Detonado de RipadorBR para Half-Life de PC

#Detonado Detonado de Half-Life para Computador. Publicado por RipadorBR, em .

HALF-LIFE 1

Enviado por Renan Soriano Oliveira

PARTE 1

Black Mesa Inbound

O jogo começa com você em um trem indo para a área dedesenvolvimento da Black Mesa (Black Mesa FederatResearch Facitity). O trem faz uma parada, e você nãoprecisa fazer nada em particular durante a viagem.

Eventuatmente o trem faz a parada. Um guarda se aproximae deixa você sair. Siga-o até uma grande porta deentrada, espere que ele abra a porta, e vá para dentro.A porta vai se trancar atrás de você e uma nova portavai abrir, continue...

Você está dentro do Anomalous Materiats Lab da BlackMesa Federal Research Facility.

Chegando a Câmara de teste

1. Localize a Suit Room para conseguir a HEV Suit.

2. Pressione o botão no console do computador paradescer o vidro que guarda a sua "roupa" HazardousEnvironment Suit. Ande até a roupa e a coloque.

3. Na locker room fora da Suit Room, aproxime-se datranca com chave onde está escrito "Freeman". Pegue abateria que está lá dentro.

4. Deixe a locker room e vá para o Checkpoint. Espereque o guarda abra a porta e siga...

5. Além do Checkpoint você vai ver um grande elevador.Desça por ele para o andar inferior...

6. Siga o corredor do andar inferior. Você vai passaratravés de outro checkpoint e entrar em uma sala comtrês cientistas. Pare e ouça o que eles tema dizer.

7. Quando os três cientistas pararem de falar, um vaidestrancar uma porta. Atravesse a porta e siga pelooutro corredor. Então pegue o elevador no final docorredor.

8. Desça as escadas, atravesse a porta onde está escrito"Test Lab". Você vai estar em uma ante câmara com maisdois cientistas.

9. Depois de falarem com você, os cientistas abrem aporta do Test Lab.

10. Entre no Test Lab.

Executando a experiência

1. Os cientistas pedem para que você inicie os rotores.?? a sua deixa para subir a escada e apertar o botão noconsole do computador no balcão. Desça novamente e vejaas máquinas se moverem. Depois disso uma gaiola demetal, em uma das partes da sala vai se mover revelandoum "carrinho", algo como um carrinho futurista.

3. Empurre o carrinho para a máquina no centro da sala.Uma explosão vai ocorrer. Não se preocupe, espere omaquinário quebrar a distância.

4. Você se teleportará para uma cúpula de mundosalienígenas antes de retomar ao Test Lab.

Unforeseen Consequences

Depois do desastroso experimento você vai reaparecer noTest Lab.

Engrenagens quebradas por todo lado, e você vaidescobrir, que um portal se abriu entre seu mundo e odos aliens. O resultado? Aliens estão rondando oAnomalous Materiais Lab, e não são amigáveis...

Sua primeira ação é retomar para o andar superior doAnomalous Materiais Lab.

Retorne para onde você começou.

Você está dentro da ruínas do Test Lab. Eletricidade édescarregada pelo ar, e o Anomalous Materials Lab estáum caos. ?? hora de retomar para a entrada principal.

1. Atravesse a porta semi-aberta até a anti-câmara doTest Lab. Lá pressione a caixa na parede que estápróxima da "portinha" . A porta eventualmente irá seabrir para que você saia.

2. Desça o corredor (mova-se lentamente, ou osequipamentos de computador vão cair e esmagar você).Retome para aquele elevador esquisito e suba.

3. Suba as escadas, um cientista está cuidando de umferido. Aproxime-se e escute o que ele tema dizer. Entãouse o cientista para que ele siga-o.

4. Vá com o cientista até a última porta no fim docorredor. Ele olhará no Retinal Scanner na parede edestrancará a porta.

5. Ande até a nova posta aberta no fundo desta sala.Depois do raio laser sair, cruze aporta e corra para aporta destruída.

6. Corra atravessando o corredor principal onde umsimples Headcrab o aguarda. Você não tem armas ainda,portanto ignore-o.

7. No próximo corredor, você vai encontrar um par deraios laser. Evite-os, corra até o final, onde você vaiachar a Crowbar.

8. Use a Crowbar para quebrar o vidro da porta trancada.Arraste-se pela abertura.

9. Atravesse o corredor principal do poço do elevador.Quebre o vidro para o poço. Uma das partes do elevadorvai cair pelo poço.

10. Entre no poço. Descendo a escada vermelha até o fimdo poço onde você vai encontrar um monte de entulho.

11. Arraste-se (Rasteje!!) de volta para a escada esuba, então suba novamente pela segunda escada. Saia dopoço.

12. Fora do poço, um cientista infectado (Mawman) vaiatacar o guarda de segurança. Mate o Mawman com suaCrowbar, ou assista o assassinato do guarda então mate oguarda- e depois mate o Mawman. Pegue a pistola doguarda de segurança se ele não sobreviver.

13. Mate o segundo Mawman, e então faça seu caminho devolta paras locker room (perto do local onde vocêcolocou a sua primeira roupa Hazardous Environment Suit,HEV). Você terá que matar mais dois Mawman pelo caminho.14. Uma nova tranca vai se abrir na locker room. Pegue amunição da pistola que você encontrar.

15. Siga paras entrada do Anomalous Materiais Lab. Umnovo caminho se abriu agora - uma grade de ventiladorquebrada no chão.

Novo território

?? hora de explorar o resto do Anomalous Materiais Lab -uma parte que você nunca viu antes.

1. Rasteje através do buraco na base da parede. Mova-sedevagar, para poder matar um Headcrab que vai te atacar.

2. Na sala além, mate o segundo Headcrab; então passepor uma série de torres de computadores quebrados eatravesse o buraco na parede.

3. Prossiga através do corredor que está além do buraco,nada além de portas, onde cientistas tentam em vãoevitar os Headcrabs.

4. O corredor termina no checkpoint onde um guarda mortoe um Mawman estão no chão. Pegue a pistola do guarda erasteje até a porta quebrada do checkpoint.

5. Mate um par de Houndeyes que teleporta próximo a vocêe explore a área além do checkpoint. Você verá um homemque olha par você de uma sacada. Ele desaparece antesque você possa fazer qualquer coisa.

6. Mate mais dois Houndeyes e procure por uma porta comum triângulo amarelo ao lado. Atravesse a porta e mate oHeadcrab.

7. Equipe sua Pistol, se ainda não equipou. Então suba aescada atrás da porta como triângulo amarelo. Assim quesubir a escada, você verá outro Headcrab e Mawman. Lanceos explosive tanks atrás de Mawman e caia atrás daescada para evitar a explosão. A explosão matará seusinimigos.

8. Retome, caminhe ao longo de uma sacada e localize umMawman fazendo a festa com um cientista morto. Você podematar o Mawman lançando um explosive tank, mas tomecuidado com a explosão.

9. Volte ao longo da sacada e explore na outra direçãopara encontrar um cientista. Conduza-o para a área ondeo Mawman está comendo o cientista e ele destrancará aporta. Atravesse a porta para obter acesso para umaestação de primeiros socorros, Pistol Clips e algumasGrenades.

10. Volte escada abaixo. Investigue até encontrar umaporta se abrindo lentamente. A porta se abre, revelandoum Vortigaunt. Mate-o e colete munição para a Pistolnesta saia.

11. Próximo dali, há um cientista escondido em umDumpster. Um Headcrab espreita a área. Mate o Headcrab edeixe o cientista. Há uma estação de primeiros socorrosatrás do dumpster se você precisar.

12. Há uma passagem em um buraco no chão. Se vocêesperar por um momento, um Mawman aparece do outro lado.Você deve esperar por ele e matá-lo antes de continuar.Após matar o Mawman, salve o game e entre no buraco.

13. Agora você está em uma pequena cadeia de túneis deesgoto. Explore os túneis. Você encontrará duasaberturas, o buraco onde você entrou e outro. Note alocalização da segundo buraco.

14. Localize uma válvula. Gire a válvula para inundarestes corredores com mais água de esgoto e então nadepara o buraco no teto que você notou antes (não o quevocê entrou).

15. Agora você está fora da passagem do item 12. Exploreo corredor. Você encontrará um elevador grande. Suba noelevador para ir para um novo território. Desça.

