Não é só pela corrida. É pela diversão. Review de Forza Horizon 2

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

Forza Horizon 2, o tão esperado game de corrida foi lançado e eis minha análie dele. Feita no Xbox One, nunca joguei a versão de Xbox 360. Joguei por quase 80 horas antes da análise, na versão Day One sem nenhum DLC.

- Não é só sobre correr, é sobre se divertir: Não me entendam mal, a parte de corrida é primorosa, os drivatar mais desafiadores que qualquer IA que eu tenha jogado, etc. Mas não é só sobre chegar em primeiro. É sobre a jornada. É o correr ouvindo uma rádio com um cara fazendo piadas em português do tipo "Aí galera do Festival Horizon, vamos saindo para Saint Martin em breve. Quem chegar lá primeiro vai mandando tweets, emais ou fax. Aliás, ainda temos fax? Alguém ainda tem fax? Enquanto eu checo se ainda temos um fax, vou mandar uma música pra vocês... Fax... eu Estou velho mesmo..." É sobre correr com o carro mais lento da competição, mas com aquela pintura feita por você mesmo (com ajuda do Scooby-Doo) divertir-se muito ainda assim. É sobre correr de um evento para o outro de forma descompromissada e livre, pensando "Cara, e se eu esbarrar num celeiro e achar um carro clássico para minha coleção?", ou ainda esbarrar num drivatar de seu amigo correndo por aí e desafiar ele a chegar lá antes de você. É ver um carro estacionado na rodovia com uma marcação de desafio nele. Você para ver do que se trata e descobre que tem que pegar esse carro e realizar alguma tarefa extremamente difícil nele sem treino sem nada.

My05N0VSbXZMbW8=

O carro é lento, mas a diversão é garantida

- Correr contra outros veículos "não ortodoxos": Durante a campanha do Forza Horizon 2, você vai ser desafiado a correr contra diversos veículos, mas alguns eventos são realmente divertidos. Você correrá contra a "esquadrilha da fumaça europeia", contra um trem, contra balões, contra um avião cargueiro 747 e contra um avião de colheita. E todos são estupendamente bons. E bem mais difíceis do que parecem. Os balões eu precisei de 3 tentativas para ganhar em primeiro (são 32 balões na corrida). E a qualidade de imagem desses veículos é de cair o queixo. O avião de colheita, ao passar próximo de você com os faróis acesos é muito bem feito, iluminando o cenário e seu carro com perfeição.

WDBXSDNpeXR2QW8=

- Tirar fotos nunca foi tão divertido: Você tem muitas formas de ganhar experiência e dinheiro no jogo. E uma delas é o "Promo Horizon". Para cada carro inédito que você tira uma foto, você ganha 1000 créditos, e para cada 20 você ganha um bônus crescente de valor de 10000 a 50000 créditos. Quando os games da nova geração começaram a sair com esses "Photo modes" eu estava meio cético. Pra que ficar pausando toda hora para bater fotor? Mas agora eu entendo. O Photo Mode do Forza Horizon 2 é um show a parte. Ele te coloca livre para andar no cenário no momento que pausou, controlando tudo na câmera, velocidade do obturador, saturação, foco, aplicação de filtros como sépia, blur, etc. Então eu saí batendo fotos. Toda corrida 4 a 10 fotos novas. Quando saiu, o game foi anunciado com 200 carros. Então eu pensei, vou tirar as 200 fotos, vai ser legal. Eis que numa corrida com trânsito eu bati uma foto de um carro e no fundo havia um carro de fora da corrida, daqueles que vem apenas para você bater nele. Era um Ford Ka modelo 2014. E eu ganhei créditos por ele. Notei que cada carro desses do trânsito era um carro conhecido, dentre Golfs antigos, Honda Civics, Vans Transit, e de cada um eu tirava a foto e ganhava os créditos. Atualmente, estou com 237 fotos, e aparentemente nem perto de capturar todos.

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy50cnVlYWNoaWV2ZW1lbnRzLmNvbS9jdXN0b21pbWFnZXMvMDMyODEwLmpwZw==

IMAGEaHR0cDovL2NkbjQuZ2FtZXB1ci5jb20vaW1hZ2VzL2Zyb3phX2hvcml6b25fMi9zY3JlZW5zaG90XzQuanBn

- Imagem conta O game corre a 1080 linhas com 30 fps cravados. A resolução importa? Os números não, mesmo que fossem a 900 ou menos mas feitos com qualidade de produção, seria indiferente, mas a beleza e os detalhes sim, esses importam. E Forza Horizon 2 entrega tranquilamente a melhor imagem de jogos de corrida que eu já joguei. Foi muita atenção a cada detalhe. Desde o dano primoroso aos carros, passando pela sujeira dos carros ao andar pela terra e campos, lavada pela belíssima chuva, iluminada pelas luzes noturnas, tudo feito para que você se sinta num cenário real. A pista secando após uma chuva, a diferenciação dos materiais molhados no carro, como plásticos, borracha e metal, tudo perfeito. Vi algumas reclamações sobre a torcida ser falsa, mas confesso que tirei diversas fotos dela e nenhuma me pareceu sequer serrilhada.

- Muito o que fazer: Forza Horizon tem 432 corridas, divididas entre 6 localizações e incontáveis pistas diferentes. Além dessas, mais inúmeros desafios de carros parados por aí, 10 celeiros escondidos, mais de 130 placas escondidas para ganhar bônus de XP, muitas placas escondidas de desconto de viagem rápida, 25 benefícios de corredor para desbloquear. Estou com pouco mais de 70 horas de jogo, e menos de 50% de tudo isso.

- Final de qualidade: A final do Festival Horizon, que é liberada após 15 campeonatos e 5 eventos (os de aviões e trens, etc), ou seja , 65 corridas, é emocionante. Você pode correr com qualquer dos carros da sua garagem ou ainda comprar um novo. A corrida leva pouco mais de 20 minutos, e passa por todas as regiões do jogo, variando dos belos cenários de praia, das cidades, dos túneis, das trilhas de terra, com chuva, noite e dia e tudo mais que o game oferece numa única corrida. Ao ganhar, a sensação de missão cumprida é fantástica.

- Drivatars mudam o jogo: Correr contra drivatar é diferente de tudo o que havia antes do Forza 5, e nesse ainda foi melhorado. Ao contrário dos jogos de corrida que existem por aí, a IA não te espera quando você erra, e não corre mais quando você está na frente. Por diversas vezes eles não vão cometer erros, e se você cometer, não vai alcança-los. E isso dá uma personalidade aos adversários. quando você vê um certo drivatar na corrida da sua lista de amigos, você sabe o estilo dele, sabe que ele comete poucos erros, ou joga o carro para cima de você, ou corre melhor em trilhas, etc. Isso tudo faz diferença, tornando a corrida mais próxima do que ela seria na vida real.

ak5kLVgteVpJWVU=

Quando o drivatar não erra, o jeito é se conformar com o segundo lugar

- Veredito: Forza horizon 2 é um marco nos games de corrida, um novo padrão a ser alcançado pelos próximos games de corrida. Executando a medida certa de diversão, imagem e inovação, tornou-se uma compra obrigatória para quem gosta do gênero de corridas.

Nota 10

Anônimo
Anônimo