Relembrar é Viver #3 - Parasite Eve

#Artigo Publicado por Dex_K.O.R, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9lbmNyeXB0ZWQtdGJuMC5nc3RhdGljLmNvbS9pbWFnZXM/cT10Ym46QU5kOUdjUVdYc3JYTWkxR1IwRTdKRlhaQkZlUHVodVYxQk1wci1aZUVNbHRQakgtMnM1M1ZOVFA=

FICHA TÉCNICA

Produção: Squaresoft

Editora: Squaresoft

Diretor: Takashi Tokita

Produtor: Hironobu Sakaguchi

Design Principal: Tetsuya Nomura

Plataforma: Playstation

Data de Lançamento: Japão: 29 de Março de 1998 – Playstation; Ocidente: 9 de Setembro de 1998 - Playstation

Gênero: RPG e Survival Horror

Modos de jogo: Single Player (um Jogador)

PARASITE EVE - INTRO – PS1

WGJ6RHpGNFIydzA=

Salve seus mitocôndrias. Mais uma vez trazendo um game 'dazantiga' que marcou uma quantidade considerável de jogadores por todo o mundo e que hoje está engavetada em algum canto da Square Enix. Trata-se de Parasite Eve, o primeiro de uma série bem peculiar. A série recebeu três jogos, Parasite Eve, Parasite Eve 2 (o meu favorito) e Parasite Eve: 3th Birthday. Os dois primeiros foram lançados para o Playstation 1 e o último lançado para PSP. Talvez o baixo desempenho comercial do terceiro jogo da série (o segundo vendeu abaixo do primeiro, mas ainda bateu a casa do milhão), seja o responsável por engavetar a série. O terceiro jogo também teve uma recepção morna por parte da crítica e perdeu um bocado da sua essência, virando mais um shooter comum em terceira pessoa.

Optei por trazer o primeiro para motivar aqueles que estejam dispostos a conhecer a série.

Embora não tenha sido revolucionário como os dois jogos anteriores do quadro, Parasite Eve tinha um toque diferenciado, unia dois gêneros em alta na época, RPG e Survival horror e conseguiu agradar aos dois públicos distintos. Curiosamente foi o primeiro jogo da Square a receber uma classificação M (16+) e o primeiro a contar com uma colaboração entre desenvolvedores japoneses e americanos. O jogo foi inspirado no Livro japonês de mesmo nome (Parasaito Ivu em japonês) lançado em 1995 e escrito por Hideaki Sena.

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzL2EvYWMvUGFyYXNpdGVFdmUuanBnL3JldmlzaW9uL2xhdGVzdD9jYj0yMDE0MTIyOTAwMzY0Mg==

O jogo com temática de Ficção Cientifica abordava sobre a evolução e modificação das organelas celulares, as mitocôndrias.

Essa evolução é o pontapé inicial pra desencadear os acontecimentos desastrosos que acompanhamos nos três jogos da série. Comercialmente Parasite Eve foi consideravelmente bem. O jogo vendeu ao todo cerca de 1.5 milhões de cópias, ficando em 7° lugar no ano de 1998 no Japão. Um belo número se levarmos em consideração a forte concorrência naquele ano com jogos Metal Gear Solid, Pokémon Yellow, Xenogears, Resident Evil 2 entre outros, além do fácil acesso a pirataria na época.

O jogo tem uma avaliação de 81 no Metacritic. Alguns problemas quanto a sua duração, fator replay e ausência de dublagem em um jogo desse tipo, fez com que a média não alcança uma média maior. Porém sua história, sua variedade de inimigos, customização e combate, foram bastante elogiados.

Vamos ao que interessa.

