros dois personagens devem atacar com toda força. Caso os Blue Mages fiquem com HP baixo, devem ser recuperados imediatamente, já que White Wind recupera apenas o equivalente ao HP de quem o usou. Use para isso, até mesmo um Elixir, se achar necessário. Outros estratagemas que podem ser úteis são: usar Slow em Bahamut, que é muito rápido; usar Fast em algum Blue Mage e reduzir a velocidade de batalha no Menu Config. Uma última dica é não se descuidar na recuperação, pois essa não é uma batalha para ser vencida em poucos rounds. Embora essa não seja uma estratégia infalível, ela deve tornar a batalha um pouco menos difícil. A desvantagem dessa estratégia é que terá de recuperar seu grupo com White Wind e itens por causa da condição Wall. Uma técnica alternativa, se você já tem Big Guard, é ter personagens que tenham os ataques acima sugeridos (Flare, GP Toss, etc), White Magic e, obviamente, alguém que possa usar Big Guard. Então, entre na batalha e use Big Guard que reduzirá o dano causado pelos ataques de Bahamut pela metade e Fast2. Use os ataques sugeridos sem se descuidar da recuperação. As observações sobre o equipamento continuam válidas, exceto sobre o WallRing que você não usará. Mesmos assim é uma batalha muito difícil. A vantagem dessa estratégia é que será bem mais fácil de reviver e recuperar seus personagens.

Após a batalha, receberá o Summon Bahamut. Agora pode voltar andando ou usar a magia Exit para sair. Volte para seu Chocobo e siga para a Airship, pois agora irá buscar o último Stone Tablet na Waterfall de Istory.

121. Waterfall of Istory

Tesouros: TurtlShell (Ingredient), Ether, RuneEdge (Sword), Giant (Drink), Protect (Accessory), FenixDown, WallRing (Accessory), Artemis (Bow), 12000 GP, Enhacer (Sword), Fuuma (Throw Weapon), Aegis (Shield), Giant's (Axe)

Monstros: Gel Water, Alcumia, Coral, MercuryBat, Fall Guard, Tonberi

Para chegar na cachoeira, dirija-se para o os mares ao sul dela e mergulhe. Você verá uma caverna submarina, vá até ela e cruze a caverna. Pronto você estará em uma faixa de terra desértica que leva diretamente até a grande queda d'água. Caminhe até lá e você estará na entrada do dungeon. Chegou a hora de enfrentar os dois últimos Gargoyles guardiões. As dicas são as mesmas: eles precisam ser mortos quase ao mesmo tempo e absorvem Holy Power (veja mais detalhes na seção 103). Depois de vence-los, poderá entrar na caverna. Antes, um breve comentário sobre os inimigos desse local: em geral, não devem oferecer dificuldades. A maioria dos seres aquáticos, como Gel Water e Coral, são fracos contra Thunder. Minha sugestão é ter pelo menos um mago equipado, de preferência, com Thunder (Rod) e Hairpin (Helmet). Use Bolt3 neles e não terá problemas. Fall Guard pode incomodar um pouco. Ele tem HP de 4000 e, quando um ficar sozinho em batalha, passa a carregar ataques poderosíssimos que causam até 5000 HP de dano. A estratégia que sugiro é equipar alguém com a habilidade Control e Hypno (Helmet) para controlar um deles. Depois é só ir eliminado-os com seu poderoso Fight (o segundo Fight de cima para baixo). Porém, o inimigo com o qual realmente deve se preocupar é Tonberi. Ele vaga pelos Floor B4 e Floor B5, tem HP de 39393 e não tem nenhum ponto fraco. Ele não lhe atacará num primeiro momento, apenas irá avançando. Até que chegue próximo de seu grupo. Então, ele ataca com Cleaver três vezes causando até 1800 HP de dano cada vez e queda contínua do HP. O melhor aqui é controla-lo e usar apenas magias poderosas como Flare e Holy. Uma segunda opção é colocar todos para fila de trás e usar a magia Safe ou Big Guard. Assim, quando ele atacar, não causará mais de 350 HP de dano com cada Cleaver. Nessa estratégia também terá de atacar com magias ou outros ataques que não sejam afetados pela posição do personagem na linha de batalha. Quanto ao dungeon, você começa em uma enorme câmara com várias pequenas cascatas e muitas escadas. Use as escadas para se deslocar de platô em platô. As cascatas farão você escorregar e cair para uma plataforma mais abaixo, mas, por outro lado, podem ser úteis, permitindo a chegada em baús inaccessíveis de outra maneira. Nessa primeira área, haverá dois baús do lado esquerdo e um na parte superior direita. A saída fica na parte de cima no centro. Você estará em área com duas escadarias laterais, embora não faça muita diferença, sugiro ir pela direita. Agora você vai chegar em uma nova galeria. Pegue primeiro os baús no canto inferior direito. Um estará em uma plataforma e o outro dentro de uma passagem secreta (aproxime-se do canto e a verá). Vá para a esquerda e na parte superior há um botão e um baú. Acione o botão e use a habilidade Dash do Thief para chegar a tempo no tesouro. Então, siga para o próximo nível. No Floor B3. Percorra o caminho pegando todos os baús. Serão três no total, mas um deles só poderá ser pego mais tarde. Descendo a próxima escada, encontrará um Save Point. Depois de salvar, vá para o Floor B4. Aqui há alguns buracos em pontos estratégicos, use a Ability Pitffalls do Elementalis para evita-los. Vá descendo e, quando for para esquerda, pegue o baú que está dentro da caverna em frente da escada que leva ao outro andar. Depois, continue para esquerda, pegue o outro baú e suba (cuidado com o buraco no meio do caminho). Você vai chegar no baú que havia ficado para trás no outro nível. Volte todo caminho e desça para o Floor B5. Nesse andar, mais buracos escondidos. Acione os botões para evitar as estacas e pegue os três baús. Agora só resta cair em um buraco para continuar. Finalmente, pegue o último Stone Table. Quando tentar ir embora, surgirá mais um capanga de Exdeath. Porém, dessa vez, Leviathan, o Rei dos Mares, aparecerá e exterminará seu inimigo. Agora pode sair e ir buscar as últimas armas, se quiser. Entretanto, minha sugestão é que se prepare para a batalha e fale com Leviathan.

Guia do Summoner: chegou a hora de conseguir seu último ESummon. Antes da luta, equipe qualquer CoralRng (Accesssory) que você tenha, pois absorverá o ataque Tidal Wave. É melhor ter magos para poder usar Bolt3 nele (não esqueça de equipar o Thunder Rod) dessa maneira causará até 8400 HP de dano nele. MagicSword Bolt3 também funciona bem 6200 HP de dano. Tenha também alguém que possa usar Arise e Cure3. Uma vez pronto fale com Leviathan.

Chefe da Waterfall of Istori

Leviathan: Lv. 37, HP 40000, ABP 20, Item WallRing (Acccessory), Ponto Fraco Thunder, Absorve Water.

