Detonado de VilleValo para Desperados: Wanted Dead or Alive de PC

#Detonado Detonado de Desperados: Wanted Dead or Alive para Computador. Publicado por VilleValo, em .

PARTE 1

MISSÃO 1 - An Old Friend

Objetivo: Roubar um cavalo e fugir.

Esta primeira missão é apenas um tutorial para Jonh Cooper. Assim que chegar à cidade encontre Big Bill e siga suas instruções para treinar com a colt, lançar facas e lutar (não deixe de pegar seu relógio musical). Tendo aprendido usar suas habilidades, use qualquer uma delas para eliminar o bandido que está ao norte no mapa; sele o cavalo e fuja pela ravina.

MISSÃO 02 - Southern Comfort

Objetivo: Escapar da fazenda com Samuel Willians

A missão é bastante fácil; tudo está a favor de Cooper: as plantações dão total cobertura a suas ações; os civis são cooperativos e os guardas não são um primor de inteligência.

Comece eliminando o guarda que bisonhamente lhe dá as costas logo no início da missão; esconda o corpo perto de onde está caído Sam. Entre pela porta lateral do depósito, suba para o segundo piso e corte a corda que segura o fardo de feno para eliminar dois oponentes; desça rapidamente para esconder os corpos atrás do depósito. Rasteje para dentro da plantação de trigo, enquanto estiver deitado ninguém perceberá sua presença. Aproxime-se da cerca do trigal onde os rancheiros montam guarda, aqui você pode agir de diversas formas, desde uma matança silenciosa com a faca ou um franco tiroteio, sempre usando o trigal como esconderijo; a forma mais divertida é programando a "quick action" para o uso do tiro triplo de Cooper eliminando os três guardas dessa área. Provavelmente o tiroteio irá criar algum alvoroço na fazenda, mantenha-se deitado na plantação e aguarde uns instantes até que tudo volte ao normal. Note que se for necessário você se esconder no milharal, não se aproxime muito do espantalho pois a revoada dos corvos irão atrair a atenção dos guardas.

Agora com tranqüilidade, pegue o corpo do Sam e leve-o para dentro do trigal. O próximo passo é abrir caminho para a sede da fazenda; usando a mesma técnica anterior mate os guardas que protegem o acesso à casa principal, não se preocupe em levar alguns tiros, a missão está quase acabando! O guarda que está no pequeno quiosque morre fácil com um lançamento da faca. Volte ao trigal e traga Sam para perto da sede da fazenda.

Para eliminar o guarda que está em frente a sede, use a estátua como proteção e o relógio distrair o guarda. Basta um tiro para matá-lo. Novamente pegue Sam e leve-o para perto do estábulo onde você deixou seu cavalo branco no início da missão. Reanime Sam com a água da cocheira, montem em seus cavalos e saiam a galope pelo mesmo caminho que usou quando chegou na fazenda. O guarda da guarita não conseguirá impedir sua fuga!

MISSÃO 03 - Smoke Signals

Objetivo: Abrir caminho pelo desfiladeiro

Missão do tipo tutorial. Aprenda como usar dinamite, amarrar um inimigo, usar a metralhadora e o barril de pólvora. Nessa missão Sam encontrará a serpente que irá ajudar muito nas suas missões. Para terminar o trabalho, pegue o barril de pólvora que está dentro da carroça que você destruiu com a metralhadora, coloque-o perto das rochas que impedem a passagem, estenda o rastilho de pólvora e detone o barril. Não se esqueça de ficar em lugar seguro da explosão. Montem em seus cavalos e sigam pelo desfiladeiro.

MISSÃO 04 - Hang'm High

Objetivo: Evitar o enforcamento de Doc McCoy

A primeira ação é retardar o enforcamento; ponha o padre fora de ação (que Deus lhe perdoe) com um soco e faça com que Sam o amarre - pronto a festa irá atrasar!

O guarda da ponte cai fácil no truque do relógio, mate-o com um lançamento de faca, esconda o corpo. O problema maior é o cowboy que sobe e desce da varanda perto da ponte, ele tem uma visão privilegiada e dá o alarme para qualquer ação suspeita. Não fique tentado a usar sua faca quando ele estiver na varanda, pois o que parece ser fácil vai lhe dar muita dor de cabeça pois você não conseguirá recuperar sua arma - a casa está cheia da inimigos. Você terá que usar mesmo é muita cronometragem dos movimentos para alcançar e se esconder em uma das casinhas que ficam na entrada da primeira rua paralela ao riacho. Nessa rua só existe um guarda que faz a ronda evite matá-lo com tiros, irá atrair muita gente! Eu tentei várias vezes usar a serpente, mas em todas as tentativas o desgraçado matou o bichinho. Com Cooper, nessa mesma rua, fique no meio da escada lateral da casa de dois andares, espere o guarda passar e atire sua faca; esconda o corpo dentro da casa.

Rasteje para o quintal onde está o barril de pólvora. Não se iluda com o sujeito que está dormindo - é inimigo! Mate-o logo antes que desperte. Esconda-se atrás da carroça. Busque Sam que continua escondido na casinha da entrada da rua, pegue o barril de pólvora, esconda Sam e o morto atrás da carroça

Agora teremos ação de verdade! Observe um casa onde tem uma criação de porcos, com uma escada, com um guarda no telhado e outro displicente sentado à sombra. À direita da pocilga uma mulher escandalosa irá delatar sua presença assim que ver alguma morte. Você tem a opção de colocá-la prá dormir com um soco, mas sinceramente não é necessário. A ação que proponho seria a seguinte: quando a mulher não estiver olhando, mate com a faca o guarda da sombra, corra e suba para o telhado, com sua colt mate o cowboy que está lá e deite-se rapidamente. Enquanto estiver deitado tiro nenhum lhe atingirá; nesse meio tempo a escandalosa já foi avisar os guardas e os tiros atrairão muitos inimigos que terão que subir a escada para lhe pegar... faça uma matança fácil quando eles estiverem subindo para o telhado; só aqui dá para eliminar uns 4 ou 5 inimigos. Quando as coisas estiverem mais calmas, desça do telhado, recupere sua faca e esconda-se dentro da casa de dois andares (a que tem a escada lateral onde você escondeu um corpo).

Vamos colocar Sam para trabalhar! Depois da limpa que Cooper fez, o caminho para a carroça do Doc McCoy (carroça verde) está liberado. Coloque o barril de pólvora perto da carroça e exploda tudo! Cuidado para não mandar pelos ares a escandalosa também. A explosão irá atrair os populares e alguns cowboys para ver o acontecido. Faça com que Sam encontre Cooper dentro da casa e saiam pela porta da frente direto na praça da cidade. Use as armas dos dois e mate uns poucos guardas que ficaram perto do patíbulo. Liberte Doc McCoy cortando a corda da forca e escondam-se novamente na casa ou dentro da Igreja.

Doc precisa recuperar seus pertences que estão no escritório do Xerife. Saiam da casa, ponha Cooper e Sam em posição de cobertura enquanto Doc entra na cadeia; o cidadão que está lá dentro irá acordar e pedir ajuda (se é que ainda existe alguém vivo na sua missão) que será eliminada por Cooper e Sam.

Seu grupo precisará de cavalos para fugir; existem vários espalhados, inclusive o do padre, lembra? O problema na hora da fuga são os inimigos que ainda estão dentro da casa perto da ponte e aquele cowboy do sobe e desce da varanda. Entretanto as coisa são mais fáceis agora pois você não precisa manter silêncio. Vá para casa perto da ponte sem notado, coloque Sam e Cooper de forma que Cooper dispare uns tiros para atrair os inimigos ou deixe ser visto pelo cidadão que irá dar o aviso; quando os cowboys saírem da casa Sam lança uma dinamite e pronto! Cuidado para não atingir civis. O caminho está livre; escolha seus cavalos e leve todo o grupo para fora da cidade pela trilha por onde o padre chegou.

MISSÃO 05 - Doc McCoy's Cabin

Objetivo: Pegar os equipamentos do Doc

Mais uma missão do tipo tutorial. Basta seguir as instruções para aprender os truques e habilidade do Doc: tiro de precisão, lançamento de bomba de gás, truque do balão com bomba de gás, cura, boneco, abrir travas e acordar pessoas inconscientes.

MISSÃO 06 - High Stakes

Objetivo: Libertar Kate O'Hara

Sua chance de sucesso nessa missão vai depender muito de quanto tempo você vai poder manter silêncio e não ser notada sua presença na cidade. Qualquer disparo irá chamar a atenção de muitos cowboys, além disso os cidadãos estão tremendamente tensos com a realização do campeonato de carteado na cidade e se perceberem alguém do seu grupo logo fogem aos gritos denunciando sua presença.

Assim que a missão começar, um intenso movimento estará acontecendo perto da entrada da cidade, onde você deixou sua montaria. Ladrões de cavalo irão fazer a festa com seus animais, mas não se preocupe em tentar detê-los, estranhamente eles os devolverão ao final da missão.

Parece óbvio que a pior idéia para chegar à barcaça e passando pelo centro da cidade, cheia de populares e guardas na rua do Hotel River View. O melhor caminho é em direção à Segunda entrada da cidade, a oeste, passando por trás do casarão da Union Pacific. Nesse trajeto é preciso eliminar 2 cowboys que fazem a ronda; tarefa fácil.

Os problemas começam a acontecer para atravessar a rua que é vigiada por dois guardas que ficam nas sacadas das casas da rua do Saloon, constantemente movimentada pelos cidadãos. É possível com uma boa cronometragem chegar à lateral do Merchants Café, perto da entrada da cidade onde é um local seguro e estratégico para planejar suas ações.

O primeiro passo é por a nocaute e amarrado o cidadão que entra e sai do Cafe, depois é hora de cuidar do guarda da sacada menor, à esquerda. Leve Doc e Cooper, protegidos pela marquise, até perto da esquina. Existe uma posição onde Doc consegue lançar uma bomba de gás sem ser visto pelo guarda. Faça isso e antes que o cowboy retome a consciência Cooper deve entrar na casa e eliminar o pobre desacordado. Provavelmente o segundo guarda da outra varanda (varanda maior) irá notar sua movimentação, mas ele não tem ângulo de tiro para lhe acertar, apenas ficará em alerta e chamará reforços. Basta que você permanece quieto dentro da casa até que as coisas se acalmem.. Não se esqueça de retornar com Doc para a lateral do Cafe enquanto Cooper faz o serviço. Retorne Cooper para junto de Doc e Sam assim que puder.

Próximo passo é eliminar o guarda fixo seguindo pela esquerda da casa da varanda pequena. Note que atrás do Merchants Cafe tem um quintal; Sam deve colocar a serpente no passeio do Cafe enquanto Doc rasteja para quintal. Posicione Doc de forma que ao se levantar seja visto pelo guarda. Assim que o guarda perceber a presença do Doc você deve deitá-lo novamente e protegê-lo dos tiros; o guarda terá que dar a volta pela para pegar Doc. Se o truque da cobra falhar, Cooper estará pronto para receber o inimigo com um soco na cara! Pronto o grupo todo pode agora, com tranqüilidade, sair do esconderijo, passar pela esquina à esquerda, em frente a pequena varanda e entrar na simpática casa da esquina da longa rua que dá acesso ao cais.

