Universos dos Games: Máfia

#Artigo Publicado por TelaBrancaDoAkuma, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9Hb09iZTE4LmpwZw==

Se existe um tema que consegue nos intrigar mais do que a Máfia, pode me dizer viu. Presente em várias sociedades há séculos, os Mafiosos conseguem controlar completamente certas atividades criminosas e até lícitas em diversas regiões sob seu controle. Mas como nasce um grupo Mafioso? Qual a história da Máfia? Quais jogos adotaram esse tema? É isso que vamos tentar descobrir no novo artigo sobre Universos dos Games. Coloque seus Fedoras e lembre-se: "Nunca odeie seus inimigos, isso afeta seu julgamento."

Conceito e Origem

Máfia é uma organização criminosa cujas atividades estão submetidas a uma direção de membros que sempre ocorre de forma oculta e que repousa numa estratégia de infiltração da sociedade civil e das instituições. Os membros são chamados mafiosos.

A Máfia surgiu no sul da Itália na época medieval. Seus membros eram agricultores proprietários de suas pequenas terras. Com o passar do tempo viram que eram vulneráveis aos poderosos senhores feudais donos de grandes terras, os quais usavam de atos criminosos para obter as terras dos demais. Após isso, vários camponeses se uniram e lutaram juntos para vencer os poderosos donos de terras. Ao decorrer dos anos, várias pessoas se juntaram aos camponeses com o mesmo intuito de se proteger, foi então que começaram a sistematizar um esquema de proteção e de expansão de negócios, depredando o gado e as plantações dos quais não pagassem. Quem quisesse evitar esse vandalismo deveria fazer um acordo com a máfia. Da Itália, a indústria da "proteção forçada" se espalhou para o mundo inteiro, em especial para os Estados Unidos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9RMmpLYm1mLnBuZw==

A palavra "máfia" foi tirada do adjetivo siciliano mafiusu, que tem suas raízes no árabe mahyas, que significa "alarde agressivo, jactância" ou marfud, que significa "rejeitado". Traduzido livremente, significa bravo. Referindo-se a um homem, mafiusu, no século XIX, significava alguém ambíguo, arrogante, mas destemido; empreendedor; orgulhoso.

Máfias Famosas ao Redor do Globo

Exemplos de grupos mafiosos ao redor do mundo é o que não falta. A cultura pop nos apresentou diversos deles no decorrer dos anos. Alguns realmente são mais famosos devido a ao maior número de histórias contadas em filmes e seriados famosos, porém existem grupos mafiosos menos conhecidos também. Vamos conhecer alguns deles?

Jamaicana: A Yardie Britânica

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS92TGdKRDFYLnBuZw==

O grupo Yardies foi formado pelos jamaicanos que imigraram para a Inglaterra em 1950. Eles criaram gangues violentas e se denominavam Yardies. Atuam no tráfico de entorpecentes e de armas. Como não tentaram se infiltrar na política, não são considerados tão fortes como outros grupos mafiosos, porém conseguem obter armas mesmo sendo totalmente controladas na Inglaterra.

A máfia mexicana

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9JOXlLSnlNLnBuZw==

A máfia mexicana surgiu nas prisões norte-americanas no final de 1950 para proteger os presos contra outros detentos e dos funcionários. Eles estão envolvidos em extorsão e tráfico de entorpecentes e possuem cerca de 30 mil membros espalhados por todos os Estados Unidos. Eles forçam as gangues e traficantes a pagar um imposto sobre a proteção, e os que se recusam são mortos.

Os membros de gangues, por vezes, usam uma tatuagem com o desenho de um círculo em chamas e facas cruzadas para identificarem-se. Especula-se que existem 150 membros prisionais que têm a autoridade para comandar assassinatos e 2 mil associados que executam estes comandos.

A máfia japonesa: Yakuza

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS90ZlFyRjhWLnBuZw==

Famosa por muitos filmes de Hollywood, a Yakuza é um grupo de crime organizado nativo que usa ameaças e extorsão para obter o que querem. Sua origem data do século 17. Todos os membros são marcados com tatuagens, e alguns ainda ostentam esses desenhos no corpo inteiro.

Possuem 110 mil membros ativos distribuídos em 2.500 famílias. Eles estão envolvidos em esquemas de proteção forçada, e imigração ilegal.

A Yakuza exige atos extremos de dedicação que envolvem a amputação do dedo mindinho quando algum membro comete um erro. Isso é feito como uma forma de pedido de desculpas.

Máfia chinesa: Tríade

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS93N1Qxek1YLnBuZw==

A Tríade consiste de muitas organizações criminosas que se baseiam na China, Malásia, Hong Kong, Taiwan, Cingapura, entre outros países. Fora da China, também são ativos em solo americano em cidades como Nova York, Los Angeles, Seattle, Vancouver e São Francisco.

O grupo está principalmente envolvido com roubos, assassinato por encomenda, tráfico de entorpecentes, extorsão, falsificação de moeda chinesa e pirataria, além de outros delitos menores. Seu início se deu no século 18, e era inicialmente chamado de Tian Di Hui. As tríades podem ter de 50 a mais de 30 mil membros.

A máfia siciliana: Cosa Nostra

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9VQkh5aWJFLnBuZw==

A máfia siciliana Cosa Nostra é um grupo relativamente novo. Foi iniciado na segunda metade do século XIX, na Itália. Apesar disso, ele tem uma grande habilidade para planejar crimes grandes sem ser pego.

Possui grande atuação em solo americano e está envolvido em esquemas de proteção forçada, tráfico de entorpecentes e armas, mediação de negócios criminal, controle de sindicatos, coleta de lixo e vários outros negócios que parecem dentro da lei. Possui um pequeno número de membros, entre 3.500 e 4 mil.

Além dos integrantes, há os associados que não são membros verdadeiros. Um membro terá que se submeter à cerimônia de iniciação, onde provavelmente terá que matar alguém para provar o seu valor. Cada membro terá que seguir o código do silêncio, sob pena de morte.

A máfia russa

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS90WHVFYVA4LnBuZw==

A máfia russa é, talvez, a mais perigosa. Teve origem na extinta União Soviética e agora possui influência em todo o mundo. Tem entre 100 mil a 500 mil membros. Eles estão envolvidos em crimes organizados em países como Israel, Hungria, Espanha, Canadá, Reino Unido, EUA e Rússia, só para citar alguns.

Eles também imigraram para Israel, Estados Unidos e Alemanha, usando identidades judaicas e alemãs. Suas atividades incluem tráfico de entorpecentes e armas de fogo, bombas, contrabando, fraude pela internet, entre vários outros.

Uma de suas regras é nunca cooperar com as autoridades. Se qualquer um dos membros delatar alguém ou repassar informações quando capturado pelas autoridades policiais, é morto assim que deixa a delegacia. Eles são temidos por seus atos de vandalismo, terrorismo, tráfico de órgãos e assassinatos encomendados.

Milícias Brasileiras

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS82eDZ3TnFBLnBuZw==

No contexto da criminalidade brasileira, a partir da década de 2000 e de início no Rio de Janeiro, a milícia designa um modus operandi de organizações criminosas formadas em comunidades urbanas de baixa renda, como conjuntos habitacionais e favelas, inicialmente, e que a princípio efetuam práticas ilegais sob a alegação de combater o crime do narcotráfico. Tais grupos se mantêm com os recursos financeiros provenientes da extorsão da população e da exploração clandestina de gás, televisão a cabo, máquinas caça-níqueis, agiotagem, ágio sobre venda de imóveis, etc.

São formadas por policiais, bombeiros, guardas municipais, vigilantes, agentes penitenciários e militares, fora de serviço ou na ativa. Muitos milicianos são moradores das comunidades e contam com respaldo de políticos e lideranças comunitárias locais.

A princípio com a intenção de garantir a segurança contra traficantes, os milicianos passaram a intimidar e extorquir moradores e comerciantes, cobrando taxa de proteção. Através do controle armado, esses grupos também controlam o fornecimento de muitos serviços aos moradores. São atividades como o transporte alternativo (que serve aos bairros da periferia), a distribuição de gás e a instalação de ligações clandestinas de TV a cabo.

A Máfia nos Games

Eu optei por não citar filmes com essa temática, pois vários deles receberam suas versões nos games, e acho que vale a pena citá-los somente uma vez.

O Poderoso Chefão – The Game (I e II)

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9rMnk2OTJLLnBuZw==

Pensa, mas pensa em um filme bom. A triologia "O Poderoso Chefão" é praticamente OBRIGATÓRIA para qualquer amante da Sétima Arte. Ela narra as tramas envolvendo a Família Corleone, umas das mais poderosas famílias da Máfia italiana nos Estados Unidos. O fundador do clã, Don Vito Corleone, imigrou da Itália no início do século XX após a morte de seu pai, buscando um novo futuro na América. Eventualmente Corleone torna-se um poderoso mafioso em Nova Iorque, tendo de dividir seu tempo entre as questões de sua complexa família e os lucrativos negócios. Todos os três filmes foram dirigidos por Coppola e distribuídos pela Paramount Pictures em 1972, 1974 e 1990, respectivamente.

Os jogadores assumem o controle de Aldo Trapani, cujo pai Johnny Trapani, membro da família Corleone é assassinado por ordens de Don Barzini. O jogo foi elogiado por sua história que faz fronteira com o filme original.

O jogo apresenta alguns dos principais eventos do filme, onde o jogador testemunha o assassinato de Luca Brasi, matando o assassino de Luca, dá a arma para Michael Corleone para matar Sollozzo e o Capitão McCluskey, ajuda Rocco Lampone colocar a cabeça do cavalo na cama de Jack Woltz, cuida de Don Corleone no hospital, testemunha a morte de Sonny Corleone, mata os assassinos de Sonny, aparece na reunião das cinco famílias e mata os Dons das outras quatro famílias durante a cena do batismo.

Há cinco famílias da máfia no jogo: Os Corleone, O Barzini, O Tattaglias, O Cuenos e O Stracci

Já no segundo jogo, os jogadores assumem o papel de Dominic, o Subchefe de Aldo Trapani, que é morto por um franco-atirador ao chegar ao aeroporto em Cuba. Michael Corleone nomeia Dominic como o novo Capo da Mafia de Nova York ao fim de manter a cidade sob o controle da família Corleone.

O jogo toma lugar em três diferentes locais, Nova York, Flórida e Cuba. Há quatro famílias da máfia: os Corleones, os Manganos, os Almeidas e os Granados. Dominic, como Don de sua própria família, recruta vários jogadores com suas respectivas habilidades para ser seus soldados, e com a ajuda deles leva de volta as organizações criminosas em diferentes cidades dos Estados Unidos.

Sleeping Dogs

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby9Wd3pjSkYzL0ltYWdlbTE3LnBuZw==

O jogador controla o oficial da policia Wei Shen enquanto ele se infiltra numa organização das Tríade chamada Sun On Yee (uma referencia à verdadeira tríade Sun Yee On).

O jogo se passa em Hong Kong onde os jogadores assumem o controle do Detetive Wei Shen, um agente de uma divisão do Departamento de Policia da China especializado em combater a Mafia chinesa. Wei nasceu numa periferia em Hong Kong, ainda jovem se envolveu com a tríade Sun On Yee e começou à praticar atos criminosos com seus amigos, ele acabou envolvendo sua irmã, Mia, no processo.

O sistema de combate é mais concentrado em lutas corpo-a-corpo do que em tiroteios, com muitas influências no método "FreeFlow" usado em Batman: Arkham Asylum/City. As secções de condução são inspiradas na série Need for Speed, com alguns dos produtores a já terem trabalhado em títulos Need for Speed. Se um jogador está a conduzir uma moto, Wei tem a habilidade de saltar para outro veiculo em movimento.

Scarface – The World is Yours

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9LaVNkNHVFLnBuZw==

Todos os fãs amantes do filme não vão certamente esquecer a performance de Al pacino em Scarface. Esse filme conta a história de um refugiado cubano Tony Montana (Al Pacino) que chegou em uma Miami anos 80 com nada, para se tornar um poderoso senhor do crime. Na cena final do filme, Montana é assassinado por mão dos mafiosos colombianos do "Cartel" de Alejandro Sosa.

O jogo Scarface, começa da cena final do filme, onde em sua Mansão, Tony è atacado por assassinos enviados por Alexandro Sousa. Aqui, ao contrário do filme, Montana mata todos os assassinos e se esconde em sua casa segura fora da cidade de Miami.

Depois de três meses, Tony volta e descobre que, o seu enorme império de entorpecentes foi reduzido a nada. Ele começa de novo do zero e constrói seu próprio império criminoso com vingança , onde, o Cartel Montana se tornara o cartel de entorpecentes mais poderoso em Miami.

Máfia II

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9CdENkVEhILnBuZw==

Um dos melhores jogos nesta temática é Mafia II, tido por muitos como o melhor da franquia, que é a sequela direta de jogo de sucesso de 2002. Mafia II é ambientado na década de 40 e início anos 50, em "Empire Bay", uma cidade fictícia baseada em Nova York, Chicago, Los Angeles, Boston e Detroit. A história segue um gangster e seus esforços para subir na hierarquia das famílias mafiosas.

Aqui, os jogadores assumem o controle de Vito Scaletta, um veterano de guerra que se torna perseguido pela máfia quando tenta de pagar as dívidas de seu pai. Mafia II recebeu juízos positivos dos críticos para sua história, lugares, personagens e por sua gráfica sensacional!

O jogo apresenta três estações de rádio em jogo (Empire Central Radio, Empire Classic Radio e Delta Radio) com músicas licenciadas, notícias e comerciais. Além disso, existem cerca de 30 a 40 veículos no jogo, bem como música real da era dos anos 40 e 50.

Fica aqui a dica de também ir conhecer os outros títulos da franquia.

Grand Theft Auto – Vice City

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS95cUNaZHkzLnBuZw==

Um clássico em sua época, e para mim é o GTA com a melhor trilha sonora da franquia (destaco aqui as rádios V-Rock e Flash FM). O jogo se passa na cidade ficcional de Vice City (inspirada em Miami) e cronologicamente acontecendo antes de GTA 3. A história de Vice City acontece no ano de 1986, onde o protagonista Tommy Vercetti precisa pagar uma dívida ao seu antigo chefe, o mafioso Sonny Forelli, que perdeu todo o dinheiro e drogas em uma emboscada na qual Tommy foi vítima.

A história é cheia de altos e baixos, e você precisa da ajuda de outros aliados (bandidos, claro) para conseguir o domínio do crime na paradisíaca cidade, que possui uma bela praia e festas noturnas. Em GTA: Vice City foram inclusos novos tipos de veículos, como helicópteros e motos, além de mais armas para a coleção.

Omerta: City of Gangsters

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9teURtOVZqLnBuZw==

O jogo se passa nos anos vinte, nos dias da Lei Seca nos Estados Unidos, na cidade de Atlantic City e Atlantic Country. Devido a proibição da venda de álcool na época, a máfia era capaz de progredir através dos seus estabelecimentos privados.

O jogador personifica um chefe da família de Angelo, nascido em um pequeno vilarejo na Sicília e, em seguida, viu-se catapultado para a cidade, cheia de Gangsters nacional e internacional. Apesar de receber ordens de seu chefe, ele vai trabalhar com seus capangas para assaltar bancos, contrabandear álcool e armas, derrotar as gangues rivais e realizar seu sonho americano.

GTA IV

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9XSnRtVE83LnBuZw==

Mais um título da Rockstar na lista. Dessa vez controlamos Niko Bellic, um veterano de guerra do Leste Europeu, viaja para Liberty City à procura do Sonho Americano e para encontrar o homem que traiu sua unidade do exército quinze anos antes. Entretanto, ao chegar, Niko descobre que as histórias de luxo e riqueza de seu primo Roman Bellic eram todas mentiras para esconder o fato que este está lutando contra dívidas e agiotas, além de morar em um apartamento sujo em vez de uma mansão.

Niko defende Roman de capangas repetidas vezes, eventualmente matando Vlad Glebov, um agiota que havia dormido com Mallorie, a namorada de Roman. Os dois primos acabam sequestrados por membros da máfia russa sob as ordens de Mikhail Faustin e seu parceiro Dimitri Rascalov. Faustin não fica incomodado pela morte de Vlad e contrata Niko. Este rapidamente percebe que seu novo patrão é um psicopata ao receber ordens para matar o filho de Kenny Petrović, o homem mais poderoso da máfia russa de Liberty City. Dimitri ordena que Niko assassine Faustin a fim de impedir uma guerra de gangues contra Petrović. Entretanto, Dimitri trai Niko ao trazer Ray Bulgarin, o antigo empregador de Niko que o acusa de lhe roubar anos antes.

The Getaway

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby8zbUNwbW1nL0ltYWdlbTE3LnBuZw==

As doze primeiras missões do jogo seguem a história fictícia de Mark Hammond (Don Kembry), um ex-membro da "Tripulação Collins", de Soho, que foi libertado recentemente da prisão depois de cumprir uma sentença por assalto à mão armada. Logo após ser libertado, Hammond testemunha sua esposa sendo baleada e morta e seu filho, Alex, sendo sequestrado por uma gangue conhecida como " Bethnal Green". Ele promete o retorno seguro de seu filho.

A maioria das missões que envolvem Hammond são compostas por dois elementos: dirigir e atirar. As missões ordenadas cronologicamente incluem Hammond incendiando um estabelecimento operado por seus empregadores criminosos anteriores, atacando a filial da 14K Triad and Yardies em Londres para iniciar uma guerra de território entre as duas facções, emboscando um comboio de transporte da prisão para libertar o sobrinho de Jolson, Jake Jolson ( Dave Gold) e atacar a Delegacia de Snow Hill para matar um corrupto inspetor-chefe detetive Clive McCormack e libertar Yasmin (Anna Edwards) da custódia da polícia, um ex-membro de gangue de Jolson que participou do assassinato da esposa de Hammond e do sequestro de seu filho, que decide deixar Jolson e ajudar Hammond a encontrar seu filho.

A segunda metade do jogo segue a história de Frank Carte, um policial suspenso e desonrado, enquanto ele tenta acabar com Jolson e sua gangue. Ambas as histórias acontecem paralelamente, fazendo com que Hammond e Carter entrem em contato em várias ocasiões. O parceiro de Carter, DI Joe Fielding, é baleado no início do jogo, deixando Carter sozinho e sem assistência armada durante o serviço.

Franquia Yakuza

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9Yc2czVmwxLnBuZw==

A saga Yakuza, conhecida no Japão como "Ryu Ga Gotoku", estreou no PS2 em 2005 com o primeiríssimo game e até hoje é sucesso. O título da SEGA é centrado na máfia japonesa, mas também conta com doses de drama, exploração de cenários e muitos minigames. Hoje, mais de 10 anos após seu lançamento, a série está no sexto título principal no ocidente, com uma história que envolve ainda spin-offs e relançamentos.

A série se concentra principalmente na yakuza Kazuma Kiryu do Tojo Clan. Enquanto Kiryu frequentemente assiste o Clã Tojo, a série também o caracterizou em busca de outro modo de vida na forma de criar órfãos. A jogabilidade de Yakuza faz com que o jogador controle Kiryu (ou outro personagem, dependendo do título) em um mundo aberto, onde ele pode encontrar um inimigo ou realizar uma atividade na cidade para obter experiência.

Os jogos da Yakuza são ambientados principalmente em Kamurocho, uma versão fictícia do distrito de Kabukichō da vida real em Tóquio . Ao longo da série, os personagens visitam outras áreas do Japão, como Osaka em Yakuza 2 e 0 , Okinawa em Yakuza 3 , Nagasugai, parte do Fukuoka fictício baseado em Nakasu , Tsukimino, parte do Sapporo fictício baseado em Susukino e Kin'eicho, parte do Nagoya fictício baseado em Sakae em Yakuza 5 e Hiroshimaem Yakuza 6 . Os distritos e cidades dos jogos se correlacionam com a aparência de cada um na vida real durante o ano em que cada jogo sai, sendo frequentemente renovados e remodelados em novas entradas. As lojas e os edifícios geralmente são diferentes de suas contrapartes da vida real, substituindo-as por posicionamentos de produtos da vida real ou locais importantes da plotagem.

É válido lembrar que atualmente todos os títulos principais da franquia encontram-se disponíveis em versões remasterizadas (alguns possuem até remakes completos) no PlayStation 4, e com toda certeza é uma saga que vale muito a pena conferir.

--

Chegamos ao final de mais um Universo dos Games. Gostaram? Tem sugestões ou críticas? Não deixe de deixar sua opinião nos comentários abaixo, e até a próxima.

Akuma
Akuma #TelaBrancaDoAkuma
, Curitiba
Publicações em Destaque