16. Enquanto você desce, Headcrabs vem o hostilizar.Cuide para não cair. Evite os Headcrabs que puder eatire nos chegarem muito próximo.

17. Você pode esperar até o fim para sair, ou, se forrápido, pode descer em uma área elevada que tem umestação extra de primeiros socorros.

On to the Canal

Agora você está no fundo do elevador onde à frente háuma ponte desmoronando e um canal infestado de aliens.

1. Mate o Houndeye que se materializa e passe por umacurva onde há uma ponte de metal mais á frente. Seaproxime da ponte lentamente. Um Bullsquid sematerializa nela, cai, e quebra uma parte.

2. A parte restante é frágil. Vire e pule para os tubosprateados à direita.

3. Caminhe pelos tubos e pule quando necessário. Ostubos levam para uma caixa próximo ao nível do chão.Quebre-a e rasteje no túnel de ventilação exposto.

4. Rasteje até encontrar outra caixa quebrável abaixo devocê. Quebre-a e cala no buraco.

5. Você está em um corredor pequeno. Apanhe uma Batterypróxima ao chão e quebre várias caixas para encontrarmais Batteries. Colete todas.

6. Daqui você pode ver um grande canal com Bullsquid evários Headcrabs no chão e Barnacles no teto. Não pule,mas atire nos Bullsquid e em qualquer Barnacles que vocêver.

7. Vá para um lugar abaixo, desça a escada além e entrena área do canal.

8. Atire em todos os Barnacles restantes na área docanal. Recupere energia em uma estação de primeirossocorros em um canto escuro e então mergulhe no canal.

9. No final do canal você encontrará uma escada que levapara o outro lado. Suba a escada, atravesse a porta,localize e entre em uma segunda porta.

10. Vá pelos túneis além da segunda porta até uma salacheia de caixas suspensas. Suba as duas escadas e entãocom muito cuidado, pule pelas caixas para o outro ladoda saia. (Você pode salvar o game antes de pular).

11. Do outro lado da saia com caixas, passe por umpequeno túnel, acima da escada e por um par de portas.Você se encontrará em uma área onde pode examinar ocanal novamente.

12. Siga o corredor até um elevador e entre nele.Pressione o botão para subir.

Office Complex

Até aqui você estava nas ruínas de um laboratório, masagora você encara um complexo de escritório infestado dealiens. As coisas ficam mais difíceis à medida que vocêavança.

Early Exploration

Quando você descer do elevador, faça o seguinte:

1. Saia do elevador e atire no Headcrab próximo. Note aporta vermelha fechada e os arames que bloqueiam ocorredor.

2. Quebre uma caixa próxima ao chão perto aos fioselétricos. Rasteje pelo tubo de ventilação e vá para adireita.

3. Atire em outra caixa e cala em uma saia cheia demáquinas, Barnacles, e cientistas assustados. Mate osbarnacles, e atravesse uma posta com as inscrições "HighVoltage".

4. Deixando esta área pelas portas vermelhas que estavamtrancadas, você volta para o corredor, perto do elevadoronde você começou esta seção do game.

5. Caminhe pelo corredor e passe os cabos elétricos. Aporta no final do corredor está trancada, mas você podequebrar a grande janela ao lado e pular, se agachandoenquanto pula. (Pule e enquanto estiver no ar segure atecla de agachar).

6. Além da janela está um laboratório inundado, um parde portas vermelhas trancadas, uma porta de madeira queleva para um armário e mais corredores. Aproximando daporta de madeira, um Headcrab-infested (Mawman) iráquebrar uma parte da porta. Fique próximo e bata naporta com a Crowbar até o Mawman quebrar o resto. Entãomate-o e pegue a Pistol Clips dentro do armário.

7. Localize uma grande área de armazenagem. Você tem quedestruir uma pilha de caixas para chegar até lá. Então,você encontrará um baú com uma Shotgun dentro. No finaloposto da sala há um cercado com um guarda atrás. UmMawman o ataca quando você se aproxima. Atire nele assimque ele aparecer com a Shotgun que você acabou de pegare o guarda sobreviverá. Então ele abrirá o portão edeixará você entrar.

8. Atrás do portão está um arsenal com munição e um kitde primeiros socorros. Pegue tudo que puder e volte parao armazém. Uma escada o conduz para baixo. Desça eencontre outro Kit e uma Battery nas caixas.

9. Volte para o laboratório. Pule pela janela, usando opulo agachado, e então vá pelas mesas sem tocar a águaeletrificada no chão. Quando você alcançar o interruptorna parede, ative-o. Isto apaga a luz, mas também evitaráo perigo de tocar na água.

10. Acenda sua lanterna e verifique ao redor. Vocêencontrará uma Battery em um gabinete de metal semiaberto. Há também uma grade de ventilação na parede.Quebre-a e entre no duto de ventilação.

11. Salve o game e se mova lentamente com sua lanternaligada. Segure a tecla de agachar, embora possa parecerdesnecessário. Mate 3 Headcrabs enquanto prossegue.

12. Eventualmente o teto está mais ao alto, mas há umventilador mortal acima. Se você não segurar a tecla deagachar até passar o ventilador, você se levantará eserá decaptado.

13. Quando atingir uma caixa, destrua-a e passerastejando. O chão ruirá e você se encontrará em umanova seção do corredor principal.

14. Caminhe nesta nova parte do corredor e outra partedo teto cairá à sua frente. Atire em um par de Headcrabsque descem junto e ajeite as caixas no chão para poderpular para a escada no teto.

15. Suba a escada e quebre a caixa que encontrar acima.Mate um Headcrab e você verá outra caixa. Quebre-a etome cuidado pois na sala abaixo há uma Automatic Turret.Salve o game.

16. Veja um cientista nesta sala sendo atacado pelaTurret. Um Headcrab é o próximo a receber o disparo.Quando o Headcrab estiver morto, salte para a salaabaixo, corra para a Turret (quebrando a caixa demadeira com o Crowbar para clarear o caminho), e rastejepela plataforma de metal onde a Turret está montada.Desligue o switch embaixo da plataforma para desativar aTurret.

17. Explore um pequeno sala de armazenamento próxima. Lávocê encontrará Pistol Clips, Shotgun Shells e umaBattery.

18. Mate os Headcrabs que vigiam uma escada e suba-a.

Administration, Level 1

Os escritórios do andar superior estão infestados dealiens como no andar abaixo, porém, você tem umavantagem aqui que não tenha antes, os guardas desegurança (Security Guard), que você pode pedir ajudapressionando a tecla de ação.

1. Um Securtty Guard permanece no topo dos degraus.

2. Destrua as caixas perto para pegar munição, e entãoentre em um longo corredor. Explore um escritório àesquerda do corredor, você verá cientistas sendoarrastados em um duto de ventilação por uma criatura nãovista. Ignore-os por enquanto e pegue a Battery e o kitde primeiros socorros neste quarto.

3. Vá mais adiante, mas tome cuidado. Quando o corredorse alarga, vários Vortigaunts atacam. Volte e atireneles.

4. Explore a área. Mais Alien Grunts espreitam ao redore você encontrará munição para Pistol e estação deprimeiros socorros em vários escritórios. Olhe para osHeadcrabs que estouraram o teto.

5. Localize um salão com um par de sofás xadrez e umaestante. Atire no teto sobre o letreiro que diz, "MaintenanceAccess", para revelar uma escada.

6. Suba a escada e vá para a direita. Próximo dali háuma Automatic Turret. Rapidamente localize a caixa dofusível montada na parede próximae mexa na alavanca paradesabilitar a Turret. Também, colete uma Shotgun nochão, perto da Turret. Desça quando terminar.

7. Na plataforma do agrupamento de escritórios há umalarga escada. Mate o Barnacle ao pé da escada e entãosuba, preparado para atirar no trio de Headcrabs notopo.

Administration, Level 2

Você está no segundo andar dos escritórios daadministração. Surpresas mais sórdidas os esperam.

1. Vá pelo corredor no topo das escadas. Destrua oMawman que você encontrar, mas evite as caixas próximas:uma irá explodir se você danificá-la.

2. Prossiga pelo corredor, mate dois Alien Grunts eatravesse a porta vermelha do outro lado. Tenha oSecurity Guard no outro lado da porta seguindo você numarampa próxima.

3. Abaixo você encontra um Bullsquid, munição de Shotgune algumas Grenades. Mate o Bullsquid.

4. Quando você tenta deixar a área, dois Alien Grunts seteleportam. Atire assim que eles aparecerem, depreferência com a Shotgun.

