IGN faz análise completa de State of Decay

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iaXRzbWFuaWEuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzEwNTUuanBn

Foi divulgada, há alguns dias, a análise completa realizada pela IGN para State of Decay. Com a duração de quatro horas, a análise envolveu os testes de quase todas as opções do jogo. Segue abaixo:

À primeira vista, pode parecer que State of Decay é apenas mais um jogo de ação em uma cidade infestada de zumbis. Mas State of Decay não é apenas mais um. Fiquei completamente encantado durante todo o tempo que passei jogando (4 horas). Com a enxurrada de jogos de zumbis no mercado, pode ser difícil para algo novo se destacar, mas a criação da Undead Labs parece estar fazendo exatamente isso (se destacando).

R1d5bXJBU0xJWWc=

Quando você começa, você é imediatamente atirado para a ação. Sem introdução cinemática de seu personagem ou de alguma ideia do que esteja acontecendo. Eu me encontrei em um campo, com outro homem gritando por sua vida. Depois de ajudá-lo a despachar os "psicopatas", que o atacaram, eu aprendi o nome dele, que é Ed, e que um dos seres estranhos tentou mordê-lo. Como jogador, eu sei que estes são zumbis, mas meu personagem, cujo nome é Marcus, não sabe o que está acontecendo ainda.

É tudo sobre quem você sabe

Ed e eu seguimos o nosso caminho até uma colina, e torna-se evidente que estamos em um parque de campismo. Nos dirigimos para a estação de guarda-florestal na esperança de encontrar alguém que sabe o que diabos está acontecendo. Depois de lutar contra alguns zumbis pelo caminho, encontramos algumas pessoas escondidas, e uma delas parece saber o que está acontecendo, mas ele não nos dá nenhum detalhe. Ao contrário, ele nos envia para vasculhar as cabines vizinhas e tendas para outros sobreviventes.

IMAGEaHR0cDovL2Jyc2dhbWVyLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNS8xLmpwZw==

"Vasculhar uma área leva tempo e faz barulho, o que pode atrair os zumbis, mas é a única maneira que você pode obter remédios, alimentos, armas e munição."

Eu ouvi alguém gritando em uma das cabines, mas, infelizmente, eu não cheguei a tempo. O combate parece semelhante à maioria dos outros jogos de ação, com uma variedade de armas de fogo e armas brancas disponíveis para uso. Mas, por tradição do "Guia de Sobrevivência Zumbi", a destruição da cabeça é uma obrigação em State of Decay. Atirar em um zumbi no peito não vai matá-lo, não importa o quanto você o atire.

Enquanto isso, a busca de suprimentos é um componente-chave do jogo. Vasculhar uma área leva tempo e faz barulho, o que pode atrair os zumbis, mas é a única maneira que você pode obter remédios, alimentos, armas e munição. Eu optai pelo mais local maior, mas mais silencioso e descobrir algumas coisas necessárias. Em State of Decay fazer um bom trabalho é aquele onde você saiba onde procurar e tentar encontrar tudo em uma área específica, para que você não fique perdendo muito tempo procurando por algo que não esteja lá.

Depois de vasculhar o acampamento inteiro e sem encontrar sobreviventes, Ed e eu voltamos para a estação de guarda e subimos uma torre de água para fazer alguns levantamentos. A partir desta altura, eu posso identificar uma série de locais e adicionar seus detalhes em meu mapa para referência futura. Isso é útil porque eu posso ver, de relance, os melhores lugares para obter suprimentos específicos, como alimentos e medicamentos. Nós corremos para baixo e ouvimos alguns tiros à distância. Após verificar-los, nós finalmente encontramos outro sobrevivente, uma mulher chamada Maya que passou algum tempo no Exército. Neste ponto, eu tenho a opção de mudar de Marcus para Maya como o personagem jogável.

A queda de Ed

Esta é uma outra coisa de State of Decay que o torna único. Ao longo do jogo você pode escolher jogar com quem você conhece, com a exceção de alguns personagens da história. A fim de recrutar pessoas em seu círculo social, primeiro você tem que ganhar a sua confiança, resgatando-os ou ajudando-os em missões.

IMAGEaHR0cDovL2Jyc2dhbWVyLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNS8yLmpwZw==

Eu decidi mudar para Maya porque ela parece um pouco mais malvada do que Marcus, e nós três - Marcus agora é controlado pela IA - voltamos para a estação de guarda-florestal para uma surpresa desagradável. Os zumbis haviam quebrado e matado todos, e no processo de nos defender, Ed é mordido. Pegamos algumas chaves e um walkie-talkie que um dos homens estava usando e pedimos ajuda. A mulher do outro lado fica a par do que está acontecendo e nos diz que um grupo de sobreviventes se refugiou em uma igreja, de modo que caminhamos naquela direção. As chaves serviram para uma caminhonete que encontramos ao longo do caminho, para ajudar a fugir dos zumbis. A jogabilidade do veículo é bastante normal. Você pode entrar no veículo para qualquer passeio, mas causando danos no carro fará com que ele exploda. Uma vez que um veículo é detonado, ele não aparece mais onde havia sido encontrado, mas em State of Decay vai gradualmente introduzindo novos veículos, assim você nunca vai encontrar-se sem qualquer transporte.

Quando chegamos à igreja, somos recebidos por Lily, a mulher que falou no walkie-talkie. Há um grupo de sobreviventes de pequeno porte que vivem aqui, e eles estão com grande necessidade de recursos médicos. Eles concordam em deixar-nos participar do seu grupo, desde que a gente vá a um consultório veterinário para adquirir remédios. Dois de seu grupo combina de nos encontrar no escritório. Temos que sair atrás de Ed por causa de sua lesão. Não é possível correr dos zumbis no escritório e temos que nos defender, enquanto um procura os medicamentos. Com nossas vidas intactas e os medicamentos adquiridos, temos que escoltá-los de volta para a igreja e oficialmente se juntar ao grupo.

Repercussões Permanentes

Neste ponto, o jogo realmente começa a se abrir. Missões ainda estão disponíveis, mas o meu maior foco está em encontrar fontes, ganhando a confiança dos outros em minha comunidade, estabelecendo postos avançados, e tentando encontrar mais sobreviventes, o que aumenta o número de caracteres que posso mudar. Soa um pouco como um RPG, não é? Isso é uma coisa boa, tanto quanto eu estou preocupado.

Eu gastei uma boa quantidade de tempo simplesmente pesquisando as casas vizinhas e edifícios, lutando contra zumbis, quando necessário, mas tentando evitá-los, sempre que possível. Isto permite-me fazer alguns amigos. Eu logo aprendo como os amigos são importantes, quando eu decido ir para uma missão sem suprimentos suficientes ou armas. Isso leva à morte trágica de Maya, e outro cenário único de State of Decay: Uma vez que um personagem morre, ele ou ela somem para sempre. Você vai automaticamente mudar para outro personagem em seu grupo, no entanto. Se o avatar caído tinha qualquer material com ele, aqueles são perdidos, a menos que você envie um outro personagem para recuperá-los.

Sobreviver: Esse é o seu trabalho

Como o meu tempo de jogo foi chegando ao fim, eu estava apenas começando a ser aconselhado sobre a construção de áreas da igreja, a fim de tornar a nossa colônia sobrevivente um pouco mais forte. Embora eu não tive a chance de fazer isso, os desenvolvedores da Undead Labs insinuou que todos os tipos de coisas é possível construir, como uma enfermaria, uma oficina, uma cozinha, e até mesmo um jardim!

IMAGEaHR0cDovL2Jyc2dhbWVyLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNS8zLnBuZw==

Se meus quatro horas serviram para alguma indicação, State of Decay é incrivelmente profundo, especialmente para um jogo de Xbox Live Arcade (Obs: Também será lançado para PC posteriormente). O fato de que eu sinceramente não queria parar de jogar quando o meu tempo acabou só reforçou essa noção. Reparei em algumas falhas gráficas, onde zumbis seriam executados através das paredes, e eu podia ver através de alguns dos outros personagens, se eu tivesse a câmera no ângulo direito, mas a profundidade da experiência torna essas questões bastante perdoável. Neste ponto, eu estou muito otimista sobre a enorme ambição de State of Decay e o seu alcance. Se isto não é a atração principal do Verão anual de promoção Arcade, a Microsoft está fazendo algo errado.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,