Como Halo: Combat Evolved revolucionou os FPS nos consoles

#Artigo Publicado por renatito91, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cud2luZG93c2NlbnRyYWwuY29tL3NpdGVzL3dwY2VudHJhbC5jb20vZmlsZXMvc3R5bGVzL2xhcmdlci9wdWJsaWMvZmllbGQvaW1hZ2UvMjAxNi8xMS9oYWxvLWNvbWJhdC1ldm9sdmVkLmpwZz9pdG9rPXhLd3oxWnU4

Lançado em 15 de novembro de 2001 para Xbox, Halo: Combat Evolved revolucionou o gênero FPS nos consoles. Com comandos intuitivos e ótima responsividade, o primeiro jogo da aclamada franquia da Microsoft mostrou que é possível jogar bem um FPS em um console de maneira fluida e prática. Programado para ser um jogo de estratégia em tempo real para o Mac, Halo acabou se tornando um jogo de tiro em primeira pessoa após a Microsoft adquirir a Bungie, desenvolvedora do jogo. Chegou de fininho e definiu as bases dos jogos de tiro modernos. Nas linhas a seguir, mostrarei quais pontos em que Halo: Combat Evolved revolucionou o seu gênero.

OS CONTROLES

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMi53cC5jb20vbWFnLnNob2NrMi5pbmZvL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzA5L3hib3gtY2xhc3NpYy1jb250cm9sbGVyLmpwZz9maXQ9NjIwJTJDMzMw

Sendo um projeto ousado e pensado para rodar em um console com controle (claro, após a compra da Microsoft), a Bungie fez questão de deixá-lo intuitivo para se jogar nos joysticks. Halo CE consagrou os comandos básicos para qualquer jogo de FPS nos consoles: analógico da esquerda para movimentar o personagem (Master Chief) e o da direita para controlar a mira, gatilho direito para atirar, A para pular, X para recarregar e Y para trocar de arma. Fora os botôes dedicados para usar granadas e ataques corpo a corpo, com o D-pad sendo usado para funções secundárias. Praticamente todos os jogos de tiro atuais seguem esse padrão.

LEVEL DESIGN

IMAGEaHR0cHM6Ly9jb250ZW50LmhhbG9jZG4uY29tL21lZGlhL0RlZmF1bHQvZ2FtZXMvaGFsby1hbm5pdmVyc2FyeS9tZWRpYS9oMWEtMDA3LTkwZmMyZDBhYWU4MzQ0MjZiZTk3OWJjMjcxNzU4NzUzLmpwZw==

Os jogos tiro antes de Halo se passavam em lugares fechados com corredores estreitos. Halo trouxe um mapa mais amplo de combate, dando várias possibilidades de estratégias para os jogadores. Aqui não se trata apenas de apontar e atirar, em Halo: Combat Evolved você tem que saber usar o cenário ao seu favor, atacar o inimigo certo no momento certo, pegar o melhor cover, saber utilizar bem os veículos no campo de batalha. Falando em veículos, Halo CE traz várias opções de veículos de combate, desde os terrestres até os aéreos. Dominá-los bem é uma grande vantagem para o jogador, fora as possibilidades de exploração dos cenários que eles proporcionam.

REGENERAÇÃO DE HP

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuaGFsb3BlZGlhLm9yZy9pbWFnZXMvdGh1bWIvNC80NC9IYWxvM19Tbm93Ym91bmQtM3JkcGVyc29uLTAxLmpwZy8xMjAwcHgtSGFsbzNfU25vd2JvdW5kLTNyZHBlcnNvbi0wMS5qcGc=

Antes, os jogos de tiro utilizavam apenas kits médicos para regenerar a vida do personagem, mas em Halo CE, o personagem possuía uma barra de hp e uma barra de shield (escudo), esta última sendo regenerada sozinha se o jogador passar um tempo sem tomar dano. Essa regeneração automática passou a ser o padrão nos jogos de FPS, sendo popularizada pela franquia Call of Duty. Se hoje temos jogos de tiro com esse tipo de mecânica, isso é graças a Halo.

ARSENAL LIMITADO

IMAGEaHR0cHM6Ly9hZm9udGVnZWVrLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxOS8wNS9oYWxvLWNvbWJhdC1ldm9sdmVkXzUuanBn

Nos shooters pré-Halo você podia carregar várias armas ao mesmo tempo, principalmente nos PC's onde o seu arsenal ia da tecla 1 a 9. Em Halo CE você poderia portar apenas uma arma primária, uma secundária e mais quatro granadas. Isso fazia o jogador ficar sempre atento para ter as armas certas nos momentos certos, bem como incentivava a exploração do cenário para encontrar armas melhores. Esse esquema dava um ar mais tático ao jogo e preciso nem falar que virou tendência entre os jogos de tiro seguintes.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DOS INIMIGOS

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXJlYWN0b3IuaXQvbWVkaWEvMjgvaGFsb18yNjI4MzViLmpwZw==

Claro que não quero dizer que Halo inventou a inteligência artificial (ah, vá!), mas a forma que ela foi implementada neste jogo é realmente impressionante, até hoje. Os inimigos são muito espertos: atiram com armas variadas, utilizam veículos, pegam cover, se escondem, fogem, se agrupam, dão ataques suicidas. A IA de Halo: Combat Evolved foi feita para tirar o jogador da zona de conforto, forçando-o a sempre se movimentar no mapa e fazendo-o sempre esperar o inesperável. A inteligência artificial desse game serviu de inspiração para vários jogos, e muitas franquias não conseguiram fazer algo próximo dela até hoje.

MULTIPLAYER ROBUSTO

IMAGEaHR0cHM6Ly80LmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tT0JsRDVnRkdoWFkvVHhtanlsX05sdUkvQUFBQUFBQUFBSFEvZ3UxdGxNS2s1WVkvczE2MDAvaGFsby1jb21iYXQtZXZvbHZlZC0yMC5qcGc=

O primeiro Halo foi um dos primeiros jogos a trazer um multiplayer robusto para um console. Podendo ser jogado em tela dividida ou em LAN, já que naquela época a Xbox Live ainda não tinha sido lançada, ele oferecia cinco modos de jogo para 2 a 16 jogadores. O modo multiplayer de Halo CE foi bem recebido na época, sendo considerado um dos melhores multiplayers de 2001. Antes era inimaginável um FPS multiplayer rodando em um console daquele jeito, e Halo mostrou que é possível, abrindo as portas para esse modo de jogo nos consoles.

ASSISTÊNCIA DE MIRA

IMAGEaHR0cHM6Ly9saDUuZ29vZ2xldXNlcmNvbnRlbnQuY29tLy1rdmU0R3lXN0w0cy9UNUlrREJ6YXF3SS9BQUFBQUFBQUxzOC9RUTViRVpydGdjUS9zNjQwL0NvYWd1bGF0aW9uMDUuanBn

Para ficar um FPS gostoso de se jogar em um controle, Halo: Combat Evolved tinha uma assistência de mira interessante. Quando a mira do jogador estava bem próxima de um inimigo, ela ficava mais lenta para assim ficar mais ''travada'' no alvo, evitando que o jogador com um toque descuidado no analógico, tire o inimigo completamente de sua mira. A Bungie pensou nos mínimos detalhes e quis de fato trazer uma experiência FPS marcante para ser jogada num controle. Isso serviu de exemplo para outras desenvolvedoras terem mais atenção na hora de otimizar os comandos de um jogo de tiro para ser jogado num joystick.

Como vocês puderam ver, Halo: Combat Evolved deixou um grande legado para os FPS de console, como também para o gênero como um todo. Contei com a ajuda dos vídeos do canal do Carpenedo e do HaloFollower para formular este artigo. Espero que vocês tenham gostado e não esqueçam de deixar suas opiniões nos comentários. Nos vemos na próxima!

Renatito
Renatito #renatito91
, Recife
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,