A rua que leva ao cais é vigiada por apenas um cowboy, que faz um demorado percurso pela rua até a barcaça. Dar disparos aqui poderá ser fatal, a quantidade de guardas que vigiam o local é muito grande. Note que na rua existe uma depressão onde a visão do guarda fica prejudicada. Rasteje Doc até lá e aguarde a chegada do inimigo, no momento em que ele der as costas, lance a segunda bomba de gás, logo e seguida Cooper faz a matança. A rua estará então liberada até bem próximo ao cais, onde estão dois cidadãos conversando.

Por via das dúvidas, ponha estes dois proseadores para dormir e bem amarrados. Eles não criam muitos problemas, mas estarão sempre colocando os vigias da barcaça em estado de alerta.

Na beira do cais, tem um guarda displicente de costas que é facilmente eliminado pelo Cooper se ele aproximar-se silenciosamente. Não se preocupe em esconder o corpo, pois o guarda que faz a ronda em frente a barcaça não tem visão nesse ponto do cais.

Agora vem uma ação divertida: posicione Sam nas sombras da casa perto de onde estavam os dois cidadãos de conversa. Retire Cooper do cais e coloque-o em segurança. Leve Doc para junto de Sam. Quando o guarda rondante possibilitar, faça com que Doc coloque o boneco na ponta do cais onde Cooper deixou um morto, rapidamente recue Doc para junto de Cooper. O guarda quando enxergar o boneco abrirá fogo e logo você terá um grupo de uns 8 a 10 guardas perto da pilha de troncos atirando loucamente na sua armadilha. Leve Sam para a posição onde possa jogar uma dinamite no grupo... a maioria morre na explosão, mas se algum ficar apenas desacordado traga Cooper prá terminar o serviço. As coisas ficarão movimentadas na cidade, muitos guardas começarão a vasculhar a cidade; abrigue seu grupo naquela simpática casinha lá no início da rua e espere um pouco para as coisas se acalmarem.

Tudo tranqüilo! Leve o grupo para onde está o espantalho e recupere-o. A situação agora é a seguinte: um pequeno grupo monta guarda na rampa de acesso à barcaça e outro grupo retornou as suas posições originais na região do Hotel River View. Use a pilha de troncos de madeira para entrar na barcaça pela proa, leve somente Cooper para dentro e suba correndo a escada para o deck superior, os guardas da rampa notarão sua presença mas não terão ângulo de tiro (se você for bem rápido). No deck corte a corda que prende o bote para causar um sério acidente na rampa. Rasteje Cooper para a popa da barcaça - não entre ainda na área das cabines.

Traga o resto do grupo para junto de Cooper. No caminho Doc recupera o boneco e pega mais um lote de bombas de gás que estão junto às caixas na proa da barcaça. Mantenha o grupo abaixado e com suas armas carregadas na popa perto da escadinha que dá para o cais. Aconselho que salve o jogo nesse ponto.

Usando Doc, entre na área interna da barcaça, onde Kate está presa. Doc usando suas habilidades deverá arrombar a porta da cabine e retornar rapidamente junto de Cooper e Sam, pois ao ter aberto a prisão de Kate, um cabineiro deu o alarme e reforços estarão chegando ao cais. Esses reforços irão subir a escadinha e como você está bem posicionado, irá recebê-los, um a um, com uma boa salva de tiros. Vários inimigos irão morrer e formar uma pilha de corpos na popa da embarcação. Quando a barra estiver limpa, leve Cooper para resgatar Kate.

Entre na cabine e corte as cordas que amarram Kate O'Hara.Retire todo o grupo, agora com 4 personagens, pela proa passando pelos troncos de madeira. Percorra o mesmo caminho de volta aos cavalos. Não encontrará problemas, se você fez tudo de acordo com esse roteiro, o caminho está livre. Qualquer imprevisto basta esconder e esperar o melhor momento para retomar a fuga; evite abrir novos tiroteios pois ainda existem guardas na área do Hotel.

Monte em seus cavalos e saiam da cidade pelo mesmo caminho por onde entraram.

MISSÃO 07 - A Woman's Weapons

Objetivo: Atravessar a cidade

Simples tutorial para Kate O'Hara. Novamente siga as instruções para desenvolver as ações de: truque das cartas, sedução da liga, ofuscamento pelo espelho, chute, rastejamento silencioso e trocar de roupa.

MISSÃO 08 - Into the Lion's Den

Objetivo: Entrar no escritório do xerife

Muito bom esse mapa! Exige inteligentes estratégias.

Condição primária da missão é que NENHUM dos rancheiros deve ser morto, TODOS tem que estar fora de combate e amarrados.

A missão começa limpando a área externa da fazenda; todos os guardas que fazem a ronda caem facilmente no truque da sedução de Kate desde que não estejam em estado de atenção (amarelo ou vermelho). Elimine o guarda da guarita da entrada e aquele que faz a ronda leste e esconda-os dentro da guarita. Aqui vale um comentário: sempre esconda os rancheiros dentro das casas, pois se eles forem encontrados serão libertados. Usando Kate para seduzir, Cooper para atacar e Sam para amarrar vá eliminando todos os guardas da área externa. Quanto ao cavalo, não o deixe solto; esconda a montaria na entrada da ravina (onde começou a missão), pois ele poderá ser recuperado pelos rancheiros se o virem abandonado.

A maior dificuldade nessa missão é os dois guardas que vigiam a entrada da fazenda, pois eles sempre agem em dupla e não dão muita atenção para os truques da Kate; cuidaremos deles mais tarde, quando estivermos dentro da fazenda.

Deixe por último, perto da guarita da ponte, a oeste, no alto do morro, o dois rancheiros de costas; como eles não poderão ser envolvidos pela Kate, use Doc para lançar a primeira bomba de gás - é fácil! Confira no mapa se todos os inimigos externos estão fora de combate.

Agora é hora de aplicarmos outros tipos de truques. A idéia é atrair os guardas que estão dentro da fazenda para fora dos muros. Ponha todo seu grupo dentro da guarita da ponte; coloque o boneco do Doc ao lado do conjunto de cactos perto do muro, dispare um tiro com a buntline do Doc e corra para dentro da guarita. O tiro irá atrair os guardas do primeiro pátio da fazenda para onde você colocou o boneco, um grupo de atiradores irá se formar junto a ponte e abrirão fogo contra seu despiste (mesma estratégia que usamos anteriormente no cais), saia com Doc da guarita e lance a segunda bomba de gás; amarre e esconda os corpos na guarita. Note que com essa estratégia eliminamos o problema de entrar na fazenda, pois o rancheiro que vigiava a entrada alternativa (veja no mapa a seta dupla verde) foi posto fora de combate.

Mantenha o boneco no mesmo local, repita a estratégia, agora dando um tiro mais ao norte, junto ao muro do segundo pátio; lance a terceira bomba de gás no novo grupo que saiu da fazenda. Por isso é que devemos esconder os corpos e o cavalo, caso contrário eles seriam libertados pelos rancheiros que saem da fazenda.

A situação agora é a seguinte: dois guardas na entrada principal da fazenda, um sentado perto dessa entrada; dois sentados perto dos estábulos e talvez um fazendo a ronda no segundo pátio. O trabalho todo agora é com Cooper. Faça com que ele entre tranqüilamente escalando o muro da fazenda (seta dupla verde no mapa) e aguarde enquanto Sam, Kate e Doc se escondam na guarita da entrada.

Sempre caminhando para não fazer barulho, posicione Cooper perto do rancheiro que está sentado junto a entrada principal; programe uma "quick action" para esmurrar o guarda sentado, caminhar até o primeiro guarda da entrada e nocauteá-lo, correr para o segundo guarda e desferir outro soco. Feita a pancadaria traga Sam para amarrar os três; esconda os corpos. Nessa ação pode ser que Cooper leve um tiro não fatal, não se preocupe, Doc tem o remédio que você precisa!

Se você está seguindo meu roteiro só faltam os guardas dos estábulos. Entretanto, se ainda tiver o guarda de ronda no segundo pátio, use qualquer truque para atraí-lo, das cartas, da liga, do espelho ou do boneco.

Com toda calma do mundo leve Doc para pegar mais bombas de gás que estão no depósito por onde Cooper entrou na fazenda (cruz amarela no mapa).

Nos estábulos a coisa é bem simples: jogue uma bomba de gás, ou se preferir um pouco mais de emoção leve Cooper e Kate para perto dos guardas e programe um soco e um chute... moleza! Na seqüência Doc deve pegar a mala de ferramentas e Sam o barril de pólvora.

Deixe Kate na área dos estábulos; leve o resto do grupo para o primeiro pátio da fazenda; entre com Doc e Cooper em um dos cômodos; Sam deve colocar o barril de pólvora na porta de entrada da sede da fazenda e explodir (note que Doc não consegue arrombá-la). Esconda Sam.

Intensa movimentação dentro da sede; os guarda tomam posição de defesa. Se você estiver com pressa de terminar logo a missão, basta ir com Doc rastejando pela entrada da sede, lançar uma bomba de gás no primeiro e no segundo guarda que estão nas barricadas, pegar mais um lote de bombas e lançar sobre os dois guardas que estão atrás das colunas e a última bomba jogar no guarda que está na escada e ainda sobra tempo para Sam amarrar os cinco.

Mas se você está procurando um pouco mais de emoção faça o seguinte: Coloque o boneco do Doc onde estava o guarda sentado junto a entrada principal da fazenda, leve Cooper para fora da fazenda e dê um disparo perto do muro para que os guardas da barricada e o da escada ouçam e saiam de suas posições, eles serão enganados com truque do boneco e novamente uma bomba de gás resolverá o problema. Você pode ainda brincar com a dinamite do Sam jogando de forma que apenas atordoe os guardas; é arriscado mas é divertido; combine essas idéias e encontre a forma que mais lhe agradar.

Estamos nos momentos finais e interessantes do jogo. Suba para o varandão da sede com o Doc e abra a porta de entrada para o escritório do xerife... surpresa, mais dois guardas muito bem posicionados dentro da sala escondidos atrás da mesa! Situação complicada mas o desfecho é divertido: posicione Cooper perto da porta com sua colt engatilhada, observe o lustre da sala, aponte a arma para ele, note que a mira se torna dupla (verde/vermelha) mostrando que Cooper pode usar o movimento de rolar e atirar. Agora o grande final: Peça a solitária Kate para dar um disparo lá nos estábulos, os guardas irão olhar pela janela para verificar a situação e é esse o momento que Cooper rola e dispara no lustre que despenca em cima dos inimigos. Sam entra na sala e amarra os dois enquanto Cooper caminha para o escritório do xerife.

MISSÃO 09 - Like a Thief in the Night

Objetivo: Roubar todos os cavalos e libertar o prisioneiro

Silêncio é a palavra mágica nessa missão.

Essa é uma missão trabalhosa; os inimigos estão em constante estado de alerta e instruídos a informar qualquer fato estranho no acampamento ao Pedro, líder do bando, o que resultaria em fracasso da missão; portanto sob hipótese nenhuma você pode ser descoberto.