O ENREDO

IMAGEaHR0cHM6Ly9yLm1wcmQuc2UvbWVkaWEvaW1hZ2VzLzM3MzY3LVBhcmFzaXRlX0V2ZV9bRGlzYzFvZjJdX1tOVFNDLVVdLTIuanBn

A história começa com Aya Brea, uma jovem que iniciava sua carreira na polícia de Nova York, que na cena está assistindo uma ópera no Carnegie Hall na véspera de Natal de 1997. Durante a apresentação um evento estranho tem início, as pessoas na platéia começam morrer de forma bizarra, uma a uma, exceto Aya e a atriz no palco chamada Melissa Pearce. Aya percebendo que apenas ela e a atriz se livram do evento, ela confronta Melissa no palco, e Melissa diz que as mitocôndrias de Aya precisam de mais tempo para se desenvolver. Ela foge dos bastidores, com Aya a perseguindo. Nos bastidores, Melissa então se transforma e diz que agora é uma entidade que se denomina 'Eve'. Após uma breve cena, a Eve foge para os esgotos dando inicio ao controle do jogador sobre Aya. Na perseguição, Aya tem contato com as primeiras conseqüências das modificações e poderes de Eve, criaturas mutantes aparecem ao longo da perseguição. No fim, conseguimos fugir do local, mas sem alcançar Eve.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlczUuZmFucG9wLmNvbS9pbWFnZS9waG90b3MvMzExMDAwMDAvT3BlcmEtU2NlbmUtR2FsbGVyeS1wYXJhc2l0ZS1ldmUtMzExMDE0MzUtNjAwLTQ1MC5qcGc=

No dia seguinte, no Natal, Aya e seu parceiro, Daniel Dollis , vão encontrar um cientista no Museu de História Natural chamado Dr. Hans Klamp. Ele ensina os protagonistas sobre mitocôndrias, mas eles não acham sua informação útil, pois não explica os eventos da noite anterior. Mais tarde naquele dia, eles ouvem que Eve está no Central Park, e para piorar a situação, uma platéia se reuniu no teatro do parque com a intenção de assistir a uma performance que Melissa Pearce faria. Aya entra no Central Park sozinha, pois Daniel é incapaz de passar pela entrada sem queimar espontaneamente. Ela chega ao teatro, mas é tarde demais para impedir Eve, que faz com que as mitocôndrias da platéia se rebelem contra seus anfitriões e transforma a multidão em uma massa laranja e viscosa. Aya persegue Eve e fica inconsciente depois de uma briga com ela a bordo de uma carruagem. Daniel descobre que seu filho, Ben , estava no parque, mas deixou a platéia no teatro do Central Park quando começou a sentir-se doente e quando sua mãe começou a agir de maneira estranha. Ele também descobre que Manhattan está sendo evacuada devido à ameaça que Eve representa.

IMAGEaHR0cHM6Ly9mYW50YXN5YW5pbWUuY29tL3NxdWFyZXNvZnQvcGFyYXNpdGVldmUvc2NyZWVuc2hvdHMvYWxidW1zL2RheTIvbm9ybWFsX3BlX3Nob3QwODAucG5n

Enquanto Manhattan está sendo evacuada, um cientista japonês chamado Kunihiko Maeda consegue se infiltrar na cidade, testemunhando um policial entrar em combustão. Aya acorda em um apartamento no SoHo, com Daniel e Maeda ao seu lado. Maeda revela as origens de Eve: Um cientista tentou cultivar as células de sua esposa depois que ela se envolveu em um acidente de carro, e as mitocôndrias em suas células dominaram seu corpo. Maeda acredita que Eve pode estar tentando dar à luz um "Ser Supremo". No dia seguinte, os três vão ver o Dr. Klamp novamente. Depois de examinar amostras de células de Eve e Aya, Maeda conclui que, com base na teoria dos genes egoístas, as mitocôndrias de Aya e Eve estão em uma corrida evolutiva pela sobrevivência. Inicia-se então uma jornada para impedir que Eve tenha êxito em seu plano e descobrir todos os segredos por trás da manipulação das Mitocôndrias

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzLzQvNGYvU29oby5wbmcvcmV2aXNpb24vbGF0ZXN0P2NiPTIwMTEwNDEzMjMwMTEz

PERSONAGENS

AYA BREA

"As pessoas acabam esquecendo e continuando com suas vidas ... mas eu nunca esquecerei. Era puro terror, mas ... também foram 6 dias cheios de memórias familiares."

Aya Brea é a protagonista e heroína do Parasite Eve, a série de games, incluindo Parasite Eve, Parasite Eve II e Parasite Eve The 3rd Birthday.

