A história da Naughty Dog
IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvTmF1Z2h0eS1Eb2ctZTE0NjAwMzcwNTY5NjctNzI4eDQwOS5qcGc=
E aí! Tudo certo? Para quem acompanha a indústria dos games há alguns anos com certeza já ouviu falar da Naughty Dog, uma desenvolvedora que emplacou 4 grandes franquias de games no mercado e está para completar seus 33 anos. Chega junto para descobrir um pouco dessa empresa que criou um dos jogos mais amados e premiados por todo o mundo!
O surgimento da Jam Software
Em 27 de Setembro 1984 os amigos Andy Gavin e Jason Rubin, que se conheceram alguns anos antes em um curso de Bar Mitzvah, resolveram combinar o talento de design de um com as habilidade de programação do outro para criar a Jam Software, nos Estados Unidos. Um ano após a união, o primeiro jogo foi lançado com o título Math Jam, disponível para Apple II. Com o passar dos anos criaram demais jogos, destaque para Ski Crazed (vendido para a Baudville Games por US$250,00), Dream Zone e Keef the Thief (este publicado pela EA).
ANDY GAVIN E JASON RUBIN
IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvbmQuanBn
Naughty Dog: Uma nova era!
Gavin e Rubin queriam cancelar a parceria com a Baudville Games. Para que isso fosse possível (não me pergunte porque! XD), precisaram alterar o nome da empresa para Naughty Dog. O primeiro título lançado com o novo nome, em 1991, foi Rings of Power, que foi publicado pela EA e disponível para Mega Drive, mas não fez muito sucesso e recebeu críticas bem negativas.
PRIMEIRO LOGO DA NAUGHTY DOG.
IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvZG93bmxvYWQuanBn
Mesmo praticamente sem recursos, os dois amigos não queriam desistir e fizeram mais uma tentativa. Conversaram com Mark Cerny (um dos programadores de jogos mais renomados no mundo e hoje arquiteto do PS4) e convenceram-no a criar um contrato de 3 jogos com o Universal Interactive Studios. O primeiro jogo a ser feito em parceria com o estúdio foi Way of the Warrior, que acabou virando outro desastre para a história da Naughty Dog.
LOGO ATUAL DA NAUGHTY DOG.
IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvTmF1Z2h0eV9Eb2dfTG9nby5wbmc=
Parece que o jogo virou, não é mesmo?
Gavin e Rubin ainda tinham dois jogos para desenvolver para a Universal, e foi na segunda tentativa que eles criaram a franquia que então seria uma das franquias de maior sucesso nos anos 90: Crash Bandicoot, o melhor marsupial que você respeita!!! XD O desenvolvimento do jogo começou em 1994 e levou 14 meses para finalizar. A Naughty Dog apresentou o título para a Sony que, sem pensar duas vezes, resolveu publicar o jogo junto com a Universal, tornando-o exclusivo para o PlayStation. Crash Bandicoot foi anunciado pela Sony na E3 de 1996 e lançado em Setembro do mesmo ano. O título vendeu mais de 6 milhões de cópias e se tornou o primeiro grande sucesso da Naughty Dog.
CRASH BANDICOOT: WARPED
IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvY3Jhc2gtYmFuZGljb290LXdhcnBlZC0zLXBsYXlzdGF0aW9uLTEtRF9OUV9OUF84NjQ4MDEtTUxCMjA0MDc4NDM4MDZfMDkyMDE1LUYuanBn
Devido tamanho sucesso a Naughty Dog produziu mais 3 jogos da série nos anos seguintes: Cortex Strikes Back (1997), Warped (1998) e Team Racing (1999), além de fazer com que o marsupial virasse o mascote do PlayStation. Maaaaas da mesma forma que a série decolou de forma grandiosa ela acabou descendo. Devido ao contrato com a Universal a equipe de Gavin e Rubin não tinha os direitos sob a franquia, eles eram "apenas" os desenvolvedores. Com isso, deixaram a série Crash Bandicoot com a Universal que contratou outros desenvolvedores para dar continuidade à produção de jogos do, então, mascote da Sony. Infelizmente os desenvolvedores seguintes não fizeram jus ao jogos anteriores e acabaram produzindo títulos que não agradaram o público.
O novo mascote
Após perder Crash para a Universal, a Naughty Dog, com uma equipe muito maior, passou a focar na sua nova franquia: Jak and Daxter. Diferentemente de Crash Bandicoot, onde o personagem anda apenas em uma direção, Jak e seu amigo Daxter podem percorrer um vasto cenário em várias direções, resolvendo puzzles e derrotando inimigos num jogo estilo plataforma.
Ao apresentar Jak and Daxter para a Sony, a empresa logo resolveu publicar o título e tornou a Naughty Dog sua desenvolvedora exclusiva, o que foi uma ótima ideia para os anos que estavam por vir. Jak and Daxter foi lançado em 2001 para o recém chegado PlayStation 2. As continuações Jak 2 e Jak 3 foram lançadas em 2003 e 2004 respectivamente, além de jogos spin-off. Neil Druckmann (guarde este nome!) entrou para a equipe do "Cachorro Safado" para ajudar a produzir os 2 últimos jogos principais da franquia.
