Detonado de xaprenildo para The Suffering de Geral
COMANDOS
Direcional digital: Selecionar equipamento
L3: Movimentar o personagem
R3: Movimentar vis?o em todas dire??es
X: A??o
Quadrado: Alternar vis?o entre 1? e 3? pessoa
C?rculo: Usar recarregador de HP
Tri?ngulo: Insanity Mode
L2: Recarregar arma
R1: Ataque / Tiro
R2: Pular / Subir em plataformas
Start: Abrir menu de jogo
Select: Abrir mapa
ARMAS
O arsenal de The Suffering ? bem interessante e diversificado. Al?m
delas, metralhadoras fixas com muni??o infinita, que ajudam bastante
quando ? preciso exterminar grandes quantidades de inimigos, tamb?m
podem ser encontradas.
Shiv: arma branca feita com um peda?o de ferro afiado. ? a sua
primeira arma no game e pode quebrar caixas e objetos que bloqueiam o
seu avan?o.
Fire Axe: um machado de inc?ndio muito eficiente e letal contra
inimigos de baixo n?vel. Tamb?m ? de grande efic?cia para arrebentar
objetos e passagens vedadas com madeira.
Revolver: a primeira arma de fogo encontrada no jogo. Possui baixo poder de destrui??o.
Dual Revolver: em vez de uma, Torque utiliza duas pistolas para enfrentar os inimigos.
Tommy Gun: uma metralhadora com alto poder de destrui??o. Extremamente eficiente contra inimigos de grande resist?ncia.
Shotgun: arma de dano incr?vel, principalmente quando disparada ? queima-roupa.
Flamethrower: um lan?a-chamas improvisado com pe?as encontradas. Seu poder de destrui??o ? bom contra qualquer tipo inimigo.
Flash Bang Grenade: uma granada de impacto que n?o causa dano, mas cega temporariamente os inimigos temporariamente.
Fragmentary Grenade: granada de fragmenta??o com uma zona de
impacto razo?vel. ? capaz de fazer grandes estragos ao acertar em cheio
um alvo.
TNT: bananas de dinamite com grande poder de destrui??o e alcance,
muito eficientes contra inimigos de grande resist?ncia ou m?ltiplos
alvos.
Molotov Cocktail: garantia de danos mortais. Cria labaredas que bloqueam a passagem de um inimigo por alguns segundos.
Gonzogun: arma secreta. ? uma galinha com ovos explosivos! Embora
seja uma brincadeira dos produtores, essa ? a arma mais poderosa e
eficiente de todo o game. O problema ? a escassez de muni??o
DETONADO
Cap?tulo 1 - The Worst Place On Earth
Quando a porta da cela se abrir, v? para o port?o principal e
assista ? uma anima??o. Outra cela se abrir? ao fundo. V? at? ela e
pegue a arma Shiv no corpo do detento. Em seguida, visite a Control
Station para pegar alguns itens e o Death House Map. Acione o bot?o
vermelho para abrir as celas e vasculhe-as para pegar alguns Xombium -
medicamento que recarrega HP.
No corredor adiante, siga para o norte e explore o Shower e a
Administration Room para coletar alguns itens. Volte para o corredor e
siga para o sul para ver outra anima??o. Entre na Control Room ao lado
para pegar mais alguns itens e aperte o bot?o vermelho para abrir
caminho. Mais adiante, ap?s a anima??o, enfrente o Slayer.
Ao venc?-lo, espere um instante para que um guarda saia do
banheiro. Aqui voc? toma sua primeira decis?o moral: mat?-lo ou
ajud?-lo.
?Matar: matar o guarda far? com voc? pegue a arma Revolver mais
r?pido. Feito isso, visite a Locker Room para pegar a Flashlight e
des?a pela escada do lado oposto. Um Slayer abrir? o port?o para voc?.
?Ajudar: evite acertar o guarda a qualquer custo. Visite a Locker
Room para pegar a Flashlight e siga o guarda. Ele abrir? caminho para
voc? e o ajudar? contra dois Slayers, por?m morrer? ao investigar a
sala. Aproveite para coletar a arma Revolver deixada por ele.