Testei inúmeras estratégias para resolver o início da missão, acredito que tenha desenvolvido uma forma rápida e eficaz. A situação é a seguinte: 3 guardas fazendo ronda, 2 fixos conversando e 1 dormindo, qualquer um deles poderá ser o seu delator. A ação proposta consiste em: primeiro rastejar Kate atravessando o riacho e posicionando-a na parte direita do terreno, fora do alcance de visão do primeiro vigia; numa segunda ação rastejar Sam para a parte de terreno rochoso entre as árvores - essa é a grande estratégia, pois quando o primeiro vigia passar perto do Sam ele ficará em estado máximo de alerta, desconfiado da situação, procurando o intruso, com isso ele ficará fixo na posição de guarda. O terceiro movimento e colocar Cooper no canto esquerdo do terreno, perto do guarda adormecido, fora do alcance de visão do segundo vigia. O quarto passo exige paciência, pois você precisará rastejar Kate da sua posição para trás do primeiro vigia que agora está fixo e alerta; qualquer barulho denunciará sua presença; não faça qualquer movimento com Sam. Conseguindo esse posicionamento sugiro que salve o jogo.

Agora é hora da ação: programe um "quick action" para Kate chutar o primeiro vigia e Cooper matar o vigia que dorme e correr para junto de Kate. O segundo vigia verá o corpo do companheiro junto a árvore e irá verificar a situação, Cooper só terá uma única chance para matá-lo antes que ele dê o alarme; morto o segundo vigia, faça Doc correr em direção do terceiro vigia e da dupla que conversa animadamente e lançar uma bomba de gás quando os três inimigos restantes estiverem juntos. Parece fácil mas exigirá extrema coordenação e cronometragem dos seus movimentos. Mais uma dica, não tente usar o truque da serpente, eles a matarão e o tiro será uma forma de alarme.

Daqui prá frente as coisas serão mais fáceis, finalizaremos a missão contando apenas com o trabalho de Kate e Cooper. No novo trecho de mapa temos: 4 vigias rondantes, 4 fixos, 1 na torre e 2 ao lado da torre. O primeiro rondante, que chega bem perto do riacho morre pela curiosidade; deixe que ele perceba a presença de Kate (não precisa usar o truque da sedução), ele irá atravessar o riacho para investigar, vá recuando Kate até que Cooper o mate pelas costas. O mesmo truque deve ser aplicado ao segundo rondante e ao primeiro guarda fixo perto do riacho. O gordo de jaqueta azul morre com um lançamento de faca do Cooper. Os outros dois rondantes de camisa branca caem no truque da sedução. Um pouco mais à frente vemos os dois guardas fixos, um gordo de camisa rosa e outro de jaqueta azul; trabalho simples para Cooper; chegue bem próximo do guarda sentado, lance primeiro a faca no guarda de jaqueta azul e imediatamente esmurre o de camisa rosa. O caminho esta livre até a torre. Mate primeiro o vigia da torre, desça e traga Kate para a base da torre, ataque com Cooper e Kate, simultaneamente, pelas costas os dois guardas fixos ao lado da torre (na realidade nem é necessário matar esses dois, mas por diversão...)

Observe um guarda solitário que vai até ao final da estrada e volta ao acampamento. Use Cooper para matá-lo quando estiver longe do acampamento. Esta foi a última morte na missão, não precisaremos eliminar mais ninguém. Traga todo o seu grupo para a clareira ao norte, ao lado da estrada.

Leve Cooper para o estábulo, corte a corda, pegue uma sela, sele um cavalo, lace outro, retire a parelha do estábulo e entregue para alguém da sua equipe. Faça isso mais 3 vezes, portanto serão 8 cavalos roubados, sendo 4 selados e 4 laçados.

Para finalizar, com Cooper corte a corda que prende o soldado, esmurre-o e carregue o prisioneiro para junto da sua equipe que está esperando na área determinada (amarela) cada um com seu cavalo. Chegue na clareira sem ser visto e divirta-se com o desespero do Pedro, chefe do acampamento.

MISSÃO 10 - Lullaby for Four Aces

Objetivo: Capturar Sanchez

Belo cenário esse.

O mapa da fortaleza do Sanchez, além de bonito será demorado.

Comece levando todo o grupo para a base da montanha, no lado oposto onde começa a missão. Sempre caminhando pelas bordas da tela.

Cooper é o único capaz de escalar o paredão, faça a longa subida sem nenhum problema até chegar a pequena plataforma de onde se consegue infiltrar na fortaleza. Antes de descer para o telhado lance a faca no guarda logo baixo.

O trabalho de limpar a área dos telhados não tem dificuldade alguma, a faca de Cooper faz todo o trabalho, obviamente você não deve usar sua colt. Em certo momento, não entendi bem porque, um guarda sairá nervoso de uma das casa e começará a procurar Cooper. Não se precipite, espere ele se acalmar e fazer uma ronda normal (verde). Terminado com os 8 mexicanos nos telhados, mate os dois que ficam nas portas das casas ??? também é fácil, mas desta vez esconda os corpos. O caminho para o portão agora está livre.

Apenas o guarda sentado no meio do pátio vigia o portão, mas sua cobertura é muito falha... abra o portão e retorne para dentro de uma das casas. Com paciência, sempre andando, traga um por um da equipe para dentro da fortaleza onde está Cooper.

Leve Doc para pegar mais munição na caixa que está na pequena torre, mantenha Doc abaixado e fique atento ao guarda que vigia de longe a caixa.

Daqui prá frente teremos muito trabalho e pouca criatividade para seguir na missão. Usaremos inúmeras vezes o truque das cartas de Kate. Faça uma trilha de cartas que leve para perto das portas das casas onde o grupo está; lance uma carta para atrair o guarda vigia o portão, esconda Kate e deixe que Cooper termine o serviço e esconda o corpo. Os guardas que estão dormindo praticamente não tem proteção, é só matar e arrastar! Com isso o pátio principal está livre dos 5 inimigos. Não desfaça a trilha de cartas ela ainda será muito útil.

Observe um mexicano gordo de camisa rosa, o que fica dando chutes no guarda dorminhoco. Ele é o chefe da segurança, fica andando prá lá e prá cá, sempre atento. O interessante no gorducho é que ele nunca vai verificar as situações suspeitas SEMPRE MANDA ALGUÉM fazer o serviço - essa é a grande sacada da missão: não procure matar o chefe! Use Kate para estender um pouco mais a trilha de cartas até perto da escadaria de pedra. Esconda Kate na casa perto da escadaria. Cada vez que o chefe ver uma carta nova no chão ele vai mandar um guarda investigar, o coitado irá seguir a trilha de cartas até morrer nas mãos de Cooper. Repita esse procedimento várias vezes. Esse truque simples vai eliminar mais da metade dos guardas da fortaleza. É cansativo mas funciona muito bem.

Quando estiver sobrando apenas uns 4 ou 5 guardas o gorducho irá desistir de mandar alguém fazer o serviço e finalmente tomará coragem e irá pessoalmente investigar a ocorrência, só prá variar um pouquinho, use Kate prá dar um chute naquele traseiro gordo quando estiver seguindo a trilha de cartas.

Agora basta subir as escadarias principais sem problemas. Leve Cooper e Kate. Os guardas que tomam conta da caixa de ferramentas caem no truque da sedução, trabalho simples. Leve Doc para pegar as chaves que estão na caixa de ferramentas. Fique atento ao guarda que sai de uma casinha empurrando uma garota.

Novamente, em algum momento outro guarda nervoso começará a procurar por nossa equipe, da mesma forma que o anterior, espere ele se acalmar. Depois ele será presa fácil prá qualquer truque.

Sua situação deve ser a seguinte: dois guardas sentados num terraço junto a caixas e o guarda que se divertia com a garota posicionado logo acima deles. Cooper consegue passar pelos dois guardas, subir a escada e lançar uma faca no guarda do terraço superior. Volte e elimine os dois guardas sentados - soco no primeiro e faca no segundo.

O cenário geral agora é: 3 guardas de vigia na muralha e um inofensivo dormindo nas sombras perto de um cachorro e o caminho livre até o quarto de Sanchez. Mas não se iluda a fortaleza está repleta de guardas aquartelados. Mantenha a atenção.

É hora de nos preocupar com Sanchez.

Leve Kate e Cooper para dentro da casa no ponto mais alto da fortaleza. Posicione Doc com sua arma de precisão (você tem 5 tiros) de forma que possa ter um bom ângulo de mira para a porta do quarto de Sanchez. Faça com que Sam (que é o mais rápido) passar correndo pela frente da porta do quarto para atrair a atenção do segurança lá de dentro, quando ele sair, Doc dará fim no infeliz. Leve Doc para destrancar a porta do quarto, mas não a abra ainda! Salve o jogo - é importante!

Já é possível ver o interior do quarto e a movimentação de Sanchez. Você não deve matá-lo, e sim capturá-lo e sair com ele vivo da fortaleza. Faça esse trabalho com Kate: note que a coluna central do quarto cria um espaço cego para Sanchez, entre com Kate andando e ocupe esse ponto; crie uma "quick action" para chutar o inimigo e execute quando Sanchez for contornar a coluna; traga Sam para amarrá-lo. Pegue todos os itens dentro do quarto.

Ops! Chegaram reforços, a fortaleza está cheia de homens de um outro bando, inclusive colocaram uma metralhadora de prontidão, não há outra saída a não ser descer toda a fortaleza e cruzar o portão.

Aqui cabe duas opções: uma estratégia de gênio ou outra de herói, escolha a sua:

Se você quer ser herói e ficar mais alguns bons minutos nessa missão, o jeito é sair para o tiroteio, muita dinamite e bombas de gás, pegue a metralhadora e faça a festa... boa sorte.

Eu prefiro uma saída de gênio: volte ao ponto onde Kate estava prestes a entrar no quarto do Sanchez. Antes da ação, leve Sam até o portão principal e coloque a serpente bem na entrada da fortaleza. Esconda o Sam e peça a Kate que termine o serviço com o Sanchez. Divirta-se com o estrago que você vai causar quando os reforços chegarem.

Agora com toda a calma, pegue os frascos de gás, leve o grupo todo para o pátio da fortaleza, não se esqueça de carregar o prisioneiro. Sam recupera a serpente e Doc deve lançar uma bomba de gás para cada vigia da muralha que restou e o grupo sai tranqüilamente pela porta da frente.

MISSÃO 11 - Ambush at Snake Pass

Objetivo: Atravessar o desfiladeiro levando Sanchez Missão muito rápida e direta.

Finalmente uma missão bem ao estilo bang-bang. Não se preocupe em arquitetar grandes estratégias e perder tempo em aplicar truques ou se preocupar em esconder corpos... vamos para um tiroteio aberto!

Saiba que esses mexicanos não são homens do bando de Sanchez; portanto nosso prisioneiro também é alvo nessa missão; se ele morrer a missão fracassa.

A primeira ação tem que ser bem rápida e precisa: escolha seu personagem preferido e dê a ele a chance de eliminar o guarda que ronda o lado direito da colina. Mate e retorne rapidamente para junto do grupo. Invariavelmente a morte será investigada por um guarda que irá dar o alarme; um grupo de mexicanos se reunirá para receber as ordens do líder - esse é o momento que Doc deve lançar uma bomba de gás, colocando TODOS os inimigos daquela área fora de ação. Assim que Doc fizer seu serviço, suba com Sam e Cooper; ponha Sam vigiando a pequena ponte um pouco ao norte e eliminando quem se atrever atravessá-la enquanto Cooper faz a matança, ou se você for mais bondoso, ponha Cooper para vigiar a ponte enquanto Sam faz as amarrações.

