.

Entendendo O Ssd Do Ps5 | Parte 1

Enviado por Syegrayn, , 0 comentários
Clique para ver a imagem em tamanho original

O novo SSD do PlayStation 5 é revolucionário, oferecendo enorme eficiência através da velocidade e permitindo o verdadeiro desempenho de próxima geração no console

O novo drive de estado sólido do PlayStation 5 não um SSD PCIe 4.0 padrão. É altamente personalizado em vários níveis, incluindo seu reformulado controlador de memória de 12 canais. Enquanto na superfície ele possui especificações semelhantes a um SSD PCIe 4.0 com 4 faixas em uma placa M.2 usando o protocolo NVMe, ele foi construído desde o início especificamente para o SoC AMD de 7nm personalizado do sistema e para os 16GB GDDR6 de memória do sistema. E, de várias maneiras, o SSD é a parte mais importante do PlayStation 5.
O SSD pode fornecer dados não compactados para outros componentes do sistema em até 5,5 GB/s por meio de seu novo hardware proprietário, que é mais do que o dobro de um Xbox Series X. E, assim como o Xbox Series X, o PS5 também possui descompactação baseada em hardware para reduzir a sobrecarga da CPU. A nova unidade de I/O projetada é o coração de todo o sistema de funcionamento.
O arquiteto do PS5, Mark Cerny, começou revelando uma figura surpreendente de como os HDDs atuais estão ultrapassados para o design e a execução de jogos.

Minha regra geral é que o disco rígido está gastando 2/3s do seu tempo procurando e está apenas 1/3 realmente carregando dados. 1 GB é carregado em aproximadamente 20 segundos em um disco rígido.

Com o novo SSD PCIe 4.0 personalizado do PlayStation 5, a Sony pode carregar 5 GB de dados em um único segundo. São 2 GB em 0,27 segundos. As telas de carregamento são basicamente eliminadas através desse poder bruto. Carregar um jogo a partir de um disco rígido é uma história completamente diferente.

Clique para ver a imagem em tamanho original


Clique para ver a imagem em tamanho original

Um dos maiores aspectos da potência SSD do PS5 é a eficiência através da velocidade. Cerny fala sobre como os desenvolvedores fazem coisas criativas para ofuscar e distrair os jogadores dos longos tempos de carregamento.
A unidade de estado sólido do sistema reduz significativamente a duplicação encontrada nos maiores jogos da atualidade. Os jogos modernos atenuam as limitações de velocidade de leitura, segregando partes de um jogo em blocos de dados que usam toneladas de recursos duplicados e levam a grandes tamanhos de arquivo. Agora, com a taxa de transferência de 5 GB/s para processamento de dados, os desenvolvedores não precisam se preocupar com a replicação de dados.

Os dados podem ser duplicados tantas vezes que não cabem mais em um disco Blu-ray. Você acaba com limites rígidos na velocidade de execução ou deslocamento do player. O player não pode ir mais rápido que a velocidade de carregamento no disco rígido.

Cerny afirma que isso não mudará apenas a maneira como os jogos são jogados, mas como eles são feitos.
Os desenvolvedores não precisarão mais projetar seus jogos especificamente em torno das limitações de armazenamento. Muito do design de níveis nos jogos tem sequências específicas para otimizar o carregamento de dados. Um segmento de elevador permite que o jogo se prepare para a próxima transição. Uma caverna sinuosa faz o mesmo, separa partes importantes do mundo e dá ao sistema a oportunidade de carregar o restante do próximo ambiente.

Clique para ver a imagem em tamanho original

As velocidades de SSD do sistema são tão altas que os desenvolvedores podem transmitir dados diretamente para o pipeline conforme necessário. Não há buscas com um SSD.

E se o SSD for tão rápido que, à medida que o player se vira, é possível carregar texturas? Se demorar meio segundo para virar, são 4 GB de dados compactados que você pode carregar.

O resultado são jogos que carregam em menos de um segundo. O tempo de carregamento do PS5 é tão rápido que os desenvolvedores podem ter que desacelerá-lo artificialmente para que os jogadores não fiquem desorientados, diz Cerny.
Syegrayn
Enviado por Syegrayn
Membro desde
30 anos, São Paulo, Brasil
label
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no CANAL, Facebook, Twitter, e na nossa curadorida da Steam.