Conheça 16 ótimos Jogos de Tiro para Linux

Procurando Jogos de Tiro? Separamos para você uma lista com 16 ótimos Jogos de Tiro para Linux

Jogos de tiro (ou shooter em inglês) é um subgênero de jogos de ação, os quais se dispões com sua principal mecânica de usar projéteis para eliminar inimigos. Testando a velocidade e tempo de reação do jogador, normalmente o objetivo de um jogo de tiro é atirar nos oponentes e passar pelas missões sem que o jogador morra. É uma categoria bastante popular e clássica na história dos jogos, com diversos subgêneros.

Conheça 16 ótimos Jogos de Tiro para Linux
Half-Life 2
Half-Life 2 é um game de Tiro, faz parte da série Half-Life, desenvolvido na engine Source pelos estúdios e , foi lançado em 16 de Novembro de 2004, estando disponível para Computador, Xbox, Xbox 360, PlayStation 3, Macintosh, Linux, Android Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 14h 0min jogando normal, 9h 30min se você for direto nas missões principais rushando, 27h 30min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Há cinco anos atrás, o pobre cientista Gordon Freeman foi contratado para cuidar do departamento de Materiais Anômalos do centro de pesquisas de Black Mesa. Ele não sabia, mas o seu primeiro dia de trabalho seria inesquecível: logo em sua primeira experiência, ele abriria um portal para um mundo alienígena, que envia seus habitantes para invadir nosso planeta. O governo envia seus fuzileiros - que matam não apenas os E.T.s, mas também todas as testemunhas. Freeman fecha o ciclo viajando até o planeta-natal deles, Xen, e matando seu líder, Nihilant. O que ele não sabia é que o governo já conhecia esse planeta - e Freeman recebe uma oferta do misterioso homem de terno que explora o laboratório. Conhecido apenas como G-Man, Gordon é contratado para uma nova missão... que só foi revelada cinco anos, com o anúncio de "Half-Life 2".

Gordon agora precisa salvar a Cidade 17, um local fictício na Europa Oriental, que foi tomada pelos aliens. Junto com uma nova heroína, Alyx Vance, ele deve ultrapassar 12 capítulos, cada qual com cerca de quatro horas de duração, segundo a Valve. A invasão traz muitos clichês e inspiração de filmes B de terror: é só conferir nas fotos.

A maior revolução do game original estava na sua trama e nos ambientes: o laboratório parecia uma instalação verdadeira, com cozinhas, banheiros e uma arquitetura convincente (ao invés dos antigos castelos e naves genéricos de outros games de tiro). O enredo não era dividido em fase cujo único objetivo era matar alguém ou atravessar uma fase linear - Gordon percorria os corredores do centro de pesquisa encontrando inocentes e vendo pequenos incidentes desenrolarem a história. A continuação promete levar tudo isso ainda mais longe: o produtor do game afirma que muitos não saberão sequer dizer quais eventos são pré-definidos e quais acontecem aleatoriamente.

Mas isso não é tudo. Ao contrário do game original, que utilizava uma versão modificada do mecanismo de "Quake", "Half-Life 2" utiliza apenas tecnologia desenvolvida pela própria Valve. Além de contar com incríveis visuais - repletos de efeitos de partículas como fogo, fumaça e água, a continuação agora trará ambientes ainda mais interativos. Certas armas serão capazes de atear fogo em determinados objetos e estruturas, ou quebrá-las - não apenas mudando a forma dos mapas, mas também podendo ser usado como arma: que tal derrubar uma ponte de madeira sobre os comedores de cabeça?

Front Mission Evolved
Front Mission Evolved é um game de Tiro e Simulator, pelo estúdio , foi lançado em 16 de Setembro de 2010, estando disponível para PlayStation 3, Computador, Xbox 360, Linux
Sinopse

Front Mission Evolved traz a clássica franquia Front Mission em um shooter em terceira pessoa que dá aos jogadores o controle total de uma máquina de guerra humanóide enorme - o Wanzer. Escolha entre dezenas de armas e peças, incluindo armas que podem ser equipadas em ambas as mãos e ombros, para personalizar o seu Wanzer e abre caminho para a vitória. Quando você pensa que está pronto para um novo desafio, se juntar às fileiras dos pilotos online para batalhas multiplayer.