Visite a Infirmary, pegue alguns itens e assista ? anima??o. Ao
lado da Control Room existe uma passagem bloqueada. Use a Shiv para
quebrar a barricada e, mais adiante, puxe a m?quina de vendas para
chegar ao Foyer. Nessa ?rea, explore o banheiro e as ?reas de visita.
Siga para a passagem ao norte e puxe a est?tua para barrar o port?o
aberto. Entre na Control Station e um Slayer aparecer?. Mate-o e acione
o bot?o vermelho na Control Station para pegar o Carnate Island Map e
abrir outro port?o. No corredor seguinte, entre pela primeira porta ?
direita. Aqui voc? pode acionar ou n?o o bot?o da c?mara de g?s para
matar o guarda.
Volte ao corredor e entre na Control Station pr?xima da L-Chamber
para obter alguns itens e enfrentar dois inimigos. Agora, v? para a Gas
Chamber e aproxime-se da vidra?a para que um Slayer abra caminho para
voc?. Livre dele e dos demais, des?a a escada no final do caminho e
pegue alguns itens e a Death House Basement Map atr?s dela. Entre pela
porta azul adiante.
Cap?tulo 2 - Descending
Acione a alavanca para iluminar o lugar e coletar alguns itens.
Siga at? Boiler Room para conhecer Dr. Killjoy, Hermes e Horace. Mate
as criaturas at? encher a barra amarela e use o Insanity Mode. Feito
isso, entre para o corredor com ?gua quando a porta se abrir. Mais
adiante, depois que o Slayer fizer o cano de g?s vazar, gire a v?lvula,
usando o bot?o de a??o e movendo o bot?o L3.
Livre-se dos inimigos na sala do gerador e acione a alavanca ao
lado da porta para causar uma explos?o. Acione-a novamente para cortar
a for?a. Volte ? ?rea anterior para encontrar um local secreto e
coletar o segundo Revolver.
De volta ? sala do gerador, suba pelo arm?rio de metal ao fundo
e, no andar de cima, ven?a Marksman. Vasculhe o lugar e siga para o
Workshop. Consulte o mapa para chegar ao Solitary do lado norte e
exploda os cilindros para ter acesso. No corredor com uma caixa no meio
do caminho, puxe-a para a abertura na parede da esquerda e encontrar?
uma ?rea secreta (guarde bem este ponto). Abra a porta vermelha para
chegar na Solitary do lado oeste e acabe com os inimigos. Examine todo
o lugar e acione a v?lvula no pequeno corredor para abrir caminho at? a
?rea seguinte.
Depois anima??o, Horace aparecer?. Suba pela escada adiante,
colete a a arma Tommy Gun, des?a pela escada do outro lado para alguns
itens e suba pela escada fixa na parede.
Cap?tulo 3 - Slumber Of The Dead
Entre pela porta no final do corredor e assista ao monitor. Ao
t?rmino da anima??o, saia do local para encontrar um detento chamado
Dallas.
?Matar: mat?-lo s? contribuir? para fazer o final Evil.
?Ajudar: manter Dallas vivo tem duas vantagens: ele ser? seu guia e o ajudar? contra criaturas mais tarde.
Visite a sala da inje??o letal, pegue os itens que precisar e siga
para as plataformas do outro lado da pris?o. Explore o territ?rio e
entre na East Cell Block para ver outra anima??o.
Cap?tulo 4 - Abbott Prision Blues
Use a arma Shiv para destruir a barricada e empurre a caixa para
longe. Entre no banheiro, se precisar de itens, e explore a Locker Room
para conseguir o East Cell Block North Map. Se Dallas estiver com voc?,
ele encontrar? um Revolver e o ajudar? at? o final deste cap?tulo.
Saia pela porta do outro lado e, na outra Control Station, aperte
o bot?o vermelho para abrir as celas do T-Block. Explore as celas do
andar superior, des?a e repita o processo. Em uma delas h? um detento
apavorado. Seja qual for a sua escolha (mat?-lo ou deix?-lo em paz), os
inimigos Mainliners surgir?o.