Leviathan tem muitos ataques. Os ataques que usa com maior freqüência são: Tidal Wave (800 HP de dano em todos), Tail (de 500 a 1000 HP de dano e queda continuado HP), Entangle que paralisa, Aqua Breath que causa 200 HP de dano em todos aliados e seu ataque normal (causa 1200 HP de dano em um personagem). Essa não será uma batalha fácil, porém não se compara com a que você teve com Bahamut. Algumas vezes, ele fará dois ataques por turno. Não há estratégia melhor do que usar Bolt3 tendo um Thuder (Rod) equipado. Uma segunda opção é MagicSword Bolt3. Apesar desses ataques serem eficientes, o HP de Leviathan é bastante alto o que fará com que a luta demore. Apenas vá atacando, tendo cuidado com a recuperação de seu grupo. Pode ser uma boa idéia usar Fast2 se tiver alguém com Jikuu.

Depois da batalha, receberá o Summon Leviathan. Agora circule a plataforma e saia pela queda d'água no lado oposto. É hora de buscar as últimas armas no castelo de Kuzar.

Guia do Blue Mage: Pode aprender Aqua Breath com Gel Water e Leviathan. MercuryBat usa Blood Suck.

Guia do Thief: O sapo da luta contra Alcumia às vezes tem DragnFang (Ingredient), mas geralmente paga FlameTech (Throw Weapon). Roube Elixir de Leviathan.

122. Os últimos Preparativos

Depois de pegar as últimas armas, você deve fazer os preparativos finais. Pode fazer algumas batalhas para melhorar suas habilidade. Se vai querer derrotar os Chefes especiais do jogo, sugiro ter White Magic L6 e Black Magic L6 com todos personagens. A Blue Magic Big Guard também é uma aquisição importante. O porão do castelo de Bal é um bom lugar para conseguir ABP e desenvolver suas habilidades antes de partir para o Clef of Dimension. Se puder, compre algum FlameRgn (Accessory) e CoralRng (Accessory) em Mirage Town, pois eles serão importantes para enfrentar esses inimigos (só para saber você vai ganhar mais um CoralRng, então não vá comprar mais do que precisa). Lembre também que vai precisar comprar HiPotion, FenixDown, Cottage itens que recuperam Status, portanto gaste com moderação. Certifique-se de que tem todas as magias, se estiver faltando alguma, a providencie. Uma vez pronto, siga para o local onde antes ficava o castelo de Tycoon. Essa é sua entrada para a Cleft of Dimension. Voe sobre a mancha negra e será sugado para a fenda dimensional.

123. Cleft Of Dimension (Deserto e Ruínas) (Nível 38)

Tesouros: Cottage, Ether, DrkMatter, Elixir x 2, BloodSwrd (Sword)

Monstros: Ammona, Land Crawl, Anku Reggu, Grenade, DoomDealer, Bardandels, LevelCheck

Por ser uma área bastante longa, eu a dividirei em áreas menores. Essa é a primeira delas. Após o rápido evento, você estará no convés de sua Airship. Para sair do Cleft of Dimension basta usar a magia Exit ou ir até o timão da Airship e apertar o botão "A". No deserto não tem que se preocupar muito com os inimigos que são os mesmos da área desértica da Phoenix Tower. Use Float para evitar Quake e Aqua Breath em Land Crawl. A princípio, se desloque para baixo e, depois, sempre para a direita. Repare no movimento da areia no chão como no Quicksand Desert. Para se deslocar aqui, use a areia que estiver correndo para o lado que quiser ir. Siga até chegar em uma porta, lá será abordado pelos monstros de Exdeath. Então, entre pela porta e estará nas ruínas. Nas ruínas, encontrará alguns inimigos novos. Nada para que preocupe muito. Tente reduzir o HP de Grenade rapidamente, antes que ele use Exploder em seu grupo. DoomDealer que usa Roulette pode matar instantaneamente um personagem, mas as vezes matará um inimigo. Quanto ao caminho, Desça pela correia, entre na sala seguinte, pegue os quatro baús e continue. Na próxima sala, desça pelas correias e quando chegar no local com três correias para subir, suba na da direita primeiro, para pegar um baú, e depois na da esquerda. Siga para a próxima sala. Aqui, um baú para pegar à direita e depois saia pela esquerda subindo pela correia. Continue até, finalmente, chegar na cidade.

Guia do Thief: Bardandels normalmente fornece TurtlShell (Ingredient), porém, às vezes, poderá roubar um Angel (Accessory) dele.

Guia do Blue Mage: Grenade usa Exploder, DoomDealer usa a técnica Roulette. Bardandels usa Aero3. Level Check usa L.2 Old, L.3 Flare, L.4 Gravity 2, L.5 Doom.

124. Cleft of Dimension (Cidade e Floresta)

Tesouros: DragnFang (Ingredient), Ribbon (Helmet), Enhacer (Sword), Lillith (Rod)

Monstros: MossFungos, WhiteFlame, Farfarerro

A cidade é idêntica a Mirage Town, mas não há nada para fazer nela, apenas cruze-a. Quando encontrar um pote no meio do caminho, verifique-o para recuperar seu HP, MP e Status. O sair da cidade, entrará na floresta. Os inmigos daqui não darão trabalho. Contra MossFungus use Fire3. Uma estratégia interessante para recuperar-se sem gastos é controlar WhiteFlame e usar a técnica White Wind. Entrando na floresta, siga até encontrar a primeira bifurcação no caminho. Então, vá pela direita para pegar um baú. Depois, volte um pouco e continue pela esquerda. Suba, vá e para direita até ver uma pedra esbranquiçada no chão, próximos a ela haverão três baús. Depois de pega-los, vá para a parte inferior direita da floresta. Quando encontrar uma árvore com um buraco, deve verifica-la, mas antes se prepare para enfrentar Carfisteri.

Chefe da Floresta da Fenda Dimensional

Carfisteri: Lv. 68, HP 18000, ABP 20, Item DiaPlate (Armor)

Essa é uma batalha mais chata do que difícil. Carfisteri usará apenas magias. Nenhuma muito perigosa. Bio, talvez a pior delas, causa em torno de 950 HP de dano mais queda contínua do seu HP. Ela vai usar magias como Stop, Old e Wall que dificultarão suas ações contra ela. Sugiro ter um ou dois personagens em sua equipe que possam usara magia branca para usar Dispell e Esna. Ataques físicos funcionam bem se equipar armas como Excalibur (Sword), BraveBld(Sword), Masamune (Katana), Artemis (Bow). Excalibur com a habilidade BothHand causa 2500 HP de dano. Porém, se usar ataques físicos, Carfisteri contra-atacara com Drain. Assim, a melhor forma de atingi-la é usar magias que não possam ser refletidas por Wall (Bahamut causa 3500 HP de dano e Meteo causa até 6000 HP de dano). O ponto chave dessa batalha será manter seu grupo em boas condições de ataque. Para resolver problemas como Stop e Wall use Displ e para curar Old use Esna. Quanto a Old, seja rápido na recuperação, pois ele vai progressivamente reduzindo os atributos de seu guerreiro. Então, se demorar para cura-lo, mesmo após usar Esna seus ataques estarão comprometidos definitivamente. Como Carfisteri usa apenas magias, você poderia usar Quit nela, mas não vale a pena, pois seu efeito não durará muito tempo (um ou dois turnos no máximo). Seguindo essas orientações básicas, não terá problemas com esse chefe.

