Conheça 20 ótimos Jogos de Tiro para Xbox 360
Jogos de tiro (ou shooter em inglês) é um subgênero de jogos de ação, os quais se dispões com sua principal mecânica de usar projéteis para eliminar inimigos. Testando a velocidade e tempo de reação do jogador, normalmente o objetivo de um jogo de tiro é atirar nos oponentes e passar pelas missões sem que o jogador morra. É uma categoria bastante popular e clássica na história dos jogos, com diversos subgêneros.
"Borderlands" é um jogo de tiro em primeira pessoa com conceito inédito da Gearbox, produtora que criou a franquia "Brothers in Arms", agora voltado para a ficção-científica, nicho com o qual ganhou grande experiência depois de assinar várias expansões da série "Half-Life".
A base para a história é uma espécie de corrida do ouro futurista, quando várias naves de colonização viajam até um planeta chamado Pandora atrás de recursos minerais. Depois de algum tempo, os colonos descobrem que o lugar não possui tantas riquezas e a população começa a sofrer ataques de piratas e a ameaça de uma raça de alienígenas antes adormecida. A única esperança é a descoberta de tecnologia milenar, escondida em um bunker secreto, protegida por uma força misteriosa.
O grande diferencial da história é que ela pode ser compartilhada por múltiplos jogadores, a qualquer momento. Você pode começar uma partida sozinho e outros três amigos podem se juntar a você durante a ação ou sair em instantes, sem interromper a ação. A cooperação é particularmente interessante no uso de veículos, tornando os tiroteios mais intensos e ágeis, com um jogador na direção e outro no comando dos tiros. Outro fator inédito é que os itens que o seu personagem adquire em uma partida, são mantidos nas demais, independente de estar jogando sozinho ou acompanhado.
Como a mecânica permite muitas variáveis, a Gearbox também optou por tornar o universo do jogo bastante dinâmico, com um sistema de física robusto, customização de itens e veículos, além de missões e objetivos gerados aleatoriamente para manter tudo sempre fresco. De acordo com estimativas da produtora, é possível construir mais de meio milhão de tipos de armas, diante da variedade peças e itens à disposição, o que mostra a ambição do projeto.
Velvet Assassin conta a história de Violette Summer que, em meio a um sono perturbado, relembra de seus feitos como uma agente secreta na Alemanha nazista da Segunda Guerra Mundial. O jogo é composto de uma série de flashbacks em que o jogador visita as diversas missões de Summer. Uma das únicas pessoas entre a máquina de guerra alemã e a total dominação, a espiã trabalha sozinha e deve invadir postos de comandos nazistas, sempre utilizando táticas realistas e armas da época. O foco está no realismo, mas também em uma consistente trama, inspirada pelos feitos da agente francesa Violette Szabo, que, como Summers, trabalhou com os Aliados na Segunda Grande Guerra.
Em meio a tantas opções de joysticks, as guitarras que ficaram mundialmente conhecidas graças à grande popularidade das franquias Guitar Hero e Rock Band, ficavam um pouco de lado para outros games, já que esse tipo de controle não tem utilidade em outros jogos. Agora as guitarras de plástico ganharam uma nova função: uma arma contra zumbis!
Em Rock of the Dead, o jogador enfrentará hordas de zumbis e para derrotá-los será preciso encaixar poderosos riffs com as guitarras. As notas representam são como rajadas de balas nos mortos vivos.
Desenvolvido pelo Epicenter Studios, Rock of the Dead utiliza a mesma jogabilidade consagrada em The House of the Dead, mas com a inusitada influência musical.
Modern Warfare 2 é a sequência do aclamando game homônimo que debutou em diversas plataformas da atual geração. Nesta versão, exclusiva para PlayStation 3, PC e Xbox 360, os jogadores passam por diversos ambientes diferentes para tentar manter a ordem mundial.
O game mantém a narrativa que se iniciou no primeiro game, com o mundo enfrentando uma instabilidade política da Rússia. Com isso, algumas pessoas estão aproveitando a situação para criar um estoque de armas e assegurar a potência militar da própria Rússia.
Mesmo com a morte do vilão Zakhaev, responsável pelas atrocidades do primeiro jogo, a situação não deve estar muito melhor. O novo rosto do terrorismo global é um ex-associado de Zakhaev chamado Makarov. O inimigo usa como desculpa a vingança da morte de seu aliado para causar toda a destruição. Além de ser um sociopata, Makarov ainda possui uma base poderosíssima na Rússia, que é uma ameaça para todo o mundo.
Outro fator interessante é o nível de dificuldade, que foi significativamente aprimorado. Os momentos em que você encarna enfrenta um número elevado de oponentes devem ser muito mais intensos do que na versão original do game. Espere por tiroteios abundantes e muitos inimigos aparecendo simultaneamente na tela. Mas, felizmente, você conta com uma nova opção para derrotá-los: um escudo.
Além do seu novo equipamento, que promete ser muito útil quando usado estrategicamente, o game também conta com um modo de jogo em que é possível jogar cooperativamente com um amigo. Com isso, as coisas se tornarão ainda mais intensas, mas você terá a chance de bolar estratégias muito mais complexas quando acompanhado de uma mente humana.
O bacana de tudo isto é que, mesmo contendo uma trama linear, você poderá realizar os objetivos de diversas maneiras. Basicamente, os jogadores terão a chance de explorar praticamente todo o nível para cumprir suas missões, escolhendo os caminhos mais adequados ou mais desafiadores. Sem dúvidas, uma adição bem-vinda, que permitirá ao jogador desfrutar do game várias vezes.
Resident Evil é, certamente, um dos jogos mais populares dos videogames. Os jogos da franquia foram responsáveis por popularizar um gênero que seria muito bem aceito pelos jogadores, o survival horror. Desde o final da década de 90 o título vem assustando pessoas pelo mundo todo com zumbis sedentos por toda a parte.
A mudança radical em sua fórmula, que já era popular entre os jogadores, ocorreu em Resident Evil 4. Nele, o jogador tinha de enfrentar mortos-vivos mais ágeis e inteligentes, algo totalmente diferente dos jogos anteriores da série. Além disso, a perspectiva acima do ombro distanciou o título de suas raízes, agradando alguns e decepcionando outros.
Em Resident Evil 5 o esquema de jogabilidade se mantém similar ao seu antecessor, porém, com algumas melhorias significativas. Desta vez, jogadores poderão exterminar de uma maneira inédita. Trata-se do modo cooperativo, em que dois jogadores embarcam em uma aventura repleta de entranhas e muito mistério.
Sam Fisher agora é um fugitivo brutalmente caçado pelo governo ao qual um dia serviu e, para sobreviver, improviso, adaptação e superação são essenciais. "Conviction" dá novos ares a "Splinter Cell", já que agora os ambientes se transformaram na principal arma do jogador. É preciso reagir rapidamente a situações de mudanças constantes e utilizar os cenários e multidões para criar distrações e deter os inimigos.
Sine Mora é um jogo inovador que combina a jogabilidade de plataforma 2D com elementos de tiro, Sine Mora permite que o jogador combine mais de 60 de armas para completar cada fase.
Com jogabilidade realista e fazendo uso da Neon Engine - usada em Dirt, a Codemasters apresenta ao mercado um título com um arsenal invejável, mapas imensos e veículos variados, tudo alimentado por uma mecânica que prima pelo desempenho individual do soldado, mas que nem por isso deixa de lado a qualidade tática e estratégica que deram fama à série.
A história apresenta um conflito hipotético travado entre a Rússia e a China devido à descoberta de recursos minerais em um arquipélago na costa leste da Rússia. Após uma invasão forte da China - referido no título como a "Ascenção do Dragão", o jogador entra na história como integrante de um esquadrão enviado para o local pelos Estados Unidos. Com cerca de 50 armas com peças intercambiáveis e inúmeros veículos, dentre caças, helicópteros, tanques e anfíbios, Dragon Rising possui um grau de realismo alto, com atenção para o comportamento balístico dos projéteis e reações físicas das explosões e dos disparos das armas.
Os gráficos são ricos, com vegetação dinâmica e modo de multiplayer estável. Para os criativos, existe um editor de mapas que pode servir para estender ainda mais a vida útil de tanta guerra e tiroteios.
Saints Row IV traz aos jogadores um arsenal de armas alienígenas e tecnologia que vão transformar cada santo em uma entidade de destruição. Com a ação intensificada e personalização avançada, os jogadores podem usar seus superpoderes, saltar sobre edifícios, fugir de carros superpotentes e muito mais.
"Agora os inimigos sabem pensar..."
Resident Evil 4 se passa em 2004, seis anos depois dos eventos de "Resident Evil 2". De acordo com o enredo a corporação Umbrella teria desaparecido e, com ela, os zumbis.
Leon é contratado como guarda-costas da filha do presidente dos EUA, mas antes de começar o serviço ela é raptada e levada para uma vila na Europa. Lá, ele é caçado pelos habitantes locais - que não parecem ser zumbis, mas tentam matá-lo enquanto estão em transe. Essas pessoas não são burras como os antigos inimigos da série, porém, estão armadas com diversas ferramentas usadas em fazendas. Fãs dos mortos-vivos não precisam se preocupar - eles estão no game... mas agora é mais difícil dizer quem vai ajudar e quem vai matar você.
Fãs da série e do gênero devem obrigatoriamente ter este título, e mesmo àqueles que não estão familiarizados com a franquia, Resident Evil 4 é recomendado.
Metal Gear Solid V The Phantom Pain é o 5 jogo da franquia Metal Gear e continua a história de Big boss conectando os enredos de Metal Gear Solid: Peace Walker, Metal Gear Solid: Ground Zeroes e o restante do universo Metal Gear.
O jogo começa nove anos após MGSV: Ground Zeroes e a queda de Mother Base, Snake (Big Boss) acorda de um coma de quase dez anos. A história começa em 1984, com a Guerra Fria como pano de fundo e molde de uma crise global. A viagem de Snake leva-o a um mundo guiado pela necessidade de vingança e e procura de um grupo clandestino, XOF. O jogo continua a explorar temas complexos como a psicologia da guerra e as atrocidades que nascem de quem entra em esse círculo vicioso. MGSV: The Phantom Pain deixou a sua marca na história dos videojogos graças à sua narração cinemática, complexidade e experiência imersiva.
O jogo se passa em 1962, The Bureau conta a história da origem da organização clandestina XCOM e seu primeiro encontro com um novo e devastador inimigo.
Metal Gear Solid: Ground Zeroes é o prólogo do quinto jogo da clássica série de Tactical Shooter criada por Hideo Kojima.
Clássico da Capcom ganha releitura no PC e consoles Nathan Spencer é agente do governo com implantes cibernéticos.
Companhias tradicionais como a Capcom fizeram muitos clássicos na década de 80, nos anos dourados dos fliperamas, e, agora, mais um deles será ressuscitado em consoles de nova geração.
A bola da vez é Bionic Commando, um game de plataforma que se caracterizava pelo fato de o personagem principal ter um gancho que grudava em várias partes do cenário, e assim podia transitar mais livremente pelos ambientes.
Naturalmente, essa particularidade será também o foco da nova edição para PC, Xbox 360 e PlayStation 3, só que num espaço em 3D. No entanto, desta vez, o artefato está mais versátil: além de servir para tirar os oponentes de circulação, também permite agarrar objetos (como carros) e arremessá-los.
O protagonista é o agente Nathan Spencer, que foi acusado injustamente por diversos crimes e recebeu e pena de morte. Mas, no dia da execução, uma arma experimental é lançada sobre Ascension City, e Spencer é o único que possui equipamentos para transitar pelos destroços da cidade.
O estúdio de desenvolvimento responsável pelo jogo é a sueca Grin, que tem no currículo a versão para PC da série Ghost Recon Advanced Warfighter, da Ubisoft. Bionic Commando ainda conta com um produtor dos Estados Unidos e um japonês como conselheiro de criação.
Dead Island é um jogo de tiro em primeira pessoa que te coloca em uma ilha cheia de zumbis.
A série de tiro em primeira pessoa Duke Nukem sempre cativou os jogadores por seu enredo politicamente incorreto. O jogo foi um dos primeiros da história do videogame a contar com a aparição de prostitutas e o uso descarado de drogas - quem não lembra das dançarinas de Duke Nukem 3D e dos esteróides que o herói utilizava para recuperar energia? A série sempre foi famosa por sua violência barata e diálogos de baixo calão, e agora Duke Nukem Forever promete eternizar a série após mais de dez anos de seu anúncio inicial.
Depois de um anúncio formal, ocorrido em 1997, detalhes sobre o título foram revelados nas E3 de 1998 e 2001. Na última, um vídeo de Duke lutando contra aliens em inúmeras localidades e com diversas armas foi veículado, porém em 2003 o video saiu do ar, sob alegação de que não representava mais os objetivos do projeto.
Em 19 de dezembro de 2007, mais um vídeo foi veiculado. Entretanto, dessa vez não existem cenas da jogabilidade, é um tipo de teaser, um trailer promocional com o fim de atiçar os fãs. Neste ano a 3D Realms anunciou o lançamento do título para o final de 2012.
Escrito por Tier 1 Operators norte-americanos na ativa em terras estrangeiras e inspirado por ameaças reais, Medal of Honor Warfighter oferece uma experiência intensa, desafiadora e autêntica que coloca os jogadores no lugar dos guerreiros mais habilidosos e disciplinados dos dias de hoje. Medal of Honor Warfighter é uma demonstração autêntica e pessoal do campo de batalha atual e da luta contra o terrorismo no mundo inteiro.
Acompanhando a linha do Medal of Honor de 2010, que deixou a Segunda Guerra Mundial para trás e apresentou aos jogadores os guerreiros norte-americanos de elite que existem atualmente, Medal of Honor Warfighter tira os jogadores do Afeganistão para realizarem missões no resto do mundo. Este é o Tier 1 em uma escala global, com locais reais do mundo e Operadores de Tier 1 internacionais no modo Multiplayer.
Medal of Honor Warfighter conta a história dos EUA. Operador de Tier 1, "Preacher", quando volta para casa do exterior e encontra sua família devastada por anos de combate. Enquanto tenta salvar o que sobrou de seu casamento, Preacher se lembra daquilo pelo qual está lutando: sua família. Porém, quando um explosivo extremamente letal (PETN) atinge as fronteiras civis e seus dois mundos se encontram, Preacher e seus companheiros são designados para resolver o problema.
Eles começam a combater o inimigo e fazem de tudo para proteger seus entes queridos.
Otomedius Excellent é um shooter que conta com belos gráficos, ambientes renderizados em alta definição, e permite que o jogador experimente a sensação de jogar um título com muitas semelhanças com o clássico Gradius.
O jogo também possui suporte a multiplayer local e online, vale destacar. Este novo game da Konami permite que o jogador escolha dentre 9 personagens diferentes, permite co-op para até 3 jogadores e ainda conta com o “Gallery Mode”, através do qual os gamers podem visualizar diversas imagens desbloqueáveis que vão formando uma galeria que cresce conforme o progresso no jogo.
Em "Alan Wake", descrito pela softhouse finlandesa Remedy - que também fez "Max Payne" - como um "thriller" psicológico, o jogador controla o personagem-título, um escritor especializado em histórias de terror que se muda para a cidade de Bright Falls após a morte de sua amada.
Tentando reconstruir sua vida, Alan volta a escrever, desta vez um livro sobre seus pesadelos. Isolado, ele começa suspeitar que suas palavras começam a se manifestar na vida real, trazendo para nossa dimensão as mesmas forças que o assombram no mundo dos sonhos. Logo Bright Falls é tomada por criaturas monstruosas e o escritor é o único que pode resolver o problema.
"O silencioso assassino Agente 47 retorna para uma 4ª aparição"
Hitman: Blood Money é centrado nos assassinatos feitos pelo Agente 47, que são narrados em interlúdios por um antigo diretor do FBI para um jornalista. O agora cadeirante ex-diretor conta sobre como sua organização vigiava 47, vigiando suas operações, que são jogadas a partir do momento em que são mencionadas nas cenas. Deve-se notar que durante a entrevista, o ex-diretor menciona detalhes que contrastam grandemente com o que aconteceu.
Novidades
Muitas novidades foram introduzidas em Hitman: Blood Money. Nelas estão incluidas a habilidade de escalar em mais obstáculos, animações melhoradas, uma nova engine e a habilidade de melhorar e personalizar armas e equipamento. Mas apenas cinco das armas mostradas no jogo podem ser personalizadas, assim como alguns equipamentos, como colete kevlar e bombas. Cada fase contém algum método de fazer a morte do alvo soar como um acidente - por exemplo, sabotar botijões de gás, explodir uma bomba para causar a queda de um candelabro, ou fazer um alvo 'acidentalmente' cair de uma sacada.