Star Citizen: CIG tenta endereçar aumento de preocupações

#Artigo Publicado por jcrg99, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5jZ2FtZXMuZGUvaW1hZ2VzL2lkZ3dwZ3NncC9iZGIvMjQ4NTQ4Ny85NDR4NTMxLmpwZw==

O recente atraso de Star Marine, o módulo FPS de Chris Roberts para o absurdamente crowdfunded Star Citizen, causou um rebuliço de críticas e defesas da desenvolvedora Cloud Imperium Games. O projeto que alcançou 85 milhões de dólares em 3 anos aproximadamente, principalmente pela venda de naves virtuais, algumas nada mais do que estado conceitual, ainda está muito longe da release, embora prometido inicialmente para ter seu lançamento em Novembro de 2014, e dá para entender por que está sob tanto escrutínio.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcueW91dHViZS5jb20vdmkvbHRzV0FVdlZMX2MvMC5qcGc=

Mas em uma série de mensagens postadas nos forums da RSI, Ben Lesnick, diretor da comunidade, tentou endereçar algumas reclamações ponto a ponto, e insistiu que no geral, "as coisas estão indo como deveriam".

O primeiro na lista foi a questão do módulo FPS Star Marine ter estado atrasado indefinidamente, que ele disse que não é a mesma coisa do que não ter uma data de release. "Atrasado indefinidamente" é um termo de PR da indústria de jogos para 'cancelado'. Quem lê algum destes artigos acreditará que cancelamos o módulo. Isto não é o caso e é oposto do que está acontecendo", ele escreveu.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9GNUlubUhFZVJSUS9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

"Os updates semanais do time darão a você uma idéia melhor do que está acontecendo, mas o resumo é que o módulo não estava pronto para lançamento quando nós esperávamos (e planejamos). Nós perdemos várias semanans experando que resolvendo alguns blockers permitiria publicarmos no servidor de testes. Quando isso não ocorreu, nós conduzimos uma revisão completa do módulo liderado pelo nossos técnicos top da empresa. O que eles determinaram é o que você leu na carta de Chris Roberts duas semanas atrás: nós precisamos reconstruir vários pedaços chatos do backend e nós precisamos corrigir problemas de animação sérios antes que haja qualquer benefício em lançar."

"O atraso é de semanas, não meses/anos ou décadas", disse Lesnick.

IMAGEaHR0cDovL2NkbjEuZXhwZXJ0cmV2aWV3cy5jby51ay9zaXRlcy9leHBlcnRyZXZpZXdzL2ZpbGVzLzQvMTkvc3RhcmNpdGl6ZW5fMC5qcGc=

A prática de vendas conceituais de naves também obteve explicações, onde Lesnick disse que os conceitos são geralmente terceirizados para parceiros que não estariam trabalhando no jogo, e assim, não estão realmente dentro dos recursos do estúdio. "Vendas de naves conceito regulares deveriam ser tomadas como um bom sinal", ele explicou, "porque elas são evidências de que nós estamos com a pipeline do design trabalhando propriamente," e naves que não foram ainda movidas de conceito para produção, como o Xi'An Scout, Constellation, Orion, e outras, estão todas programadas baseadas nas prioridades internas: da futura campanha single player Squadron 42 no topo, seguido por naves do Arena Commander 1.0, e do Arena Commander 2.0 que virá e, finalmente aquelas que não se encaixam dentro do estado atual do jogo, como tugs, naves científicas, e miners.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9ZYm5zUFZyLmpwZw==

Lesnick também assegurou novamente palavras sobre as saídas recentes de membros de alto escalão do time como Alex Mayberry, Travis Day, e Chelsea Ann Day. "Como eu disse em um post recente, turnover é uma droga... mas é uma constante nesta e em qualquer indústria," ele escreveu. "O céu não está caindo."

O post no geral, acabou mais agradando aqueles fãs mais voltados a defender a empresa a qualquer custo, do que os fãs que realmente tem estado preocupados com a situação do projeto, como pode se verificar nas discussões na internet ou na própria thread onde foi postado nos forums da RSI.

IMAGEaHR0cDovL2kxMC5waG90b2J1Y2tldC5jb20vYWxidW1zL2ExMTIvUmVzZXZlbi9iZW5faGFtbWVyX3pwczI0YjVlM2VjLmpwZw==

Alguns deslizes de Lesnick geraram alguma preocupação, já que com uma certa arrogância, Lesnick dispensou críticas de forma um pouco mais genérica em seus comentários, além de em alguns momentos, afirmar que trabalham com recursos limitados (ao mesmo tempo em que outros reports falavam-se de diversas contratações, e alguns chegando a dizer que havia mais de 300 funcionários - fato nunca comprovado, embora sugerido pelos desenvolvedores).

Também acabou sendo bastante infeliz seus comentários a respeito de feature creep, mais uma vez negando o inegável.

No geral, tudo soou mais como uma tentativa de manter os fãs que já apoiam tudo que a empresa faz, do que realmente explicar de forma mais objetiva o que os que estão preocupados ou insatisfeitos gostariam que fosse.

Não demorou inclusive, para Lesnick ao longo da thread fazer sugestões de ameaças de banir usuários que estariam insistindo em "perguntas" que aparentemente, são as mais questionadas, mas que o time insiste em continuar com respostas vagas, como qual seria a direção do jogo, na questão mais criticada atualmente de gameplay que é dar a impressão ao jogador de estar mais jogando um FPS do que pilotando uma nave, e pelas vantagens do mouse, que acabam tornando praticamente inútil a profundidade das features de vôo/simulação que foram adicionadas nas naves.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNobm9idWZmYWxvLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wMy9TdGFyLUNpdGl6ZW4uanBn

Problemas sérios de PR principalmente a parte, ou uma tentativa de não desapontar pessoas antes de ter a chance de vendê-las mais nave, e desta forma, escodendo alguns fatos para isso, é esperado que um jogo deste porte sofra de muitos problemas, principalmente em se considerar um time novo, formado após o final da campanha de fundos. E, quando se coloca muitas pessoas com muito dinheiro aplicado, a tendência é que os problemas tomem uma proporção maior, conforme o tempo passa, seja para atrasos ou problemas com os módulos anteriores, como até, se chegar algum dia, no objetivo final de jogo completo, com suas promessas cumpridas.

Não há data para o lançamento de Star Citizen ou mesmo para o próximo módulo FPS. mas se as previsões de Lesnick forem corretas, este módulo deveria sair até o final de julho deste ano.

IMAGEaHR0cDovL2VjMGM1YTdmNzQxYTZmM2JmZjY1LWRkMDcxODcyMDJmNTdmYTQwNGE4ZjA0N2RhMmJjZmY1LnI4NS5jZjEucmFja2Nkbi5jb20vaW1hZ2VzL2IwaDdvWUlFMXMwTi44Nzh4MC5aLVo5NktZcS5qcGc=

O módulo FPS foi originalmente estimado, em 2013 para sair proximo a Março de 2014. Com os atrasos do módulo anterior, Arena Commander, que levou mais 6 meses para ser entregue, a nova promessa foi que iria sair em abril deste ano, o que não ocorreu e acabou vindo a ser dado razões oficiais pela empresa, somente no último mês, motivo também que gerou insatisfação em muito, e reclamações como "muita comunicação, mas pouca informação relevante", que vem sendo uma constante entre a comunidade e que chegou até a ser admitido no post por Lesnick em um momento. E, seu próprio post, não deixou de ser algo muito próximo daquilo que alguns fãs já vem reclamando, já que embora tenha respondido com muito texto, as respostas pareceram em muitos momentos vazias e até sem sentido, fora da realidade, o que causou para alguns ainda maior preocupação com o andamento do projeto.

Para ler o post completo em inglês, acesse o link abaixo:

https://forums.robertsspaceindustries.com/discussion/271173/some-thoughts-on-concerns

Jean
Jean #jcrg99

Do or do not. There is no try.

Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,