Após vencer o chefe da floresta, entre na árvore e você entrará na próxima área do Cleft of Dimension: a caverna.

Guia do Thief: nada muito interessante, mas pode roubar HiPotion de MossFungus.

Guia do Blue Mage: Controle WhiteFlame e poderá aprender White Wind. Farfarerro usa Frog Song e LilMelody.

125. Cleft of Dimension (Caverna e Livraria)

Tesouros: AngelRng (Accessory), CoralRng (Accessory).

Monstros: Orcat, Great Drgn, Achelone

É interessante você usar Float em todo seu grupo para andar por aqui, já que Great Drgn usa Quake com freqüência. Uma boa forma de derrotar esse inimigo de alto HP (10000 HP) é controla-lo e usar seu comando Flame. Tenha também atenção para os ataques Critical de Orcat, pois causam mais de 1000 HP de dano. Quando atacá-lo, não use

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDI3LmpwZw==

ataques baseados em Holy Power, por que ele os absorve. A princípio, o caminho é linear, então, apenas siga em frente. Quando chegar no local da figura, entre na queda d'água, pois há uma passagem secreta por trás dela. Lá dentro, encontrará um AngelRng (Accessory). Depois, volte e entre na caverna. Pegue o baú e desça a escada. Finalmente, encontrará um Save Point, salve e use uma Cottage. Seguindo em frente, chegará na plataforma da parte inferior da figura. Nesse local, está Omega, a versão final de Prototype, é talvez o inimigo mais difícil do jogo. Você não precisa enfrenta-lo, nem agora nem nunca. Ao derrotá-lo, ganhará um item que apenas serve para provar que você realmente derrotou Omega Weapon. O desafio é grande e pode preferir deixar essa luta para mais tarde. Para fazer isso cruze a plataforma e continue em frente sem tocar em Omega. Apesar disso, a estratégia para derrotar Omega será descrita aqui.

Chefe da Caverna (Opcional)

Omega Weapon: Lv. 119, HP 55530, ABP 100, Item OmegaMedl, Ponto Fraco Bolt, Absorve Earth, Wind, Fire, Ice, Poison, Holy

Omega é sem dúvida bem pior que o último chefe. De fato, somente Shinryuu é tão difícil quanto Omega. Seus ataques são poderosos, porém o mais difícil da luta é atingir esse inimigo de uma forma efetiva. Ele tem evasão, defesas física e mágica altíssimos. Além disso, absorve todos elementos, exceto Bolt. Para complicar ainda mais, tem Wall permanente refletindo quase tudo. Segue abaixo uma descrição dos ataques e contra-ataques de Omega, bem como os respectivos itens que pode ajudar a suporta-los:

Os ataques de Omega:

Atomic Ray - causa dano de até mais de 3000 HP e atinge a todos (é absorvido pelo FlameRng (Accessory), Flame (Shield) é refletido pela magia Wall ou WallRing Accessory).

Surge Beam - em torno de 1300 HP de dano em todos, mais queda contínua do HP.

Quake - de 5000 a 6000 HP de dano (evite com a magia Float).

Targeting – não causa dano algum.

Emission - 2300 HP de dano em apenas um alvo é (absorvido por FlameRng Accessory), Flame (Shield).

Delta Attack - causa até 1000 HP de dano e petrifica apenas um alvo (use Ribbon (Helmet) para não virar pedra).

Blaster - paralisa ou causa morte instantânea em apenas um alvo (refletido pela magia Wall ou WallRing Accessory).

Maelstrom - deixe o HP com apenas um dígito, pode atingir todo grupo.

Rainbow Wind - causa as seguintes alterações de Status:

Silence, Darkness (Use Ribbon Helmet para evitar)

Contra-ataques de Omega:

Rocket Punch – tira 50% do HP e causa o Status Confuse.

Circle - faz um personagem sumir. A única forma de solucionar o problema é usar a magia Retrn, porém ela apenas fará a batalha começar novamente.

Mustard Bomb - até mais de 3000 HP de dano mais queda contínua do HP (um único alvo)

Vou descrever duas estratégias que funcionam. A primeira não é minha e, apesar de já estar bastante difundida nos vários walkthrough de Final Fantasy V, tenho razões para acreditar que seja de autoria de Tatsushi Nakao. Ela funciona bem, mas você vai precisar de um ou mais personagens másteres nas classes Archer, Ninja e com nível seis de MysticKn pra usar MgcSwrd Bolt3. Sugiro preparar dois Ler com Ribbon (Helmet), FlameRgn (Accessory) e armas que suportem a habilidade MgcSword (quando selecionar esses equipamentos no menu de itens, dever aparecer a mensagem "can use magic sword"). Equipe armas como Ragnarok, BraveBld e Excalibur. Esses personagens devem ter a habilidade X-Fight e MgcSwrd. Os outros dois, devem ser Ler e equipar Ribbon (Helmet) Flame (Shield) e algum acessório a sua escolha (eu gosto de Hermes). Quanto às habilidades, dê Blue Magic mais White Magic para um e Jikku mais White Magic para o outro. Além disso, o personagem com Blue Magic pode equipar Masamune para ter a primeira ação na batalha e usar Big Guard, mas isso já não é tão importante. Assim que entrar na batalha, use Big Guard e Fast2. Os seus personagens de ataque usarão MgcSwrd Bolt3 e no turno seguinte X-Fight. Cada ataque causará, dependendo da arma, até 5500 HP de dano o que totalizará mais de 40000 HP em uma única ação. Porém, após ser atacado, Omega contra-atacará com Circle, Rocket Punch ou Mustard Bomb quatro vezes. Caso ele use Circle com sucesso, você deve considerar a possibilidade de usar Retrn, reiniciando o confronto. Se você conseguir sobreviver aos contra-ataques, o próximo a usar X-Fight derrotará Omega. Essa estratégia é extremamente eficaz e, quem usa-la, pode ficar sem uma noção do quão difícil é derrotar esse chefe por outros métodos. A outra tática é bem mais arriscada, mas também funciona. Você usará a magia Bolt3 para atacar Omega. Use quatro Ler e equipe todos com Ribbon (Helmet). Eles devem usar Flame (Shield) ou FlameRng (Accessory) e armaduras que aumentem o Magic Power (Black ou White Cloth). Tenha Jikuu e Blue Magic disponíveis. Além disso, pelo menos dois personagens devem ter Black e White Magic para usar Bolt3, Arise e Cure3 (os que tiverem Black Magic precisam equipar Thunder Rod). Caso tenha X-Magic, considere equipar a habilidade em um personagem com Black Magic. Então, você poderá usar a seqüência: X-Magic + (Bolt3 + Quick) + X-Magic (Bolt3 + Bolt3) + X-Magic + (Bolt3 + Bolt3). Feitos os preparativos, quando começar a luta use Big Guard e Fast2. Então, vai precisar usar Wall em um personagem e ataca-lo com Bolt3. A magia será refletida em Omega, causando até 4200 HP de dano por ataque (com X-Magic mais Quick até mais de 20000 HP). É bem menos que os ataques da tática anterior, porém não é desprezível. O grande problema serão os contra-ataques que sofrerá. Você deve ponderar antes de atacar Omega, caso seu grupo esteja fraco, é melhor recuperar antes ou você pode ser aniquilado por seus contra-ataques. Lembre também que pode usar Retrn se a coisa ficar muito complicada. Outra coisa importante é ter o cuidado de renovar a magia Wall quando for necessário ou matará seu aliado. Quando a aranha mecânica estiver quase morrendo, ela começa a atacar com grande freqüência, essa é a hora de partir para o tudo ou nada, pois você não resistirá por muito tempo. Felizmente, ao chegar nesse ponto, alguns ataques serão suficientes para destruí-la. Em suma, a primeira estratégia é bem melhor e mais segura, mas pode tentar a segunda se gosta de desafios.