Entre na pr?xima Control Station e aperte outro bot?o vermelho
para abrir dois port?es. Acione a alavanca na parede para fechar as
celas. Siga para o port?o que se abriu ? direita da Control Station,
assista ? anima??o e enfrente os inimigos. Entre pelo pr?ximo port?o
para ter acesso ao T-Block Showers. Os objetivos aqui s?o os seguintes:
fechar os chuveiros que encontrar aberto, evitando a chegada de mais
inimigos, e seguir rapidamente at? o caminho fechado com fogo. Ligue a
torneira para fazer a pia transbordar e apagar o fogo, ent?o visite a
Control Station ao lado para obter itens e o East Cell Block Yard Map.
Entre pela porta amarela para chegar em outra ?rea externa da pris?o.
Elimine os inimigos e explore o lugar at? encontrar duas caixas.
Destrua a menor e empurre a maior para perto do casebre. Suba nele para
alcan?ar a passarela que liga as torres de vigil?ncia. Depois da
anima??o, use a v?lvula para baixar uma escada de metal e entre na
guarita da primeira torre para pegar alguns itens e o East Cell Block
South Map. Entre pela porta azul no final da passarela e voc? chegar? a
outro ponto da pris?o.
No caminho, voc? encontrar? o file Flamethrower Instructions no
corpo de um detento (importante para poder montar a arma Flamethrower).
Atravesse a Library, dando a volta para evitar o g?s venenoso, e des?a
pelas escadas de acesso ao Level B. Explore a Infirmary e as demais
salas antes de seguir pelo corredor que vai ao V-Block. Assista ?
execu??o dos detentos e prepare-se para o primeiro chefe.
Chefe: Hargrave
A melhor t?tica vencer a batalha ? dividida em tr?s partes.
Primeiro, corra para o lado da sala onde Hargrave atira com uma
metralhadora fixa, assim ele n?o conseguir? acert?-lo. Mate os guardas
que aparecerem e aproveite o intervalo dos tiros para acertar o guarda
dentro da sala. Depois, quando Hargrave estiver sozinho, aproveite os
intervalos para acert?-lo at? ele sair. Logo que elimin?-lo, entre na
Control Station e assuma posi??o na metralhadora. Por fim, use-a para
triturar os in?meros Slayers que aparecer?o. Se Dallas estiver com
voc?, tome cuidado para ating?-lo.
Explore a Control Station para obter alguns itens e apertar o bot?o
vermelho para abrir caminho at? a Loading Dock. Suba na caixa de lixo
ao lado da entrada para chegar ao andar superior. Mais em frente,
visite o banheiro, para ter uma vis?o, e pegue o Recreation Yard Map na
Control Station.
Aperte o bot?o vermelho para libertar Dallas, caso ele esteja com voc?, e siga pela porta verde com a inscri??o ?EXIT?.
Cap?tulo 5 - No More Prisions
Des?a pela passarela at? o ch?o e explore cada canto da ?rea para
encontrar alguns itens. Procure ficar sob os holofotes para se proteger
dos Slayers, pois eles n?o suportam luz forte. No p?tio de recrea??o,
mate os inimigos e fique atento com as caixas de explosivo espalhadas
pelo local.
Na ?rea com arquibancadas, use a metralhadora fixa para acabar
com os inimigos. Avance mais um pouco, assista ? anima??o e localize o
corpo do guarda que caiu na cerca. D? a volta ao redor do fogo, obtenha
a Shotgun e entre no West Cell Block pela porta amarela do lado oposto.
Cap?tulo 6 - I Can Sleep When I'm Dead
Explore a Control Station para pegar o West Cell Block Map. Fa?a
uma visita ? segunda Control Station e aperte o bot?o vermelho para
abrir caminho. Se quiser, visite a outra sala de mesmo nome no final do
corredor seguinte para libertar os detentos das celas.
Entre no banheiro no outro extremo do corredor e v? para a Visitation em seguida.
Depois da anima??o, siga para a Lunch Room. Quando o inc?ndio
come?ar, abra a porta do outro lado e use a arma Shiv para destruir a
barricada. Gire a v?lvula para ligar os sprinklers. Elimine as
criaturas e puxe duas m?quina de vendas para tapar o ralo e fazer a
?gua escorrer at? o fogo.