Atravesse a ponte com Sam e Cooper posicionando-os para receber os inimigos em fogo cruzado. Dê alguns disparos para atrair os mexicanos... você vai fazer uma pilha de corpos. Os que relutarem a sair de trás das pedras podem ser mortos com a arma de precisão do Doc (guarde uma bala para um trabalho vindouro). Claro que você pode querer usar aqui os seus truques de cartas, espelho etc., mas o tiroteio é bem divertido!

No terceiro nível da colina você vai encontrar um gordinho covarde que foge e avisa ao homem da metralhadora da sua presença; quando chegar nesse grupo de inimigos, minha sugestão é recuar! Desça a colina para a boca do desfiladeiro com todo o seu grupo.

O trabalho agora será cuidar do lado esquerdo da colina. Use Cooper para escalar até o topo da formação rochosa onde está um guarda olhando para o desfiladeiro e outro dormindo. A faca faz um trabalho preciso e silencioso. Deite Cooper e vá para a borda da pedra de onde com sua colt possa eliminar, logo abaixo os dois guardas que fazem a ronda do caminho de subida para a colina; mate-os e quem mais vier investigar as mortes. Estando a área livre suba Kate e Sam e leve Cooper para junto deles.

Usando Doc, aproxime-se andando da carroça abandonada alguns metros da entrada do desfiladeiro... surpresa! Quando notar algum movimento dentro da carroça, recue Doc um pouco. Use seu último tiro de precisão para eliminar o homem da metralhadora. Querendo ser mais grosseiro use a dinamite do Sam. Retorne ao grupo.

A estratégia continua a mesma: disparos para atrair e um tremendo tiroteio para os incautos que caírem na sua armadilha. Aqui usei algumas vezes o truque do espelho para agilizar o trabalho. Use bastante o Sam, pois sua Winchester tem alcance maior que as armas dos mexicanos, embora não tenha muita precisão. Vá procedendo assim até a pequena fortificação. Sem problemas Sam pega o barril de pólvora e Doc mais alguns itens.

Note que estranho cavaleiro observa tudo e foge. Nos reencontraremos em missões futuras.

Doc, com munição nova, deve dar um tiro certeiro no homem da metralhadora, enquanto Sam cobre a ponte suspensa; nosso conhecido gordinho covarde vai tentar atravessá-la... será o fim dele.

A Winchester fará alguma limpa no lado oposto; mantenha Sam abrigado atrás da pequena parede de pedras. Um ou outro que restar receberá a visita da faca de Cooper; tudo muito simples e rápido.

Leve Sam para a torre da metralhadora e acabe com os últimos inimigos que são exatamente aqueles de quem você recuou no lado direito da colina. Fim dos trabalhos.

Desça todo o grupo para o local onde está Sanchez e os cavalos. Atravesse o desfiladeiro até próximo as pedras que obstruem a passagem. Ponha o grupo e o Sanchez em segurança e detone as pedras com o barril de pólvora do Sam (o rastilho pode ser aceso pela Kate usando o espelho). Galope pela trilha em direção a El Paso.

MISSÃO 12 - Escape from El Paso

Objetivo: Encontrar Doc, Sam e Kate e fugir de El Paso

É primeira vista parece ser complicada a missão em El Paso, mas nem tanto!

Comece eliminando o xerife. Aproveite a carruagem para lhe dar cobertura. Esconda o corpo do xerife. Entre na casa que dá frente para a rua principal de El Paso e espere a passagem da carruagem e caminhe ao lado dela de maneira que a visão dos guardas do portão do quartel esteja encoberta e entre na casa onde tem um cartaz escrito "great event" na rua à direita. Saia pela porta dos fundos dessa casa. Cooper estará perto do pátio da igreja.

Um rondante faz o trajeto solitário até a lateral da igreja, é presa fácil para Cooper; mate o guarda que está perto dos trilhos, esconda os corpos.

Vá para o cemitério, nos fundos da igreja e encontre Doc McCoy. Leve Doc para abrir as portas trancadas da igreja e pegar os itens que estão na torre do sino. Esconda Doc.

Com Cooper, faça uma limpeza no pátio da igreja começando pelo que está sentado na fonte, os guardas são indolentes e fáceis de matar. Use sempre o trem como proteção e esconda os corpos.

Volte para a casa do cartaz "great event" rasteje por trás dos 2 guardas do quartel e mate-os; faca no primeiro e soco no segundo. Esconda os corpos.

Suba as escadas que dão para passarela ao lado do quartel. Não se preocupe com o guarda da murada, ele não tem ângulo de visão nenhum. Não é necessário, mas por mera segurança mate o cowboy que anda pela passarela. Desça a pequena escada e encontre Sam. Traga Doc para o grupo.

Ao lado do saloon, temos um cowboy apoiado numa cadeira conversando com um cidadão. Mate o cowboy e ponha a nocaute o cidadão antes que ele peça socorro. Amarre-o e esconda os corpos.

Atravesse a rua com Doc e pegue a caixa de medicamentos na área onde começou a missão. Esconda Doc e Sam.

Cooper terá um pouco de trabalho: na rua principal temos um celeiro com o portão entreaberto. Use o celeiro para atrair os guardas do telhado em frente; não se esqueça de preparar os "quick actions" pois dentro do celeiro não dá prá fazer mira; basta deixar ser visto pelos guardas e eles descerão do telhado para investigar. Depois elimine o guarda que faz a ronda da rua principal; use o portão do celeiro para preparar a tocaia.

Leve todo o grupo para dentro da cadeia no final da rua.

O local onde estão os cavalos é bem fácil de entrar. Com Cooper lance a faca na primeira vítima que chega ao portal, recolha a faca mas deixe o corpo. Logo um outro guarda virá ver o acontecido, elimine-o da mesma forma. Aqueles que não caírem na sua tocaia serão mortos de forma simples e direta pelo Cooper. Temos 3 cavalos para a fuga.

A próxima ação vai demandar rapidez e sincronismo. O plano é impedir que o trem parta. Note que o maquinista sempre vai ao banheiro junto com um segurança. Leve todo o grupo até o outro lado da linha férrea junto a cerca. Monte um esquema de ação de forma que Doc lance uma bomba de gás dentro do banheiro para apagar o segurança e o maquinista, mas atenção: o varredor não pode ver sua ação. Com Cooper aproxime-se do banheiro, lance a faca no guarda da porta e dê um soco no varredor (e ocasionalmente num cidadão que sai de dentro do saloon), amarre o maquinista e esconda o corpo longe dessa área, pois ele pode ser solto e toda sua estratégia vai falhar. Um detalhe simples: toda essa ação do banheiro tem que ser feita sem que o guarda do terraço em frente note alguma coisa. Tendo a certeza que o maquinista está bem escondido, leve Cooper para o terraço e mate o guarda que faltava. Traga todo o grupo para a viela em frente ao saloon. Não se esqueça de fazer Doc pegar uma carga extra de gás na varanda interna de uma das casinhas da viela.

No fim da viela, temos o Rail Road Hotel com dois guardas na esquina e um outro que faz uma longa ronda. Passe rastejando por trás dos guardas da esquina e entre no Hotel. O cidadãos aqui estão muito pouco cooperativos, será necessário silenciar alguns deles. Suba para varanda de um soco na senhorita, amarre e esconda-a dentro do Hotel. Da mesma forma esconda os corpos dos cidadãos que conversam na entrada do Hotel.

Atravesse a rua e encontre Kate O'Hara.

Antes de cuidar dos guardas, temos mais uma moradora de El Paso para silenciar. Rasteje Sam e Cooper para a casa da senhora de vestido vermelho e seu fiel cão. Dê o soco e amarre a distinta senhora. Desça e elimine o guarda que faz a ronda quando ele sair dos arcos no final da rua.

Doc que ainda está na viela lança uma bomba de gás nos guardas da esquina do Hotel. Cooper espera o último guarda que está em frente ao portão perto da linha férrea ir ver o acontecido para lançar a faca. Por segurança esconda os corpos para evitar que algum morador possa assustar-se e dar o alarme.

Existe um cowboy que anda pelo pátio perto de onde está o último cavalo, passando por quintal e verificando uma parte da linha. É preciso tirá-lo de jogada! Ele cai no truque de sedução da Kate. Não é necessário, mas se quiser diversão, os 4 guardas que vigiam esse lado da ferrovia são fáceis de matar.

Faça todo o caminho de volta, passando pela igreja e leve todo o grupo para junto dos cavalos.

A última parte da missão é conseguir pegar o quarto cavalo.

Note que a partir do momento que conseguimos impedir a partida do trem, a guarda que vigia a composição mantém-se, não fazendo mais aquela troca de posição e não haverá distúrbio na área que a fará sair dessa posição, por isso não se preocupe com ela.

O pequeno grupo que guarnece o estábulo tem uma característica interessante: ele sai de formação com a morte de qualquer um dos seus integrantes deixando desprotegido o estábulo.

Nesse roteiro Doc ainda não usou nenhum dos tiros de precisão, portanto temos 6 balas, quantidade suficiente para desmantelar o grupo do estábulo. A ação vai desenrolar do tipo "caçada", use Doc para matar um dos soldados e aguardar eles saírem em busca, escolha os melhores momentos para matar um a um. Da mesma forma você pode usar com muita eficiência o Cooper, mas utilize o Doc para dar o primeiro tiro. Não use Sam com dinamite, por que irá atrair uma quantidade indesejável de inimigos.

Quando a área estiver livre sele o cavalo e fuja com seu grupo pela rua principal na direção sul. É possível pegar o cavalo mesmo sem matar todos os guardas, pois eles se espalham pela cidade quando um deles é morto... mas um bom tiroteio é sempre divertido.

PARTE 2

MISSÃO 13 - The Walls of Fortezza

Objetivo: Libertar Sanchez da fortaleza

Bem que tinha algo estranho na prisão do Sanchez.

Comece eliminando o primeiro guarda, trabalho simples para Cooper.

Mantenha sua atenção ao guarda de jaqueta azul e seus dois fiéis cães, esses animais dão alarme com latidos.

Use o truque do relógio para fazer com que os guardas que estão dentro do cercado saiam de suas posições e Cooper possa se esconder no fundo do terreno. Não suba as escadas, pois será muito difícil descer sem ser visto depois. Quando os dois guardas retornarem mate-os, primeiro faca no guarda do portão seguido de soco no outro sentado sobre o barril de pólvora. Esconda os corpos na casinha.

Traga Sam e Doc para o cercado.

Agora um truque interessante: ponha a armadilha da serpente na entrada do cercado e coloque Sam dentro da casinha; quando o guarda da jaqueta azul aproximar, os cães denunciarão a presença do Sam e o mexicano irá investigar e morrer na sua armadilha.

Use novamente o truque do relógio para eliminar o guarda que faz a ronda.