Aya é retratada como uma policial americana que se envolve em cenários apocalípticos, combatendo monstruosidades biológicas mutantes e criaturas horríveis com um arsenal de armas para impedir a extinção humana e animal. Devido a suas mitocôndrias mutantes e os genes despertados pela mitocôndria Eva, Aya foi modificada biologicamente e possui uma variedade de habilidades sobre-humanas, como o poder de matar telepaticamente, incendiar corpos, curar-se rapidamente, uma possível imortalidade, etc. tem dificuldade em lidar com isso e às vezes, parece um monstro ou uma aberração.

Aya nasceu de "Mariko Brea" (que pode ser Mariko Anzai do livro ou apenas uma homenagem a ela) e um pai sem nome que trabalhou como jornalista, ao lado de sua irmã gêmea Maya . Aya nasceu em Boston , Massachusetts, em 20 de novembro de 1972, com um defeito ocular na córnea direita.

Aya, Maya e Mariko se envolveram em um acidente de carro quando as meninas tinham cinco anos em 23 de dezembro de 1977. Elas foram transportadas para o Hospital St. Francis, em Nova York , onde um estagiário Hans Klamp as visitou e pode estar envolvido em suas operações.

Ela sobreviveu ao acidente e esperou que sua mãe e irmã voltassem para casa, mas elas faleceram e foram criadas dali como filha única pelo pai.

Um dos rins de Maya foi transplantado para uma garota chamada Melissa Pearce , que também foi hospitalizada na mesma época por insuficiência renal. A córnea de Maya também foi preservada para possível uso futuro para corrigir o defeito de Aya.

Aproximadamente dois anos depois, a córnea de Maya foi transplantada para Aya, quando ela tinha sete anos. Não se sabe se esta operação também foi no Hospital St. Francis e se Hans Klamp estava envolvido. Desconhecida por qualquer um dos médicos, as mitocôndrias de Maya foram altamente evoluídas e começaram a mudar a estrutura genética de Aya e Melissa, a partir dos órgãos que receberam dela. Como ocorreu a separação da mesma espécie, as duas linhagens passaram por evoluções diferentes.

Quando jovem, Aya estudou criminologia na Universidade da Virgínia entre 1992-1994 e participou do programa ROTC . Mais tarde, ela se mudou para Nova York e tornou-se policial da polícia de Nova York , trabalhando apenas três anos antes de ser promovida ao posto de detetive. Ela se tornou parte da equipe de "pai e filha", onde fez parceria com o oficial veterano Daniel "Bo" Dollis. Após seis meses de trabalho no 17º distrito da polícia de Nova York, Aya se envolveu em uma tragédia conhecida como Incidente de bloqueio de Nova York (os eventos de Parasite Eve).

IMAGEaHR0cHM6Ly9naWFudGJvbWIxLmNic2lzdGF0aWMuY29tL3VwbG9hZHMvc2NhbGVfbWVkaXVtLzAvNDA4MC81Mzg2ODgtYXJ0MDEuanBn

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzLzgvODQvQXlhYnJlYS5wbmcvcmV2aXNpb24vbGF0ZXN0L3NjYWxlLXRvLXdpZHRoLWRvd24vMTgwP2NiPTIwMTYwNjAxMTIxNjI5IA==

MELISSA PEARCE

"Eu tomei todo esse remédio para chegar aqui. Tenho que conseguir a parte principal! Eu até venderei minha alma ao diabo, se for necessário."

"Acho que estou exagerando. Meu corpo está ficando mais quente do que nunca, por algum motivo. É melhor tomar mais remédios."

"Eu desmaiei hoje. Perdi a consciência depois que meu corpo ficou quente. Eu não me importo se eu morrer. Eu só quero terminar esse show."

"Suzanne foi queimada em um incêndio no apartamento. É porque eu queria tanto a parte? Deus, me perdoe ..."

"Parece que eu vou liderar. É melhor tomar mais remédios e trabalhar com eles."

