A história da Naughty Dog

#Descontração Publicado por coca, em .

IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvTmF1Z2h0eS1Eb2ctZTE0NjAwMzcwNTY5NjctNzI4eDQwOS5qcGc=

E aí! Tudo certo? Para quem acompanha a indústria dos games há alguns anos com certeza já ouviu falar da Naughty Dog, uma desenvolvedora que emplacou 4 grandes franquias de games no mercado e está para completar seus 33 anos. Chega junto para descobrir um pouco dessa empresa que criou um dos jogos mais amados e premiados por todo o mundo!

O surgimento da Jam Software

Em 27 de Setembro 1984 os amigos Andy Gavin e Jason Rubin, que se conheceram alguns anos antes em um curso de Bar Mitzvah, resolveram combinar o talento de design de um com as habilidade de programação do outro para criar a Jam Software, nos Estados Unidos. Um ano após a união, o primeiro jogo foi lançado com o título Math Jam, disponível para Apple II. Com o passar dos anos criaram demais jogos, destaque para Ski Crazed (vendido para a Baudville Games por US$250,00), Dream Zone e Keef the Thief (este publicado pela EA).

ANDY GAVIN E JASON RUBIN

IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvbmQuanBn

Naughty Dog: Uma nova era!

Gavin e Rubin queriam cancelar a parceria com a Baudville Games. Para que isso fosse possível (não me pergunte porque! XD), precisaram alterar o nome da empresa para Naughty Dog. O primeiro título lançado com o novo nome, em 1991, foi Rings of Power, que foi publicado pela EA e disponível para Mega Drive, mas não fez muito sucesso e recebeu críticas bem negativas.

PRIMEIRO LOGO DA NAUGHTY DOG.

IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvZG93bmxvYWQuanBn

Mesmo praticamente sem recursos, os dois amigos não queriam desistir e fizeram mais uma tentativa. Conversaram com Mark Cerny (um dos programadores de jogos mais renomados no mundo e hoje arquiteto do PS4) e convenceram-no a criar um contrato de 3 jogos com o Universal Interactive Studios. O primeiro jogo a ser feito em parceria com o estúdio foi Way of the Warrior, que acabou virando outro desastre para a história da Naughty Dog.

LOGO ATUAL DA NAUGHTY DOG.

IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvTmF1Z2h0eV9Eb2dfTG9nby5wbmc=

Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Gavin e Rubin ainda tinham dois jogos para desenvolver para a Universal, e foi na segunda tentativa que eles criaram a franquia que então seria uma das franquias de maior sucesso nos anos 90: Crash Bandicoot, o melhor marsupial que você respeita!!! XD O desenvolvimento do jogo começou em 1994 e levou 14 meses para finalizar. A Naughty Dog apresentou o título para a Sony que, sem pensar duas vezes, resolveu publicar o jogo junto com a Universal, tornando-o exclusivo para o PlayStation. Crash Bandicoot foi anunciado pela Sony na E3 de 1996 e lançado em Setembro do mesmo ano. O título vendeu mais de 6 milhões de cópias e se tornou o primeiro grande sucesso da Naughty Dog.

CRASH BANDICOOT: WARPED

IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvY3Jhc2gtYmFuZGljb290LXdhcnBlZC0zLXBsYXlzdGF0aW9uLTEtRF9OUV9OUF84NjQ4MDEtTUxCMjA0MDc4NDM4MDZfMDkyMDE1LUYuanBn

Devido tamanho sucesso a Naughty Dog produziu mais 3 jogos da série nos anos seguintes: Cortex Strikes Back (1997), Warped (1998) e Team Racing (1999), além de fazer com que o marsupial virasse o mascote do PlayStation. Maaaaas da mesma forma que a série decolou de forma grandiosa ela acabou descendo. Devido ao contrato com a Universal a equipe de Gavin e Rubin não tinha os direitos sob a franquia, eles eram "apenas" os desenvolvedores. Com isso, deixaram a série Crash Bandicoot com a Universal que contratou outros desenvolvedores para dar continuidade à produção de jogos do, então, mascote da Sony. Infelizmente os desenvolvedores seguintes não fizeram jus ao jogos anteriores e acabaram produzindo títulos que não agradaram o público.

O novo mascote

Após perder Crash para a Universal, a Naughty Dog, com uma equipe muito maior, passou a focar na sua nova franquia: Jak and Daxter. Diferentemente de Crash Bandicoot, onde o personagem anda apenas em uma direção, Jak e seu amigo Daxter podem percorrer um vasto cenário em várias direções, resolvendo puzzles e derrotando inimigos num jogo estilo plataforma.

Ao apresentar Jak and Daxter para a Sony, a empresa logo resolveu publicar o título e tornou a Naughty Dog sua desenvolvedora exclusiva, o que foi uma ótima ideia para os anos que estavam por vir. Jak and Daxter foi lançado em 2001 para o recém chegado PlayStation 2. As continuações Jak 2 e Jak 3 foram lançadas em 2003 e 2004 respectivamente, além de jogos spin-off. Neil Druckmann (guarde este nome!) entrou para a equipe do "Cachorro Safado" para ajudar a produzir os 2 últimos jogos principais da franquia.