Na Control Station seguinte, aperte o bot?o vermelho para abrir o
port?o e fique atento aos Noosemen. Destrua a barricada e siga para o
R-Block. Elimine as criaturas e visite a pr?xima Control Station. Abra
as celas de ambos os andares e tamb?m o port?o para a ?rea seguinte.
Dentro de algumas celas voc? encontra alguns Xombiums.
Siga pela passagem subterr?nea at? o S-Block. Volte pelo mesmo
lugar at? o R-Block e fa?a o segundo caminho, pela lavanderia. O
caminho termina no mesmo lugar do S-Block, ent?o suba para o andar
superior. Visite as celas, suba no beliche para chegar ao telhado e
pegue um file junto ao corpo.
Cap?tulo 7 - Everything Beautiful Is Gone
Des?a pela parte quebrada da grade de prote??o e acenda o holofote
ao lado da torre de vigil?ncia. Suba na guarita, pule para o telhado
adjacente e encontre um guarda atormentado embaixo da escada.
?Matar: ele n?o o ajudar? em nada, mesmo que voc? deixe-o viver.
?Ajudar: caso escolha ajud?-lo, sua preocupa??o ser? mant?-lo vivo. Assim, ele dir? para onde voc? deve ir.
Entre pela porta adiante e voc? chegar? nas muralhas. Ligue os
holofotes e mire a luz no caminho para impedir os Slayers. Repita o
processo com todos os holofotes e, no ?ltimo, mire no grande buraco,
que fica no campo de terra logo abaixo. Em seguida, jogue a caixa
dentro do buraco ao lado, para explodir a parede. Des?a pela escada e
desrua oa inimigos que surgir?o depois da anima??o.
Explore o campo para obter alguns itens e siga para o outro lado.
Se voc? manteve o guarda vivo, basta segui-lo at? o Communications
Building. Encontre o Quarry Map no local, suba pela escada de metal e
pule para o telhado vizinho. Des?a e entre pela porta pr?xima ao fogo.
Cap?tulo 8 - Darkest Night, Eternal Blight
Dentro do Workshop, elimine os monstros e explore o ambiente. Suba
pela escada de metal e continue pela porta amarela at? o cemit?rio. Na
estrada do lado oposto, alguns guardas atacar?o. Mate-os ou deixe que
os Slayers fa?am o trabalho.
Chegando na mina, entre no casebre para coletar itens, des?a pela escada e elimine os inimigos.
Entre na caverna adiante para ver pela primeira vez o inimigo do
tipo Burrower. No fim do t?nel, use a escada para voltar ? superf?cie.
Siga atrav?s do buraco na cerca.
Cap?tulo 9 - Oblivion Regained
Continue pela trilha at? outra caverna. Destrua as caixas com
explosivos e acione o detonador para abrir um novo caminho. Destrua a
barricada da passagem ao lado do detonador e assista ? anima??o. Escale
as pedras mais a frente e entre na caverna com mais explosivos e
inimigos. No final do t?nel, avance pela trilha e passe pelas cercas
arrebentadas para chegar em outro ponto da mina.
Mexa nos controles do guindaste e mova o bloco para derrubar a
pedra sobre o buraco na ?rea inferior. Des?a e elimine as criaturas.
Na ?rea seguinte, entre no casebre com caixas de explosivos e
destrua-as. Acione o detonador para abrir uma caverna. V? para o outro
lado dela e ven?a as criaturas. Continue pelo caminho adiante para
voltar ao ponto mais alto da mina e avistar um detento aprisionado no
alto das pedras.
?Matar: para obter o final EVIL, basta dar alguns tiros.
?Ajudar: guie o guindaste e posicione o bloco para que o detento use-o como plataforma.
Use o bloco do guindaste para criar uma plataforma do lado esquerdo
e siga por ela para chegar ao outro lado. Do outro lado, utilize o
outro guindaste e derrube a caixa d??gua para apagar o fogo. Entre no
t?nel adiante seguinte.
