E se Raccoon City não tivesse explodido

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5yZXNpZGVudGV2aWxzYWMuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzA0L1NjcmVlbnNob3QtMjAxMy0wMi0yNV8wMC4zMi40NC5qcGc=

Se a morte de Albert Wesker marca o final de um ciclo da saga Resident Evil, a explosão de Raccoon City significa o final de outro. Foi ali, em RE3, que vimos o ambiente a que estávamos tão acostumados virar, literalmente, vapor. Foi o início de uma nova era para a franquia e um fato que mudaria para sempre sua história.

A pequena cidade no meio-oeste americano vive até hoje no coração dos fãs e, mesmo após seu final oficial, voltou a ser retratada em games posteriores da saga, como os títulos das séries Chronicles. Teorias sobre uma volta a Raccoon City pipocam aqui e ali enquanto fãs saudosistas esperam um possível retorno às origens da franquia e o fim da ação desenfreada que dominou Resident Evil nos últimos tempos.

Sendo um dos pontos primordiais da série, uma mudança no destino de Raccoon City teria potencial para deixa-la completamente diferente. E essas modificações poderiam deixar a franquia muito mais próxima de produtos muito queridos pelos fãs, como a série "The Walking Dead" ou os filmes de George Romero.

Nada é tão simples

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5yZXNpZGVudGV2aWxzYWMuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzAyL1pvbWJpZU91dGJyZWFrLmpwZw==

Sabemos hoje que a dominação de Raccoon City pelos zumbis teve uma série de causas que, em conjunto, transformaram a antes pacata cidade em um inferno. Os ratos do esgoto - infectados pelas amostras derrubadas por soldados da Umbrella - levaram os vírus para a superfície, enquanto todo o fornecimento de água da cidade era contaminado pelos dejetos não-tratados da Dead Factory.

Sendo assim, uma simples barricada nas fronteiras da cidade não seria o bastante para conter monstros e armas biológicas em Raccoon City. Infectados que voam, como pássaros e insetos, poderiam facilmente furar o bloqueio e modificar ecossistemas próximos dispersando os vírus por outros ambientes e levando a doença adiante.

Já o Circular River levaria sua contaminação a outros afluentes. A cidade vizinha de Stone Ville se tornaria a primeira e principal afetada pela infecção, tornando-se uma "segunda Raccoon City" muito antes de Tall Oaks, que seria completamente infectada apenas muitos anos depois

O fim do mundo

A partir daqui poderíamos ter como destino um apocalipse zumbi gradual, que começaria pelos Estados Unidos e, aos poucos, tomaria conta do mundo. Não estamos falando de algo tresloucado como o planeta transformado em deserto de Resident Evil 3: A Extinção, mas sim, a explosão de focos de infecção por todo o globo, com os humanos caindo um a um perante os mortos-vivos.

TUpnV3R2VjJmVm8=

A ideia da campanha No Hope Left, então, se tornaria muito mais grave e condizente com a situação real do planeta em que a saga se passa. Não existia mesmo esperança já que, em 1998, a ameaça biológica não era de conhecimento geral da população e os governos não contavam com times dedicados ao combate desse tipo de ameaça, como é o caso da FBC e da B.S.A.A.

O resultado seriam batalhas urbanas lideradas por caipiras armados de escopetas e times de elite que, assim como em Raccoon City, não fazem a menor ideia do que fazer para conter o avanço das hordas de zumbis. E nesse ensejo, por mais que Chris, Jill, Leon, Claire e outros sejam elementos importantes, eles são apenas um bando de pessoas em combate com uma infecção de nível mundial.

Sem diferenças

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5yZXNpZGVudGV2aWxzYWMuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEyLzAxLzEwNC5qcGc=

Se formos parar para pensar, mesmo com a explosão da cidade, o planeta Terra de Resident Evil poderia acabar pelas mãos da Umbrella. No segundo Wesker's Report, o então cientista da Umbrella questiona a existência de um centro de pesquisas em pleno coração da Floresta Arklay, um ambiente tão rico e cheio de vida que facilitaria muito a dispersão de uma infecção.

Levando isso em conta - e aplicando uma máscara de verossimilhança que nem sempre existe na saga - a contenção dos vírus dentro dos limites de Raccoon City pode ser vista até mesmo como uma inconsistência da série. A explosão nuclear não seria o fim de tudo, já que a cidade passou diversos dias em quarentena e, durante esse período, algo poderia ter fugido de lá.

E é aqui que mora uma questão arriscada. E se, em sua vontade de retornar às origens, a Capcom tome a saída fácil e volte a Raccoon City, criando novos elementos a partir das cinzas da cidade? Será que isso funcionaria ou seria mais uma trama fraca e mal construída para o rol de histórias recentes de Resident Evil?

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,