Oito filmes que inspiraram Rise of The Tomb Raider

#Artigo Publicado por Rikef, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5sYXJhY3JvZnRici5jb20vbWVkaWEvazIvaXRlbXMvY2FjaGUvNDA0N2RjMmYwOGM0MjJhNDNjNjQzMDgxNTI0M2VhZDZfTC5qcGc=

No começo da produção de Rise of the Tomb Raider, a Crystal Dynamics montou algo chamado ripomatic para auxiliar na definição do tom emocional para o resto do desenvolvimento. Um ripomatic é basicamente um trailer falso para o jogo, criado antes de qualquer coisa pronta, até mesmo sem a história completamente desenvolvida. É uma prática comum no desenvolvimento de jogos e é construído a partir de uma coleção de cenas de filmes que ajudarão a definir o clima do jogo e dar a equipe (e àqueles que financiam o jogo) uma visão do objetivo final do jogo.

"Nós olhamos para a mídia como um ponto de início e para nos dar ideias e nos inspirar a fazer algo melhor," diz o diretor do jogo, Brian Horton. Não é necessariamente no enredo desses filmes que Rise of the Tomb Raider irá se espelhar, ou, em alguns casos, eles são particularmente bons e apresentam alguma cena com uma ressonância emocional especifica ou visuais legais que a equipe espera poder simular para seus propósitos. "Ele informa a Gestalt do que se torna a nossa própria ideia final. É basicamente um esboço," diz Horton.

Rambo II - A Missão (Rambo: First Blood Part II)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5sYXJhY3JvZnRici5jb20vaW1hZ2VzL25ld3MvMjAxNS9mZXZlcmVpcm8vcjB0eDA2LmpwZw==

A Crystal Dynamics não vê Lara Croft tendo muito em comum com o John Rambo de Sylvester Stallone, mas o filme tem alguns bons exemplos de guerrilha furtiva, algo que Lara usa contra seus inimigos.

O Exterminador do Futuro II: O Julgamento Final (Terminator 2: Judgment Day)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5sYXJhY3JvZnRici5jb20vaW1hZ2VzL25ld3MvMjAxNS9mZXZlcmVpcm8vc2FyYWgtY29ubm9yLXRlcm1pbmF0b3ItdGVyLmpwZw==

Ambas Lara e Sarah Connor compartilham um fardo da verdade. Connor sabe o que vai acontecer no futuro, mas ninguém acredita nela, então ela assume essa grande responsabilidade. As tramas da jornada de Lara em Rise of the Tomb Raider podem ser diferentes de Sarah, mas ela também está sobrecarregada com uma verdade que ninguém acredita (a existência de uma alma imortal) e ela está se colocando em grande perigo para provar.

No Limite (The Edge)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5sYXJhY3JvZnRici5jb20vaW1hZ2VzL25ld3MvMjAxNS9mZXZlcmVpcm8vdGhlLWVkZ2UtYmVhci1nb29kLXF1YWxpdHkuanBn

O filme de 1997 traz um grupo de homens despreparados e sem equipamentos para o deserto após um acidente aéreo. Um dos pontos principais da trama são as experiências do grupo evitando e combatendo o feroz urso Kodiak. As cenas desse filme se tornaram o ripomatic de Rise of the Tomb Raider pois elas responderam muito bem a pergunta: como é ser perseguido por um urso?

Hanna

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5sYXJhY3JvZnRici5jb20vaW1hZ2VzL25ld3MvMjAxNS9mZXZlcmVpcm8vaGFubmFoXzYxMC5qcGc=

Hanna mostra uma jovem menina treinando e aprendendo a sobreviver no deserto gelado da Finlândia durante uma grande parte do filme. Ela também usa o arco predominantemente, tornando mais fácil perceber porque este filme será uma influência para Rise of the Tomb Raider.

A Perseguição (The Grey)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5sYXJhY3JvZnRici5jb20vaW1hZ2VzL25ld3MvMjAxNS9mZXZlcmVpcm8vdGhlZ3JleS5qcGc=

Lançado no mesmo ano que Hanna, A Perseguição é sobre um grupo encalhado no Alasca após um acidente aéreo, sobrevivendo e lutando contra uma matilha de lobos famintos. Lara já tem muita experiência lutando contra lobos e colocará essa experiência para bom uso em Rise of the Tomb Raider.

Abismo do Medo (The Descent)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5sYXJhY3JvZnRici5jb20vaW1hZ2VzL25ld3MvMjAxNS9mZXZlcmVpcm8vaGVyb19FQjIwMDYwODAzUkVWSUVXUzYwNzI0LmpwZw==

O filme de terror de 2005 traz um grupo de espeleólogos explorando cavernas profundas e claustrofóbicas, enquanto são perseguidos por criaturas horríveis. Horton colocou especificamente este filme pois seus personagens usam machados iguais aos de Lara e, como você pode ver acima, apresenta uma cena semelhante a Tomb Raider (2013).

Alien vs. Predador (AVP: Aliens vs. Predator)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5sYXJhY3JvZnRici5jb20vaW1hZ2VzL25ld3MvMjAxNS9mZXZlcmVpcm8vQVZQLmpwZw==

Ao nos contar sobre o ripomatic, Horton prefaciou isto: "Nós tivemos até Alien vs. Predador lá, que é um filme terrível". Ele está certo, mas tinha algumas cenas do predador perseguindo sua presa num ambiente de neve e que, ao contrário do resto do filme, serviu como influência.

O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5sYXJhY3JvZnRici5jb20vaW1hZ2VzL25ld3MvMjAxNS9mZXZlcmVpcm8vZGF5YWZ0ZXJ0b21vcnJvdy5qcGc=

O mesmo sentimento de Horton para AVP vai para O Dia Depois de Amanhã. Não é um bom filme, mas tem cenas impressionantes de tundra e deserto congelado que se encaixam bem no ripomatic de Rise of the Tomb Raider.

Texto traduzido e adaptado pelo Lara Croft Brasil.

Finattoh
Finattoh #Rikef
, Santa Catarina, Brasil