"Eu sou ... Melissa ... eu sou ... NÃO ...! Eu sou ... eu ... eu sou ... eu ... sou ... Eve ...!" Aaah ...! Estou ... estou ... ficando QUENTE! "

Em 23 de dezembro de 1977, aos 12 anos, Melissa fez um transplante de rim devido a insuficiência renal. Esse rim pertencia a Maya Brea , e as mitocôndrias de Maya ficariam inconscientemente adormecidas dentro de Melissa por 20 anos. Esta operação foi realizada no Hospital St. Francis, em Nova York, e teve sucesso. Após seis meses de internação, Melissa foi liberada, embora ainda precisasse de medicamentos do hospital.

Anos depois, ela ficou doente e, acreditando que seu rim estava sendo rejeitado, ela começou a tomar mais medicamentos imunossupressores do que o habitual. Melissa culpou a medicação por sua doença, mas, ao mesmo tempo, estava enfraquecendo seu sistema imunológico de suas mitocôndrias. As drogas serviram para atuar como um catalisador para suas neo-mitocôndrias e mitocôndrias.

Melissa visitou o Museu Americano de História Natural à noite em várias ocasiões, presumivelmente para se encontrar com Hans Klamp e com Eve como a personagem dominante. Eve e Klamp colaboraram e planejaram erradicar a humanidade, a fim de começar um novo mundo com uma espécie superior de seres últimos. Embora o jogo não mencione isso, também é possível que os dois tenham um relacionamento e Eve possa ter seduzido Klamp. Em 1997, Melissa queria atuar como protagonista de uma ópera no Carnegie Hall , mas teve um elenco duplo (dois atores compartilham o papel e se revezam no papel todos os dias) com outra atriz muito talentosa chamada Suzanne. Durante esse tempo, ela começou a overdose de imunossupressores. Logo depois, Suzanne morreu em um incêndio no apartamento, dando a Melissa o único papel principal. Ela sentiu muita culpa e estresse por isso, o que aumentou o uso de drogas. Apesar de sentir-se doente, Melissa evitou ir a um médico e mencionar sua doença a outras pessoas, com medo de que isso a deixasse desistir de seu papel principal.

Melissa iria fazer um show no Central Park no dia de Natal de 1997.

IMAGEaHR0cHM6Ly9scGFyY2hpdmUub3JnL1BhcmFzaXRlLUV2ZS0oYnktQ3Jvd2V0cm9uKS8zLU1lbGlzc2FCaW8uanBnIA==

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzLzkvOWMvRXZlRmlyZTIuZ2lmIA==

EVE (EVA MITOCONDRIAL)

"Você tem a capacidade de evoluir! Por que ficar do lado de uma espécie condenada ?!"

A Eva Mitocondrial, também chamada simplesmente Eve, é a principal vilã e antagonista de Parasite Eve .

Na realidade, existem várias encarnações de Eve. Todas as hospedeiras são mulheres que foram dominadas pela consciência das mitocôndrias em suas células. No jogo, elas são retratadas como organismos conectados presentes na célula, ao contrário das mitocôndrias normais, que são indivíduos.

Todas as encarnações de Eve têm muitos poderes, mas todas possuem um poder único e comum: a capacidade de telepaticamente levar organismos vivos a queimar, derreter em lodo ou se transformar em Criaturas Neo-Mitocondriais (NMCs).

O objetivo das Eves é matar, erradicar e massacrar a humanidade - todos os seres humanos do planeta - em favor da produção de organismos "superiores" que têm a capacidade de controlar e manipular seu próprio DNA. Eles consideram a humanidade um parasita inútil e desnecessário para o planeta. Como tal, as Eves têm personalidades arrogantes, frias, impiedosas e implacáveis.

As mitocôndrias Eve receberam o nome da teorizada Eva mitocondrial, uma mulher histórica (ou mulheres) na África da qual os humanos modernos derivam seu DNA mitocondrial (mtDNA).