Rasteje para trás do sentinela que protege o portão e dê fim ao coitado. Esconda o corpo. Toda a área externa da fortaleza está liberada, é hora de entrar! Leve Doc e Cooper para perto da torre que está apoiada em escorras; lance uma bomba de gás sobre os 3 guardas e Cooper pode fazer a escalada em segurança. Espere que um quarto guarda venha verificar as mortes e o elimine também.

A passarela dá acesso a duas torres com vigias, são fáceis de matar. Caminhe para o lado norte da fortaleza e esconda Cooper nas sombras da escada de acesso ao primeiro pátio.

Observe que um grupamento de 4 soldados e 1 oficial passam perto do seu esconderijo. Com muita paciência, vá matando um por um do grupo, a começar pelo oficial; lance a faca, busque a faca, aguarde, lance a faca...

Vamos para o próximo oficial. Ele está na varanda da casa do comandante, onde dois soldados fazem patrulha. Use o relógio para atrair SOMENTE um soldado, ele verá a pilha de corpos e se tornará mais um a somar no cenário nas mãos de Cooper. Repita o truque com o segundo soldado ou deixe ser visto pelo oficial que ordenará ao subordinado que investigue a situação. Por fim resta o oficial que permite uma aproximação fácil, desde que silenciosa, lance sua faca e o serviço está pronto. Esconda os corpos.

Junto ao mastro de bandeira no centro do pátio, um soldado está completamente sem cobertura, mate-o e esconda o corpo. Um outro soldado faz a ronda perto das torres de vigia, use o relógio para atraí-lo para dentro da pequena área de depósito. O caminho agora está muito fácil para o topo das duas torres de vigia, suba e mate os soldados.

No canto oeste da fortaleza, onde tem uma quantidade extra de bomba de gás, encontramos duas guaritas e um soldado rondante. Use o truque do relógio para atrair um de cada vez, começando por aquele que faz a ronda. Fique atento a um inesperado quarto soldado que virá correndo investigar a situação, mas ele não é muito inteligente e morre fácil.

Na seqüência, leve Cooper para as sombras da casa perto da grade (trancada) que dá acesso às celas da fortaleza. O trabalho será demorado, mas ao fim da tarefa você terá eliminado mais da metade dos soldados que ainda restam e pelo menos 2 oficiais. A estratégia será a mesma usada até agora: truque do relógio + lançamento de faca. Duas observações devem ser feitas: o capitão da tropa sempre envia todo o seu pelotão para investigar e o sargento que protege a grade envia um soldado por vez. O ideal então é posicionar o relógio de forma que só o sargento ouça; mantenha-se sempre escondido na sombra e vá eliminando um a um dos soldados. Caso o capitão queira participar da festa, conte um pouco com a sua sorte para que ele, pessoalmente caia na sua tocaia. (ver tela 10)

Com a morte do capitão, o pelotão fica sem liderança e deixa de fazer a ronda, tornando fácil aproximar e matar o sargento (chegue bem perto para lançar a faca, pois o sargento tem muita resistência).

É aconselhável eliminar também a guarda que fica na passarela norte; 3 em ala e 1 na guarita. Da mesma forma use o relógio e esconda-se na sombra; invariavelmente os soldados descerão as escadas, irão ver a pilha de corpos no pátio e morrerão nas mãos do Cooper.

Todo esse trabalho vai demorar um pouco; salve o jogo sempre e tenha certeza que nenhum soldado apavorado disparou um tiro de alarme.

Finalmente é o momento de detonar a fortaleza. Antes de tudo, leve Cooper para junto dos seus companheiros. Use Sam para colocar o barril de explosivo no portão de entrada e mandar pelos ares a barreira.

Como a fortaleza está sem oficiais, os soldados apresentam um comportamento de defesa medíocre. Caso contrário, os oficiais iriam montar um esquema de varredura, defesa e procura muito eficiente, e mais cedo ou mais tarde o seu grupo iria ser encontrado. Por isso não insista em tentar detonar a entrada da fortaleza sem antes eliminar os oficiais (fiz isso algumas vezes e só me dei mal).

Caminhe com Doc e Cooper pela borda inferior da tela até a estrada para a fortaleza. De lá é possível lançar uma bomba de gás no pelotão que faz a ronda e depois outra bomba no grupo fixo na entrada da fortaleza. Não se esqueça de Cooper fazer a matança; ou Sam, bondosamente amarrar os soldados.

Se você está seguindo corretamente este roteiro, a fortaleza deve estar praticamente vazia, apenas os guardas das celas permanecem em suas posições. Pegue os itens que estão espalhados pelo pátio. Doc abre a grade.

Daqui para frente é trabalho muito simples, você tem bombas de gás suficiente para fazer todo o serviço (deixe uma para o final da missão), além de poder usar um pouco mais o truque do relógio.

Liberte Sanchez que está na cela central superior; leve os 4 para a murada perto de onde Kate está com os cavalos; lance uma bomba de gás no guarda que está no lado externo; rapidamente Kate leva os cavalos para perto da murada e nossos personagem saltam para as montaria e escapam.

MISSÃO 14 - They Called Him Grizzly

Objetivo: Livrar dos intrusos a fortificação do Sachez

Missão tutorial para Sanchez.

Basta seguir as instruções do jogo para aprender o truque da tequila, truque da siesta, jogar pedra, expulsar inimigos, metralhadora e coronhada.

MISSÃO 15 - Dance with the Devil

Objetivo: Abrir o cofre na casa do Carlos

A primeira coisa a ser feita é conseguir uma nova roupa para Kate. Não é nada difícil; leve Doc para junto de Kate e Sanchez. Doc chega fácil ao destino evitando a dupla de soldados que faz a ronda usando uma das casa como ponto de espera.

Crie uma "quick action" para Kate chutar o mexicano em frente a casinha branca enquanto Doc abre o portão da fazenda. Kate entra no quintal e pega as roupas que estão no varal e Doc volta para junto de Sanchez. No terraço da casinha branca tem alguns itens para o Doc, leve Sanchez junto com ele e pegue a munição.

Leve Kate para falar com Carlos... hei, volte para o jogo, pare de ficar olhando a exibição da Kate...

Cooper entra em ação: espere o mexicano ir para a rua atrás da casa do Carlos para eliminá-lo e esconda o corpo. Volte para perto do galinheiro, entre na casinha branca, suba para o terraço e lance a faca no gordo de jaqueta azul; esconda o corpo. Mate o homem que está sentado na cerca e depois o outro que está dormindo. Não esconda o corpo deste último, entre novamente na casinha branca e espere que o homem de camisa preta venha investigar a morte; suba para o terraço e lance a faca; agora sim esconda os 2 corpos.

Atravesse a rua, rasteje até o quintal onde tem um forno a lenha. O homem sentado não percebe a chegada do Cooper, mate-o e espere que o gordo de camisa rosa entre no quintal para também eliminá-lo. Descanse Cooper.

Traga Doc e Sanchez para dentro da Igreja. Caminhe com os dois juntos, pois com Sanchez você agora tem a vantagem de, se caso descoberto, você esconder dentro de uma casa, ele irá nocautear aquele que tentar seguí-los.

A próxima ação vai requerer muito sincronismo e velocidade: precisamos livrar a passagem para o Sam, portanto temos que limpar a área dos três mexicanos. Dois fixos e um rondante. A estratégia consiste em levar Sanchez e Doc, saindo da igreja para o lado esquerda das casas (fique perto da projeção da sombra do telhado); Doc lança uma bomba de gás quando o rondante chega perto do mexicano sentado e Sanchez joga uma pedra no outro guarda fixo, rapidamente Cooper entra na área, mata os três desacordados enquanto Doc, Sanchez e Sam entram na igreja. Não se preocupe em esconder os corpos, eles servirão de chamariz para uns soldados e uns homens de Carlos, esteja com Cooper atento para esses inimigos. Logo que puder esconda Cooper, preferencialmente na igreja, sob a proteção do Sanchez. As coisas vão ficar um pouco tumultuadas, observe a movimentação e aguarde tudo se acalmar.

Agora que o grupo está completo, invista algum tempo em eliminar os soldados que estão pelas ruas. A técnica é simples, deixe ser visto, entre numa casa qualquer e espere que o inimigo venha investigar; Sanchez cuidará do problema e Cooper ou Sam terminam a tarefa de colocá-los fora de combate; faça dessa forma tanto para os soldados de dentro do quartel como para os que fazem na vigilância nas ruas. Os guardas da porta do Banco foram apagados com pedradas do Sanchez, lançadas pelo lado esquerdo do Banco, e da mesma forma Sam ou Cooper terminam o serviço.

Depois de todo esse trabalho só nos resta o desafio de entrar na casa do Carlos... vejamos: leve Sanchez e Cooper para aquele quintal onde tem o forno a lenha. Espere a oportunidade de jogar uma pedra (obviamente você está recuperando suas pedras, né?!) na cabeça de cada guarda que fazem a segurança na entrada da casa do Carlos; aproveite quando eles estiverem juntos no final da varanda. Faça Cooper ir matá-los e não se preocupe em esconder os corpos. Leve Sanchez e Cooper para casinha branca perto do galinheiro (aquela do início do jogo), sugiro este local pois depois das mortes na casa do Carlos irá acontecer um grande busca por parte dos homens que estão na varanda, com um pouco de sorte você pode faturar algum inimigo dentro da casinha... afinal o corpo do mexicano que estava dormindo e aquele outro que estava na cerca continuam jogados lá, e serão chamariz para os homens de Carlos; se não levar sorte, não se preocupe; espere tudo se acalmar que nosso roteiro vai dar solução para os problemas.

Para eliminar os homens que estão na varanda, é facílimo (agora) para o Doc. Saia com Doc da igreja e leve-o para a ponta esquerda da casa do Carlos, de lá é possível lançar uma bomba de gás e adormecer os mexicanos. Tire Cooper da casinha e entre com ele na casa do Carlos, antes de subir para a varanda, mate os mexicanos que assistem o show da Kate pela janela, não se preocupe em esconder os corpos; suba para a varanda e mate os mexicanos que foram neutralizados pelo Doc; também não precisa se preocupar em esconder os corpos.

Entre tranqüilamente com Doc, e arrombe a porta do corredor superior, mas não a abra. Esconda Doc. Entre com Cooper pela porta récem-destrancada. Espere a vinda do guarda e lance a faca. Volte para o corredor e faça um barulho qualquer (corra ou use o relógio) para atrair mais dois guardas e elimine-os. O quarto e último mexicano, que está no primeiro cômodo da casa, pode ter sua atenção desviada para a janela usando o truque do relógio, momento certo para Cooper entrar e pegá-lo pelas costas. Ocasionalmente esse último guarda pode até mesmo sair da sua posição e ir verificar o relógio (depende do nível de alerta), nada complicador uma vez que seu "quick action" já está preparado para o ataque. As moças da casa fazem muito barulho mas não avisam Carlos, não se preocupe, apenas aprecie!

Traga todo o grupo para dentro do escritório e use Doc para arrombar o cofre.

MISSÃO 16 - A Fistful of Dollars

Objetivo: Assaltar o Banco

Por medida de segurança, comece levando todo o grupo para dentro da igreja e mate o guarda que faz a ronda logo em frente; esconda o corpo.