O melhor é deixar Omega para depois (eu sugiro nível 42 pelo menos). Continue em frente e entre na caverna. Ao final chegará em uma pequena sala com livros. Verifique primeiramente os da estante, prestando atenção nas informações. Você receberá dicas sobre futuros Chefes. Antes de verificar o livro sobre a mesa prepare-se enfrentar Apanda.

Chefe da Biblioteca da Fenda Dimensional

Apanda: Lv. 59, HP 22200, ABP 16, Item Soot (Throw Weapon), Ponto Fraco Fire

Outro Chefe que não deve dar trabalho. Ele, da mesma forma que Carfisteri, não tem ataques que causam muito dano. Ele usará técnicas como Gale Cut que causa até 500 HP de dano em todos, Thread que causa Slow, mas nada que realmente preocupe. Algumas vezes contra-ataca com Drain. Talvez a pior coisa que ele faça é utilizar Magic Hammer que acaba com a metade do MP do personagem atingido. Para elimina-lo sem demora, use Fire3 equipando um Fire (Rod) tira até 8200 HP. Use apenas magos e poderá mata-lo em um único turno. Evite usar Ifrit, nesse caso Apanda usará Medicine para se recuperar. Ataques normais não são uma boa opção, pois ele utilizará Safe para se proteger.

Após a batalha, saia pela mesma porta que entrou e estará em uma nova área.

Guia do Thief: Orcat tem DrkMatter (Ingredient) e Great Drgn, DragnFang (Ingredient). Roube Soot de Apanda.

Guia do Blue Mage: controle Orcat para usar Flash (mas não vale a pena já que nem MP próprio ele tem). Apanda usa Magic Hammer que pode ser aprendido.

126. Cleft of Dimension (Torre e Castelo Flutuantes)

Tesouros: Hermes (Accessory), Thor (Axe), Rainbow (Cloth), RedShoes (Accessory), MenEater (Dancer Knife)

Monstros: Ninja, AvisDragon, Death Claw, SwrdDancer, Fury, Bodyguard, MithrilDrgn, Arage, Blind Wolf, Magic Drgn

A primeira coisa a fazer aqui é equipar a habilidade Secret ou ter um Thief em seu grupo. Assim, poderá ver as pontes invisíveis da torre flutuante. Os inimigos já são mais complicados, AvisDragon tem um HP relativamente alto e usa com freqüência Breath Wing que causa em torno de 450 HP de dano em todo seu grupo. Para lutar contra ele sugiro usar Avis (Bow) causa 3500 HP de dano ou controlá-lo (Thunder ou Breath Wing lhe causarão 1700 HP de dano). Por sua vez, Ninja tem um elevado Evade. Utilize X-Fight ou Aim para atingi-lo com certeza (as magias Flare ou Meteo também darão conta). No mais, apenas siga em frente até chegar na porta que leva para o castelo. No castelo, as coisas realmente começam a ficar difíceis, pois há vários inimigos de respeito e chefes para enfrentar. Iron Giant tem 18000 HP e uma defesa considerável. Ele é fraco contra Water. Uma excelente opção para atacá-lo é a Ability Terrain do Geomancer. Usando esse comando, seu personagem, em geral, usará Sonic Boom tirando um percentual elevado do HP de Iron Giant (9999 HP no primeiro ataque). Quando os valores tirados com Sonic Boom ficarem baixos, use Flare para acabar com ele. Outro problema é a formação de batalha que tem dois Death Claw e dois SwrdDancer, é uma dor de cabeça a parte. Death Claw usa a técnica Death Claw que paralisa e deixa seu HP com apenas um dígito. SwrdDancer, por sua vez, pode usar a técnica Dance of the Death que causa o Status Zombie (pode apenas ser curado com HolyWater). A combinação de ataques é muito perigosa e não se espante se seu grupo for aniquilado. Para reduzir as dificuldades, equipe qualquer AngelRng (Accessory) que possua, pois, dessa forma, evitará o Status Zombie. Opte por exterminar SwrdDancer primeiro, já que o seu HP é mais baixo que o de Death Claw, use a magia Flare ou outro ataque poderoso para liquidá-lo. Quanto à exploração do castelo, logo que entrar estará no primeiro piso nele haverá duas escadas no centro da sala, uma que sobe e uma que desce. A que sobe leva para uma porta trancada. Então, não adianta subir. Nas laterais, existem duas portas de cada lado uma em frente à outra que levam para salas anexas. As portas de baixo levam para salas com baús, as de cima levam para salas que não têm nada. Esse é o layout básico do primeiro piso. Sugiro primeiro descer a escada central, para chegar até o Save Point. Você vai chegar na masmorra do castelo. Cada um das criaturas que aqui estão presas é um chefe, ou quase isso, com o qual terá de lutar. Enfrente primeiro a que está cela inferior esquerda, pois somente assim terá acesso ao Save Point. Uma vez preparado, aproxime-se de Apocalypse e responda sim para sua pergunta.