JAK AND DAXTER
IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvamFrYW5kZGF4dGVyMDcyNjEzMTI4MGpwZy04ODFlYmRfMTI4MHctNzI4eDQwOS5qcGc=
Antes de lançarem Jak X em 2004, os fundadores Andy Gavin e Jason Rubin decidiram sair da Naughty Dog para abrir uma nova empresa, deixando a desenvolvedora por conta de Evan Wells e Christophe Balestra, que continuam no comando até hoje.
Surge um caçador de tesouros
Depois do sucesso de Crash Bandicoot e Jak and Daxter, duas franquias de plataforma mais focadas no público infantil, a Naughty Dog, agora sob nova direção, resolveu investir em um cenário um pouco mais adulto ao lançar, em 2007, Uncharted: Drake's Fortune. O jogo conta a história do caçador de tesouros Nathan Drake, praticamente a versão masculina da Lara Croft. Uncharted se destacou com um enredo digno de cinema e captura de movimentos de atores para gravar as cutscenes. Juntando exploração, resolução de puzzles e o carisma do protagonista, Uncharted logo se tornou outro grande sucesso.
UNCHARTED 3: DRAKE'S DECEPTION
IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvbWF4cmVzZGVmYXVsdC5qcGc=
Tal sucesso garantiu que Uncharted se tornasse uma franquia, com o lançamento de "Among Thieves" em 2009 (considerado um dos melhores jogos da desenvolvedora), "Drake's Deception" e "Golden Abyss" em 2011 e o fim da saga de Nathan Drake com "A Thief's End" em 2016, um dos jogos mais aguardados do ano e, na minha humilde opinião, um dos melhores da nova geração. A ~Naughty Dog anunciou, durante a PlayStation Experience 2016, um novo jogo de Uncharted, porém protagonizado por Chloe.
Uma obra de arte chamada The Last of Us
Durante o desenvolvimento da franquia Uncharted a Naughty Dog foi "dividida" em duas equipes: uma ficou responsável por Uncharted, enquanto Bruce Straley e Neil Drukmann (o gênio) trabalhavam em segredo no seu projeto mais importante até o momento: o aclamado e premiado The Last of Us! Lançado em 2013 para PS3 e "remasterizado" em 2014 para PS4, o jogo conta a história de Joel e Ellie em um mundo pós-apocalíptico.
ELLIE E JOEL EM THE LAST OF US
IMAGEaHR0cDovL3N1cGVyZWZldGl2by5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvdGhlLWxhc3Qtb2YtdXMtZmlsbWUuanBn
The Last of Us foi aclamado pelos críticos. O Metacritic, por exemplo, deu nota 95/100 para o novo carro-chefe da Naughty Dog, tornando-se um dos jogos mais bem avaliados pelo site. Entre as principais características apontadas pelos sites de críticas e usuários estão o enredo, desenvolvimento dos personagens e o visual que, até o momento de seu lançamento, não havia gráficos tão perfeitos em um jogo sem contar a ambientação que é coisa de louco! O título ganhou centenas de prêmios em todos os aspectos possíveis, principalmente em áudio-visual, atores, história, inovação e mais de 200 prêmios de jogo do ano. Em 2016 The Last of Us foi considerado o jogo mais bem produzido de todos os tempos e, para fechar a PlayStation Experience com chave de ouro, a Sony anunciou The Last of Us: Part II, mas nenhuma data de lançamento foi confirmada.
Curiosidades dos jogos da Naughty Dog
- Durante o desenvolvimento do primeiro Crash Bandicoot, o jogo era chamado pela "equipe" de Sonic's Ass (bunda do Sonic) porque era um jogo de plataforma no qual o jogador via as costas do personagem e iria concorrer com a febre da época: Sonic.
- Crash foi homenageado em um episódio de Simpsons chamado "Lisa tira um A", onde Lisa começa a jogar um jogo que temclaras semelhanças ao jogo do marsupial.
- Durante um episódio de Friends, Joey está jogando Crash Team Racing em uma das cenas.
- Em "A Thief's End", mais recente título de Uncharted, a Naughty Dog fez uma bela homenagem ao seu primeiro sucesso quando Nathan e Elena jogam Crash Bandicoot. Mas, na verdade, quem controla o crash é o próprio jogador! É O JOGO DENTRO DO JOGO, CARAI!!!
- Em Uncharted 3 há um spoiler de The Last of Us: um jornal com uma matéria citando um fungo mortal.
- No primeiro jogo de Uncharted, Nathan usa uma roupa de mergulho em uma das cenas e, nessa roupa, está escrito "otssel", uma referência à raça de Daxter, da série Jak and Daxter.
- Antes do lançamento de Uncharted 3, a DC Comics lançou a série de HQs de Uncharted, onde Nathan parte em uma aventura atrás da Câmara de Âmbar.
- Ellie, de The Last of Us, foi baseada na atriz Ellen Page que, por sua vez, processou a desenvolvedora, já que estava trabalhando no jogo "Beyond: Two Souls".
- O Cordyceps, o fungo que causou o apocalipse no jogo, realmente existe. Mas calma, ele não pode afetar humanos!!! XD ele é chamado de "fungo zumbi" e ataque insetos, principalmente formigas.
- Neil Druckmann escreveu uma série de HQs intitulada "American Dreams", onde conta como Ellie conheceu Riley, sua amiga presente na DLC "Left Behind".