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBpbmltZy5jb20vb3JpZ2luYWxzL2M5Lzg0L2JjL2M5ODRiYzNiNWI1MGUwMzQ4ZDI4ODhlYmVjNjM1Nzc5LmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udm94LWNkbi5jb20vdGh1bWJvci85cmJGcDJ3S3pSczZFX1RwdXZULTNfUHV1SXM9LzB4MDozMjB4MjQwLzEyMDB4ODAwL2ZpbHRlcnM6Zm9jYWwoMTM1eDk1OjE4NXgxNDUpL2Nkbi52b3gtY2RuLmNvbS91cGxvYWRzL2Nob3J1c19pbWFnZS9pbWFnZS81OTk4OTc0NS8xNDIyMl9wYXJhc2l0ZV9ldmVfcGxheXN0YXRpb25fc2NyZWVuc2hvdF9ldmVfaW5fbWVsaXNzYV9zX2JvZHlfaGFzLjAuanBn

KUNIHIKO MAEDA

"Começando com o incidente no Japão e agora com isso ... Gostaria de saber se isso é uma mensagem para toda a humanidade ..."

Maeda é um cientista japonês inteligente que tem um forte interesse nas mitocôndrias e na véspera original. Além disso, ele é muito rígido quanto às formas da ciência, alegando que não acreditará em nada sem "evidências".

Ele é muito tímido e educado e, por isso, tem dificuldade em se comunicar em contraste com Aya Brea e Daniel Dollis . O inglês não é sua primeira língua, então ele ocasionalmente tem dificuldade para falar, embora no terceiro aniversário Maeda se torne totalmente fluente, possivelmente para se aproximar de Aya e depois de lidar com aquele policial xenófobo no primeiro jogo. Ele também parece ter uma queda por Aya, mas nunca admitiu. No terceiro aniversário , Maeda tem uma gagueira nervosa, embora não esteja claro se ele só tem essa gagueira porque Aya está por perto.

A empolgação de Maeda em aprender sobre os mistérios e capacidades genéticos de Aya beira o indecoroso, embora alguns digam que isso prova apenas que ele é um daqueles raros estudiosos que nunca perderão sua paixão por desafiar o desconhecido.

Antes da Parasite Eve , Maeda trabalhava como cientista, residindo no departamento farmacêutico de uma universidade japonesa como pesquisador de pós-doutorado.

Após um incidente ocorrido anos atrás, ele dedicou seus estudos às mitocôndrias.

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzLzIvMjIvTWFlZGFBcnQucG5nL3JldmlzaW9uL2xhdGVzdC9zY2FsZS10by13aWR0aC1kb3duLzI1MD9jYj0yMDE0MTAxNzAxMDI0Mg==

IMAGEaHR0cHM6Ly9scGFyY2hpdmUub3JnL1RoZS0zcmQtQmlydGhkYXkvVXBkYXRlJTIwMjEvMTctY3JlZXBlcl8oMjUpLmpwZw==

DANIEL DOLLIS

"Aya ... você não é um monstro. Você é minha melhor parceira, Aya Brea! Estarei ao seu lado ... sempre, Aya ..."

Daniel "Bo" Dollis é um detetive veterano da 17ª delegacia de polícia de Nova York. Daniel é o parceiro de Aya Brea no trabalho, e um amigo dentro e fora do trabalho. Durante os eventos da Parasite Eve, ele a ajuda a combater a Eve.

Daniel faz parte da polícia há pelo menos vinte anos.

Ele é o pai de Ben Dollis . Daniel tem a guarda exclusiva de Ben, embora sua ex-mulher Lorraine tenha direitos de visita uma vez por mês. Lorraine se divorciou dele um ano antes do jogo, porque ela sentiu que ele colocava seu trabalho acima de sua família.

Embora ele seja incapaz de cuidar adequadamente do filho devido à dedicação ao trabalho, Daniel tem um forte senso paterno e é muito protetor com Ben e também com Aya.

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzL2MvYzgvRGFuaWVsLnBuZy9yZXZpc2lvbi9sYXRlc3Qvc2NhbGUtdG8td2lkdGgtZG93bi8yNTA/Y2I9MjAxNTAzMDIxMzMxMjA=

IMAGEaHR0cDovL2VuZ2luZWVyd2l0aG91dGZlYXIuY29tL3VwbG9hZHMvcGhvdG9zL2Nvc3R1bWluZy9BeWFfY2FzdWFsL2F5YV9jYXN1YWxyZWY2LmpwZw==

BEN DOLLIS

"Mamãe não era ela mesma, pai ... Ela foi embora e todo mundo foi também!"

Ben Dollis é o filho de Daniel Dollis e um personagem menor em Parasite Eve .

Alegre e curioso, ele é a principal motivação de Daniel ao longo do jogo. Ele ficou desapontado com o total comprometimento de seu pai com seu trabalho deixando em segundo plano ele e sua mãe, Lorraine.

Um ano antes do jogo, os pais de Ben se divorciaram. Daniel está com a custódia dele, mas sua mãe o visita uma vez por mês. Ele aparenta estar bem com o divórcio de seus pais, mas no fundo ele espera que todos eles voltem a viver juntos algum dia.

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzLzgvOGUvQmVuLnBuZy9yZXZpc2lvbi9sYXRlc3Qvc2NhbGUtdG8td2lkdGgtZG93bi8yNTA/Y2I9MjAxNjAzMjYxNzAxNDM=

GRÁFICOS E DIREÇÃO ARTÍSTICA

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS81bFlyMzl5Q3lJRS9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Na questão gráfica, Parasite Eve é um jogo consideravelmente bonito pra sua época. Como na grande maioria dos jogos da época, o jogo tem seus personagens, inimigos e objetos de interação totalmente em 3D, enquanto o cenário ao fundo possui imagens 2D. O jogo retrata bem a cidade de Nova York e possui uma boa variedade de cenários, desde o teatro do início e seus esgotos até o Central Park e o Hospital St. Francis.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9NWmVTdHQyVTlzNC9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

A TRILHA SONORA

QUtCSi1XS1FsRWc=

Yoko Shimomura compôs a trilha sonora do jogo, incluindo o tema principal, "Primal Eyes". A música vocal final, "Somnia Memorias", é realizada por Shani Rigsbee. A trilha sonora recebeu grande aclamação da crítica, usando influências de ópera e eletrônica . Shimomura afirmou que tentou compor músicas "inorgânicas" para o jogo, o que descreveu como "algo único" para o jogo. Um álbum separado de Parasite Eve Remixes também foi lançado, contendo 10 faixas remixadas do jogo original por vários artistas. A idéia para o trabalho surgiu de uma simples sugestão para Shimomura de que a música do jogo fosse remixada ao invés de simplesmente relançada. "Somnia Memorias" também foi incluído na "Square Vocal Collection" em 2001. Shimomura ficaria ainda mais conhecida pelo trabalho na série Kingdom Hearts. Um dos pontos a criticar do jogo é a ausência de dublagem. Esse ponto pode atrapalhar um pouco aqueles jogadores que buscam uma imersão maior na história. Não fica muito legal presenciar uma cena em que um dos personagens está em evidente desespero, apenas gesticular sem qualquer performance vocal.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcuZGlzY29ncy5jb20vZFQ4SEFTNU9MdFZ5U2ZyQ1BpaE5ja201RE1ZPS80NTB4NjM5L3NtYXJ0L2ZpbHRlcnM6c3RyaXBfaWNjKCk6Zm9ybWF0KGpwZWcpOm1vZGVfcmdiKCk6cXVhbGl0eSg5MCkvZGlzY29ncy1pbWFnZXMvQS0yMzAwMzItMTUxMjM0NzkyMC05OTA2LmpwZWcuanBn

JOGABILIDADE

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9PNTNDT1pXU2JWZy9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

O movimento pelo mundo do jogo (que é um mapa de Manhattan ) é limitado a destinos específicos. Quando o jogador caminha sobre um 'hot point', há uma chance de um encontro aleatório. Os inimigos se materializam e atacam os jogadores na mesma tela em que movem Aya, sem usar o modo de batalha ou a tela. Na batalha, o jogo usa um sistema de combate em tempo real (turnos mais dinâmicos) com uma barra de tempo ativo (ATB) que define o tempo que deve ser aguardado até que o jogador possa executar sua próxima ação. Enquanto aguarda a sua vê, o jogador poderá movimentar Aya afim de se esquivar dos ataques inimigos.

OVdBS2hZWnhBMjA=

A cada turno, o jogador pode escolher entre atacar com sua arma equipada pressionando o botão de ataque, usando PE (Parasite Energy) para defesa, assistência ou ataque, usando itens, trocando uma arma ou armadura ou escapando da batalha. Se o jogador optar por atacar, a batalha fará uma breve pausa e uma círculo simbolizando o alcance da arma aparecerá, permitindo que o jogador alveje um inimigo dentro do alcance. A energia PE recarrega durante a batalha, mas quanto mais o jogador a usa, mais lenta será a recarga.

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzL2QvZGYvUmF0X0ZpcmViYWxsLmdpZi9yZXZpc2lvbi9sYXRlc3Qvc2NhbGUtdG8td2lkdGgtZG93bi8yNTA/Y2I9MjAxNjEwMTEwODIyMzU=

Quando não está em batalha, o jogador tem a opção de alterar os atributos e efeitos das armas e armaduras com ferramentas que são divididas em comuns e as supers, que são limitadas em número. O jogador seleciona a opção "ajuste", escolhendo a arma que será alterada e a arma da qual os atributos ou efeitos serão retirados. As armas têm muitas propriedades diferentes, incluindo efeitos especiais como "ácido", que faz com que os inimigos sofram dano continuamente. Um dos principais elementos de RPG do jogo é que níveis baseados em experiência estão presentes. Cada vez que o nível do jogador aumenta, seus atributos aumentam e BP (Pontos de Bônus) são ganhos. Esses pontos podem ser distribuídos ao ATB, capacidade de item ou atributos de uma arma ou armadura.

ZmlMTldmSXZYQVk=

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnBpbmltZy5jb20vb3JpZ2luYWxzL2RlLzA0LzVmL2RlMDQ1ZjJlY2RkYjljYzg5ZTdmMGE4OTVmN2RiMWQ5LmdpZg==

GALERIA

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzLzkvOWIvQWxsaWdhdG9yLmdpZi9yZXZpc2lvbi9sYXRlc3Q/Y2I9MjAxNzA5MTYwODI3MTc=

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzLzMvMzAvQXJtYWRpbGxvRmlnaHQuZ2lmL3JldmlzaW9uL2xhdGVzdC9zY2FsZS10by13aWR0aC1kb3duLzI1MD9jYj0yMDE4MDUxNDIyNDQ0MA==

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzL2EvYTQvQmVhci5wbmcvcmV2aXNpb24vbGF0ZXN0L3NjYWxlLXRvLXdpZHRoLWRvd24vMjUwP2NiPTIwMTYwNDAzMDQzNTI4

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzL2UvZTcvUmF0TXV0YXRlLmdpZi9yZXZpc2lvbi9sYXRlc3Q/Y2I9MjAxNjA2MTcwNzAxMjU=

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzLzIvMjcvTW9ua2V5LnBuZy9yZXZpc2lvbi9sYXRlc3Qvc2NhbGUtdG8td2lkdGgtZG93bi8yNTA/Y2I9MjAxNDAxMjcyMDI1MzQ=

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzLzEvMTgvTWl4ZWRtYW4ucG5nL3JldmlzaW9uL2xhdGVzdC9zY2FsZS10by13aWR0aC1kb3duLzI1MD9jYj0yMDE2MDQwNzA1Mjk0MA==

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzLzcvN2MvRG9nbWFuLmdpZi9yZXZpc2lvbi9sYXRlc3Qvc2NhbGUtdG8td2lkdGgtZG93bi8yNTA/Y2I9MjAxNzA1MDkwMTI5NDM=

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzLzQvNGIvSzUuZ2lmL3JldmlzaW9uL2xhdGVzdC9zY2FsZS10by13aWR0aC1kb3duLzI5MT9jYj0yMDE1MDUyMjE1MTYxNQ==

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWduZXR0ZS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvcGFyYXNpdGVldmUvaW1hZ2VzL2EvYWYvRmx5bWFuLnBuZy9yZXZpc2lvbi9sYXRlc3Qvc2NhbGUtdG8td2lkdGgtZG93bi8yNTA/Y2I9MjAxNjA0MDYyMjU5NTA=

É isso galera, jogo da semana está pago!

Na próxima semana vou trazer mais um jogo clássico.

Falou!

Dex
Dex #Dex_K.O.R

Siga a Luz!

, São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque