E3 2019: A História do lançamento do Xbox

#Artigo Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9JUDBpRG9ULmpwZw==

A E3 está quase aí, e a Microsoft parece que está pronta para começar a estrear os seus planos para a próxima geração do Xbox. O momento é certo, já que a Sony começou a destacar as especificações do PlayStation 5. A Microsoft disse que "será grande" na E3 deste ano. Rumores tem circulado por meses sobre um novo Xbox, e a E3 poder torná-lo oficial.

Mas antes de olharmos para o futuro, vamos olhar para o passado. A Microsoft tem lançado um novo hardware a quase 20 anos, e poderá ser elucidativo para o futuro do Xbox se olharmos como a Microsoft apresentou o seus consoles anteriores.

Xbox

A primeira investida da Microsoft nos videogames aconteceu em duas partes, um sinal de uma época quando a indústria estava mais fragmentada e não tinha se aglutinado em um monte de feiras voltada ao consumidor. Primeiro, a empresa apresentou o console para potenciais desenvolvedores na Game Developers Conference (GDC) em 2000. Então a empresa levou o seu console para o grande público com uma apresentação separada na Consumer Electronics Show (CES) em 2001.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXNwb3QuY29tL3VwbG9hZHMvb3JpZ2luYWwvMTU4NS8xNTg1NTI3MS8zNTM4MTIzLWhxZGVmYXVsdC5qcGc=

Na segunda apresentação em Vega, o então diretor Bill Gates, subiu ao palco para apresentá-lo. A apresentação prometeu uma "revolução" e em outubro o lançamento foi apoiado por uma campanha de marketing de $500 milhões de dólares. A apresentação ao consumidor girou principalmente em torno de mostrar seu desempenho, que o posicionou como um poderoso ao PlayStation 2 da Sony. A Microsoft também prometeu uma arquitetura mais fácil para os desenvolvedores. Isso culminou na estreia de um jogo de wrestling, com uma participação especial de Dwayne "The Rock" Johnson.

Analista alegaram que isso poderia ser utilizado como um cavalo de Tróia para impulsionar as funções de internet e TV interativa, mas o vice-presidente de publicação de jogos Ed Fries, ignorou essa possibilidade.

"Estivemos lutando muitas batalhas o tempo todo para fazer essa caixa ser tudo sobre jogos," disse Fries. "Se isso fará sentido a longo prazo, se o Xbox vai funcionar no lar digital que Bill esteve falando, veremos isso com o tempo."

O console foi lançado por $300, ou aproximadamente $430 (R$ 2,201) corrigido pela inflação.

Xbox 360

O trabalho no Xbox 360 começou em 2003, e a Microsoft mais uma vez focou nos desenvolvedores primeiro com um pequeno evento em Bellevue, Washington. A empresa estava fazendo jogadas silenciosas para contratar executivos como Peter Moore da Sega para melhor o seu workflow e construir a arquitetura, mas desta vez ela possuía um plano diferente em mente para apresentar a sua máquina ao grande público. Ao invés de fazer uma apresentação em um evento voltado para indústria, a Microsoft foi direto a TV. Mais especificamente, a MTV.

Em um especial chamado "MTV Presents Xbox: The Next Generation Revealed", a Microsoft tirou as capas do Xbox 360, segundo a Polygon. O evento foi apresentado por Elijah Woods, e contou com convidados como The Killers e Lil' Jon. O produtor executivo do Xbox 360, J. Allard, foi entrevistado e a Microsoft enfatizou o console como sempre conectado e personalizado. Isso preparou o terreno para o sucesso do Xbox Live.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXNwb3QuY29tL3VwbG9hZHMvb3JpZ2luYWwvMTU4NS8xNTg1NTI3MS8zNTM4MTMwLXhib3gzMjYwcy01YzVkYzE4YTQ2ZTBmYjAwMDFjYTg2ZWMuanBn

O Xbox 360 foi lançado no dia 22 de novembro, 2005 em duas configurações: uma unidade Principal por $300, e uma Premium com 20 GB HD por $400 ou $390 e $520 (R$ 6.309,85) corrigido pela inflação, respectivamente.

Como resultado de sua longa vida útil, o Xbox 360 teve mais rebrading e revisões que todos os consoles Xbox. A maioria dessas revisões foram remodelados com diferentes tamanhos de disco rígido e leve alterações. A maior mudança foi o Xbox 360 S, também chamado de Xbox Slim, que foi um fator de forma inteiramente novo para o console que estreou em 2010. Esta revisão não apenas deu ao console uma nova aparência, mas também incluiu hardware revisado para evitar os problemas de superaquecimento que levaram ao fracasso do console conhecido como 3RL ou "Red Ring of Death".

Xbox One

Como o mais recente lançamento, o Xbox One é o mais reconhecido para o público moderno. O Xbox 360 teve uma vida útil prolongada, durando cerca de oito anos, em vez dos quatro habituais. Uma adição tardia ao Xbox 360 foi uma parte fundamental do Xbox One: o Xbox Kinect. A câmera sensível ao movimento era um acessório opcional para o 360, mas era uma parte importante do campo "dispositivo de entretenimento tudo em um" do Xbox One.

A Microsoft estreou o console em um evento especial em Redmond, Washington, destacando-o como um console multimídia. O console poderia servir como uma caixa de passagem de cabo, e o Kinect permitiria comandos de voz para funções de entretenimento e jogos.

a1dTSUZoOElDYUE=

Um segundo evento programado para a E3 naquele ano teve como objetivo concentrar-se em suas capacidades de videogame. Neste evento, a Microsoft anunciou um plano para vincular os jogos do Xbox One a uma conta de usuário, incluindo cópias físicas dos discos. A empresa anunciou um esquema complicado para permitir que os jogadores continuem trocando jogos ou transferindo a propriedade, e o console tinha sempre um requisito para verificar a propriedade do jogo. Em resposta a uma reação negativa, incluindo alguma zueira por parte de sua concorrência, a Microsoft mudou seus planos de DRM antes do lançamento. Ao longo dos anos desde o lançamento, a empresa também emitiu atualizações de firmware que diminuíram sua funcionalidade de entretenimento.

O Xbox One foi lançado em 22 de novembro de 2013 em duas configurações: uma unidade independente por US $ 400 e um pacote com o Kinect por US $ 500 - ou US $ 440 e US $ 550, ajustados pela inflação, respectivamente.

Desde então, o Xbox One obteve duas revisões significativas de hardware. O primeiro, o simplificado Xbox One S, foi anunciado durante a conferência de imprensa da E3 2016 da Microsoft. O segundo, o mais poderoso Xbox One X, foi anunciado na E3 2017.

O Novo Xbox

Agora todos os olhos estão na E3 2019 como o lugar mais provável para a Microsoft lançar novos consoles. O chefe do Xbox, Phil Spencer, fez um anúncio no ano passado na E3 afirmando que novos consoles estão em desenvolvimento. Mais tarde, ele reiterou que a empresa tem "muito a compartilhar" no evento deste ano. Agora, com apenas algumas semanas restantes, vamos ver o que exatamente isso significa.

Nightcrowley
Nightcrowley
Publicações em Destaque