5. Volte pela rampa.

6. Prossiga para uma área com o chão afundado. Abaixo hávárias mesas quebradas e um Mawman. Atire no Mawman e emqualquer Headcrabs que cair do teto. Faça isso do andarsuperior, evitando a área afundada.

7. Desça para a área afundada e quebre os palanques demadeira em cima da entrada. Passe pela entrada e desçapara o corredor escuro.

8. Você alcançará uma alcova onde dois Mawmenbanqueteiam cientistas mortos. Mate os Mawmen epressione a alavanca próxima à porta. A porta se abre,revelando um congelador enorme. Entre.

9. Explore o freezer completamente, matando os Headcrabse os Bullsquid dentro. (Se você atirar na laje comcarne, ela se quebrará e qualquer Bullsquids que estiverpor perto irá comer acame e temporariamente ignorarvocê). Localize um switch vermelho na parede e ligue-o.Isto ligará um cart vermelho que se move de um lado parao outro acima.

10. Volte par onde você entrou no freezer. Suba aescadinha e quebre a grade de ventilação. Rasteje pelotúnel de ventilação.

11. Siga o túnel para onde você pode ver e rastejarsobre o cart. Siga-o.

12. Quebre as caixas no cart e colete as Batteries.Então rasteje para longe do cart no duto da parede (ooposto de onde você seguiu o cart). Quando você entra noduto, veja os Headcrabs.

13. Rasteje pelo duto. pegando uma Battery perto de umSecurity Guard morto. Quebre outra grade para sair doduto, você se encontrará em uma grande junção deventilação azul.

14. Metodicamente mate todos os Barnacles lá e pule umasérie de dutos em outro duto de ventilação.

15. Dentro do novo duto, siga à esquerda e prossiga atévocê encontrar outra grade. Atire nela e caia, vocêestará aos pés de outra escada larga. Próximo dali, umSecurity Guard agachado sobre um camarada morto.

16. Atire no Mawman que se aproxima e tenha um SecurityGuardo seguindo nos degraus. No topo está uma portatrancada com uma pequena janela. Olhe pela janela: ohomem vestido de preto aparece novamente, mas você nãopode chegar a ele pela porta trancada.

17. Prossiga pelo corredor e veja um cientista pulandopela janela para escapar de um Mawman. Atire nos Mawmenpróximos e pule pela janela para coletar alguma munição.

18. Caminhe pela borda do elevador vazio no final docorredor e veja um cientista agarrado a uma plataforma.

19. Salve o game, corra e pule para pegar a escadamontada na parede distante do duto do elevador. Subapara uma plataforma e então suba uma segunda escada paraoutra plataforma e uma terceira escada. (O cientistacaie a morte dele é inevitável).

20. Do topo da plataforma, pule para uma escadapendurada no carro do elevador, no centro do duto. Subaesta escada e você estará sobre o elevador.

21. Quebre a grade de ventilação sobre o carro doelevador e pule. Acenda sua lanterna e se oriente àporta do elevador. Prepare para o próximo level.

Bem, você conseguiu passar pelos confusos estágiosiniciais, mas agora você vai começar a ter sériosproblemas. Os inimigos que você enfrentou até aqui seforam. Eles não eram tão difíceis, bastando vocêobservar e aprender as suas tendências. Mas os riscosagora são mais altos.

Nos próximos níveis, você encontrará Grunts humanos quecobrirão o que aconteceu no Anomalous Materiais Lab.Isso significa matar qualquer coisa com vida..,incluindo você. O governo quer que o seu experimentosuper secreto continue super secreto, e você já sabedemais. Prepare-se para um tiroteio.

PARTE 2

We've Got Hostiles

O novo estágio começa quando você sai do elevador. Bemem frente, você dá de cara com Laser Mines e tropas dedefesa do governo deixadas para trás.

Uma boa maneira de passar por esta área é movendo-selentamente. Se você não olhar por onde anda, pode acabarcaindo em uma armadilha.

Áreas de Armazenamento

Sua primeira tarefa é passar por uma série de salas dearmazenamento da época da Guerra Fria. Você terá oprimeiro gostinho da defesa autômata das tropas dogoverno aqui.

1. Saia do elevador e dê alguns passos para frente. Olheo cientista em pânico espancar a janela de uma sala eentão corra depressa sobre uma laser mine.

2. Carregue a sua energia e HEV Suit em uma Estação dePrimeiros Socorros e Estação HEV por perto.

3. Caminhe pelo corredor. Perto de um canto, um par deraios-lasers vermelhos bloqueiam o seu caminho. Atrásdeles está um sala de estoque cheia de caixas. Salve oseu progresso antes de cruzar os raios.

4. Corra atravessando os raios e esconda-se atrás dacaixa no canto direito da sala. Enquanto abaixa-se atrásda caixa, arremesse uma Granada na direção da Chaingun,concentre-se nos Headcrabs.

5. Um Combat Rifle está no chão da sala de estoque; vocêpode até ter passado por cima dele sem saber e tê-lopego quando combatia a Chaingun. Pegue o Combat Rifle,se ainda não o fez, e então destrua as caixas na salapara obter algumas provisões (como, por exemplo, umaBateria). Evite as caixas explosivas. Alguns Headcrabsextras teleportam enquanto você explora, mas eles nãooferecem grandes problemas.

6. Quando a sala de estoque estiver limpa, encontre umhall por fora do outro lado. Mova-se lentamente! Umraio-laser azul-esverdeado bloqueia o seu caminho. Esteralo está ligado a uma Laser Mine, que explode se alguémtocar o laser. Jogue uma Granada de forma que eia caiajustamente sob o raio-laser. A Granada explodirá, e aomesmo tempo, você se livrará da Laser Mine, que explodecom a Granada (fique longe para evitar danos com aexplosão).

7. Quando a Granada explode, uma pesada porta deincêndio desce automaticamente. Corra para frente porbaixo da porta de incêndio antes que ela bloqueie ocaminho. Agora você está em território ainda nãoexplorado.

8. Perto de um canto está uma segunda Laser Mine. Vocêpode destruir esta arremessando uma Granada nela ouatirando na própria mina da maior distância possível(use sua Pistola).

9. Prossiga pelo corredor. Um Vortigaunt teleporta bemem frente. Mate-o, e também qualquer outro Vortigauntque apareça no mesmo lugar. Use a Estação de PrimeirosSocorros que está próxima, se necessário.

10. Continue pelo corredor e por uma rampa para baixo.Na base da rampa está um raio-laser vermelho no nível dochão, com duas Chainguns montadas em tripés na sala dooutro lado. Jogue uma Granada na Chaingun antes decruzar o raio-laser.

11. Do outro lado do laser está uma sala cheia decaixas. Um Vortigaunt teleporta atrás de você logo quevocê entra; mate- o e então pule no topo da pilha decaixas.

12. Do topo da pilha de caixas, você poderia pularabaixo para o outro lado imediatamente. Mas antes defazer isto, atire nas duas Chainguns em tripés que estãolá no chão.

Exploração Adicional

As armadilhas e Minas tornam-se mais constantes amaneira em que você passa por mais áreas dearmazenamento. Fique frio! Se você andar cautelosamentee livrar-se das ameaças antes que elas possam causarestrago, como será explicado a seguir, você se dará bem.E lembre-se, salve o seu progresso com freqüência.

1. Quando você se livrar de ambas as Chainguns, equipesua Pistola e desça para a nova área. Um monte deHeadcrabs teleportam nos arredores; atire neles com asua Pistola.

2. Atravesse a teia de raios-lasers vermelhos (elesativariam as duas Chainguns em tripés que você jádestruiu). Use a Estação de Primeiros Socorros, senecessário.

3. Pule sobre uma pilha de caixas, e então desça para ooutro lado. Logo em frente está um fosso de água e umburaco de elevador aberto. Salve o seu progresso antesde prosseguir, já que o local é muito escorregadio evocê pode deslizar acidentalmente em uma Laser Mine.

4. A água fará você deslizar, e cair no buraco doelevador é mortal, então ande sobre a água bemlentamente. Quando você andar para frente, você verá umpar de raios-lasers vermelhos e duas Chainguns emtripés. Arremesse uma Granada de forma que ela caiajustamente atrás do primeiro tripé, e então volte. AGranada deve cuidar de ambas as Chainguns, assim vocêpode cruzar os raios vermelhos.

5. Atravesse os raios-lasers. Em frente você verá outraárcade armazenamento com alguns raios-lasers vermelhos,duas Laser Mines nas paredes e uma escada vermelhamontada na parede. Por cima, o homem vestido de pretoaparece na passarela. Você não pode atirar nele. Tudo oque você pode fazer é arremessar uma Granada na direçãodaquelas duas Laser Mines, e ficar para trás enquantoelas são detonadas.

6. Quando as Laser Mines se forem, explore a sala dearmazenamento e destrua todas as caixas restantes paracoletar munição. Quando a sala estiver limpa, suba pelaescada vermelha para uma plataforma e, de lá, escale umasegunda escada para a passarela em que o homem vestidode preto estava.

7. Cruze a passarela para outra plataforma. Um cientistacorre escada abaixo dizendo "Thank God, you're here!"(Obrigado Senhor, você está aqui). Pouco depois, o somde um tiroteio mostra que o cientista estavaredondamente enganado: o Grunt humano embaixo da escadaestava lá para matá-lo, não para resgatá-lo.

8. Salve seu progresso e aproxime-se do topo daescadaria, com o Combat Rifle em mãos. Mate o Grunt quevocê vê lá embaixo.

9. Desça a escadaria e destrua as caixas. Evite osbarris explosivos, ou detone-os a distância. Quandotiver acabado, aperte o botão perto do elevador e entre.

As Coisas se Complicam

Você já matou um Grunt, mas há mais de onde ele veio. Ospassos a seguir vão familiarizar você com os seusinimigos humanos.

1. No topo, você se encontrará em uma grande área dearmazenamento. Uma plataforma de metal revela-se acima.Muitos Grunts o esperam aqui, e é bem melhor você sercauteloso e agachar-se fora de alcance, atirandorapidamente com disparos de Combat Rifle sempre que elesestiverem no alcance.

2. Quando os Grunts estiverem mortos, destrua as caixasnesta sala para suprimentos extras e use a Estação dePrimeiros Socorros e a Estação HEV na parede.

3. Suba as escadas para a plataforma de metal.

4. Siga pela plataforma para uma sala com Barnaclespendurados no teto. Mate os Barnacles com tiros dePistola e prossiga.

5. Passando a área dos Barnacles, há uma junção em "T" .?? esquerda há um par de Laser Mines, e depois delas háum raio-laser vermelho e três Chainguns em tripés. Paraa direita há um corredor aberto. Detone as minas aoredor com a Pistola de uma distância segura e entãopegue uma direita.

6. Você chegará em uma sala com caixas no chão,Barnacles no teto e uma esteira transportadora no chão.Mate os Barnacles e chegue até a esteira. Siga por elana parede.

7. Então você estará em uma sala com uma Estação dePrimeiros Socorros, uma Estação HEV e uma pilha decaixas. Pule sobre as caixas (não as destrua). Do topovocê pode localizar outra esteira transportadora, estaoutra bem acima do chão. Pule sobre a nova esteira esiga-a pela parede.

8. Siga a nova esteira para uma pequena sala com umGrunt. Mate o Grunt e use a Estação de PrimeirosSocorros próxima, se necessário.

9. Desta pequena sala, você pode olhar para baixo em umcorredor cheio de Laser Mines, Chainguns e raios-lasers.Salve o seu progresso. Arremesse uma Granada lá embaixopara se livrar das minas mais próximas e, com um poucode sorte, destruir algumas Chainguns. Então pule parabaixo e atravesse a porta de incêndio que desceautomaticamente.

Para a Superfície

Quando atravessar a porta de incêndio, você seencontrará em um corredor para a grande sala dearmazenamento, onde Grunts estão ocupados atirando emcientistas indefesos. Você está quase na superfície.

1. Escape da porta de incêndio que se fecha e olhe parao corredor na direção da grande área. Os Grunts aparecemde uma longa distância, querendo matar cientistas. Atirenos Grunts sempre que eles aparecerem (lembre-se,cientistas podem lhe dar energia se você recebeu danossérios, então salve-os sempre que puder).

2. Quando não houver mais Grunts à frente, avance. Subauma escadaria para uma plataforma e então suba mais umaescadaria. Siga por uma passarela para uma terceiraescadaria e suba-a.

3. No topo, você pode ir por dois caminhos: a passarelada direita leva a uma Estação de Primeiros Socorros;para a esquerda uma rampa leva para baixo. Use a Estaçãode Primeiros Socorros, se necessário. tomando cuidadocom o Barnacle sobre ela, e então desça a rampa.

4. A rampa leva você por uma ponte com Barnacles mortosacima (você deve têlos matado anteriormente) e em umapassarela que esconde novas áreas. Olhe sobre a ponta dapassarela e atire em um par de Grunts lá embaixo.

5. Quebre as caixas na passarela próxima para coletaruma Battery e então desça a rampa para o nívelprincipal.

6. Escada abaixo, quebre mais caixas e colete outraBattery. Então localize o elevador de Surface Access eaperte o botão para abri-lo. Entre e aperte o botão parasubir.

Loucuras com Helicóptero

Pegue o elevador para a superfície, onde um OspreyHeliplane circulando descarrega tropas do governo naárea. Morteiros de longo alcance atiram periodicamente.

Sua tarefa é matar alguns Grunts por perto e bater emuma rápida retirada para uma carvoeira fortificada comconcreto, onde o Helicóptero não pode pegar você demaneira nenhuma (alternativamente, você pode tentarmatar o Osprey antes de entrar na carvoeira).

1. Deixe o elevador. Você está em uma pequena estruturade concreto que não tem uma parede.

2. Olhe através da parede aberta e mate muitos Gruntsque correm em sua direção. Anda lateralmente enquantoatira, mas não saia de seu abrigo.

3. Quando os Grunts estiverem mortos, recarregue suasenergias em uma Estação de Primeiros Socorros próxima.

4. Saia correndo para a área aberta.

5. Localize a carvoeira de concreto afundada e corrapara dentro. Ligue sua lanterna. Ela ilumina uma escadaque lava para baixo. Desça por ela imediatamente.

6. Escada abaixo, o chão ainda treme com os ataques demorteiro, mas você está livre do Osprey,temporariamente. Recarregue sua energia e HEV Suit nasEstações próximas.

7. Aproxime-se de uma porta denominada "Vent Access".Abra-a mas não entre imediatamente; ao invés disso,fique para trás enquanto uma explosão derruba toneladasde escombros pela abertura.

8. Entre pela porta. Você está em um duto vertical queestá aberto no topo. Se você olhar para cima, verá oOsprey sobrevoando lá em cima e ocasionalmente jogandopára-quedistas (Grunts) pela abertura para atacar você.

9. Olhe para baixo. Você verá muitas bordas ouplataformas. Pule para uma borda mais baixa e então pulepara uma plataforma mais baixa ainda. Na borda de baixo,você pode rastejar em um amplo tubo de ventilação.

10. Rasteje pelo amplo tubo de ventilação e siga-opróximo ao canto.

Retrocedendo

Você acabou de rastejar por um jogo de tubos deventilação que areja áreas que você já esteve, descritasanteriormente como "Áreas de Armazenamento" e"Exploração Adicional". Você está livre para explorarestes tubos inteiramente. Se você fizer isso, encontraráalguma munição extra e uma Estação de Primeiros Socorrosem uma sala anteriormente inacessível.

Quando acabar de explorar, siga este caminho para opróximo nível.

1. Prossiga para baixo pelo escuro tubo de ventilaçãopara um pequeno duto vertical com uma hélice perto domeio. Este duto tem quatro saída, incluindo aquele peloqual você entrou. A saída que você deve pegar é a maisbaixa.

2. Caia para a parte debaixo do duto sem ser cortado empedaços pela hélice. Faça isto agachando e entãoavançando lentamente para frente e para a direitaenquanto você cai sobre uma plataforma bem estreita.Então rasteje mais ainda para a direita (ainda agachado)até cair para a parte de baixo.

3. Rasteje para o tubo de ventilação na parte de baixodo duto. Siga por ele.

4. Este duto leva para outro duto vertical. Este duto,ainda bem, não tem nenhuma hélice ameaçadora nele. O queele tem é um par de plataformas que você só podealcançar subindo escadas.

5. Suba a primeira escada, mas não a segunda. Você estámais ou menos na metade do caminho para cima do duto.Entre no tubo de ventilação que você encontra aqui.

6. O tubo é curto e leva para uma sala com um cientista.O cientista diz sobre um velho sistema de trilhos quevocê pode usar.

7. Na mesma sala com o cientista está um console com umgrande botão vermelho denominado "Silo Access". Aperteeste botão e uma grande porta abre nos arredores.

8. Vá através da porta que se abriu, atravesse um curtocorredor e ao redor de um canto. Um novo nível vaicarregar.

Blast Pit

Agora você está em uma nova e perigosa área. Seuobjetivo final é destruir um enorme Tentacle que dominouum silo nuclear. Mas apenas chegar até o silo já é umteste! Prepare-se novamente, lembre-se de salvar o seuprogresso constantemente.

Aproximando-se do Silo

Os esquadrões de limpeza do governo não localizaram estaárea, ainda, então você não terá nenhum inimigo humanospara matar por um certo tempo. Mas você irá, ao invésdisso, batalhar contra aliens que vão ficando maisfortes e alguns ambientes realmente perigosos. Vocêprecisará de completo domínio de habilidades parasuperar os obstáculos à frente.

1. Quando o nível começar, você estará de frente com umapassagem barricada. Use seu Crowbar para quebrarasbarricadas e caixas.

2. Do outro lado das barricadas estão alguns Headcrabs.Mate-os e procure por uma grande área de carregamento.Há um Bullsquid aqui fora que você pode matar facilmentecom sua Pistola.

3. Para a direita há uma rampa. Suba a rampa parachegarem um painel de controle com uma alavanca. Puxe aalavanca para chamar um elevador de carga. Quando fizeristo, um Mawman estoura uma porta à sua direita; mate-o.

4. Entre na sala de onde o Mawman veio. Esta sala estácheia de explosivos, então não atire. Apenas pegue amunição e o First Aid Kit que você achar lá e saia.

5. Desça uma escada para o nível mais baixo da área decarregamento. Vá até o grande elevador de carga que vocêacabou de chamar com a alavanca e aperte um botão paradescer na escuridão.

6. Descendo as escadas, você se encontrará em um túnelde trilhos abandonado. Muitos Houndeyes correm abaixo devocê. Atire em qualquer um que chegar muito perto, epule no carrinho de mina.

7. Aperte a tecla de "Use" para ativar o painel decontrole do carrinho e então aperte a tecla Forwardvárias vezes para fazer o carro partir para frente comforça total. Aperte a tecla Use uma última vez quandoestiver em velocidade máxima.

8. Fique parada enquanto o carro corre pelos trilhos.Não se preocupe em atirar nos Houndeyes e Bullsquids quepassam; eles tentarão atacá-lo, mas você está se movendomuito rápido para eles atingi-lo.

9. Eventualmente o carrinho se aproximará de um lagoverde radioativo. Antes de você chegar ao lago, saltepara cima sobre a plataforma do elevador à direita. Vocêpode alcançá-la se você agachar depois de pular.

10. Siga pela plataforma. Você já estará se aproximandodo lago verde.

11. Pule através da água sobre outra plataforma. Estaleva para o outro lado do lago.

12. No outro lado do lago, suba uma escada para o topode um cano gigante. De lá, ande sobre um cano um poucomenor com um buraco no topo. Caia no buraco e rastejepara frente no escuro.

13. Quando você chegar a outro buraco no cano, suaprimeira atitude seria sair imediatamente. Ao invésdisso, pule para cima e para baixo no buraco para ver umBullsquid do lado de fora. Atire no Bullsquid a cada umou dois segundos, enquanto evita o ataque dele.

14. Quando o Bullsquid estiver morto, pule para fora docano usando a técnica de pular e agachar. Esta áreacontém muitos canos e um fosso de água radioativa.

15. Volte para o topo do cano pelo qual você entrou (sevocê caiu) e pule dele para o mais alto dos outros doiscanos nesta sala. Alinhe-se cuidadosamente para o pulo,ou você poderá achar isso muito difícil.

16. Ande pelo novo cano. Atire em um Bullsquid em umfosso tóxico próximo enquanto você se equilibra no canoe então pule para a sacada.

17. Do outro lado da sacada há uma grande sala comBatteries e First Aid Kits. Colete o máximo que vocêpuder e então continue.

Entrando no Silo

Você está na entrada para um silo de míssil que foitomado por um Tentacle gigante. Entrar no silo é a partefácil; acabar com o Tentacle é outro problema.

1. Vá pela entrada da sala com os First Aid Kits eBatteries para uma plataforma que esconde um lago delama tóxica. Um silo de míssil está do outro lado dolago. Mate um Bullsquid na água abaixo.

2. Pule em um cano que leva para fora através da água nadireção do silo. Antes de chegar ao silo; porém, estecano quase se intercede com outro cano que leva para umelevador. Pule para o novo cano e prossiga para oelevador. Fique esperto com outro Bullsquid que seesconde em um canto do lago tóxico.

3. Aperte o botão no elevador e suba.

4. Subindo as escadas, ande devagar por um corredorabaixo. Quando ele ficar mais largo, você encontrará umBullsquid à sua direita, perto de um par de barrisexplosivos, mas fique bem longe dos barris. Se vocêatirar eles explodirão.

5. Siga por uma passarela, matando Houndeyes enquantovocê progride, para uma ponte. Colete um par de FirstAid Kits perto da ponte antes de cruzar.

6. Um simples Houndeye está preso entre barris deexplosivos na ponte. Você pode ou atirar no Houndeye eapenas correr pelos explosivos quando o Houndeye estivermorto ou você pode atirar nos explosivos, matar oHoundeye e pular sobre o buraco que se abre; qualquerdas duas formas funcionam.

7. Mate um par de Headcrabs no outro lado da ponte.Então entre numa pequena sala com uma porta de segurançae ative um switch na parede. A porta pela qual vocêentrou se fecha e uma nova porta se abre. Você chegou àscâmaras interiores dos silo do míssil.

8. Mate um Mawman no outro lado da porta e prossiga pelohall. Ouça o cientista morrendo no chão. Então mate umBarnacle no teto e prossiga.

9. Atravesse outra porta de segurança para ver umcientista parado na sala de controle do silo do míssil.Após um momento, um enorme Tentacle surge estourando ajanela que esconde a câmara do míssil e agarra ocientista.

10. Depois que o Tentacle se livra do cientista, cruze asala, atravesse uma entrada, mate um Barnacle no teto esuba uma escada. Um Security Guard lá em cima diz paravocê ficar quieto.

11. Passe pelo Security Guard para uma pequena sala comcaixas explosivas e Granadas. Outro Security Guard estáaqui; logo que você entra, ele corre na direção doTentacle e tenta atirar nele. Ignore-o; o Tentacle logoo matará.

12. Colete as Granadas e rasteje para a câmara interiordo silo, onde o Tentacle o espera. Rasteje por umaescada para uma plataforma mais baixa.

13. Destrua um anel de caixas em volta de uma escada queleva para baixo e então desça rapidamente.

14. Lá embaixo, procure por uma porta fechada comtábuas. Destrua as tábuas e prossiga pela entrada.

15. Siga por um corredor para uma porta de segurança.Ative o switch na parede para fechar a porta pela qualvocê entrou e abrir uma nova.

Ativando o Ar e Combustível

Seu plano de mestre para matar o Tentacle requerrestaurar a energia, combustível e ventilação para osilo do míssil. Você deve fazer os dois últimosprimeiro.

1. Do outro lado da porta de segurança há uma ponte comum Mawman. O Mawman está preso entre dois barrisexplosivos. Você pode correr por sobre o Mawman ouatirar nos barris. Atire nos barris para destruir umaparte da ponte; cruze andando por um espesso cano azul àesquerda da ponte. Usando a Pistola, você pode matar oMawman sem atingir os barris. Certifique-se de que vocêtem os crosshairs ligados e destrua as caixas nãoexplosivas no outro lado da ponte para conseguir doisFirst Aid Kits.

2. Siga o corredor para uma área com uma porta trancadadenominada "Fuel Room" e uma escada que leva para baixo.Não desça pela escada. Ao invés disso, ligue sualanterna, pule para baixo sem usara escada e entãovire-se para destruir rapidamente o Mawmen que espreitalá embaixo.

3. Lá embaixo, você encontrar uma grade circular nochão, destrua-a e desça pela escada extremamente longaabaixo.

4. Na parte de baixo você se encontrará sobre um canomofoso suspendido sobre água rasa. Ande pelo cano,tomando o cuidado de não cair (não há nada de valordebaixo d'água, e Bullsquids podem atacar você láembaixo).

5. Siga para a esquerda na junção em "T".

6. Siga o cano para uma escada que leva para cima. Subaa escada, atire na grade no topo e mate o Mawman quevocê encontra parado lá em cima.

7. Subindo a escada, colete Granadas de uma pequenaabertura e então siga o único corredor disponível parauma porta. Aperte um botão perto da porta para abri-la eatire em dois Mawmen do outro lado.

8. Do outro lado deles há um enorme duto vertical comuma hélice gigante que não se mexe. Desça por duasescadas vermelhas para chegar ao nível da hélice.

9. Ande por sobre a base da hélice e aperte um switchpara ativá-la. Então vire e suba de volta ambas asescadas o mata rápido que você puder.

10. Quando você chegar ao topo da segunda escada, pulesobre o duto. Isso mesmo - pule bem no vazio. A héliceestá girando tão forte que a força do ar manda seu corpolá para cima, e você vai acabar parando em algumasplacas de madeira. Destrua as placas com sua Crowbarpara flutuar para o topo do duto.

11. Lá, destrua uma grade de metal na janela.

12. Atravesse a grade de metal destruída. Você podeprecisar agachar para fazer isso. Você ainda precisaestar alto o bastante. Se você não estiver, direcione-separa o meio do duto, onde a hélice o manda mais paracima, e então vá direto para a grade de metal destruída.

13. Mate um Headcrab no duto de ventilação. Prossigapara frente, derrubando grades e matando Headcrabs atéchegar a uma escada para baixo. Siga por ela.

14. Prossiga para uma sala com três Mawmen. Mate os trêsMawmen e aproxime-se de um console com botõesdenominados "Oxy On" e "FueI On". Aperte ambos osbotões, você saberá que eles estão ligados quando umaluz acende perto do botão.

15. Suba a escada à direita do console. Aperte um botãona parede lá em cima para ativar uma porta.

16. Do outro lado da porta, você está de volta a umterritório familiar. Continue pelo corredor na direçãoda parte central do silo - a parte com o Tentacle.

Restaurando a Energia

Você acabou de restaurar o combustível e o fluxo de arpara o silo do míssil, mas você ainda precisa ligar devolta a energia. Aqui está como:

1. Retorne para a grande sala com o Tentacle. Localizeuma escada que leva para baixo (lembre-se de rastejar) esiga por ela. Você deve estar na parte de baixo do silo,perto do buraco do qual o Tentacle emerge.

2. Há uma porta bloqueada por tábuas lá embaixo. Destruaa madeira que a bloqueia e entre por ela.

3. Ande pelo corredor para um buraco no chão. Salve oseu progresso, então pule por ele.

4. Continue pelo corredor até você achar um Mawman sedeliciando com dois cientistas mortos. Quando oencontrar, uma seção do corredor cai atrás de você.Ignore isto. Apenas mate o Mawman e atravesse aporta desegurança.

5. Cruze uma ponte com barris explosivos (como decostume, você pode cruzar por um cano bem à mão se vocêdestruir os barris). Mate um Bullsquid do outro lado eum trio de Houndeyes no corredor logo depois.

6. Prossiga para uma grande e escura sala com Barnaclesno teto e Bullsquids comendo um cientista morto nocanto. Mate o Bullsquid e então os Barnacles.

7. Ande por uma plataforma e aperte um botão trazer umelevador ao topo. Suba no elevador quando ele sai.Enquanto o elevador desce, ligue a sua lanterna eprocure pela parede a sua volta para encontrar umaescada.

8. Aproximadamente na metade do caminho para baixo, oelevador pára repentinamente. Neste ponto, umapossibilidade é pular para a beira do elevador e entãopular por cima para a escada. Se você pularcorretamente, você pode pegar a escada e não receberdano pela queda. Se isto for muito difícil para você,deixe o elevador cair e pule para o nível mais baixoexatamente no momento antes dele bater contra a água.

9. Descendo a escada está uma plataforma com umcientista. Ouça-o e então siga pelo único corredor queleva para o lado contrario da plataforma.

10. Prossiga pelo corredor, pulando sobre um grandecano, aproximadamente na metade do caminho, para evitarum derramamento de lama tóxica.

11. No final do corredor, mate um Mawman e entãocontinue para frente. Você está no centro de energia dosilo. O único alien aqui é um Bullsquid na parte debaixodo centro. Arremesse uma Granada para matá-lo.

12. Ande por sobre um cesto de malha que esconde ocentro. Aperte um botão e o cesto vai levá-lo para ooutro lado em um movimento rápido. De lá. suba umaescada para uma passarela próxima ao perímetro docentro.

13. O cesto bagunçado lá em cima é como aquele que vocêacabou de montar, mas ele se move e vai esmagar você setocá-lo. Ande ao redor da passarela para uma escadaacima, tome cuidado para não deixar o cesto atingirvocê. Suba a escada.

14. No topo, um raio leva para a parte central do centrode energia. Ande juntamente com o raio e aperte o botãono próprio centro. Uma luz vermelha acende.

15. Pule no centro e ande através dele. Aperte um botãoidêntico do outro lado. Uma segunda luz vermelha seacende. Certifique-se de não estar no centro ou vocêserá atingido.

16. Faça o caminho de volta para a entrada da saladescendo por uma escada e andando pelo cesto novamente.De lá, retorne para o grande duto com o elevador do qualvocê pulou para fora.

17. Suba a mesma escada pela qual você desceuoriginalmente.

18. Prossiga de volta para a sala com o Tentacle. Pelocaminho você encontrará uma poça eletrificada. Organizecaixas de metal (encontradas na sala anterior) em umaponte direta para cruzar a poça.

Matando o Tentacle e Escapando do Silo

Você já restaurou o ar, o combustível e a energia. Agoravocê já está pronto para fritar o Tentacle e sair destelugar. Então vamos lá:

1. Suba tudo de volta para o topo da sala do Tentacle.Lembre-se de rastejar para reduzir o barulho, ou vocêserá espancado!!! Além disso, use Granadas para distrairo Tentacle.

2. Do topo, retome para a sala de controle do silo. Noteque as luzes do console de Oxygen, Fuel e Power agoraestão todas acesas.

3. Aperte o botão Test Fire no centro do console e fiqueum pouco atrás da janela. Olhe enquanto o Tentacle équeimado.

4. Entre na sala onde o Tentacle estava. Desça para aparte de baixo e desça por uma escada no buraco onde oTentacle brotou.

5. Prossiga por uma série de túneis quase verticais.Eventualmente você cairá em um fosso de água. Procureacertar a água quando você cair.

6. Nade para a superfície e investigue: você está em umasala pequena com um cientista e um Secunty Guard, ambosmortos. Uma Magnum .357 está perto do guarda, e balaspara ela estio espalhadas dos dois lados da sala. Pegueestas coisas e então mergulhe de volta para a água.

7. Nade direto para baixo na direção de duas aberturascirculares. Uma está parcialmente coberta por restos doTentacle. Alinhe-se com a abertura coberta pelo Tentacleà sua esquerda e a outra à sua direita. Então nadedireto para baixo através da abertura livre e vá parafrente. Nade de volta para cima para a superfície peitode uma plataforma escondendo um lago radioativo.

8. Desça pela escada próxima para uma plataforma maisbaixo com Estaç6es de Primeiros Socorros e HEV. Retomequando você já estiver recarregado.

9. Da plataforma superior, ande por um grande cano queleva para fora através do lago radioativo. Caia destecano para um outro mais baixo e siga-o para um muro deconcreto. Então vire à direita e caia em um terceirocano.

10. Siga por um cano ainda maior. Este aqui tem umaválvula nele. Gire a válvula (segure-a por algunssegundos) e uma seção do cano vai se estender por umabrecha. Ande pela ponte feita com o novo cano para umtúnel coberto por malha, e através de um pequeno buracona malha.

11. Rasteje através do novo túnel até se aproximar deuma seção muito mofosa, visível diferente do resto.Quando você anda por esta seção, ela dá caminho porbaixo de você e lhe joga no chão, machucando você umbocado (se você pular de volta quando o túnel começa acair, você pode evitar a queda. Então você pode andarpelos suportes do teto e cair sem tomar tanto dano).Imediatamente mate quaisquer Headcrabs que vocêencontrar escada abaixo.

12. Você está numa sala cheia de caixas. Pegue os FirstAid Kits do chão e então quebre todas as caixas aqui.Você coletará mais First Aid Kits (você deve estar quasecom energia completa novamente agora) e um pouco deexplosivos bem úteis.

13. Quando a sala estiver vazia, prossiga pelo únicocorredor disponível para o próximo nível.

Matando o Tentacle fica um pouco mais difícil, mas nãoserá possível matá-lo se facilitar. Os próximos níveisvão ser um mais complicados, isso devido à arquiteturacomplexa deles. A intensidade de combate subiu muitoconforme você avança por estas áreas, obrigando-o a usare abusar de todas as suas técnicas e habilidades para semanter vivo.

PARTE 3

Power Up

Neste nível, você vai encontrar um alien gigante,Gargantua, que não pode ser mosto com armasconvencionais. Você terá de saltar por vários aros, paramatar a criatura, e ficar fora do pedaço.

Getting Started

Você se encontrará com Gargantua justo no começo, masisso não quer dizer que você deve se familiarizar,certo? Há pouco, se esgueire furtivamente e o deixe paratrás.

1. Siga pelo corredor. Ele abrirá um quarto enorme comvárias saldas. Quando você entrar, um alien volumoso (Gargantua)sairá de uma das entradas, e um par de Grunts começará aatirar para matar você. Corra ignorado a briga de fogocruzado e siga para a saída por onde o Gargantua passou.

2. O corredor têm forquilhas rápidas. Siga pela direita.Você se deparará com dois Vortigaunts, alguns barrisexplosivos, a um lugar sem saída que o terremoto criou.Mate os Vortigaunts; então volte pelo caminho e vire àesquerda.

3. Siga até depois do cano quebrado para fora do chio,seja cuidadoso para não ser atingido pelas chamas quesaem do mesmo. Mate dois Vortigaunts mais adiante docano.

4. Alguns estrondos acabam com seu caminho adiante, semalternativa, pule para baixo. Mande bala nos Headcrabsnos níveis abaixo, antes de saltar.

5. Seguindo escada abaixo, destrua alguns canos paracoletar munição, então suba pela escada de mão parapoder chegar até uma porta "Controle de Rastro". Agoradestrua as tábuas com a sua Crowbar.

6. Bem mais adiante, você encontra um quarto com umGuarda de Segurança agonizando e um alavanca grande. Umajanela permitirá a visão de um quarto onde estáGargantua. Escute o guarda que está nas últimas e nãobaixes alavanca de uma vez, para saber onde fica oquarto.

Starting the Engine

O guarda que está morrendo deixará claro o que deve serfeito. ?? hora de restabelecer a força para o sistemaferroviário desta área, assim você poderá continuar suarota de fuga pelo trem. Confira como localizar a máquinae poder voltar:

1. Volte pela porta por onde você entrou. Desça pelaescada de mão para o nível mais baixo. Siga pelo únicocorredor disponível.

2. Siga cuidadosamente pelo corredor. Você encontraráalguns Headcrabs e uma dupla de Vortigaunts durante ocaminho, logo depois encontrará um quarto comVortigaunts e barris explosivos. Mate todos os inimigos,e permaneça atrás dos barris!!!

3. O corredor termina em uma porta. Use uma válvula naparede para abrir a porta e entre na nova área - umaseta vertical com um símbolo tóxico ao fundo. Equipe sua.357 Magnum.

4. Escale pela escada de mão para o segundo nível.Imediatamente, vire-se e observe. Atire no Grunt que selevanta em um nível mais alto. Pegue um pouco de muniçãoperto de um pequeno quarto.

5. Suba pela segunda escada de mio para o outro nível epasse lentamente pela porta. Você estará agora em umpequeno carvoeiro Grunt. Destrua a Tripod MountedChaingun e o solitário Grunt existente aqui, destruindoem seguidas as caixas para pegar algumas engrenagens.

6. Siga pelo corredor que o conduzirá para fora, andandopor um dos cantos, você verá alguns engradadosexplosivos. Aproxime-se de um dos cantos para ver umquarto grande com duas sacadas e alguns Grunts bemdistante. Dê um único tiro na pilha de engradadosexplosivos perto o quarto para matar vários Grunts deuma só vez.

7. Mate qualquer Grunt que tenha restado e entre nogrande quarto. Note a rampa que leva até algumasGrenades e uma First Aid Station. Aproxime-se lentamentedo quarto para e mate novos inimigos que podem aparecer.

8. Suba a rampa para chegar até o fim do outro quartoonde existe uma junção em 1,,. Mate qualquer Grunts queesteja lá perto e vire à direita. O corredor o levaráaté um lugar sem saída, mas será possível pegar muitasengrenagens destruindo as caixas existentes aí.

9. Retorne para a junção em "T" e agora pegue o caminhoda esquerda. Quebre as caixas e procure por um elevador.

10. Coloque uma Remote Mine no elevador e ative-o (oelevador). Não siga, apenas assista descida. Quandochegar ao fim, detone rapidamente a mina. Isso destruiráalgumas Laser Mines plantadas lá.

11. Agora chame o elevador e desça por ele. Matequalquer Houndeyes que o aborreça e siga em frente peloúnico corredor disponível.

12. Siga para uma galeria grande que omite um quarto demáquinas. Mate qualquer Houndeyes e siga pela esquerda.Uma escada em espiral desce até o quarto de máquinas.Pegue tudo que estiver no caminho, enquanto descer. Vocêdescobrirá que chegou ao fundo quando estiver com águaaté os joelhos.

13. Equipe a Crowbar e vague pela água. Mate uma Mawmane numerosos Hagworms na água conforme for avançando.

14. Você encontrará uma máquina grande lá embaixo. ??protelado porque são esmagadas um par de caixas. Quebreas caixas com sua Crowbar. A máquina começará afuncionar e a água escoará lentamente do quarto.

15. Volte pela escadaria em espiral, e pare no meiocaminho. Aproxime-se do "Gerador de Força". Existemmuitos botões em ambos os lados do aparelho. Aperte obotão da esquerda para restabelecer a força da máquina.Será ouvido um zumbido, e um sinal sobre o consoleaparecerá "On".

16. Retorne mais uma vez até a escada em espiral e subaaté o topo. De lá, retorne até o grande elevador. Tomecuidado! Ao se aproximar do elevador, um par de Gruntsdescerá por ele. Uma única granada Grenade dará contados dois.

17. Suba pelo elevador. Mate um Grunt no topo e um outroque está escondido.

18. Regresse todo caminho de volta até o quarto grandecom Gargantua, mas ainda não entre.

Killing Gargantua and Escaping

Agora que você fez a máquina funcionar, você poderámatar Gargantua. Meios convencionais não vão dar conta.Confira a seguir como matar e fugir:

1. Salve seu game e corra em direção ao quarto comGargantua. Procure, olhando, duas saídas enormes. Apenasduas saídas são grande suficientes para Gargantua. Sigapela esquerda na maioria destas saídas.

2. Correndo pelo grande corredor abaixo. Caso tenhaentrado pelo correto, você entrará em um quarto com duashoneycomb. Corra para o fim deste quarto, suba a rampa ebaixe uma alavanca no topo. A alavanca ativa um par derolos de Tesla enorme que forma um espiral no meio doquarto. Se Gargantua o seguisse durante todo o percursoaté aqui, os rolos de Tesla o teriam fritadoimediatamente.

3. Não se aproxime dos rolos de Tesla quando estiveremativos. Ao invés disso, entre por uma pequena porta. Elaconduz a um túnel que o leva para o outro lado dosrolos.

4. Se Gargantua estiver mono, salte para pisar no cinco.Caso contrário, corra para o túnel que o leva atéGargantua. Abra fogo contra ele e saia em retirada; eleo perseguirá. Abaixe-se na porta lateral mais próxima devocê e siga pelo túnel até que você saia do outro ladodos rolos de Tesla. Os rolos de Tesla agora fica entrevocê e Gargantua. Gargantua se aproximará para tentarmatar você, mas como os rolos de Tesla estio entre osdois, Gargantua acaba se matando. Burro!

5. Volte até o quarto que estava sendo ocupado porGargantua.

6. Há um carro ferroviário no canto deste grande quarto.Suba nele, ative o painel de controle e dirija até umswitch no centro do quarto.

7. Volte para o quarto de Controle de Rastro com oGuarda de Segurança que estava morrendo e a grandealavanca da parede. Acione a alavanca; o carro ferro-viário ficará girando até que um outro jogo novo detrilhos apareça.

8. Volte no carro ferroviário e vire novamente. Acioneaté a velocidade máxima. Segure-se firme, pois o carroesmagará uma barricada e entrará em um novo território.

On A Rail

O nível a seguir é bem difícil. O combate aqui é bemmais árduo do que todos que você enfrentou até agora; aoinvés de inimigos isolados ou duplas ocasionais, vocêenfrentará grupos de Grunts, Vortigaunts, e outros tiposde inimigos mortais.

Este nível também é difícil do ponto de navegação. Ostúneis seguem por várias direções, eles são bemenigmáticos e alguns não apresentam saída, dando voltasem círculo, e são bem semelhantes, para variar.

Você pode optar por arriscar seguir de carro e bater emalgo, ou mesmo descer em certos pontos e prosseguir onível a pé (claro que evitando os trilhoseletrificados). Este walkthrough envolve um pouco deambos.

Early Exploration

A primeira parte deste nível não é muito hospitaleiracaso decida seguir a pé, sendo assim, permaneça no carroenquanto estiver seguindo pelos corredores.

Por alguma razão, você é obrigado a andar ao longo docorrimão, lembre-se que a parte eletrificada é a partedo meio. Ande pelos cantos para evitar uma descargaelétrica.

1. Seu carro acerta uma barricada onde há um Posto deSegurança. Escute o guarda; então desça e acione umaalavanca para elevar a barricada. Suba novamente nocarro e continue adiante.

2. O carro chegará em uma nova área. Comece novamente,lentamente. por uma seção aguda de trilhos.

3. O carro passa por algumas placas de madeira. Tem umaBattery por aqui. Você pode parar e pegara Battery, oucontinue adiante.

4. Há alguns caminhos no trilho, você pode parar ocarro, pode ir quebrar algumas caixas a pé e pegar asmunições e então voltar de novo para o carro.

5. Abaixe-se quando carro passar por baixo de um arameperigoso, pendurado acima de sua cabeça.

6. Você se aproxima de uma área aberta protegida porHoundeyes e um Bullsquid. Pare o carro de vez enquantopara atirar contra eles, assim que eles entrarem em seucampo visual. Quando todas as criaturas estiveremmortas, faça com que o carro se mova novamente (nãodesça do carro, você voltará aqui depois).

7. Quando você se aproximar de uma junção, ficará avista um switch que mexerá na junção (ele estará à suadireita). Pare o carro antes de alcançar a junção eatire no switch uma vez. A seta que aponta balançandopara fora, siga a direção da seta que aponta parafrente.

8. Comece no carro novamente e ponha-o em movimento.Você passará direto ao invés de virar à direita, graçasa alavanca que você acionou.

9. Você passará por uma área onde um Bullsquid estáparado sobre uma plataforma à sua direita. Mate oBullsquid e vá pegar o First Aid Kit perto, ou dirijadiretamente e ignore-o.

10. Além do Bullsquid, você terá que atirar num Barnacleno teto, acima do trilho. Você também pode parar o carroaqui e destruir dois engradados para poder pegar umaBattery e algumas Grenades.

11. A seguir, seu carro se aproxima de uma área abertado lado direito. Um solitário Bullsquid está em cima docorpo de um Grunt e uma escadaria que conduz para cima.Pare o carro e vá matar o Bullsquid e um Headcrab quesairá debaixo dos degraus.

12. Seguindo escada acima, quebre a caixa e destrua oTripod-Mounted Chaingun mais adiante. Acione umaalavanca vermelha. Isso mudará o gancho pendurado acimado trilho em uma outra seção.

13. Retorne para o carro novamente e se ponha-se emmovimento.

14. Depois de passar por um arame perigoso na parte decima, você se aproximará da área com Houndeyes e umBullsquid. Pare o carro antes de chegar até lá. Atire noswitch do lado esquerdo da seta.

15. Recomece novamente no carro e mova-se lentamente.Equipe sua .357 Magnum.

16. O carro se aproxima de um elevador. Muitos Grunts oatacaram quando você subir no elevador. Mire e atire comsua .357 Magnum. Você pode se esconder atrás das partesdo trem, se necessário.

Upstairs

Você alcançou outro nível de trilhos. Subindo aqui, vocêpode abandonar o carro e seguir a pé, ou subir com omesmo e descer de vez enquanto para averiguarlocalidades ou pegar itens (embora a segunda alternativaseja mais apropriada).

1. Desça pela escada de mão vermelha para chegar até umaFirst Aid Station. Então volte até seu carro e continue.Pode haver um Grunt no fim da escada de mão. Neste caso,jogue uma Grenade na cabeça dele.

2. Avance lentamente no carro. Você passará à esquerdade um switch e uma seção de trilhos; você pode ouvir ossons de batalha vindo de uma direção. Ignore o switch econtinue adiante.

3. Depois da junção, os trilhos mudam da direçãoesquerda. Pare o carro até os sons de batalhas baixarem;então rasteje adiante, a pé, até chegar numa área grandeque estará aberta em ambos os lados. Mate muitos Grunts,usando sua .357 Magnum.

4. Pare o carro e desça nesta área. Note a Machine Gunque você pode destruir. Esta área também contém caixascom equipamentos.

5. As escadas conduzem para ambos os lados desta áreagrande. De frente para onde você veio (onde oVortigaunts estavam posicionados na troca tiros,anteriormente), uma escadaria conduz até HEV Station.Pegue-o.

6. Agora retorne para a área grande e suba pelos degrausno outro fim, o fim perto do corrimão do carro.

7. Você está agora em uma pequena área de administração.Você também achará um escritório com um Grunt dentro euma área de armazenamento com prateleiras de materiais.Quebre as caixas no chão deste quarto e prossiga.

8. No outro fim desta área, haverá uma escada que conduzpara baixo. Jogue uma Grenade abaixo para matar um Gruntno fundo e então desça. Quebre uma caixa de embaixo dosdegraus para pegar materiais. Debaixo da caixa que vocêquebrou há pouco, há uma grade que dá acesso a um tubocom vários itens, incluindo duas Satchel Charges. Olhepara fora, para ver um Headcrab.

9. Chegando ao pé da escada, você pode ir pela esquerdaou pela direita. Siga pela direita e siga lentamente comsua .357 Magnum equipada. Espere até o som dos tirosbaixarem, antes de prosseguir. Três Grunts guardam umaárea aberta que limita a estrada de ferro. Mate todos ostrês e então salte pelo corrimão para pegar materiais decaixas.

10. Agora salte atrás pelo corrimão, siga pela esquerdae caminhe ao longo do corrimão; caso siga pela direçãoerrada. você tropeçará em duas Laser Mines. Se issoacontecer, vire-se e siga o corrimão na outra direção.

11. Eventualmente você verá um saco de areia barrandosua passagem adiante. Três Grunts estão em umaplataforma elevada acima do saco de areia. Mate os trêse pegue a engrenagem em cima da plataforma.

12. Siga para a saída pelo quarto da plataforma elevada.Ao redor haverá alguns Grunts e Vortigaunts que estão sematando. Deixe-os lutarem entre si e mate ossobreviventes.

13. Ande pelos cantos e aproxime-se de uma entradalimitada. Quebre as tábuas para achar um Guarda deSegurança em um pequeno escritório, só com algunspequenos engradados. Pegue as munições nos engradados.

14. Em frente ao escritório com uma pequeno espaço commáquinas de refrigerantes e uma First Aid Station, hámais uma Battery no engradado. Mate os Headcrabs aqui epegue a pilhagem.

15. Salve seu jogo e circule pelo outro canto. Umafortalecida Gun Emplacement esteve apontado para você,no corrimão do outro lado. Mate um Grunt que estáposicionado.

16. Agora proceda por um para de grandes portasvermelhas escrito "Caution: Blast Danger". Antes deprosseguir, note a rampa com algumas plataformas em umdos lados desta porta. Se você pular e rastejar poreles, será possível coletar mais uma Battery exatamentesobre as portas vermelhas.

17. Abra as portas vermelhas com aquele aviso e note umpar de Laser Mines adiante. Retorne um pouco e atire nasminas com a sua pistola. Então caminhe pelas portas parachegar até um foguete.

RipadorBR
RipadorBR
, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil