7 filmes para entender The Last of Us

#Artigo Publicado por Mazerati, em .

IMAGEaHR0cDovL2dhbWViYW5nLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNy9jYXBhX2ZpbG1lcy5qcGc=

Atenção! Esse post contem um nível moderado de spoilers, mas pode estragar a experiência dos gamers mais sensíveis.

Compreender uma obra de fato é ir além da sua aparência e da superficialidade da classificação de gênero e da sua estrutura narrativa, chegando ao ponto de sentir-se permeado por tudo aquilo que preenche o espaço entre esses dois elementos.

Quando The Last of Us começou a aparecer nos sites e fóruns mundo afora, uma especulação absolutamente compreensível dava conta de que o game se revelaria um título B da Naught Dog por causa da sua temática pós-apocalíptica, afinal, o fim do mundo é o ambiente da moda e o plano de fundo mais usado para gerar pseudo-profundidade em roteiros clichês atualmente. Fazer algo diferenciado se destacar na briga pelo mesmo espaço temático disputado por obras que vão da ótima Walking Dead até A Hospedeira - último livro de Stephenie Meyer, escritora da Saga Crepúsculo - era, na opinião de muitos fãs, uma missão difícil para a casa de Uncharted, Crash Bandicoot e cia.

Os produtores do jogo, no entanto, mostraram ter ciência de que o segredo está na capacidade de gerar envolvimento entre jogador e personagens e que empatia é algo que se dá quando nos reconhecemos no outro e compreendemos que existe uma conexão entre a nossa vida e a história, os medos, os desejos e as fraquezas daquelas pessoas sobre as quais lançamos nosso olhar. Para que tal conexão seja feita, é necessário que estejamos olhando para seres humanos complexos e não apenas arquétipos frios e sem vida.

Nesse momento é que pensamos: de onde veio a inspiração para construir seres humanos transpassados simultaneamente por cargas tão grandes de violência, medo, frustração e desesperança e que, mesmo com tamanha carga negativa, conseguem nos fazer entender amizade, amor, responsabilidade, coragem e comprometimento?

Nessa lista você encontrará personagens que percorreram esse caminho antes de Ellie e Joel, deixando suas marcas e lições para os que, como a Naught Dog, tivessem a coragem de encarar o lado humano de um mundo morto.

Bravura Indômita

Uma garota surge na vida de um homem solitário e, ao mesmo tempo que o coloca em uma situação de perigo extremo, confere uma nova motivação à sua existência, já desbotada por tantos anos de conflito e violência.

Assim como em The Last of Us, a relação entre os dois personagens principais é a liga que mantém o espectador envolvido e interessado no futuro daquelas almas sofridas.

Existem duas versões desse filme, uma de 1969, dirigida Henry Hathaway e estrelada por John Wayne e outra de 2010, dirigida pelos irmãos Coen, de quem falaremos mais logo na sequência.

1969

dE4tajRHRHFqdjQ=

2010

QWZDV1RFUEVoNlE=

Onde os fracos não têm vez

Responsáveis por filmes como Na roda da fortuna, Fargo, O Homem que não estava lá, O Grande Lebowski, Queime depois de ler e Um homem sério, os irmãos Coen têm um lugar reservado no ideário dos desenvolvedores de The Last of Us e essa película em específico foi citada como a referência para a construção do clima de tensão do game.

dlUyZ1VuOV8wSEU=

Filhos da esperança

Sem nenhum nascimento há 18 anos, o fim da raça humana parece cada vez mais próximo e, em meio a uma crise global que consome a sociedade, acompanhamos a assustadora jornada de um ex-rebelde e uma exilada grávida, a primeira em quase duas décadas e a possível chave para salvação da espécie, pelo Reino Unido devastado.

Com momentos de ação intensa, longos planos-sequência (tomadas sem corte, sem edição), e uma ambientação bastante rica, essa é uma produção que vale a pena ser conferida pelo seu exercício de imaginação do caos em uma sociedade que teme a extinção.

OWppc3k1WEhBQzA=

A estrada

Dos títulos da lista, esse foi o mais foi o que mais recebeu comparações com The Last of Us. E não é para menos, o foco intimista na relação de pai e filho contextualizada no pós apocalipse lembra realmente o modo como a construção dos laços afetivos entre Joel e Ellie se dá no game da Naught Dog.

O filme é uma pedrada, assim como o game.

aGxKLUFNOXlienc=

O profissional

No game, Joel fica bastante contrariado ao ter de confiar uma arma a uma criança como Ellie. No entanto, o instinto de sobrevivência fala mais alto do que essa barreira moral, herança de uma época civilizada que já ficou no passado. "O Profissional" também discute a violência e o amor fortalecendo-se mutuamente.

A polêmica envolvendo esse filme começa quando pensamos no seu roteiro que não faz concessões ao colocar a jovem Natalie Portman, com apenas 11 anos, em situações de intensa violência física e psicológica para contar a história do assassino Leon, cuja vida é resgatada de uma inércia banhada a sangue quando uma garotinha pede sua proteção para sobreviver após ter a sua família morta pela polícia.

A ambientação não é pós-apocalíptica, mas a brutalidade nas ruas é equivalente e logo percebemos que a menina precisa aprender a matar se quiser sobreviver. Dessa forma, 14 anos antes da HQ de Kick-Ass ser publicada, Mathilda era a hit-girl mais badass da cultura pop.

RGNzaXJvZkpybE0=

Vírus

Esse é o kit completo: Filme de estrada pós apocalíptico com infecção, zumbis, distopia, violência e reflexões constantes sobre o quanto vale a pena viver quando a paranoia da sobrevivência a qualquer custo nos torna menos humanos a cada decisão que temos de tomar.

O clima de suspense é sólido e o ambiente assemelha-se bastante ao que encontramos em games de survivor horror.

Mnd3RlpPZVlMSXc=

Monstros

O mundo foi invadido por alienígenas gigantescos e a sociedade organizada respira por aparelhos. Mas mesmo nesse ambiente, o nosso impulso desbravador e nosso entusiasmo perante a descoberta de novos lugares, experiências e sentimentos ainda é capaz de nos inspirar a resgatar uma parte esquecida de nós mesmos.

"Monstros" não tem girafas, mas tem uma das cenas mais bonitas da história dos filmes de alienígenas.

bmplb2Z2NGRyOVE=

Everton
Everton #Mazerati

Estou levando apenas uma faca, meu cantil e uma pederneira!

, Cacoal - RO
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,