O Xbox Series X é o console errado para uma crise climática

#Artigo Publicado por BryanMagnus, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pY2RuNC5kaWdpdGFsdHJlbmRzLmNvbS9pbWFnZS9kaWdpdGFsdHJlbmRzL3hib3gtc2VyaWVzLXgtY29uc29sZS0xMjAweDk5OTkuanBn

O Xbox Series X chegará em 2020 e, como você já deve ter reparado ele parece uma mini geladeira. Seu design vertical estranho deixou os jogadores encafifados, mas há um motivo por trás desta loucura. O novo Xbox parece diferente porque seu hardware é muito mais poderoso do que qualquer coisa que já vimos antes.

A análise da Digital Foundry da Eurogamer sugere que o Xbox Series X terá entre 9 e 12 teraflops de potência bruta de computação, um grande salto comparado aos seis teraflops do Xbox One X. Parte desse ganho virá de hardware mais novo e moderno, mas isso por si só não será suficiente. A Digital Foundry acredita que a Microsoft terá que aumentar o consumo total de energia do sistema além de 300 watts. Mais energia significa mais calor, e um console maior é uma maneira de lidar com esse calor.

Essa é uma boa notícia para a fidelidade gráfica. No entanto, pode haver uma consequência significativa e preocupante: um aumento na contribuição dos jogos para as mudanças climáticas. Os jogadores aproveitaram o luxo de ignorar esse problema até agora, mas um aumento significativo no consumo de energia do hardware de console de última geração pode aumentar o impacto na emissão de carbono dos jogos quando é exatamente necessário o oposto.

É realmente um problema?

Você pode achar que seu console não contribui muito para as mudanças climáticas. Os consoles de jogos não produzem poluição óbvia e, enquanto alguns acabam em lixões, muitos são revendidos. O consumo de energia não é discutido com frequência pelos fabricantes e consoles de console não ostenta as etiquetas amarelas brilhantes do Guia de Energia que você encontra em um forno, geladeira ou secadora.

Um estudo recente no The Computer Games Journal descobriu que os jogadores dos EUA são responsáveis ​​por tanto dióxido de carbono quanto 5 milhões de carros por ano. Embora isso seja obviamente menor do que o setor de transporte, ele coloca os jogos à frente de todos os congeladores, dispositivos de cozinha, lavadoras ou lava-louças do país. O estudo também descobriu que os consoles contribuem com 66% da produção total de carbono dos jogos, superando facilmente os desktops, laptops e dispositivos de streaming de mídia.

Então sim. A pegada de carbono dos jogos é um problema. Não está causando a crise climática sozinha, mas contribui. O poder de um console de jogos deve vir de algum lugar. Na maior parte do mundo, em algum lugar existe uma usina que emite gases de efeito estufa.

300 são muitos watts

Existe uma correlação direta entre consumo de energia e pegada de carbono. É por isso que o Xbox Series X é preocupante. Supondo que o palpite da Digital Foundry esteja correto, o Xbox Series X consumirá significativamente mais energia do que o Xbox One X, que já é o console que mais consome energia.

Quanto mais é difícil dizer com certeza, pois depende do hardware final do Series X e de como você mede. Uma estimativa conservadora apontaria que previa o consumo de 300 watts contra o máximo de 245 watts do Xbox One X, o que eleva o aumento em 22%. Uma comparação menos caridosa colocaria essa estimativa de 300 watts em relação ao consumo de energia real típico do Xbox One X em uso no mundo real, que é de cerca de 180 watts sob carga pesada. Nesse caso, o Series X aumenta o consumo em 67%.

Ambos os resultados são decepcionantes. A mudança climática só pode ser interrompida por uma redução significativa na produção de carbono, e isso não acontecerá se itens do cotidiano, como consoles de jogos, forem na direção errada. A figura de 300 watts colocará o Xbox Series X à frente de muitos refrigeradores, e será uma nova marca d'água para o consumo de energia do console.

Energia dos seus bolsos

Se você não está preocupado com o que o Xbox Series X significa para as mudanças climáticas, você pode estar preocupado com o que isso significa para sua carteira.

Os consoles antigos não usavam energia suficiente para prejudicar sua conta de energia. O PlayStation 2, Xbox original e GameCube consumiam entre 30 e 50 watts durante os jogos. A 12 centavos de dólar por quilowatt, o preço médio da energia nos Estados Unidos, você precisa jogar 6 horas por dia para adicionar mais de um dólar à sua conta mensal de energia.

Jogue muito no Xbox Series X, no entanto, e pagará US $ 6,48 por mês. Isso soma quase 80 dólares por ano.

Seis horas é muito tempo de jogo, é claro, mas reduza para 2 horas mais sensatas por dia e você ainda pagará cerca de US $ 26 por ano. São 156 dólares adicionais adicionados ao preço do console, se você usá-lo por seis anos.

Causando uma crise sem uma boa razão?

Consoles como o Xbox Series X podem muito bem empurrar a pegada de carbono dos jogos na direção errada. E aqui está a pior parte. Os jogos podem não ser "melhores".

Eles ficarão melhores? Certo. Mas isso não significa que eles serão mais divertidos. Muitos dos jogos mais populares do mundo não são tão exigentes ou, pelo menos, não precisam ser. League of Legends. Destiny 2. Overwatch. Tudo isso é nítido em 4K e 60FPS, mas é tão divertido em 1080p com alguns detalhes a menos.

Sony e Microsoft fazem promessas grandiosas sobre seus compromissos ambientais. No entanto, se eles estão realmente preocupados com a crise climática, lutar por uma resolução de 8K e 120 FPS é o passo errado. O jogo precisa de inovação real, e essa inovação é possível sem piorar a crise climática.

As opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem as crenças das Tendências Digitais.

BryanMagnus
BryanMagnus
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.