Prepare uma "quick action" para dar uma pedrada no gordo de camisa rosa que fica correndo pelas ruas; acerte-o quando ele passar perto da igreja. Esconda o corpo.

Muita atenção na próxima ação: saia com Doc de dentro da igreja e deixe que a mulher de vestido lilás o veja. Ela irá denunciar sua presença e logo um grupo de busca irá se reunir; esse é o momento em que Doc lança uma bomba de gás; você vai eliminar praticamente todos os inimigos desse setor. Fique atento ao homem que está no telhado; espere ele descer para atacar e no outro que está na sombra do coqueiro. Leve Cooper para terminar o serviço.

Com Sanchez confira o interior das casas para evitar futuras surpresas; traga todo o grupo e não deixe de pegar os itens para o Doc que estão no terraço (no mesmo lugar onde Sam iniciou a missão anterior).

O caminho está facilitado para libertar a Kate. Com o truque do relógio atraia o vigia que está em frente a casa do Carlos e elimine-o. Com Sanchez aproxime-se do grupo que importuna a Kate e dê o golpe com a espingarda. Obviamente Kate sofrerá algum ferimento, leve-a desarcordada para que Doc possa prestar seus cuidados médicos. Cooper termina o serviço com o grupo de mexicanos.

Com o seu grupo completo suba pela rua da igreja até o ponto onde Kate iniciou a missão anterior; vale lembrar que Kate está disfarçada, portanto ela pode ficar em qualquer lugar da cidade sem a preocupação de se esconder.

Agora mais um daquelas estratégias bem boladas: com Cooper e Sanchez entre na casa de dois andares onde está um cavalo branco na frente; leve os dois para a varanda da casa e atirem no mexicano de camisa cinza em frente ao portão e retornem rapidamente para o interior da casa pois vários guardas irão vir investigar; mas atenção: permaneçam na parte superior; é importante que se fique no andar de cima da casa, pois caso contrário Sanchez vai jogar os inimigos na rua e logo eles serão acordados. Seguindo minha sugestão, Sanchez joga os corpos na varanda e Cooper termina o serviço com facilidade. Essa estratégia vai lhe render muitos inimigos aniquilados, use todos os seus recursos para atrair o máximo de mexicanos para dentro da casa; dê tiros, mostre um rastro de corpos, deixe ser visto, galope pelas ruas da cidade, em fim faça o maior barulho possível e você terá uma varanda lotada de inimigos mortos.

Invista um bom tempo do jogo para eliminar o máximo possível de guardas e homens do Carlos das ruas, principalmente os guardas do Banco; você vai precisar de ter área limpa para assaltar e fugir do Banco.

Leve o grupo para a sombra dos coqueiros perto da entrada dos jardins, menos Kate que deverá ir para a frente do Banco. Uma bomba de gás no portão de entrada dos jardins resolve o problema; Sanchez e Cooper dão fim com facilidade dos quatro guardas internos. Pegue os medicamentos para Doc. Leve Sanchez e Doc para o labirinto até chegar na estátua asteca. Sanchez empurra a estátua para abrir a passagem secreta para o Banco.

Do outro lado da cidade Kate entra no Banco; observe que os guardas se voltam para admirarem suas belas formas, posicione Kate de forma que os guardas dêem as costas para a sala onde está uma carga extra de gás. Pela passagem secreta Doc entra no Banco e pega as bombas de gás e retorna para os jardins.

Leve Doc, Cooper, Sam e Sanchez para perto do Banco. Posicione Kate bem próximo à grade interna do Banco.

E agora o grande final: usando de extremo sincronismo, alguém terá que abrir e fechar a porta do Banco para que Doc possa lançar uma bomba de gás nos guardas que estão amontoados em torno da Kate. Essa ação de abrir/lançar/fechar tem que ser precisa. Depois é só Doc restabelecer a saúde da Kate, abrir a grade interna e Coper pegar um saco de dinheiro, Sanchez pega dois e todos retornam ao ponto de encontro combinado ao lado da igreja. (notaram que o Sam não fez nada a missão inteira?)

MISSÃO 17 - To the Last Bullet

Objetivo: Matar todos os homens do Xerife Jackson

Não há muito o que se comentar sobre essa missão, é muito rápida e direta. A idéia é vingar a morte do pai da Mia Yung e abrir caminho para pegar o trem para Grants. Alguns detalhes devem ser considerados:

- Quanto mais tarde você abrir fogo direto melhor, a área é pequena e muitos inimigos ouvem os tiros.

- Perto dos cavalos há uma área de sombra muito útil.

- Mate um de cada vez.

- Só permita que o Xerife chame reforços quando efetivamente Doc puder pegar as bombas de gás com segurança.

- Atenção com as pedras do Sanchez, só existem 2 e elas podem cair em local inacessível.

- Para eliminar o grupo do Xerife você vai precisar lançar 2 bombas de gás, a segunda bomba é para impedir que seus inimigos sejam despertados pelo homem que estará fora do alcance da primeira bomba.

Tenha uma boa diversão pois a missão é fácil!

MISSÃO 18 - The Magnificent Six

Objetivo: Conseguir três cavalos e atravessar a cidade.

A aventura começa na estação de Grants e de uma forma diferente: através de uma "quick action".

Programe a seguinte ação: Cooper atira nos 3 homens à sua frente; Sam acerta o de camisa cinza no telhado; Doc mata o de calça roxa no outro telhado e Sanchez elimina o último homem que está sentado nos caixotes. Imediatamente a ação entre com o grupo na estação.

A missão consiste em conseguir 3 cavalos e levar Cooper, Sam e Sanchez para o "Silver River" onde estão as minas, seguindo a estrada noroeste da cidade. Nessa missão Kate fica de babá da Mia. Embora você possa usar a Kate, não é aconselhável por não termos controle sobre a Mia.

A estratégia básica já é conhecida nossa: atrair os inimigos para dentro das casas para que Sanchez resolva a situação; basicamente é isso que se tem que fazer todo o tempo! Como são muitos os inimigos, teremos boas trocas de tiros.

O celeiro se mostrou excelente local para tocaias; perdi a conta de quantos mexicanos foram atraídos por disparos e trucidados ao tentar entrar no celeiro (aqui usei somente o Sanchez).

A única variável que torna complicado o jogo é a fato de que se algum mexicano mais apavorado chegar junto ao grupo que se diverte com um pobre homem praticando "a dança" e alertar sobre as mortes, será decretada o assassinato do cidadão dançarino e você perde o jogo! Por isso temos que ser criteriosos na seqüência das mortes e principalmente não deixar escapar nenhum dos mexicanos.

Alguns detalhes são interessantes: o homem da primeira metralhadora morre com um tiro de precisão do Doc, do meio da rua, perto do Road Store e não há substituto para ele; os civis não interferem muito no desenrolar do jogo; o campo de visão é muito aberto e você é visto de longas distâncias, isso é ótimo para atrair inimigos sem levar tiros de muito dano; note a presença um grupo de soldados confederados na fazenda a leste, eles terão grande importância em missão futura ; mais uma vez Sam vai se mostrar muito pouco útil.

Na ação final, quando cuidamos do grupo que se diverte com "a dança" sugiro que seja lançada uma bomba de gás no civil para garantir que ele não tente fugir e ser morto; Sanchez com a metralhadora faz o serviço de extermínio.

Prá não dizer que Sam não fez nada, jogue uma dinamite na última metralhadora e fuja a galope para as minas. Boa sorte, boa caçada; as variáveis são muitas o que torna praticamente impossível estabelecer um roteiro preciso para missão.

MISSÃO 19 - Blood Money

Objetivo: Chegar até a cabana no topo da mina.

O maior trabalho nessa missão é atravessar o Rio da Prata. Começamos o jogo numa posição muito desfavorável, encurralados numa ravina; e a única maneira de sair e partindo para um tiroteio aberto.

O segredo do sucesso é o posicionamento do Cooper, Sam e Sanchez; recue-os para o fundo da ravina, tendo Sanchez à frente, dê uma salva de tiros para atrair os mexicanos e entre na troca de tiros. Se você pretende usar dinamite (eu não usei) use-as agora, pois do outro lado do rio, muito barulho pode resultar em fracasso da missão.

Outra dica interessante é: não esconda os corpos, deixe-os o mais espalhado possível pelo cenário; isso deixará os inimigos confusos quando eles saem para investigar as mortes, com isso você tem sempre boas chances de preparar um ataque.

Estando limpa a sua margem do rio, antes de atravessar a ponte, tente dar mais alguns tiros em direção aos homens de metralhadoras para atrair mais alguns inimigos, mas desta vez você tem a proteção da pequena casinha.

Para atravessar a ponte, atraia o guarda com tiros ou com paciência vá ferindo-o aos poucos: um tiro com winchester e esconda-se na casinha, outro tiro e volte para o esconderijo até que ele morra.

Atravesse o rio e entre tranqüilamente na casa da margem oposta.

Ao lado da casa Cooper pode escalar até o pequeno platô, eliminar o vigia e de lá mesmo atirar no guarda que está ao lado da mesa de refeições. Retorne para o grupo.

A estratégia continua a mesma; dê uns tiros para chamar a atenção e estude a forma de agir. Os homens das metralhadoras foram mortos com sessões repetitivas de atirar/esconder.

Note que Sanchez pode empurrar o carrinho de mineração para matar os guardas que estão perto dos trilhos.

Tente evitar que o mexicano de camisa cinza dê o alarme para chamar os reforços que estão dentro da cabana na área de mineração, pelo menos até a hora que você tenha pego uma das metralhadoras. Por isso mantenha sempre um ???save??? atualizado.

Uma vez limpa essa margem do rio, o problema passa a ser não a quantidade de inimigos mas sim o posicionamento privilegiados deles. A primeira questão é matar o homem da terceira e última metralhadora; é possível acertá-lo com uma faca estando na entrada do túnel da mina onde estão ocorrendo explosões. Para desviar a zona de visão dos guardas que estão nas passarelas use a tática de chamar a atenção do inimigo para um outro ponto; dê um tiro para distraí-los enquanto, do outro lado, Cooper avança até a cabana na área de extração. O gordo de camisa rosa em frente a cabana cai com uma pedrada. Vá usando essa estratégia até que Cooper elimine todos os homens das passarelas. Eventualmente alguns deles podem descer até ao nível do solo, onde fatalmente Sanchez estará aguardando com a metralhadora. (ver tela 16)

O trabalho não é muito demorado, logo as passarelas estarão livres, faltando apenas o guarda do topo da mina, acima da cabana principal.

Não tente entrar na cabana usando a área de circulação externa; você será notado e fracassará na missão; use a habilidade de escalar para chegar ao topo da mina e de lá pular para o telhado da cabana. Começa "El Diablo".

MISSÃO 20 - Little China Girl

Objetivo: Eliminar todos inimigos usando a Mia.

Último tutorial do jogo. Desta vez para Mia Yung e seu macaquinho de estimação Mr. Leone. Basta seguir as instruções para se divertir com os truques da chinezinha.

MISSÃO 21 - Piggies in the Middle

Objetivo: Escapar da cidade de Grants dentro do vagão do trem.

Excelente essa missão!

Aqui a cavalaria americana e os homens do ???El Diablo??? estão em guerra entre si e todos contra voçê.

A missão é liberar toda a área da estação para que o trem possa partir com todo o seu grupo escondido no último vagão.

Comece levando Sam para perto da cocheira e aguardar enquanto Cooper mata os dois soldados que estão no "Store", quando os soldados morrem os mexicanos irão sair da formação e tomar nova posição de ataque no "Store", essa é a hora de Sam jogar uma dinamite; uns morrem outros ficam desacordados, Cooper termina o serviço.

Essa é a tônica do jogo; sempre que possível faça com que seus inimigos mudem de posição para forçar algumas mortes entre eles.

Leve Sanchez para dentro do "Store" e use Cooper para atrair alguns mexicanos da rua, principalmente o homem de terno preto (eles são perigosos) - estratégia já bem conhecida!

Mantenha a atenção no soldado que ronda na igreja e mate com facilidade o homem que está em frente ao "Bates Grocery".

A ação agora requer muito sincronismo: leve Sam (deixe Sanchez protegendo Mia no "Store") e Cooper para frente da igreja. O soldado que faz a ronda morre fácil nas mãos do Cooper. Pelo lado direito posicione Sam de forma que ele tenha o comandante das tropas em mira - mate-o! A tropa não sairá da posição. Agora uma parte realmente difícil: Pelo lado direito da igreja Sam tem que disparar alguns tiros para chamar a atenção das tropas para o seu lado, enquanto Cooper corre pela esquerda e sobe no platô atrás do "Store" e entra na cabana. Assim que for possível Cooper mata o soldado que está dormindo e depois a dupla que faz a ronda. Atravesse a pequena ponte e elimine o soldado a cavalo atrás do celeiro.

Da lateral do celeiro é possível Cooper matar os dois soldados que vigiam a murada da igreja. Dá um pouco de trabalho pois é preciso atirar/esconder/atirar até que consiga matar os dois soldados.

Cooper está bem perto da fazenda onde estão os canhões, certo?! A próxima estratégia você pode usar quando você quiser, mas aproveitando que já estamos aqui... Observe que os mexicanos que estão a cavalo na área da estação tentam atacar os soldados mas são impedidos pelos tiros dos canhões. Pois bem, se Cooper matar o soldado que municia o canhão (note que um atira em direção a igreja e o outro em direção a estação) os mexicanos partirão para o ataque e serão mortos pela tropa americana que está de tocaia. Ou seja: você força a morte dos mexicanos e se livra dos tiros dos canhões com apenas um golpe.

Volte com Cooper para a igreja, posicione-se junto a entrada da murada. Pela esquerda de Cooper você pode conseguir uma posição onde dá prá usar o movimento de rolar e atirar, eliminando um a um dos soldados enfileirados atrás da igreja; já pela direita você consegue uma posição onde é possível atirar nos soldados, também um por um, sem estar na mira dos demais. Faça o extermínio e pegue mais dinamites para o Sam e pedras para Sanchez.

Leve todo o grupo para dentro da "Bates Grocery" pela porta da frente. Pelos fundos dê uns disparos para atrair o grupo de mexicanos que está debaixo da escada para dentro do "Bates" e Sanchez fará seu trabalho. Repita a mesma estratégia para matar mais alguns inimigos que estão por perto.

Saia com Sanchez e Cooper do "Bates" e entrem na casa que tem um poço na frente. Repita a estratégia de chamar os inimigos para dentro da casa. Não deixe de pegar umas garrafas de tequila.

Agora leve Sanchez e Cooper para dentro da casa que tem um tapete pendurado no muro. Do segundo terraço Cooper pode acertar alguns mexicanos enquanto Sanchez dá cobertura no interior da casa. Da escada do primeiro terraço é fácil pegar o pistoleiro de preto no outro lado da rua.

Traga Sam e Mia para perto de Sanchez e Cooper. Atravesse a rua e vá para a lateral da casa onde morreu o pistoleiro. Faça barulho para atrair os dois mexicanos que estão no lado oposto; mate-os. Depois é só usar a mesma estratégia da igreja: disparo pelo lado direito para chamar a atenção do homem que está nos fundos da casa enquanto o surpreende pela esquerda. Pronto, Mia pode pegar com tranqüilidade umas unidades de fogos e, principalmente, a ruela atrás da fazenda com o grande pátio está livre!

Ponha todo o grupo em segurança na casa do tapete no muro. O trabalho agora consiste, com paciência, ir eliminando os homens que estão na fazenda; para facilitar, comece mandando uma pedrada no homem que está na pequena torre vigiando a escada. São várias as possibilidades de ação, mas o importante é tentar fazer os mexicanos saírem de suas posições, pois eles serão mortos pelos soldados que estão no hotel em frente a fazenda e além disso ter a certeza que Cooper estará dentro da fazenda quando o último mexicano cair; motivo: os soldados americanos (4) invadirão a casa e tomarão um posicionamento facílimo de serem atacados por Cooper.

Depois de tudo isso você já tem acesso livre ao último vagão do trem; mas a missão ainda não acabou.

Nas proximidades da estação de trem, um outro fator deve ser avaliado: ninguém do seu grupo pode ser visto, isso implica em fracasso da missão. Portanto as mortes tem que ser precisas, não poderemos mais trocar tiros.

Já que não temos mais cavaleiros perto do trem (desde que você tenha colocado o canhão inoperante), os homens que estão na plataforma de embarque da estação são presas fáceis para Cooper; é possível chegar bem perto deles e matar com punhalada, sem precisar lançar a faca, pois o tiroteio que está acontecendo abafa os seus barulhos. Na estação só restaram os soldados que estranhamente continuarão atirar mesmo sem nenhum mexicano para combater (??).

Com um pouco de sorte você poderá conseguir alguma vantagem se trouxer Sam para a plataforma e lançar uma dinamite nos soldados para forçar uma mudança de posição deles e dos mexicanos que estão do outro lado da linha férrea. Vale a pena fazer algumas tentativas. Fique atento para não ser descoberto.

Esgotado seus recursos explosivos é hora de trazer Sanchez para a plataforma e mandar Cooper para o lado oposto do trem e eliminar um ou outro mexicano que ainda estiver por lá. Na passagem de nível, dois (ou três) homens de "El Diablo" permanecem fixos em suas posições; leve Cooper para a cerca atrás deles e faça com que Sanchez jogue suas pedras por cima do vagão acertando as cabeças dos inimigos; Cooper termina o serviço.

Traga Sanchez para junto de Cooper e leve os dois para perto da locomotiva onde estão nossos dois últimos mexicanos, faça uma "quick action" para exterminar os dois homens. Leve Sanchez e Cooper para o perto do último vagão.

Posicione Sam e Mia junto a locomotiva. Os disparos da winchester de Sam abatem o comandante que está a cavalo controlando suas tropas. Os soldados não perceberão nada pois estão de costas.

Finalmente você terá o prazer de usar o dardo envenenado da Mia (espero que não tenha desperdiçado sua única seta com bobagem), posicione nossa menina bem atrás das tropas da estação e escolha uma vítima para enlouquecer, sugiro aqueles que estão mais avançados. Lance o dardo e fuja. Com um pouco de sorte nosso soldado doido irá matar todos os seus amigos de farda. Se ainda assim restar algum vai ser trabalho fácil para qualquer um dos "desperados".

Quando todos os inimigos da área da estação estiverem mortos, entre no último vagão com todo o grupo e boa viagem.

MISSÃO 22 - Showdown in Deadstone

Objetivo: Libertar Doc McCoy.

Facílima essa missão! Principalmente depois que Sanchez pega a metralhadora!

Comece com o tradicional tiroteio para atrair os homens do El Diablo para dentro das casas e Sanchez resolver o problema. Proceda dessa forma nas duas casas antes da linha do trem.

Esconda o grupo e leve Sanchez para dentro do celeiro perto da locomotiva e faça novos disparos e vá formando uma pilha de mexicanos mortos no portão; mas atenção: não mate o guarda da guarita da linha férrea precipitadamente, pois é ele quem chama os reforços e aponta o celeiro; quando não tiver mais reforços para chamar é a hora de ir matá-lo.

Quando a guarita estiver livre pegue as pedras e o saco de amendoins.

Troque Cooper de posição com Sanchez. Ponha Cooper no celeiro e leve Sanchez para a cabana ao lado oposto da ferrovia. Dentro da cabana Sanchez expulsará um mexicano, o corpo desmaiado irá atrair outros inimigos que verão o morto da guarita e a chacina do celeiro, indo cair fácil frente a colt do Cooper.

Agora é hora de começar a pensar em pegar a metralhadora. Faça com que Mia jogue amendoins na área de visão da primeira metralhadora (perto da locomotiva) e soltar o Mr. Leone. Esconda Mia. O homem da metralhadora irá sair da posição (será substituído) e acabará caindo nas mãos do Cooper (que permanece no celeiro). (ver tela 21)

Saia com Sanchez pelos fundos da cabana e mate o vigia do penhasco e o mexicano que faz a ronda no quintal da casa vizinha. Entre a cabana e a casa lance uma pedra no novo homem da metralhadora, corra e pegue a arma.

A partir daí Sanchez sozinho faz uma caçada... extermine todos! Todos exceto os homens que estão espancando o Doc; o uso da metralhadora iria acertar nosso companheiro. Não deixe de matar os dois que guardam a saída norte da cidade. Descanse Sanzez perto da locomotiva.

Traga Cooper e Sam para a ponte destruída, desçam as escadas, sigam pela margem do rio eliminando os inimigos até o final da trilha na casa do fim da rua onde está Doc.

A situação atual é a seguinte: 3 homens surrando Doc, 1 na parte superior do celeiro observando a pancadaria, um rondante e um fixo perto da árvore do enforcamento; o resto todo é morto! Observe que, se qualquer um desses 6 homens perceber sua presença, Doc será assassinado; se Doc tentar fugir será morto!

Vamos à ação; o mexicano rondante cai no truque do relógio, escolha o local certo para que ninguém veja sua movimentação. Não mate ainda o guarda fixo, ele será muito útil. Com muito cuidado, leve Cooper pelo quintal da casa de dois andares (a que o vento bate a porta) até até o pequeno depósito, bem próximo à arvore da forca. Coloque o relógio para que o guarda fixo ouça e mande um dos homens que está espancado Doc vá verificar - Cooper cuida dele com a faca. Essa estratégia costuma falhar, tente várias vezes até que o homem forte obedeça as ordens do guarda fixo; a falha é decorrente de uma variável de prioridade da IA, entre obedecer ou surrar. Quando o torturador morre os outros dois também param a pancadaria, provavelmente esperando o retorno do amigo.

Chame Mia para junto de Cooper, soe a flauta e esconda Mia; dessa vez o próprio guarda fixo irá verificar o acontecido e morrerá na faca do Cooper. Só restam 3.

Muita atenção agora. Lembra-se da missão 18 e o cidadão da "dança"? O caso é parecido; temos que forçar Doc estar inoperante para evitar que ele tente fugir e ser morto. A estratégia é interessante: Leve Sanchez de forma que suas pedras alcance os inimigos; jogue a pedra em um deles e ESPERE que o outro dê um soco no Doc e aí sim lance a segunda pedra mexicano torturador. Dessa forma o guarda do celeiro não atirará no Doc, pois ele está desacordado, muito pelo contrário ele irá fixar toda sua atenção esperando que o doutor se restabeleça. Presa fácil para Cooper que se aproxima do celeiro, mata o mexicano (é possível subir no celeiro, mas é desnecessário) e dá fim nos dois desmaiados. (ver tela 22)

Enquanto esperados o restabelecimento do Doc, saia em busca de cinco cavalos que já estão selados espalhados pela cidade. Montem e saia a galope com o grupo pela estrada norte em busca da Kate. (ver tela 23)

Toda essa missão é muito rápida e fácil.

MISSÃO 23 - At the Gates of Hell

Objetivo: Entrar na caverna do El Diablo.

Uma missão feita sob medida para Sanchez, que praticamente resolverá tudo sozinho.

Começamos rapidamente escondendo Kate em um dos quartos da fortaleza. Kate ficará aí até o final da missão.

Doc e Cooper estão em posição muito desfavorável, e o melhor a se fazer é deitar os dois e ficar bem quietinho.

A ação fica por conta de Mia, Sam e Sanchez. Pegue uma pedra que está bem próxima. Jogue um punhado de amendoins no telhado da casa de onde está Mia; leve-a para um local bem escondido e afastado aos fundos da casa. Posicione Sam e Sanchez de forma eles tenha campo de tiro tanto para o telhado da casa como para a parede lateral. Libere Mr. Leone de maneira que o homem que faz a ronda até a porta da casa veja o macaquinho subir as escadas para pegar os amendoins. O mexicano irá subir para o telhado e receber uma salva de tiros do Sam e Sanchez. Obviamente os tiros atrairão outros guardas da área, que poderão subir as escadas ou tentar contornar a casa, de qualquer maneira serão mortos a tiros. (ver tela 24)

Depois de algumas mortes a área estará livre. Chame Mr. Leone de volta. Retire os corpos que ficaram na lateral da casa (se houver) e coloque-os bem à vista na frente da casa, fazendo uma trilha dos horrores até a escada. Isso é importante para evitar que outros mexicanos sejam incitados a contornar a casa quando forem verificar os mortos que você está espalhando pelo caminho. Agora seu grande truque: ponha a serpente no telhado, bem próximo a escada. Mantenha Mia escondida e estude novamente a posição de tiro do Sanchez e do Sam visando o telhado e a lateral da casa.

A continuidade de trabalho demandará tempo mas é extremamente eficaz. Tire Sam dos fundos da casa, crie uma "quick action" de retorno rápido para a posição de tiro e vá brincar de atrair mexicanos dando tiros e voltando correndo. Os homens do El Diablo logo verão a trilha de mortos que você deixou e a maioria deles subirá as escadas e serão envenenados pela serpente. Se algum deles relutar em ir ao telhado, você dá mais um disparo e ele irá contornar a casa... morte fácil! Pode acontecer também de dois homens subirem as escadas e a serpente não terá tempo para matar os dois, se isso acontecer Sanchez e Sam estarão prontos para atirar. A repetição de atrair os inimigos para a armadilha da serpente vai lhe render muitas e muitas mortes; ao final só restarão dois homens junto aos cavalos que serão abatidos com pedradas.

Com toda segurança Sanchez sob a escada que dá acesso a metralhadora (estranhamente um dos primeiros homens a morrer na armadilha da serpente foi o que ficava na metralhadora), jogue uma pedra no vigia perto do quarto onde está Kate e corra para pegar a metralhadora.

Com a metralhadora nas mãos, praticamente você terminou a missão. Parece uma repetição da missão anterior quando libertamos Doc. Faça uma caçada com Sanchez, use com inteligência e precisão sua poderosa arma e eu lhe garanto que TODOS os homens do El Diablo estarão mortos sob os tiros do Sanchez. A metralhadora é extremamente eficiente e de longo alcance, o segredo é economizar nos tiros, nada de travar o dedo no gatilho para fazer suas mortes, basta um leve clic para eliminar o inimigo que deve ser atingido antes que ele tenha distância suficiente para disparar em você. Não se esqueça de guardar os últimos tiros para acertar o homem da outra metralhadora. Quando acabar sua munição, desça da fortaleza pegue a segunda arma e continue usando Sanchez como exterminador. Volto a repetir: TODOS podem ser eliminados; procure um bom posicionamento e economize na munição.

Como diz Sanchez "todo claro"! Reuna todo seu grupo e entrem na caverna do El Diablo.

MISSÃO 24 - Deaths Overture

Objetivo: Salvar Sanchez e perseguir El Diablo.

Pegos como ratos na armadilha foi o que Cooper disse.

No entanto não é nada complicado escapar da prisão. Deixe que um dos guardas veja Mr. Leone em ação para que a curiosidade o faça abrir a cela e ser nocauteado com um soco do Cooper, que rapidamente esconde o corpo no fundo da prisão e depois retorna para pegar suas armas no baú que está logo em frente a cela. Não se esqueça de dar fim ao homem que está apenas desacordado.

Esconda o restante do grupo no fundo da caverna enquanto Cooper elimina os 3 guardas que fazem a ronda do local, sempre usando a faca e evitando que algum disparo chame os 3 mexicanos atiradores de facas que estão escondidos numa passagem na parede.

Quando não houver mais vigias faça a festa do grupo pegando suas armas que também estão no baú.

Faça uma recepção calorosa para os atiradores de facas: ponha a serpente na saída da passagem, posicione seus homens e dê um tiro para atraí-los, a combinação tiroteio + serpente dará fim aos 3 rápidos inimigos.

Seguindo o único caminho possível encontraremos um outro vigia que está num piso elevado, ele cai no truque de sedução da Kate (só prá matar a saudade) e recebe uma facada pelas costas.

Até chegarmos ao portão gradeado a estratégia usada é a velha conhecida de atirar/esconder/tocaia. Um por um dos mexicanos serão mortos com exceção de três que estão na ante-sala onde temos uns itens para pegar. O primeiro dos mexicanos é alvo fácil através da primeira janela, os outros dois são eliminados usando a técnica de rolar e atirar.

Para abrir a grade basta pisar na pedra que está bem abaixo de uma tocha na ante-sala. Ponha Cooper e Doc na ante-sala e Sam no início do corredor de forma que os três tenham campo de tiro para a entrada da nossa pequena sala. NÃO ENTRE agora na sala das cortinas vermelhas. Primeiro use a tática de atrair os inimigos para sua área de fogo cruzado com Doc, Cooper e Sam.

Quando, na sala das cortinas, restar apenas um mexicano (aquele que não sai da posição) coloque a serpente perto da entrada da ante-sala (onde ainda estão Doc e Cooper) entre na sala das cortinas e retorne correndo com Sam para a posição de tiro. Três atiradores de facas sairão pelas cortinas e morrerão no fogo cruzado e com a serpente.

Agora entre com Cooper na sala das cortinas e mate com a faca o mexicano restante. Coloque a serpente na saída da primeira cortina, dê um disparo para atrair mais dois atiradores de facas que também morrerão no fogo cruzado e envenenados.

Nessa posição do mapa temos dois destinos; ou seguir para o lago subterrâneo ou ir para o ponto mais alto da caverna. Sugiro a segunda opção. Aqui o mapa é um pouco confuso e esconde, muitas da vezes, nossos inimigos sob os paredões rochosos, por isso, muito embora a interface do jogo fique feia, aconselho a ativar a opção de silhueta dos personagens para facilitar a visualização.

Sozinho Cooper consegue chegar à ultima e mais alta plataforma onde está a metralhadora. Traga Sam para acioná-la. A intenção aqui é exclusivamente desativar a outra metralhadora que está protegendo o acesso ao lago. Gaste a munição que for necessária até que o homem da segunda metralhadora caia morto, se ainda sobrar alguns tirinhos gaste com as demais vítimas. Obviamente Cooper e Doc estarão esperando eventuais tentativas dos mexicanos chegarem até Sam pelo único caminho possível que é a escada de pedra que leva à sala das cortinas.

Estando a metralhadora do lago inoperante, posicione Sam na plataforma intermediária, de onde ele consegue atirar nos mexicanos que tentarem atravessar a ponte do lago. Matenha Cooper e Doc numa posição de tocaia e use alguém para atrair os homens do El Diablo que estão no outro lado do lago para o fogo cruzado de Doc, Cooper e Sam. Assim que for possível pegue, numa das ilhotas do lago munição de precisão para Doc e dê fim dos poucos que ainda restam entre você e El Diablo.

Caminho livre para resgatar Sanchez. Na sala onde está El Diablo, Sanchez e três mexicanos, o que aparentemente parece ser trabalho difícil, é extremamente simples quando se sabe o que fazer! O único perigo na sala é o atirador de facas que tem a missão de matar Sanchez assim que El Diablo perceber a presença de Cooper. Portanto, caminhe com Cooper até o ponto mais próximo da sala onde sua presença não é notada. Prepare uma "quick action" de lançamento de faca; entre na sala e lance a faca no inimigo do meio, imediatamente após a fuga de El Diablo, selecione Sanchez (shift + 5) e saiam correndo da sala antes de qualquer reação dos outros dois mexicanos. Não é tão difícil quanto parece; é uma questão de rapidez de movimentos.

Retorne para a sala com Cooper e Sanchez e elimine os dois mexicanos. Daqui até o final da missão só precisaremos de Mia e Cooper. Seguindo em frente Cooper tem várias posições onde pode usar a técnica de rolar e atirar, vá abrindo caminho a bala contra seus inimigos e El Diablo continuará fugindo.

Um pouco mais à frente chegaremos numa sala com um pentagrama desenhado no chão. É claro que são armadilhas! Traga Mia para o local. No "screen shot" desse Roteiro você pode ver em vermelho as pedras que acionam as armadilhas e em verde as que abrem as duas portas gradeadas. Entre as grades ainda encontraremos uma armadilha de lança chamas. Não adianta tentar rastejar ou outro truque qualquer. A única capaz de atravessar as chamas é a Mia, graças à sua agilidade e velocidade. Leve Mia pelo corredor e desarme a armadilha pisando na pedra abaixo da tocha. Traga Cooper e continue a perseguição ao El Diablo. (ver tela 27)

Mate os homens que estão protegendo o elevador e escale os paredões até chegar à porta do quarto do El Diablo.

MISSÃO 25 - Inferno

Objetivo: Matar El Diablo.

Última missão!

Tudo uma questão de paciência e conhecer bem os pontos seguros para cada uma das armadilhas do El Diablo.

São 4 as armadilhas: Fogo, gás, metralhadora e serra. A do fogo e metralhadora você fica a salvo perto da própria metralhadora esquerda. A do gás não lhe causa dano no fundo do quarto e para escapar das serras basta ver as fendas no chão e se posicionar fora delas.

O resto é atirar e esconder.

Depois de certa quantidade de danos no El Diablo, sua munição irá acabar e ele partirá para um combate mano-a-mano. É bobagem tentar disputar no braço com ele!

Lembra-se do filme anterior a essa missão? A faca que Cooper lançou continua cravada na cadeira do Xerife El Diablo, corra, pegue a faca e mande o maldito para as profundezas do inferno!

FIM DE JOGO

Thiago
Thiago #VilleValo

Novato

, João Pessoa