Primeiro Chefe do Castelo Flutuante

Apocalypse: Lv. 57, HP 27900, ABP 22, Item DarkHood (Helmet), Ponto Fraco Poison

Esse chefe usará muitas Blue Magic tais como: Goblin Punch, Big Guard, Aero2, Time Slip, Dark Shock, Condemn, L.2 Old, L.4 Gravity2, L.5 Doom, Roulette, Missile, Emission, Mind Blast, Death Claw, White Wind e Flash. Isso faz com que ele tenha muitas opções de ataque. Além disso, pode aprender novas magias azuis. A forma mais simples de enfrenta-lo é ter um mago azul e usar Exploder nele. Ele aprenderá a técnica e, quase certamente, a usará. Um personagem morrerá, mas a batalha estará ganha. Se preferir lutar por métodos tradicionais, é bom tomar certas precauções ou a luta pode complicar. Forme um grupo com pelo menos dois personagens que possam usar magia branca do nível seis. Para atacar use Bio com magos equipando Poison (Rod). Isso garantirá 4200 HP de dano em média. Outros ataques que funcionam bem são: usar Excalibur (Sword) com a habilidade BothHand ou a magia Holy com Sage (Staff) equipado. Ambos acusam até 4000 HP de dano. GP Toss também funciona, porém não é tão eficiente causa 3300 HP de dano. Quando ficar com pouco MP, use Aspil em Apocalypse. Se algum personagem for atingido por Time Slip ou L2.Old, use a magia Esna o mais rápido possível para ele não perder seu poder de ataque. Caso Apocalypse use Big Guard, use a magia branca Displ nele. Você precisa ser rápido ou Apocalypse usará White Wind recuperando até 9999 HP (isso depende do HP que Apocalypse tiver quando usar a magia). Sem dúvida essa batalha é um bom desafio.

Após vencer Apocalypse, sugirá um Save Point. Tenha, então, seu merecido descanso. Agora vamos ao segundo chefe. A ordem realmente na importa, mas aqui enfrentaremos Catastroph. Ele está no canto oposto do Save Point, ao lado da porta da cela.

Segundo Chefe do Castelo Flutuante

Catastroph: Lv. 71, HP 19997, ABP 21, Item Soft

Outra batalha que não é fácil, porém bem menos complicada do que a anterior. Catastroph usa alguns ataques de respeito como Earth Shaker que pode causar até 1100 HP em todo seu grupo. Usa também Demon Eye que petrifica. Não bastassem os ataques, há as apelações: se usar Float para evitar Earth Shaker, Catastroph utiliza automaticamente Gravity 100 que anula o efeito de Float. Mas uma boa estratégia para derrota-lo pode ser baseada nessa particularidade de Catastroph. Entre na luta com Float em todo seu grupo. Quanto à equipe, tenha dois personagens que possam utilizar a magia Float e alguém que possa usar magia branca do nível seis. Faça o seguinte: os dois personagens que podem usar Float devem fazer isso durante a batalha inteira. Assim, Catastroph apenas utilizará Gravity 100. Os demais devem atacar. Bons ataques são as magias Holy, Flare ou Meteo. Pode usar também ataques físicos como Excalibur (Sword) com X-Fight ou BothHand, Holy (Spear) usando Jump ou mesmo GP Toss. Catastroph não vai durar muito.

Tendo derrotado Catastroph, fale com a garota presa. Ela lhe dará um estranho beijo de agradecimento. Agora só resta liquidar os inimigos das celas com baú. Se achar necessário, descanse e salve, você pode usar um Tent ao invés de Cottage, pois provavelmente não deve ter gastado muito MP (Tent enche apenas1000 HP e 100 MP). Vá até as celas e entre nelas.

Mini Chefes do Castelo Flutuante

AruteRoite: Lv. 58, HP 6000

Jura Avis: Lv. 61, HP 15000, ABP 11 (total da luta), Item DragnFang (Ingredient), Absorve Fire, Ice, Bolt

Nada complicado. Além dos cuidados tradicionais (usar Cure3 e ataques poderosos), é bom ter alguém que possa usar a magia Retrn no seu grupo, pois AruteRoite usa Circle que faz um personagem sumir da batalha. Se as coisas ficarem complicadas, basta utilizar Retrn. Use ataques fortes e não descuide da recuperação. Jura Avis usa Breath Wing, Thunder, Flame, Blaze que causam até 600 HP de dano em todos e Maelstrom que deixa com menos de um dígito de HP. Mas realmente não há segredos.

Pegue os itens e repare que há um baú no canto superior esquerdo. Você terá de dar a volta para chegar nele. Agora suba pela escada da cela no canto superior direito. Lembre de salvar antes, pois mais ainda está por vir. Continue subindo até chegar na parte externa do castelo. Aqui você pode encontrar Fury. Tenha cuidado com ele, pois usa a magia Death com alto índice de sucesso. Há outro inimigo que lembra um Samurai é Bodyguard. Ele tem a katana mais forte do jogo. Katanas à parte, vá para o lado oposto e desça pelas escadas para pegar o baú que faltou. Uma vez feito isso, volte para a parte externa e entre na porta central. Nessa sala, mais um chefe lhe aguarda (lembra da garota que salvou?). Estando preparado, continue em frente e tente sair pela porta do lado esquerdo até que a garota apareça.

Terceiro Chefe do Castelo Suspenso

Halicarnas: Lv. 97, HP 33333, ABP 20

Esse mestre tem alguns ataques de respeito, porém não será muito problemático. Ele usa muitas magias de efeito como Shell, Fast, Displ e Quiet. Porém, o pior de seus ataques é a magia Holy, causa até 9999 HP de dano. Ele vai começar a batalha usando Kurururu, transformando a todos em sapos. Use MaidnKiss ou a magia Toad para curar o Status Toad. Se usar Dynamo, que inverte a ordem de seu grupo, posicione-os novamente. Quanto a uma estratégia, sugiro equipar todos com WallRing (Accessory) ter um Chemist e alguém que possa usar Blue Magic. O personagem com Blue Magic deve recuperar os demais com White Wind. Se o HP dele ficar baixo, O Chemist deve usar uma HiPotion nele (vai recuperar o dobro, 1000 HP). Caso Halicarnas use Holy, a magia será refletida de volta causando-lhe 9000 HP de dano. Isso evitará outras magias também e, como seus outros ataques não são muito fortes, a luta ficará bem tranqüila. Quando ela usar magias como Shell e Fast, use a magia branca Displ para anular o efeito. Para atacar um Knight ou Samurai equipado com suas melhores armas e a habilidade BothHand vão bem. Se você tiver X-Fight, melhor ainda, opte pela segunda habilidade. Outros ataques efetivos são as magias Holy e Flare ou GP Toss (esse causa 6500 HP de dano). Um guerreiro particularmente efetivo para essa batalha, se você tiver pelo menos a habilidade X-Fight ou 2-Handed, é um Ler equipado com Excalibur, BraveBld, Masamune, Nimbus, Hiryuu ou outras armas poderosas. Equipe-o com Ribbon (Helmet) que evita Status Frog e com WallRing (Accessory) e terá um guerreiro quase invulnerável para essa luta. Agora é só liquida-la.

Após derrotar esse chefe, pode salvar e descansar, se achar necessário, pois a próxima parada é o último (acreditem!) chefe do castelo. Para chegar até ele saia pela porta que não podia entrar (à esquerda do trono).

Chefe Final do Castelo Flutuante

Twin Tânia: Lv. 39 (Lv. 30 quando estiver carregando Giga Flare), HP 50000, ABP 24, Item Tinker (Bell) se morto no nível 39, no nível 30 Murasame (Katana), Ponto Fraco Water, Holy

Essa é um confronto que exige planejamento, pois Twin Tania tem vários ataques poderosos. Ele usa Snowstorm (650 HP de dano em todos), Tidal Wave (900 HP de dano em todos), Atomic Ray (300 HP de dano em todos), Mind Blast (200 HP de dano em todos), Gale Cut (180 HP de dano em todos), Mega Flare (até 1200 HP de dano em todos) e Giga Flare (mais 3000 HP de dano em todos). Para derrota-lo há duas táticas básicas e as duas envolvem equipar WallRing (se não tem quatro WallRing ainda, roube de Fury). Muitos ataques são refletidos por esse item, menos Gale Cut, Snowstorm, Tidal Wave e Giga Flare. Assim os demais ataques causarão dano em Twin Tania. Entre na luta com magos brancos ou personagens que possam usar a magia Holy. Vai precisar também de um ou dois capazes de usar a magia azul White Wind para recuperar seu grupo (lembre que o HP deles não deve ficar baixo ou a magia azul não será eficiente). Então, entre na batalha e use apenas a magia Holy (equipar Sage Staff ajuda) não se descuidando da recuperação. Você vai causar de 7500 a 9999 HP de dano. Os ataques refletidos também lhe causarão dano, Mega Flare causa 4500 HP de dano. Dessa forma, apesar do alto HP desse chefe, é provável que o mate antes dele usar Giga Flare. Uma variação mais segura dessa estratégia é ter todos personagens capazes de usar magias com Break, Death, Odin ou Shoat. Observe que vai precisar dos WallRings e de White Wind. Nessa estratégia, inicialmente, não precisa atacar, apenas cuide da recuperação. Então, quando Twin Tania avisar que vai carregar Giga Flare, ele estará vulnerável. EÉ o momento de usar uma das referidas magias. Ele vai morrer na hora, porém precisa ser rápido, já que o tempo é curto. Se não for ágil nos comandos, ele usará Giga Flare e a morte é certa. Note que essa estratégia está de acordo com a dica dada na biblioteca quanto ao monstro que usa Giga Flare. Para ganhar tempo extra, sugiro diminuir a velocidade da batalha para o mínimo. Se não usar essas táticas e quiser sobreviver a Giga Flare, vai ter de usar alguns artifícios. Use personagens com alto HP como Monk e Samurai. Além disso, equipe HP +30% ou, com o a habilidade Drink, beba um Giant (Drink) quando seu HP estiver alto. Isso deve elevar seu HP o suficiente para sobreviver ao poderoso ataque. Finalmente, ataque com o que tiver de melhor. Mas as outras estratégias são bem melhores. Uma última dica, não e uma regra, mas em geral, ele usará Giga Flare depois de usar Gale Cut duas vezes em seqüência.

Depois de derrotar Twin Tania, pode voltar para salvar ou ir em frente. Agora você vai para a última área da Cleft of Dimension o Espaço.

Guia do Thief: roube Shuriken do Ninja, AvisDragon tem Trident (Spear) e, raramente, Artemis (Bow). Death Claw fornece normalmente Hero (Drink), mas às vezes fornecerá Thor (Axe). Roube Elixir ou Giant (Accessory) de Apocalypse. O último é um item exclusivo (só pode ser obtido com ele), mas é o seu item raro (a maioria das vezes conseguirá Elixir). Catastroph tem Elixir para ser roubado. Jura Avis tem TutlShell (Ingredient) e, raramente, Hiryuu (Spear). Bodyguard tem Cottage ou Nimbus (Katana). Essa é a melhor katana do jogo, mas é claro que precisa insistir para obtê-la. Fury tem WallRing (Accessory). Roube Light (Staff) de Halicarnas. Se roubar Twin Tania no nível 30 (quando carrega Giga Flare) obterá Giant's (Axe).

Guia do Blue Mage: Death Claw usa a Blue Magic Death Claw que pode ser aprendida. Com Apocalypse pode aprender as seguintes magias:

????, Big Guard, Aero2, Time Slip, Dark Shock, Condemn, L.2 Old, L.4 Gravity2, L.5 Doom, Roulette, Missile, Emission, Mind Blast, Death Claw e Flash (talvez haja outras magias azuis, porém essas foram as que ele usou contra mim). É de particular interesse a Blue Magic Big Guard, mas você terá de usar a magia Wall em Apocalypse para que possa aprende-la. Twin Tania usa Mind Blast que pode ser aprendido (mas terá outras chances).

127. Cleft of Dimension (Espaço)

Tesouros: Fuuma (Throw Weapon) x 3, Elixir, Ragnarok (Sword)

Monstros: K. Behemoth, CrysDragon, MindFlayer, Mover, Belfegor, Thing, Necromancr, Gorchimera

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDI4LmpwZw==

Sua jornada está chegando ao fim, porém ainda há alguns obstáculos até o confronto final com Exdeath. Os inimigos que vai enfrentar aqui darão apenas ABP e GP, nada de experiência. Esse é um ótimo lugar para aprender Abilitys. Mover que são três minúsculas esferas lhe darão 199 ABP e 150000 GP. Porém, para conseguir tudo isso, precisa derrota-los em um tempo determinado. Caso contrário, a batalha é interrompida e você seguirá seu caminho normalmente. Cada um deles tem 10000 HP. Use ataques potentes (Holy, Flare, Bahamut ou X-Fight) e poderá conseguir, mas tem de ser rápido. Agora dicas para enfrentar os inimigos daqui. Não use magias contra K. Behemoth ou ele contra-atacará com Meteo, use apenas ataques físicos. Por sua vez, Thing tem alto Evade. Portanto, para atingi-los use X-Fight ou Aim. Contra Belfegor use L.5 Doom, para elimina-lo instantaneamente. Quanto a MindFlayer, você pode controla-lo e usar seu comando Blaster para elimina-lo. Quanto ao roteiro, a partir daqui, serão plataformas flutuantes interligadas por tele-transportes. Na primeira plataforma pegue o baú e no tele-transporte reencontrará Gilgamesh. Essa luta é mais um evento do que batalha. Aproveite para roubar seu item antes dele ir embora. Você deve ataca-lo até que, finalmente, ele o reconheça. Na segunda plataforma, mais dois baús. Continue até o próximo tele-transporte. Na terceira área haverá um baú à esquerda e um mais à direita, mas não pegue o baú da direita ainda (veja a figura para ver qual baú). Ele é guardado por um inimigo terrível. Você voltará em breve para pegá-lo. Quando chegar no final da quarta plataforma, verá duas escadas, passe reto pela primeira continuando para a esquerda. No final, você encontrará um ponto de luz. É mais um chefe, o último antes de Exdeath.

Chefe do Espaço da Fenda Dimensional

Barrier: Lv. 44, HP 8800

Necrofobia: Lv.66, HP 44044, Ponto Fraco Holy, Poison, Earth, Water, Wind, Fire, Bolt, Ice

No início da batalha, só conseguirá atingir as quatro Barrier, Necrofobia estará invulnerável. Cada uma das Barrier atacará uma vez por turno com magias como Holy, Flare (ambas podem causar mais de 1000 HP de dano) e magias da série três (Fire3, Ice3, Bolt3) que causam em torno de 800 HP de dano em um alvo. Essas magias não podem ser bloqueadas com a magia Wall ou WallRing, pois já estarão sendo refletidas das próprias Barrier que têm Wall. Por esse motivo, você também não poderá ataca-las com a maior pare das magias. Felizmente, seu HP não é muito alto (8800 HP). A tática que sugiro para essa luta é usar a Blue Magic Big Guard logo que a luta começar (pode usar Fast2 também, mas não é tão importante). Se não tiver a referida magia, pode usar a magia branca Shell que também atenuará o efeito dos ataques de Barrier. Então, ataque com GP Toss (causa mais de 3500 HP de dano) ou Bahamut (aproximadamente 4000 HP de dano) para livrar-se rapidamente dos incômodos adversários. Após livrar-se deles, começará a luta com Necrofobia. Seu oponente começara sua ofensiva usando Flash (cure com Eyedrop). Ele atacará duas vezes por turno, usando dois dos seguintes ataques: Vacuum Wave (causa mais de 1000 HP de dano mais queda contínua do HP) ataques normais que causam até 800 HP de dano e Hurricane que deixa o HP de um personagem com apenas um dígito. Portanto, tenha cuidado com a recuperação de seu grupo. Felizmente, ele é fraco contra todos elementos, mas a minha sugestão é usar a magia Holy contra ele (causa pelo menos 7000 HP). Ataque-o até que fique com 10000 HP. Então, Gilgamesh aparecerá. A partir daqui, não precisa fazer mais nada (a não ser roubar o item de Gilgamesh). Após alguma conversa, Gilgamesh usará Exploder em Necrefobia terminando com a luta.

Ao término da batalha, surgirá um Save Point. Recupere-se, salve e volte para pegar a o baú com a espada Ragnarok.

Shinryuu (O Deus dos Dragões)

Shinryuu: Lv. 97, HP 55500, ABP 100, Item DrgnCrest, Absorve Holy Power

Agora saberá porque deixou essa batalha para mais tarde. Essa é uma luta tão difícil como a contra Omega. Apesar de não ser tão difícil de atingir Shinryuu como Omega, seus ataques são bem mais fortes. Um dos principais fatores a tornar essa batalha extremamente difícil é a grande velocidade de Shinryuu. Mesmo com a velocidade de batalha mínima, ele atacará com grande freqüência não permitindo muito tempo para escolher comandos. É claro que seus ataques poderosos formam uma combinação letal com sua agilidade. Os seus ataques são:

Tidal Wave - causa mais de 7000 HP dano em todos (absorvido por CoralRng).

Snowstorm - causa mais de 5000 HP em todos (Absovido por IceShld).

Ataques normais - causa mais de 5000 HP.

Atomic Ray - causa 2800 HP de dano em todos (Absorvido por FlameRng, Fire Shield e anulado por IceShld).

Roulette - Mata um alvo.

Maelstrom - pode atingir todos. Os afetados têm seu HP reduzido a um dígito.

Demon Eye - petrifica um alvo (evite com Ribbon).

Thunder - atinge todos, causando 1100 HP de dano.

Poison Breath - causa dano variável em todos, até 1000 HP, mais Status Poison (evite o Status com Ribbon).

L2. Old: causa Status Old.

L3. Flare: causa de 5000 a 9999 HP de dano.

Como pode ver, não é pouca coisa. Ele sempre inicia a batalha usando Tidal Wave que causa de 7000 a 8000 HP de dano e matará todo seu grupo se não estiver preparado. Para piorar, muitas vezes ele fará dois ataques por turno. O equipamento é o ponto chave da luta. Todos devem equipar, de preferência, CoralRng (Accessory) e IceShld (Shield). Além disso, quem puder deverá equipar Ribbon (Helmet) para evitar mudanças de Status. Provavelmente, não terá IceShld para todos. Nesse caso, equipe Fire (Shield) que também evitará alguns ataques. Há uma estratégia extremamente eficiente, porém exigirá que tenha habilidades e equipamentos bem específicos. Essa estratégia não é minha e, apesar de já estar bastante difundida nos vários walkthrough de Final Fantasy V, tenho razões para acreditar que seja de autoria de Tatsushi Nakao. Ela funciona bem, porém tem a desvantagem de exigir um preparo e equipamentos que muitos não terão disponíveis. Você vai precisar equipar apenas CoralRng em todos e ter de seis a oito Hiryuu (Spear). Equipe duas para cada um de seu grupo. Você pode obter as Hiryuu (Spear) que precisa roubando de CrysDragon. Ele normalmente fornece Elixir, mas, às vezes, obterá a poderosa lança. Para facilitar, tenha alguém no seu grupo que possa usar a magia Retrn. Então, se roubar um Elixir, basta usar a magia e tentar novamente. Voltando ao preparo de batalha, precisará ser máster na classe Ninja para ter a habilidade 2-handed (ou não poderá equipar duas Hiryuu por personagem). Faça um grupo com quatro Dragoon ou Ler (se tiver o comando Jump disponível para todos) e quando entrar na batalha salte com todos. Quando cada um cair causará de 8500 a 9999 HP de dano com cada lança e Shinryuu morrerá. Se não usar essa tática, as coisas complicam muito e vão depender um pouco da sorte. Para aumentar usas chances de sucesso sugiro os seguintes cuidados: equipe tudo que foi sugerido (Ribbon, CoralRng, IceShld*/Fire). Forme um grupo de Ler para poder equipar todos equipamentos. É bom ter dois dos personagens equipados com CoralRng, Ribbon e IceShld. Eles, de preferência, não devem ter níveis múltiplos de dois e três. Coloque-os recuados e dê Blue Magic para um e Jikku para outro. Além disso, ambos devem ter White Magic em nível máximo. Com esse perfil eles estarão bem preparados para resistirem a uma boa parte dos ataques de Shinryuu, devendo ser usados para reviver, curar, usar Fast2 e Big Guard. Os outros dois devem ser preparados para atacar. Boas armas pra atacar Shinryuu são: Hiryuu (Spear) Apollon (Harp). Dragon (Whip) e Nimbus (Katana) BraveBld (Sword) são apenas razoáveis. É melhor ter pelo menos duas Hiryuu (Spear). Preparado o grupo, assim que entrar na batalha, use Big Guard em sua equipe e Fast2 (isso é extremamente importante). Sempre que precisar, utilize Cure3 e Arise. Outras habilidades que podem ser úteis são X-Fight e 2-Handed. Caso Shinryuu use Big Guard, utilize Displ nele. Se alguém for afetado por L2 Old, use Esna para cura-lo o mais rápido possível. Ataque e defenda o melhor que puder. Há boas chances de vence-lo com esses cuidados se ele não usar uma combinação muito forte de ataques.

*Para obter mais IceShld enfrente Belfegor que, às vezes, deixa o escudo após a batalha.

Depois de vencer Shinryuu você ganha a poderosíssima espada Ragnarok. Agora volte, se recupere e salve o jogo, já que é hora do confronto final com Exdeath. Siga a escada no centro para o último tele-transporte. Ao chegar no local, avance e encontrará Exdeath. Ocorrerá um evento, ao término do qual, ainda terá uma última chance de preparar seu grupo. Uma vez pronto ataque Exdeath.

Guia do Thief: nos dois últimos encontros com Gilgamesh, roube os equipamentos do conjunto Genji o Genji (Shield) e a Genji (Armor). CrysDragon tem Elixir ou, raramente, Hiryuu (Spear); Barrier tem WallRing (Accessory); Necrofobia, Elixir. Embora esses não sejam itens de primeira linha, pode roubar FenixDown com K. Behemoth e HiPotion com Gorchimera.

Guia do Blue Mage: você pode aprender Mind Blast com Mind Flayer. Com Shinryuu é possível aprender Roulette, L.2 Old, L.3 Flare e Big Guard (você vai precisar dessa Blue Magic!). Parar isso, precisará usar Wall nele. Se controlar K. Behemoth poderá aprender a técnica ????.

128. A Batalha Final

Essa batalha pode ser considerada em duas etapas. Primeiro você enfrenta Exdeath propriamente dito. Depois, sua segunda forma, Neo-Exdeath.

Primeira Forma

Exdeath: Lv. 77, HP 49001

Essa batalha não é tão difícil assim. Exdeath usará vários ataques, mas nenhum deles atinge mais de um alvo, o que facilita muito as coisas. Entre seus ataques estão: Holy (2500 HP de dano), Flare (3000 HP de dano), White Hole (mata e petrifica), ataques físicos (até 1500 HP de dano). Embora alguns desses ataques possam matar um membro de sua equipe, não é nada que Arise e Soft não possam resolver. Porém, como não terá pausa entre uma forma e outra, é bom estar preparado para o pior, já que a segunda forma é bem mais difícil. È melhor formar um grupo com Ler ou Mimic, principalmente se você é máster em várias classes. Assim, poderá equipar uma maior quantidade de equipamentos e usar outras variações de habilidades. Quanto às habilidades, sugiro ter Jikuu (para usar Fast2, Quick e Meteo), Blue Magic (para usar Big Guard e White Wind), GP Toss, White Magic (principalmente para usar Cure3 e Arise) e Call (para usar Bahamut). Outra habilidades interessantes são X-Magic, X-Fight, Black Magic e MgcSwrd. Distribua essas habilidades da melhor forma que achar (tenha pelo memos dois personagens com White Magic). Os equipamentos são os tradicionais: Ribbon (Helmet), FlameRng (Accessory), IceShld/Flame (Shield), etc. Quanto às armas, BraveBld, Ragnarok, Excalibur, Nimbus, Hiryuu, Holy, Sage e Wizard são ótimas escolhas. Como essa é a última batalha, organize os itens deixando Elixir, FenixDown, Holy Water e Soft bem a mão. Contra Exdeath use as magias Holy, Flare e ataque com X-Fight. Holy com Sage (Staff) causa mais de 5000 HP de dano. Uma combinação particularmente efetiva é usar o comando X-Magic + (Holy + Quick) + X-Magic + (Holy + Holy) + X-Magic + (Holy + Holy). Você fará mais de 25000 HP de dano em um único ataque se tiver o Sage Staff equipado. Porém gastará muito MP. Nesse caso, use um Elixir quando precisar ou equipe Hairpin (Helmet). Há muitas combinações efetivas com essa série de comandos, por exemplo, você pode ressuscitar e recuperar três aliados mortos num único turno! Um Ler máster em Ninja com X-Fight e as espadas mais poderosas do jogo também fará, pelo menos, 12000 HP de dano em um mesmo ataque. Não esqueça de usar Big Guard e Fast2 logo que começar a luta. Mantenha também seu grupo com o HP alto, pois não haverá intervalo para o próximo confronto.

Depois de vencer Exdeath enfrentará Neo-Exdeath.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5maW5hbGZhbnRhc3kuY29tLmJyL2Zmcy9mZjUvaW1nL2RldDI5LmpwZw==

Segunda forma (são quatro partes):

Neo-Exdeath A: Lv. 81, HP 50000

Neo-Exdeath B: Lv. 83, HP 55000

Neo-Exdeath C: Lv. 67, HP 55000

Neo-Exdeath D: Lv. 86, HP 60000

Agora as coisas complicam sensivelmente. Se você tiver Big Guard e Ribbon (Helmet) equipado em todos, já é meia batalha ganha. Usando Ribbon você evita as alterações de Status e com Big Guard reduz o dano de Almagest pela metade. Ele usa vários ataques poderosos, sendo alguns múltiplos. Seus ataques são:

Flare - causa 2300 HP de dano (um alvo);

Holy – causa 2100 HP de dano (um alvo);

Vacuum Wave: mais de 2000 HP de dano e queda contínua do HP (um alvo);

Delta Attack: 1000 HP de dano e petrifica (um alvo);

Magias da Série 3 (Fire3, Ice3, Bolt3) : mais de 1000 HP de dano (um alvo);

Aero3: 1300 HP de dano (um alvo);

Almagest: 1600 HP de dano mais queda contínua de HP (atinge a todos);

Grand Cross: causa alterações aleatórias de Status (Zombie, Silence, etc) mais outras condições (Berserk, Slow, etc) atinge a todos;

Meteo: dano variável de até mais de 5000 HP (um ou mais alvos);

Comet: dano variável de até mais de 1600 HP (um alvo);

Maelstrom - reduz seu HP para apenas um dígito

Displ: anula magias de suporte (Fast, Big Guard, Shell, etc) um alvo;

Ataques normais: 1400 HP de dano (um alvo);

Durante a luta, tenha cuidado com a recuperação. Se alguém morrer ou Neo-Exdeath usar Displ que renove Big Guard e Fast, renove o efeito. Quando ele começar a tremer, estará preparando Almagest, portanto é hora de deixar o HP de seu grupo alto. O ponto chave da luta é atacar todos segmentos ao mesmo tempo, pois, quando apenas um restar, ele começa a atacar com grande freqüência usando dois ataques por turno. Nesse momento, ele começa a usar combinações de Meteo, Vacuum Wave, Comet e Maelstrom com efeito devastador e você dificilmente sobreviverá. Portanto, tente atacar todos segmentos de forma proporcional. Uma boa forma de fazer isso é usar GP Toss (3600 HP de dano) e Bahamut (4100 HP de dano). Você pode também fazer dois ataques no segmento de trás que tem HP mais alto, então, quando os demais morrerem, ataque o restante com toda força, pois já estará quase morto. A tática não é complicada e é eficiente. Após vencer Neo-Exdeath, resta assistir o final do jogo...

FIM DO DETONADO.

Uchiha_Kegles
Uchiha_Kegles