JAK AND DAXTER

IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvamFrYW5kZGF4dGVyMDcyNjEzMTI4MGpwZy04ODFlYmRfMTI4MHctNzI4eDQwOS5qcGc=

Antes de lançarem Jak X em 2004, os fundadores Andy Gavin e Jason Rubin decidiram sair da Naughty Dog para abrir uma nova empresa, deixando a desenvolvedora por conta de Evan Wells e Christophe Balestra, que continuam no comando até hoje.

Surge um caçador de tesouros

Depois do sucesso de Crash Bandicoot e Jak and Daxter, duas franquias de plataforma mais focadas no público infantil, a Naughty Dog, agora sob nova direção, resolveu investir em um cenário um pouco mais adulto ao lançar, em 2007, Uncharted: Drake's Fortune. O jogo conta a história do caçador de tesouros Nathan Drake, praticamente a versão masculina da Lara Croft. Uncharted se destacou com um enredo digno de cinema e captura de movimentos de atores para gravar as cutscenes. Juntando exploração, resolução de puzzles e o carisma do protagonista, Uncharted logo se tornou outro grande sucesso.

UNCHARTED 3: DRAKE'S DECEPTION

IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvbWF4cmVzZGVmYXVsdC5qcGc=

Tal sucesso garantiu que Uncharted se tornasse uma franquia, com o lançamento de "Among Thieves" em 2009 (considerado um dos melhores jogos da desenvolvedora), "Drake's Deception" e "Golden Abyss" em 2011 e o fim da saga de Nathan Drake com "A Thief's End" em 2016, um dos jogos mais aguardados do ano e, na minha humilde opinião, um dos melhores da nova geração. A ~Naughty Dog anunciou, durante a PlayStation Experience 2016, um novo jogo de Uncharted, porém protagonizado por Chloe.

Uma obra de arte chamada The Last of Us

Durante o desenvolvimento da franquia Uncharted a Naughty Dog foi "dividida" em duas equipes: uma ficou responsável por Uncharted, enquanto Bruce Straley e Neil Drukmann (o gênio) trabalhavam em segredo no seu projeto mais importante até o momento: o aclamado e premiado The Last of Us! Lançado em 2013 para PS3 e "remasterizado" em 2014 para PS4, o jogo conta a história de Joel e Ellie em um mundo pós-apocalíptico.

ELLIE E JOEL EM THE LAST OF US

IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvdGhlLWxhc3Qtb2YtdXMtZmlsbWUuanBn

The Last of Us foi aclamado pelos críticos. O Metacritic, por exemplo, deu nota 95/100 para o novo carro-chefe da Naughty Dog, tornando-se um dos jogos mais bem avaliados pelo site. Entre as principais características apontadas pelos sites de críticas e usuários estão o enredo, desenvolvimento dos personagens e o visual que, até o momento de seu lançamento, não havia gráficos tão perfeitos em um jogo sem contar a ambientação que é coisa de louco! O título ganhou centenas de prêmios em todos os aspectos possíveis, principalmente em áudio-visual, atores, história, inovação e mais de 200 prêmios de jogo do ano. Em 2016 The Last of Us foi considerado o jogo mais bem produzido de todos os tempos e, para fechar a PlayStation Experience com chave de ouro, a Sony anunciou The Last of Us: Part II, mas nenhuma data de lançamento foi confirmada.

Curiosidades dos jogos da Naughty Dog

  1. Durante o desenvolvimento do primeiro Crash Bandicoot, o jogo era chamado pela "equipe" de Sonic's Ass (bunda do Sonic) porque era um jogo de plataforma no qual o jogador via as costas do personagem e iria concorrer com a febre da época: Sonic.
  2. Crash foi homenageado em um episódio de Simpsons chamado "Lisa tira um A", onde Lisa começa a jogar um jogo que temclaras semelhanças ao jogo do marsupial.
  3. Durante um episódio de Friends, Joey está jogando Crash Team Racing em uma das cenas.
  4. Em "A Thief's End", mais recente título de Uncharted, a Naughty Dog fez uma bela homenagem ao seu primeiro sucesso quando Nathan e Elena jogam Crash Bandicoot. Mas, na verdade, quem controla o crash é o próprio jogador! É O JOGO DENTRO DO JOGO, CARAI!!!
  5. Em Uncharted 3 há um spoiler de The Last of Us: um jornal com uma matéria citando um fungo mortal.
  6. No primeiro jogo de Uncharted, Nathan usa uma roupa de mergulho em uma das cenas e, nessa roupa, está escrito "otssel", uma referência à raça de Daxter, da série Jak and Daxter.
  7. Antes do lançamento de Uncharted 3, a DC Comics lançou a série de HQs de Uncharted, onde Nathan parte em uma aventura atrás da Câmara de Âmbar.
  8. Ellie, de The Last of Us, foi baseada na atriz Ellen Page que, por sua vez, processou a desenvolvedora, já que estava trabalhando no jogo "Beyond: Two Souls".
  9. O Cordyceps, o fungo que causou o apocalipse no jogo, realmente existe. Mas calma, ele não pode afetar humanos!!! XD ele é chamado de "fungo zumbi" e ataque insetos, principalmente formigas.
  10. Neil Druckmann escreveu uma série de HQs intitulada "American Dreams", onde conta como Ellie conheceu Riley, sua amiga presente na DLC "Left Behind".
coca
coca

só sei que nada sei

, Narnia do oeste ao lado sul do norte meio oeste
Publicações em Destaque