Análise do Pacote de Melhorias de Halo 5 para Xbox One X

#Artigo Publicado por Velin, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lcmFzc2F1bHR3ZWVrbHkuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzExL0d1YXJkaWFuLnBuZw==

Volte por um momento até o ano de 2015. 343 Indústrias está liberando Halo 5: Guardians para fãs ansiosos em todo o mundo. Embora não esteja completamente um sucesso da crítica, o jogo em si é bem recebido e, em última instância, é um shooter sólido com jogabilidade excepcional e uma arte maravilhosa - tudo fornecido em uma sólida frame rate de 60 quadros por segundo. No entanto, esse nível de desempenho suave e sedoso chegou a um preço: qualidade da imagem. O Xbox One simplesmente não era suficientemente poderoso para resolver tudo o que o jogo tinha para oferecer, mas com o lançamento do Xbox One X, há um forte argumento de que a visão do 343 agora está totalmente entregue.

Bem-vindo ao novo rosto do Halo 5 no novo console de seis-teraflop da Microsoft. A máscara borrada é removida, revelando a beleza total do jogo original. É uma melhoria reveladora e a realidade notável é que o patch 4K de 343 não parece oferecer grandes melhorias na qualidade básica dos ativos. Existem alguns ajustes, melhorias e aperfeiçoamentos, mas o fato é que, ao aumentar a resolução e a qualidade da filtragem de textura, o jogo é massivamente transformado, sua beleza interior finalmente revelada.

Na verdade, a alta resolução agora revela detalhes que antes eram impossíveis de ver. Um exemplo disso é o rifle de batalha - a tela montada na retaguarda agora resolve o detalhe do texto até os acessos, como a duração restante da bateria. Parece que a mesma obra de arte é usada na versão padrão do jogo, mas simplesmente não era o pixel necessário ou a definição para realmente ver todos os detalhes intrincados. Talvez mais do que qualquer outro jogo no lançamento do novo Xbox, o Halo 5 demonstra o quanto de uma atualização que o hardware é capaz de fornecer e, enquanto os usuários de exibição de 1080p se beneficiam, a vantagem de 4K é inegável.

YU1xaE80Y3MwOXc=

O que nos leva à questão-chave, então, o quanto a resolução foi melhorada e até que ponto "true 4K" realmente foi entregue? Na base do Xbox One, o Halo 5 foi projetado para atingir 1080p sempre que possível, mas, na realidade, o jogo raramente atinge esse ponto. Quase todas as batalhas no jogo se reproduzem em contagens de pixels menores, mesmo produzindo resultados tão baixos quanto 810p às vezes. Não é otimizado, mas tornou possível uma ação perfeita de 60 quadros por segundo - um trade-off justo e lógico.

No Xbox One X, a resolução básica realmente aumenta para um 2160p nativo ou 4K completos. A escala de resolução dinâmica ainda é empregada para garantir a consistência no desempenho, mas desta vez, o Halo 5 faz um trabalho muito melhor em manter-se mais próximo da sua contagem óptima de pixels, com escaramuzas menores e áreas menos movimentadas, todas com 4K nativos. Em termos de poder de computação puro, o Xbox One X possui uma vantagem de 4.6x sobre a versão de lançamento do sistema antigo e você obtém toda essa escalabilidade transferida para a contagem de pixel crua no Halo 5 - e muito mais. Na verdade, em cenários semelhantes, vimos algo até cinco ou até seis vezes a resolução no Xbox One X. Ao envolver o poder da GPU do novo sistema e seu salto prolífico na largura de banda da memória, o salto é tremendo.

Em termos de métricas de escala de resolução dinâmica, o Halo 5 ainda ajusta o eixo X e Y independentemente, resultando em alguns valores estranhos. Isso inclui resoluções como 2816x1584 e 3360x1890. A partir de uma distância de visão normal e durante o calor de ação, no entanto, essas diferenças são difíceis de notar. A percepção durante o jogo é que o Halo 5 é agora uma experiência nítida, mais digna de sua exibição, qualquer resolução que seja. Sim, o Halo 5 está no seu melhor em uma TV 4K, não há dúvidas sobre isso, mas os proprietários de exibições 1080p também se beneficiam.

Há dois motivos para isso e aplica-se a uma grande quantidade de jogos disponíveis para o sistema. Em primeiro lugar, o Xbox One X reduz-se tudo automaticamente, para que você possa contar com uma qualidade de imagem melhorada e supermuturada na tela da sua TV. Mas a coisa mais importante a considerar é a seguinte: o Halo 5 e muitos outros jogos do Xbox One não alcançam 1080p na maior parte do tempo. Se você estiver jogando o Halo 5 em um Xbox One em uma TV 1080p, você ainda está recebendo qualidade de imagem sub-nativa em toda. No Xbox One X, no entanto, apenas a colisão para 1080p oferece uma grande melhoria, mas a super-amostragem leva coisas além disso mesmo.

E isso nos leva ao segundo motivo - filtragem de textura e, por extensão, qualidade de imagem não pisada. Como ressaltamos em nossa revisão do Xbox One X, antes do lançamento do sistema, testávamos o Halo 5 no sistema sem o patch 4K instalado e o scaler dinâmico ainda aproveita o hardware mais rápido automaticamente. Isso significa que o Halo 5 é executado em um 1080p completo sem qualquer remendo adicional diretamente da caixa. Ele demonstra a flexibilidade do renderizador quando acoplado com hardware mais poderoso - e o hardware X impõe 16x filtragem anistrópica em cima disso.

Com o patch 4K instalado, a filtragem de textura é grandemente aprimorada sobre as texturas terrestres lamacentas da base Xbox One, permitindo que os detalhes sejam preservados ainda mais na distância. No entanto, o AF 16x forçado no código não corrigido realmente resolve mais detalhes do que o patch 4K em algumas áreas. Claramente, a colisão maciça na resolução deixa menos recursos para a filtragem de textura de alta qualidade e a AF 16x teve que dar. Ainda é uma grande melhoria de qualquer maneira, mas os resultados no Halo 5 antes de 343 chegaram a lidar com o novo hardware são certamente fascinantes. Claramente embora, dada a escolha, iremos para o patch 4K.

Há melhorias além da resolução e filtragem, com 343 realizando atualizações estratégicas que variam em escala. O texto e os elementos circundantes são recriados no 4K nativo, o que significa que tudo, desde o seu HUD no jogo até os vários menus em todo o jogo, é melhorado e se sente bem em uma tela ultra-HD. Há também evidências para sugerir que 343 fez alguns impulsos sutis ao nível de configurações de detalhes - em uma área, mais restos de resíduo no chão, enquanto que em cutscenes, a distância de estiramento em detalhes incidentais é empurrada para o fundo.

Além dessas mudanças, o Halo 5 mantém muitas das mesmas técnicas de economia de desempenho presentes na versão original. Considerando que este é um patch produzido dois anos após o lançamento, isso é totalmente esperado. A animação ainda é reproduzida a meia taxa quando os inimigos estão à distância ou quando o campo de batalha fica muito lotado - um fator de tempo de CPU restante relativamente limitado, mesmo no Xbox One X. A qualidade das sombras também permanece inconsistente às vezes com efeitos alfa, como fogo , removendo-os da vista para evitar overdraw, tal como vimos na versão original. Teria sido ótimo ver esses problemas abordados, mas novamente, não é inesperado, pois é uma atualização incremental - e não uma renovação de toda a engine.

Felizmente, mesmo com o salto maciço na contagem de pixels, o recurso de resolução adaptativa da Halo 5 permanece tão efetivo como sempre. Durante o nosso tempo com o jogo no Xbox One X, jogamos através de um pedaço de cada missão no jogo e nunca encontraram nenhuma queda real no desempenho do GPU. Tudo era suave e estável, assim como você esperava. Nosso foco durante a estréia do título em 2015 dizia respeito aos compromissos 343 feitos na entrega dessa experiência excepcional de 60 fps - a boa notícia é que a dedicação de 343 aqui não vacilou.

LWdRTXVsYjZUMm8=

A única ressalva a ter em mente, no entanto, trata de engastes de carga ocasionais. Como com todos os outros jogos da série, o Halo 5 obtém dados regularmente do disco rígido para fornecer uma experiência mais perfeita e isso continua sendo o caso aqui. Ao mover-se entre as áreas ou viajar a uma velocidade elevada, você ainda vai encontrar dificuldades e loadings ocasionais. Nosso conselho aqui? Execute o jogo a partir da unidade interna - reduz o impacto das pausas, embora não possa removê-las completamente

O Resultado é que o Halo 5 no Xbox One X é uma excelente atualização. Existe a sensação de que a obra de arte original criada para o jogo nunca foi totalmente visível em um Xbox One original e com o Halo 5 apenas existente de forma limitada no PC, há um bom argumento de que nunca conseguimos jogar o jogo inteiro da forma como era para ser jogado. E com o Xbox One X, agora você pode. Se você perdeu o Halo e pode aceitar que esta é uma visão exclusiva das 343 Indústrias, em vez de uma oferta de estilo Bungie, é absolutamente merece uma olhada.

E este é apenas o primeiro passo para atualizar a experiência geral do Halo para o Xbox One X. A Master Chief Collection está programada para atualizações no início do ano que vem, enquanto os proprietários da versão original do Xbox 360 do Halo 3 já podem aproveitá-la com uma resolução muito maior com o HDR habilitado - uma excelente rotação na compatibilidade com versões anteriores do Xbox 360, e algo que iremos analisar com mais precisão em breve. Combine tudo isso com o patch nativo 4K para o Halo Wars 2 que também está disponível agora e é claro que a Microsoft e o 343 estão totalmente empenhados em obter o máximo dos títulos de biblioteca do Master Chief para o seu novo e brilhante console. Agora, e sobre uma atualização de HDR de 4K para o Halo Reach?

Li
Li #Velin
, Botelhos
Publicações em Destaque