Just Cause 3 revisitado: Cinco atualizações depois, os resultados desiludem

#Artigo Publicado por Webpcgamer, em .

Desde o lançamento que se fala de performance desequilibrada nas versões PlayStation 4 e Xbox One de Just Cause 3.

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A recente atualização 1.05 permite-nos reavaliar a experiência nos consoles, olhando para os locais mais complicados e com maior foco no gameplay caótico. Todos os testes foram comparados com o jogo na v1.04 para ver se existem melhorias.

Resumindo: as piores quedas são similares às que foram registradas no lançamento, a destruição por físicas é o principal culpado. Na análise em baixo (em Lavanda na região Rocca Blau) sincroniza o movimento para uma ação autêntica e apesar do bloqueio a 30fps, temos longos períodos de 15 a 25fps assim que a ação acontece. Também já vimos cenários muito piores de outros jogadores, uma captura em particular revela performance a 0fps. Não recriámos este problema mas temos grandes quedas numa captura, que afeta o jogo nos dois consoles.

Claro que o motor está debaixo de grande esforço nestes efeitos. No entanto, a destruição é muito importante no apelo de Just Cause 3 e se este conceito básico do gameplay produz constantemente resultados como este - tão baixo quanto 15fps - entendemos a frustração das pessoas. Não existe aparente melhoria com a v1.05 e até fica pior que a v1.04 em alguns casos - mas temos que dizer que sessões idênticas com a mesma atualização pode ser um leque muito variado de resultados, tornando muito difícil testar em situações idênticas.

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Esta grande variedade entre sessões significa que não podemos afirmar com toda a certeza que existe uma diferença na performance entre versões. No entanto, isto aponta para outro problema; a imprevisibilidade das quedas. Uma teoria é que os elementos online têm culpa, correr as estatísticas e tentar ligar aos servidores podem sugar recursos CPU, fora do controlo do jogador. Poderia explicar as quedas na taxa de frames onde não esperamos problemas.

De resto, as razões para as quedas são mais visíveis. Just Cause 3 é um dos jogos em mundo aberto com melhor aspecto nas consolas - um jogo que dá tudo o que tem com a sua fixação nas físicas e distâncias de visão incríveis. Mas não está ajustado para se encaixar nas especificações de atual geração limitadas na CPU, e aquelas vistas sugam muitos recursos nas consolas, criando uma experiência desnivelada. Pena ambas estarem assim após cinco atualizações e especialmente que cada queda ocorra quando existem os tais momentos de destruição que o gameplay tanto encoraja.

Comparando diretamente a PS4 e a Xbox One, a performance está ao mesmo nível com a v1.05. Por vezes, uma é maior que a outra mas vemos o mesmo gargalo em torno de qualquer ação. Corre entre 15-25fps em cada uma durante um cerco numa pequena cidade em Lavanda, que culmina com o posto de abastecimento a explodir.

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Um novo teste na nova Xbox One S deu-nos esperança, o seu aumento de 7.1% na velocidade da GPU poderia aliviar alguma da carga. Na verdade, não existe benefício perceptível na performance ao jogar Just Cause 3 no novo modelo. Nas mesmas condições, as mesmas quedas para 16fps vistas na original acontecem aqui nos mesmos pontos.

A Microsoft confirmou que o relógio da CPU a 1.75GHz não ficou mais rápido e é claro que o ambicioso mas integral uso das físicas Havok, IA, e animações são o principal problema - aspectos que combinam para criar uma queda agressiva.

Dificilmente a Xbox One S resolveria o problema de forma drástica mas esperávamos uma melhoria. Se existe melhoria na nova consola está bem escondida e da perspectiva do jogador, será uma experiência idêntica à da consola Xbox One original. Talvez na Xbox Scorpio e PS4 Neo o jogo possa ficar melhor, se a Avalanche preparar o jogo para as novas consolas e estas forem compatíveis com jogos já lançados.

Por enquanto, vamos esperar que o estúdio otimize Just Cause 3. Enviámos as nossas descobertas para a Square Enix e iremos atualizar o artigo se a Avalanche responder.

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