Mighty No. 9
Mighty No. 9 é um game de Plataforma e Tiro, pelo estúdio , foi lançado em 21 de Junho de 2016, estando disponível para PlayStation 3, Macintosh, PlayStation 4, Xbox One, Linux, Computador, Xbox 360, Wii U, Nintendo 3DS, PlayStation Vita, PlayStation Network
Sinopse

Nesse jogo, você controla Beck, que ganha poderes e a habilidade de se transformar após derrotar chefes. Beck possui uma irmã chamada Call.

Mighty No. 9 tem em seu time veteranos da industria de games do Japão, principalmente designers envolvidos na franquia Mega Man, incluindo seu criador, Keiji Inafune.

Urban Terror
Urban Terror é um game de Tiro e Estratégia, , foi lançado em 5 de Agosto de 2000, estando disponível para Macintosh, Linux, Computador
Sinopse

Urban Terror é um fantástico jogo de tiro em primeira pessoa online em três dimensões. Com seus aspectos baseados no jogo Quake 3, ele aposta na mesma linha do sucesso Counter-Strike e leva o jogador a um confronto armado em um ambiente urbano. Apesar de apostar no realismo de todas as suas movimentações, o jogo carrega a mesma jogabilidade rápida que marcaram a série Quake.

Half-Life 2: Lost Coast
Half-Life 2: Lost Coast é um game de Tiro, pelo estúdio , foi lançado em 27 de Outubro de 2005, estando disponível para Macintosh, Linux, Computador Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 0h 53min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Half-Life 2: Lost Coast é uma fase adicional para Half-Life 2. Foi originalmente planejado para fazer parte do capítulo Highway 17 do jogo, mas acabou sendo cortado do produto final.

Portal
Portal é um game de Plataforma e Puzzle, faz parte da série Portal, desenvolvido na engine Source pelos estúdios e , foi lançado em 10 de Outubro de 2007, estando disponível para Xbox 360, Computador, PlayStation 3, Macintosh, Linux, Android Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 4h 17min jogando normal, 1h 47min se você for direto nas missões principais rushando, 7h 15min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Para começar, "Episode Two" receberá versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, sendo que para os consoles, o título trará a coletânea de jogos anteriores da série, como "Episode One" e "Half-Life 2", exceto "Counter-Strike: Source", que não foi confirmado. Além disso, o segundo episódio terá dois novos modos de jogo: "Portal" e o multijogador "Team Forteress 2".

"Portal" consiste em um jogo que segue o melhor estilo quebra-cabeça e que explora, de certa forma, o conceito utilizado em "Prey", onde é possível 'viajar' pelo cenário fazendo uso dos portais que ficam espalhados ao longo do ambiente. O diferencial do jogo da Valve, no entanto, é que você mesmo pode criar os seus portais, de acordo com as mais diversas necessidades - seja para escapar de uma briga, atingir um inimigo ou simplesmente se locomover.

Sobre o conteúdo principal, "Episode Two", sabe-se que a trama envolverá o seqüestro da parceira de Gordon, Alyx Vance. Foram confirmados novos tipos de fases, uma atualização para a famosa Arma da Gravidade e a inclusão de uma nova arma chamada Strider Buster.

Half-Life: Source
Half-Life: Source é um game de Aventura e Plataforma, faz parte da série Half-Life, desenvolvido na engine Source pelo estúdio , foi lançado em 1 de Junho de 2004, estando disponível para Computador, Macintosh, Linux Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 12h 40min jogando normal, 8h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Vencedor de mais de 50 prémios Jogo do Ano, o Half-Life estabeleceu novas referências para jogos de acção quando foi lançado em 1998. O Half-Life: Source é uma versão digitalmente remasterizada do jogo de PC elogiado pela crítica e campeão de vendas, melhorado através da tecnologia Source, de forma a incluir melhores simulações físicas, efeitos melhorados e muito mais.

Alien Breed 2: Assault
Alien Breed 2: Assault é um game de Aventura e Arcade, faz parte da série Alien Breed, desenvolvido na engine Unreal Engine pelo estúdio , foi lançado em 22 de Setembro de 2010, estando disponível para Xbox 360, Linux, PlayStation 3, Computador
Sinopse

A série Alien Breed tem suas origens marcadas pelo lançamento do primeiro título da franquia, há quase 20 anos, para o Amiga. Muito bem-sucedida, ela foi reformulada no ano passado para as plataformas da atual geração e relançada para Xbox 360. Este ano, ganhou a versão mais relevante, Alien Breed: Impact. E agora esta última ganhará uma sequência, Alien Breed 2: Assault.

Continuando a saga

Revelado acidentalmente em uma avaliação da ESRB (Entertainment Sofware Rating Board, órgão norte-americano de classificação etária dos games), o título foi alvo de algumas especulações no início, mas pouco a pouco voltou ao segundo plano. Com as várias conferências recentes, no entanto, demonstrações começaram a aparecer e Assault voltou à mente do público.

A série, como os fãs já bem sabem, é inspirada (mas não é oficial) na franquia dos cinemas, Alien. O estilo de jogo é de tiro em terceira pessoa, com uma câmera que coloca o jogador em uma perspectiva de cima para baixo. A jogabilidade é similar a muitos outros jogos de tiro atuais, com os dois analógicos servindo para controlar a movimentação do personagem e a mira dos tiros (o esquerdo e o direito, respectivamente).

Bastante direta em sua proposta, a franquia deve, no entanto, receber algumas melhorias com o objetivo de variar um pouco mais a experiência nesse segundo capítulo pós-ressurreição. Coisas básicas de uma sequência: novo arsenal, novas possibilidades de evolução do personagem e uma narrativa um pouco mais elaborada, com um número maior de pontos importantes na história.

Segundo os desenvolvedores, o título ainda deve introduzir novas formas de combater os inimigos: alguns deles vão demandar, por exemplo, táticas diferentes para serem derrotados - como, por exemplo, a necessidade de atirar neles por trás. Nada que exija armas específicas, no entanto, já que a Team 17 garante que qualquer arma serve para qualquer hora, mudando apenas o tempo necessário para completar as tarefas de acordo com o poder de fogo de cada uma delas.

Durante os diferentes mapas, o usuário encontra uma série de lojas que vendem aprimoramentos para seu personagem, além de munições e pacotes de recuperação de vida. Uma parte importante desse novo Alien Breed deve ser a necessidade de planejar um pouco a evolução de seu personagem, já que os créditos recebidos para investir nas habilidades são limitados.

Ao contrário de outros games do gênero, a desenvolvedora promete que não haverá necessidade de voltar a fases anteriores para melhorar o personagem antes de superar determinados desafios: as fases serão equipadas com tudo o que for necessário para o jogador ser bem-sucedido sem ter que repetir experiências anteriores.

Chefes de cenário e outras lutas pré-arranjadas também vêm se juntar às novidades desta sequência, já que modificarão consideravelmente o estilo de jogo. Em uma delas, por exemplo, o jogador controla uma torre de artilharia para dizimar hordas e mais hordas de inimigos.

Sobreviva o quanto puder

Além das demonstrações do modo single player, os desenvolvedores também já mostraram uma adição considerável à série: um modo Survival, que pode ser jogado sozinho ou com outras pessoas localmente e online. Os cenários serão os mesmos da campanha principal, mas modificados para multiplayer - e o objetivo, é claro, é conter uma invasão alien pelo maior tempo possível.

O game deve ser lançado ainda neste mês de setembro.

Singularity
Singularity é um game de Tiro, pelo estúdio , foi lançado em 25 de Junho de 2009, estando disponível para PlayStation 3, Computador, Xbox 360, Linux Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 17h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Títulos que brincam com o tempo não são mais novidade. Passando pelos jogos de plataforma em 2D aos 'shooters' em primeira pessoa - "Braid", "Prince of Persia: Sands of Time", "TimeShift", só para citar alguns - tais mecânicas estão se tornando cada vez mais comuns, ainda que apresentem sistemas bastante complexos e elaborados. "Singularity", da veterana Raven Software (de "Wolfenstein"), é um desses jogos e traz um sistema de manipulação do tempo um tanto singular, como o nome já implica.