Cap?tulo 10 - You've Mistake Me For Someone Else
A trilha do outro lado do t?nel est? bloqueada, ent?o entre pela
abertura na grade e siga pela floresta. No muro com algumas pedras,
pule para o outro lado e procure o Asylum Map junto a um corpo. V? para
a tenda no meio do lago, siga para a Carnate Institution, elimine as
criaturas, explore os arredores, destrua a barricada e puxe a grade
para ter acesso ao estabelecimento.
Cap?tulo 11 - Hate The Sin, Not The Sinner
Para passar pelos port?es criados pelos projetores na conzinha,
elimine as criaturas e destrua o projetor para abrir a porta e subir um
lance de escada. Abra a primeira porta ao lado para encontrar um
guarda. Se quiser, torutre-o com um sess?o de terapia de choque. Visite
o banheiro no final do corredor e entre na Library. O guarda Sergei
estar? no local.
?Matar: Sergei est? b?bado e voc? est? armado...
?Ajudar: ele ? o guarda mais engra?ado que voc? pode encontrar
aqui. Para ajud?-lo, ligue o gerador e converse novamente com ele para
receber os agradecimentos.
Entre pela porta ao lado de Sergei e avance at? o Foyer. Depois da
anima??o, destrua os projetores que bloqueiam a passagem e v? para o
Theater. Mate as criaturas e destrua o suporte que tem uma corda
amarrada do lado esquerdo do palco. Quebre o vidro ao lado da porta
para pegar a arma Fire Axe. Saia pela porta dos fundos, entre no Dining
Hall e destrua a veda??o da porta para poder entrar na Kitchen. V? ao
Study e destrua outro projetor. Visite a ?rea ao lado do banheiro para
ver o alter-ego de Torque. Mexa na m?quina para apagar o monstro e
ent?o caia pelo buraco no piso. No por?o, elimine as criaturas enviadas
por Dr. Killjoy, procure e destrua o terceiro projetor. Feito isso,
puxe a grade para fazer as estantes tombarem. Entre pela porta adiante.
Na ?rea seguinte, encontre o gerador dentro da ?gua e drenar a
?gua, quebrando a veda??o ? esquerda. Ligue o gerador. Quebre a veda??o
da porta ao lado e suba. Volte para reencontrar Sergie, seguindo pela
Kitchen e entrando pela primeira porta que se abriu.
Volte ao Foyer e suba pela escada at? o segundo andar. Des?a no
elevador para pegar alguns itens e, em seguida, visite as quatro celas
para encontrar uma grade. Empurre-a para o lado da ?ltima cela e suba
ao sot?o pelo al?ap?o no teto. Siga para o fundo e gire a v?lvula uma
vez para abaixar uma m?quina que eletrifica a cerca. Depois da
anima??o, elimine as criaturas, entre pela passagem do outro lado da
cerca e puxe a grade com o projetor dentro, para deslig?-lo. Mais ?
direita, destrua o outro projetor escondido. V? para o Foyer e siga
para o Operations Theater ao lado.
Chefe: Dr. Killjoy
Para vencer a batalha voc? deve destruir cinco projetores. Tr?s
deles s?o ?bvios. O quarto fica da grande, ent?o arrebente a corda que
a sustenta. O ?ltimo est? no andar de cima. Tome cuidado com os Slayers
e lembre-se: enquanto os holofotes estiverem acessos, eles continuar?o
ressuscitando.
Ao fim da batalha, acione a m?quina central e fique embaixo do
feixe de energia. Use um disparo contra seu alter-ego aprisionado para
encontrar a sa?da.
Cap?tulo 12 - A Lonely Place To Die
Siga pela estrada al?m dos port?es, explore a mata em ambos os
lados do caminho. V? pelo lado direito, encontre os restos de uma casa,
suba na lareira quando Torque ficar cercado por chamas e alcance o
telhado. Ao chegar na ponte, des?a na ?gua e acompanhe a correnteza
para encontrar alguns itens.
Depois da primeira ponte, des?a at? ?gua parada e encontrar? duas
cavernas. O da direita d? em uma ?rea com itens para a cria??o do
Flamethrower, porem voc? precisar? ser r?pido para n?o morrer com g?s
venenoso. No outro, voc? encontra muita muni??o.
Avanc at? a ponte quebrada e procure por uma caminhonete ?
direita. Mexa no macaco para fazer o ve?culo tombar e continue por cima
dele, acompanhando a correnteza do rio atrav?s da caverna para chegar
em uma pequena praia.
Volte ? ponte destru?da e use a caminhonete para chegar do outro lado.
Cap?tulo 13 - Dancing At The Dawn Of The Apocalypse
Continue pela at? encontrar o detento Clem.
?Matar: n?o h? segredos, basta puxar o gatilho se quiser fazer o final EVIL, mas saiba que assim perder? um mapa.
?Ajudar: para ajud?-lo, v? at? o compartimento do navio destru?do,
derrube dois barris de ol?o e atera fogo usando um Molotov Cocktail.
Cumprindo a tarefa, o detento lhe entregar? o Clem's Map, um mapa que
mostra as paredes que podem ser destru?das com o Fire Axe na ?rea
seguinte.
Siga ? praia para conhecer o inimigo Fester, que s? sofre dano por
fogo ou explos?es. Se voc? explorou cada ambiente at? agora, o
Flamethrower dever? estar dispon?vel em seu arsenal. Explore bem o pier
e siga pela praia para chegar ao navio quebrado.
Se Clem ainda estiver vivo, ajude-o a derrotar todos os inimigos
para chegar ? sua jangada. Proteja-o dos ataques at? que um Fester
arrebente uma grade no fundo no navio quebrado. Siga por ela e suba na
plataforma em frente. No final, atire na plataforma com dois barris e
lance umMolotov Cocktail na ?gua para impedir a apari??o de novos
inimigos. Suba na plataforma do lado oposto para chegar no conv?s do
navio. Procure por itens e siga para o cano do esgoto mais adiante.
Cap?tulo 14 - Surfacing
Depois do dial?go, voc? dever? ser r?pido para encontrar a escada
ou ser? atacado por ratos. Fa?a o seguinte caminho: vire ? esquerda,
direita, direita e esquerda. Na Pumping Station, elimine as criaturas
no corredor e destrua as barreiras de madeira na parede usando o Fire
Axe. S? n?o fa?a isso se houver cilindros por perto. Chegando na sala
de muni??o, elimine mais inimigos e gire as tr?s v?lvulas para abrir as
grades em frente. Ande at? a Death House Basement, na Solitary do lado
oeste.
Se quiser coletar a arma Gonzogun, v? at? o ponto na Solitary do lado norte (comentado no Cap?tulo 2) para encontr?-la.
V? para o Workshop e siga para o sul at? o ponto onde voc? viu o
guarda ser fuzilado. No port?o ? direita, encontre Horace, que pedir? a
sua ajuda e abrir? o port?o. Depois disso, abra a porta azul no final
do caminho.
Cap?tulo 15 - An Eye For An Eye Makes The Whole World Blind
Suba o lance de escada e entre na Witness Area pr?xima da Electric Chamber.
Chefe: Horace
H? cinco caixas de for?a no local, e s?o elas que voc? ter? de
destrur. Por?m, elas est?o protegidas por esferas de energia. Al?m
disso, Horace, que fica no centro, emite ondas el?tricas. Pule para
evit?-las e logo as esferas de energia sumir?o. Aproveite esse momento
para destru?-las. Se estiver com a Gonzogun, um tiro ? o suficiente.
Quando um cabo de for?a se soltar, mantenha-se longe dele.
Posicione-se para repetir o mesmo processo, corra at? o gerador e
desligue a chave principal assim que todas as caixas estiverem
detru?das.
Siga atrav?s da Gas Chamber, entre pela porta no final do corredor
e suba pela escada para o B-Level. De l?, fa?a o caminho at? o D-Block,
o conjunto de celas onde voc? come?ou o game. Assista ? mais uma
anima??o, pegue o file Killjoy?s Diagnosis, indicado pelo projetor,
acabe com os inimigos e siga pela abertura na parede. Des?a pela escada
do lado de fora da Locker Room e siga por outra passagem para sair da
pris?o mais uma vez.
Cap?tulo 16 - Who Wants To Deny Forever?
Aqui, voc? pode tentar salvar dois guardas, antes que eles sejam atacados por Festers.
Entre na torre de vigil?ncia e siga pela passagem ? direita para
voltar ao p?tio de exerc?cios. V? para o Communications Building e para
a Lighthouse em seguida.
Vasculhe o ambiente, saia do recinto e siga pelo port?o que se
abrir? ? sua direita. No p?tio, elimine os Festers, use a metralhadora
fixa para acabar com o grupo de inimigos e entre pela porta mais
adiante.
Cap?tulo 17 - Death Be Not Proud
Nos limites da pris?o, posicione a caixa ao lado da casa pr?xima e
suba no telhado. Usando a metralhadora fixa, aniquile os inimigos no
ch?o e exploda o motor do ?nibus para arrombar os port?es. Des?a, suba
no ?nibus e saia da penitenci?ria.
Siga pela estrada e avance at? avistar um acidente de carro, onde Hermes aparecer?.
Quando chegar ao ponto bloqueado da estrada, des?a pelo caminho de
rochas ? direita. Investigue a margem do rio e volte para a estrada. V?
para a casa ? esquerda, encontre alguns itens e livre-se dos inimigos.
No lado oposto da estrada h? um t?nel bloqueado. O jeito ? seguir pela
floresta ? direita at? chegar em uma clareira. Use a metralhadora fixa
para matar os inimigos e, feito isso, explore outros dois pontos
importantes do no game. Na mata ? esquerda, procure por um casebre.
Suba por ele e continue at? o local com um avi?o ca?do.
Siga o caminho normal e continue sua jornada atrav?s de uma caverna. Ao longo do caminho, um detento atacar? com bombas.
Cap?tulo 18 - Single Bullet Theory
Na caverna, mantenha-se ? direita e siga as luzes acessas que
encontrar no caminho. Quando chegar no trecho fechado por estalagmites,
volte para a c?mara anterior e suba na plataforma ? direita para
continuar seguindo a trilha deixada pelo detento.
No final do caminho, entre pelo al?ap?o acima para chegar ao Fort
Maleson. Ao descer por um lance de escadas, colete alguns itens ao
redor e use a metralhadora fixa para explodir os cilindros embaixo da
escada. Com o caminho aberto, mate os inimigos e siga pela passagem na
caverna.
O detento que joga bombas em voc? ficar? preso. Liberte-o,
puxando as caixas de muni??o para perto das estalagmites e
explodindo-as.
?Matar: o cara tentou mat?-lo e o caminho adiante ? linear. Se voc? busca o final EVIL, ? hora de dar o troco!
?Ajudar: se voc? aceitar o cara como companheiro de fuga, basta segu?-lo e proteg?-lo ao longo do caminho.
Chegando em outro ponto da caverna, mais inimigos surgir?o. Mate-os e suba ao por?o da Lighthouse pela escada ao fim.
Chefe: Hermes
A primeira coisa a ser feita ? fechar os registros dos canos para
fechar o vazamento de g?s venenoso. Eles podem ser encontrados nos
cantos da ?rea.
Empurre a caixa sobre a grade no ch?o para junto dos tr?s canos
verticais. Ent?o, exploda os cilindros atr?s da tampa de um al?ap?o
para fech?-lo. Destrua tamb?m o suporte da corda para fechar outra
tampa. Assim, Hermes s? aparecer? em dois pontos: na segunda ao lado
dos canos verticais e em frente a caldeira.
Diante da caldeira existem canos com uma v?lvula que libera
vapor. Proteja-se dos disparos de Hermes e, quando ele aparecer diante
da caldeira, gire a v?lvula para empurr?-lo com o vapor. Quando ele
entrar na caldeira, feche a porta.
Siga pela passagem que se abrir? e suba pela escada.
Cap?tulo 19 - And A Child Will Lead Them
Saia da Lighthouse pela porta da direita e voc? encontrar? as
Infernas, crian?as que viram criaturas e deixam rastros de fogo no
ch?o. Fique o mais longe que puder das chamas e atire sempre que elas
pararem. Nesse momento, o guarda Ernesto o ajudar? contra as criaturas.
?Matar: o caminho a seguir ? linear, por?m Ernesto conhece alguns
atalhos que ajudam bastante. Se voc? quiser o final EVIL, mate-o mais
tarde.
?Ajudar: al?m de dizer o que voc? precisa fazer, Ernesto ?
extremamente prestativo contra as Infernas. Siga-o atrav?s dos atalhos
e ajude-o at? o final da jornada para que ele chegue at? o vilarejo e
ajude sua fam?lia.
Siga-o pela estrada rumo ao norte e voc? encontrar? um bloqueio.
Entre na casa ao lado para pegar alguns itens. Volte at? o ?nibus
parado diante da Lighthouse e siga a trilha ? esquerda na floresta.
Ent?o, vire ? esquerda no meio do mato para encontrar outra trilha, que
o levar? a um velho cemit?rio.
Destruindo as Infernas do local, volte para a trilha anterior e
encontre uma estrada que termina em uma muralha. Suba na torre de
vigil?ncia e use o holofote para iluminar o buraco de onde saem
criaturas, criando um inc?ndio que abrir? uma passagem na cerca.
Destrua as Infernas e acione a chave de for?a do gerador
principal. Volte para a Lighthouse, entre em uma trecho ? esquerda para
ver uma anima??o, prossiga at? uma caverna e salve, se quiser, os tr?s
detentos no local. Entre na Lighthouse adiante e suba at? o gerador.
Use o Fire Axe para arrebentar as travas nas engrenagens, gire a
v?lvula para ligar a for?a e siga para a casa ao norte e encontrar
Horace, que o ajudar? como prova de gratid?o.
Cap?tulo 20 - Last Breath Before Dying
Se Ernesto estiver vivo, ele ser? de grande ajuda no caminho
adiante. No t?nel mais adiante, ao ficar encurralado pelas chamas,
derrote os inimigos, suba pela plataforma de metal ao lado e uma
Inferna arrebentar? a grade. Exploda a caixa de muni??o sob o cano de
?gua e empurre a caixa sobre o ralo para que a ?gua escoe e apague o
fogo.
Na ponte quebrada mais adiante, Hermes aparecer? para ajud?-lo,
fazendo com que um ?nibus seja usado para a travessia. Saia da frente
do ve?culo e continue pela estrada adiante. Caso queir? pontos para o
final EVIL, elimine Ernesto agora.
Ven?a as Infernas e siga pelo caminho at? a docas para receber
uma dica de Dr. Killjoy. Ande at? a plataforma central para enfrentar o
?ltimo chefe.
Chefe: Unknow Fear
A primeira batalha ser? contra seu alter-ego. Exploda as caixas de
muni??o existentes no ambiente para facilitar. Se tiver muni??o, use a
Gonzogun, ou localize a metralhadora fixa sobre uma caixa. Abra o
port?o do cercado para chegar a ela e derrotar a criatura sem maiores
problemas.
A segunda parte do confronto ? contra voc? mesmo, portanto, n?o
atire ou cometer? suic?dio. Transforme-se em seu alter-ego para poder
atacar.
O ?ltimo inimigo ? imune a suas armas, ent?o, mantenha-se
escondido atr?s da pilha de caixas altas para se proteger das bolas de
fogo. A criatura tamb?m tentar? atra?-lo jogando um feixe de energia
roxa. Fa?a o seguinte para venc?-la: espere at? que ele apare?a no
ponto pr?ximo ? metralhadora fixa e destruir os port?es do cercado ao
lado. Quando ele sair, v? at? o cercado ao lado e mexa no painel do
guindaste para baixar o invento do Dr. Killjoy. Fique embaixo do feixe
de energia e voc? poder? fazer disparos. Basta acertar a esfera
vermelha da criatura algumas vezes.
Jogue mais duas vezes e fa?a os outros finais, assim, ter? todos os
segredos desvendados e as poss?veis conclus?es. Salve o seu progresso e
comece uma nova partida para jogar o Cap?tulo 0 - Waiting To Die, um
prel?dio do que aconteceu do lado de fora da penitenci?ria.