O nome do Xbox Series X poderá causar confusão aos consumidores

#Artigo Publicado por ertuzio.scn, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOS8xMi94Ym94LXNlcmllcy14LWNvdmVyLWltYWdlLmpwZw==

E você achava que o nome de um console Xbox não poderia ser pior que o do Xbox One. O nome poderá causar confusão como o Wii U causou.

O novo Xbox parece incrível, não é? A Microsoft está assumindo a liderança em termos de transição para a próxima geração, anunciando adequadamente seu novo console bem à frente da Sony. E parece muito bacana por toda parte. O console está sendo aprimorado com base em seu poder (com gráficos atingindo 4K a 120 quadros por segundo prometidos e capacidade incorporada para saída com resolução de até 8K), e está sendo desenvolvido pela mesma equipe que nos deu o excelente Xbox One S e Xbox One X, por isso temos motivos para estar animados. O design visual da coisa, que se parece com uma gigantesca torre de PC, ou dois consoles GameCube empilhados juntos, é totalmente diferente de qualquer console que já vimos até hoje, e embora tenha recebido diversos memes de zombaria pelo seu formato, nós particularmente gostamos muito. Exala poder!

O controle parece ótimo, Hellblade 2 parecia fantástico (e isso foi no início do desenvolvimento!), E com a grande quantidade de boa vontade que a Microsoft construiu com o Game Pass, com o Play Anywhere e a retrocompatibilidade com versões anteriores, faz com que estejamos prontos para comprar este console. A partir de agora, pode até ser a primeira compra da próxima geração de muitos.

Eu lhe digo tudo isso para que você entenda que eu faço essa crítica de boa fé, que isso não é apenas eu odiando por odiar, e não um argumento sustentado nas guerras dos consoles, mas sim, em resposta ao que eu só posso imaginar uma discussão após uma noite de delírios ficando bêbados e cheirando cocaína. O nome desse console é absurdamente ruim. É horrível! É chocante como é ruim, porque pensamos que a Microsoft havia crateras com o nome do Xbox One, que parece gênio próximo ao Xbox Série X.

Deixe-me primeiro tirar as coisas boas do nome: parece legal, sem dúvida. Está de acordo com a tradição da marca, no que diz respeito à nomenclatura. E é um nome que fornece uma base para nomes iterativos para consoles daqui para frente. Então, tudo isso é ótimo. Isoladamente, eu realmente não me importaria com o Xbox Series X como um nome, por mais incomum que seja.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOS8xMi9YYm94LVNlcmllcy1YLmpwZw==

O problema é que esse nome não existe isoladamente. O Xbox Series X, na verdade, segue um console chamado Xbox One X, e aí está o problema: a Microsoft decidiu lançar dois consoles em sucessão com nomes muito semelhantes, levando ao potencial de algumas das piores confusões de marca que vimos ao lado do Wii U. O Xbox Series X poderia sofrer o mesmo tipo de problemas de marca que o Wii U sofreu por ter um nome muito parecido com o console que o antecedeu, é um nome que absolutamente não comunica que isso é o console da próxima geração (de fato, até soa como se pudesse ser uma edição limitada do Xbox One X).

A Microsoft lançou agora dois consoles, ambos comercializados como o console mais poderoso, e vendidos com base em sua capacidade de 4K, chamados Xbox ___ X. Esse é o tipo de nome que pode atrair até mesmo os entusiastas, de fato, muitos entusiastas ficaram confusos com o anúncio de ontem (eu conheço várias pessoas que imediatamente entenderam que essa era a próxima geração de console da Microsoft revelada, mas depois ficaram confusas quando o nome foi anunciado e revisaram sua suposição de que essa era outra adição à família Xbox One. São entusiastas, pessoas que acompanham os jogos). Para compradores mais casuais, esse nome é apenas confuso de compras erradas esperando para acontecer.

O Xbox One X e o Xbox Series X usam o mesmo logotipo, a mesma fonte, a mesma marca, têm controles que basicamente parecem iguais e são comercializados como consoles 4K "mais poderosos". Literalmente, a única diferença entre eles, de relance, é que o Xbox Series X parece muito mais gordo do que o elegante e esbelto Xbox One X. Tradicionalmente, esse tipo de sobreposição de marca nunca foi o caso (exceto, novamente, o Wii U), mas mesmo com esse tipo de sobreposição, não seria um grande problema se você pudesse se diferenciar por jogos. Você pode imaginar alguém indo a uma loja e pedindo "o Xbox X", e sendo informado de que existem dois deles. "Ok, eu quero o que é 4K." Mas os dois são 4K. "Eu quero aquele que possui o novo Halo." Exceto... Os dois jogarão o novo Halo, então você nem pode usar isso como fator de diferenciação.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOS8wMy93aWktdS5qcGc=

Por mais que pensamos que é uma receita para confusão de marca, quero deixar algumas coisas claras: apesar das constantes comparações que fiz com o Wii U aqui, não acho que o Xbox Series X chegue perto de ser mal. O Wii U foi vítima de uma série de decisões ruins que o tornaram um produto fundamentalmente desagradável, e o nome foi apenas uma das muitas decisões ruins que o derrubaram.

O Xbox Series X é um nome confuso no contexto de seu antecessor imediato, mas a Microsoft tem um ano para resolver essa confusão com um bom marketing (bom marketing era algo que o Wii U nunca conseguiu). Durante o próximo ano, um bom marketing persistente que limpa o ar em torno das mensagens em torno do Xbox Series X pode compensar o obstáculo inicial e o atrito que o nome criou. Para ser claro, é um nome ruim, mas não é insuperável como um desafio para o novo console. A Microsoft tornou as coisas um pouco mais difíceis para si mesmas, mas isso não é nada a longo prazo, se eles jogarem suas cartas a partir de agora.

A outra coisa a favor da Série X sobre o Wii U é que, como mencionado anteriormente, a Série X se parece com qualquer coisa que veio antes no mercado de console, incluindo o Xbox One X. O Wii U parecia quase idêntico ao Wii de relance, e o foco persistente da Nintendo no controle do Wii U Gamepad fez com que muitos assumissem que era apenas um complemento de tablet para o Wii existente. O que significa que a maioria das pessoas (das que estavam cientes) que ele existia, ou seja, o que não é muito) nem tinham certeza de que era um novo console, mas apenas um novo periférico para o Nintendo Wii ao longo de sua vida.

IMAGEaHR0cHM6Ly9nYW1pbmdib2x0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNy8wOS9YYm94LU9uZS1YLmpwZw==

O Série X parece diferente, o que ajuda a diferenciá-lo do One X de relance, mesmo quando o nome, a marca, o controle e a fonte fazem o possível para confundi-lo.

E, é claro, o ponto final aqui é que, diferentemente do Wii U, que foi criticado por terceiros e descartado por eles na primeira oportunidade, o Xbox Series X tem suporte garantido de terceiros para a próxima geração, porque é um terço do pipeline de desenvolvimento AAA. Assim como no 3DS, que também sofreu confusão inicial da marca, o apoio obstinado com bons jogos ao longo de sua vida útil acalmará a maior confusão em torno do nome do Xbox Series X.

Então, sim, acho que é um nome ruim, mas também não acho que esteja afundando o navio. Eu acho que é talvez um arranhão no casco, onde o casco poderia ter permanecido intocado, mas um arranhão realmente pouco importa a longo prazo. A única coisa que faz é indicar descuido, mas se o capitão dirigir o navio a partir de então, você não precisará se preocupar com mais arranhões e poderá esperar uma viagem tranquila. Não precisamos de um novo Titanic.

A Microsoft escolheu o pior nome possível para seu próximo console, apesar de todos os seus outros méritos. Mas não é um desafio que eles não possam superar com um bom marketing obstinado ao longo do próximo ano e além. Tudo o que temos a esperar é que eles não tomem outras decisões estúpidas.

MrCalazans
MrCalazans #ertuzio.scn
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,