O jogo te coloca no papel de um soldado enviado a uma ilha russa em uma missão de reconhecimento. Equipado com o TMD (sigla para Time Manipulation Device), uma luva de alta tecnologia capaz de alterar seu estado físico no espaço-tempo, o jogador precisa descobrir os mistérios da ilha, que vem apresentado fenômenos estranhos desde o acontecimento de um acidade em 1950. Além da capacidade de manipular o tempo de objetos individualmente, o próprio jogador transita entre o passado e o presente, através de visões e choques temporais, que vão distorcendo a noção de realidade.

Ao contrário da maioria dos jogos que envolvem a manipulação do tempo, em "Singularity" o jogador pode alterar o estado físico de objetos individualmente através do tempo (passado ou futuro), em vez de manipular o tempo como um todo. Sendo assim, caixotes quebrados e vazios podem ser levados de volta ao passado, recebendo de volta os objetos que um dia eles armazenaram. Enviar pilares danificados para o futuro faz com que eles despenquem, abrindo caminho ou esmagando inimigos. Os próprios oponentes de carne e osso podem ser transferidos para o passado ou futuro, virando pó instantaneamente.

O design das fases promete abusar de tais recursos, equilibrando quebra-cabeça e ação. Mesmo durante os momentos de tiro desenfreado, o jogador pode utilizar seu poder para tirar vantagem do cenário, o que exige uma minuciosa análise dos ambientes. Além da luva de manipulação temporal, cujo uso é limitado por uma barra de energia recarregável, o jogador possui um arsenal de armas tradicionais.

No decorrer da aventura, o jogador recebe uma série de aprimoramentos para suas armas e para o TMD, permitindo novas maneiras de aniquilar oponentes ou interagir com o cenário para solucionar quebra-cabeças ou acessar áreas secretas.

"Singularity" prevê também uma modalidade multiplayer, uma vez que as habilidades de manipulação do tempo não envolvem câmera lenta ou o congelamento da ação, que impediam outros jogos similares a incorporar batalhas entre jogadores. Em vez disso, os jogadores poderão tirar vantagem das habilidades para alterar elementos do cenário, preparar armadilhas e mais.

Left 4 Dead 2
Left 4 Dead 2 é um game de Tiro, pelo estúdio , foi lançado em 17 de Novembro de 2009, estando disponível para Computador, Xbox 360, Macintosh, Linux Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 25h 0min jogando normal, 12h 30min se você for direto nas missões principais rushando, 106h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Após uma infestação de zumbis dizimar metade da população do planeta, os sobreviventes devem fazer de tudo para se manterem vivos em uma Louisiana (EUA) repleta de mortos-vivos. O único jeito para isso é meter bala em qualquer coisa que apareça pela frente.

Left 4 Dead 2 é a sequência do jogo de ação em primeira pessoa da Valve e traz novidades, como combate corpo-a-corpo melhorado e modo multiplayer ampliado.

Você tem o que é preciso para sobreviver nesse inferno?

Quake
Quake é um game de Tiro, pelos estúdios e , foi lançado em 22 de Junho de 1996, estando disponível para Nintendo 64, Macintosh, Amiga, Sega Saturn, Linux, Computador Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 4h 0min jogando normal.
Sinopse

Quando uma tecnologia de portais dá errado, os humanos acabam se encontrando cercados por uma horda demoníaca. Uma unidade especial é enviada para lidar com eles, mas apenas você escapa vivo. Agora sua tarefa é acabar com essas criaturas e seu líder, mas para isso precisará coletar quatro runas mágicas.

Quake também conta com um modo multiplayer mata-mata com mais de 6 mapas esperando para você se tornar o rei da arena.

Salvation Prophecy
Salvation Prophecy é um game de Indie e Role-playing (RPG), pelo estúdio , foi lançado em 1 de Setembro de 2013, estando disponível para Linux, Computador
Sinopse

Salvation Prophecy é épico jogo de tiro/ficção científica. Humanos, mutantes e robôs estão guerreando pelo domínio da galáxia. No entanto, o maior perigo é a aniquilação iminente anunciada por uma profecia apocalíptica. Você deve procurar os mistérios de distantes mundos alienígenas e dominar poderes antigos para suportar a tempestade que se aproxima.

Shadow Warrior
Shadow Warrior é um game de Aventura e Tiro, faz parte da série Shadow Warrior, desenvolvido na engine Road Hog Engine pelos estúdios e , foi lançado em 26 de Setembro de 2013, estando disponível para Computador, PlayStation 4, Xbox One, Macintosh, Linux Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 15h 16min jogando normal, 24h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Lo Wang vem trabalhando como um Shadow Warrior (um guarda-costas e mercenário) para a poderosa Corporação Zilla por vários anos. Mas quando ele descobriu que a Corporação possuía um plano para invocar monstros de outras dimensões e conquistar o mundo, ele deixou a Corporação. Percebendo que Lo Wang poderia comprometer seus planos, Zilla envia seus assassinos atrás dele.

Ricochet
Ricochet é um game de Tiro, pelo estúdio , foi lançado em 1 de Novembro de 2000, estando disponível para Computador, Macintosh, Linux
Sinopse

Jogo de ação futurista que desafia a sua agilidade e a sua pontaria, o Ricochet inclui combates um contra um e confrontos de equipe passados em várias arenas de combate futuristas.

Alpha Protocol
Alpha Protocol é um game de Role-playing (RPG) e Tiro, , desenvolvido na engine Unreal Engine pelo estúdio , foi lançado em 28 de Maio de 2010, estando disponível para Xbox 360, Linux, PlayStation 3, Computador Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 35h 0min jogando normal, 35h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Quando se fala em RPG "ocidental", BioWare e Obsidian são algumas das produtoras mais competentes nesse nicho - ambas já fizeram episódios do consagrado "Star Wars: Knights of the Old Republic". Com "Alpha Protocol" parece que a Obsidian está seguindo novamente os passos da Bioware, pois traz uma fórmula similar a de seu "Mass Effect", com a diferença que a temática não é de opera espacial, mas de um agente secreto moderno.

Neste game, o jogador controla Michael Thorton, um agente inspirado em personagens como James Bond, Jack Bauer (do seriado "24 Horas") e Jason Bourne (da trilogia que começa com "A Identidade Bourne"). Competente, porém inexperiente em campo de ação, Thorton se encontra em apuros após uma missão de sua agência ter falhado. Descartado pelo governo, por ironia, Thorton é o único com a informação necessária para impedir uma catástrofe de proporções internacionais.

O game oferece um sistema de diálogos similar aos de "Mass Effect", ou seja, com várias possibilidades de respostas e condução da conversa. A novidade aqui é que é possível falar com as pessoas apenas uma vez, o que obriga o jogador a prestar atenção nos diálogos. Antes de engatar a conversa, o usuário pode escolher o tom do diálogo, e isso muda o seu conteúdo e as informações que podem ser acessadas.

Segundo a produtora, o jogador pode determinar o jeito de cumprir os diversos objetivos, e as decisões tomadas e ações realizadas moldam o tipo de agente que Thorton será. Além disso, o personagem possui dez habilidades, cada um deles com dez níveis de proficiência. E, como um bom filme de agente secreto, belas mulheres aparecem no decorrer da aventura. Por fim, os combates são como um jogo de tiro em terceira pessoa.

Serious Sam HD: The Second Encounter
Serious Sam HD: The Second Encounter é um game de Tiro, pelo estúdio , foi lançado em 28 de Abril de 2010, estando disponível para Linux, Computador, Xbox 360
Sinopse

Desenvolvido por Croteam e alimentado pelo motor Serious 3, Serious Sam HD: The Second Encounter combina visual espetacular melhorada, incluindo mais polígonos, texturas de maior resolução e mais efeitos especiais como o hippie eo modo de miúdo, com uma jogabilidade marca frenética por uma acção non-stop . Apresentando-jogo único, de sobrevivência e de jogo cooperativo e misturado com gráficos brilhantemente atualizado, o jogo continua a sua batalha contra o exército Mental com a ação clássica over-the-top, humor louco e horror da era de ouro dos jogos de tiro em primeira pessoa.

Combinado com os modos versus e intenso da equipe para até 16 jogadores e em mais de 18 mapas multiplayer, opção de gravação demo, espectadores e suporte servidor dedicado, Serious Sam HD: The Second Encounter é um digno sucessor da obra-prima original.

Veja outra listas interessantes: