.

James webb: o telescópio que mudará a astronomia

Enviado por Eu-titan, , 180 visualizações, 0 comentários
James webb: o super telescópio espacial.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Em 1609 Galileu Galilei apontava para o céu com a sua pequena luneta, e descobria um novo mode de contemplar as estrelas, ao apontar sua luneta, viu vários fenômenos nunca visto antes, como por exemplo, crateras e relevos da lua, as luas de Júpiter, manchas solares entre vários outros fenômenos, mudando assim toda a astronomia para sempre.

Mas os tempos mudaram a tecnologia aumentou, e hoje temos o telescópio Kepler desenvolvido pela Nasa para procurar planetas em outros sistemas solares, coisa que era simplesmente impossível de imaginar há alguns anos atrás.
Temos também o mais conhecido de todos os telescópios, o telescópio espacial Hubble lançado em 1990, que fez descobertas incríveis para humanidade.

Mas nada, até agora, é mais impressionante do que o que estar por vir, estou falando do super telescópio espacial James webb

Clique para ver a imagem em tamanho original

James webb é o maior telescópio espacial feito pelo homem, e que vai muito em breve substituir o Hubble, foi criado pela NASA em uma parceria com ESA ( agencia espacial europeia) e a CSA ( agencia espacial canadense).
Custando 8,8 bilhões de dólares e vinte anos em construção, o telescópio está finalizado.


Previsto para ser lançado em 2018, James webb é cem vezes mais sensível que o Hubble, é o equipamento mais avançado em tecnologia já criado pela nasa, ele será capaz de observar o universo quando era mais jovem, podendo mudar para sempre a astronomia como conhecemos.


Com 18 espelhos cobertos por uma pequena camada de ouro, o que vai otimizar o infravermelho do telescópio, o James webb ficará á 1,5 milhões km da terra, o que tornará impossível de fazer qualquer reparo no telescópio caso ocorra algo de errado.
O telescópio terá de ficar á menos 233 graus celsius, por que tão frio ? simples como ele irá operar no infravermelho, tudo que emite calor ( incluindo o próprio James webb) causaria interferência nas observações.
Sua altura equivale a um prédio 3 andares, e seu escudo mede mais menos o tamanho de uma quadra de tênis.


James webb será lançado no foguete ARIANE 5, na Guiana francesa, mas antes de ser lançado ele ainda terá que dar uma "volta" em avião e em um caminhão até chegar ao seu destino de lançamento.
Fontes: SpaceToday e Galileu
O super telescópio James webb será, sem dúvida, uma das maiores conquistas para a humanidade, vai nos dar a capacidade de olhar para onde nunca nenhum ser humano jamais colocou os olhos, e vai mudar a astronomia de um jeito jamais visto.
Eu-titan
Enviado por Eu-titan
Membro desde
label