F1 2012 : A grande evolução de um grande game

#Artigo Publicado por LuccasConrado, em .

Confesso que estava ansioso para começar a jogar o "F1 2012″, quarto game licenciado pela categoria produzido pela empresa inglesa Codemasters. Ele deu um belo salto de qualidade em relação à edição de 2011, principalmente no tocante aos modos de jogo.

IMAGEaHR0cDovL2dsb2JvZXNwb3J0ZS5nbG9iby5jb20vcGxhdGIvZmlsZXMvMTQ4LzIwMTIvMDgvY2FwYUYxMjAxMl9ibG9nLmpwZw==

A visão desta resenha do game terá muito mais a visão da Fórmula 1 do que quanto à mecânica do game. Assim como nos games anteriores da série, a intenção dos criadores do "F1 2012″ não é ser um rival do rFactor ou do iRacing, que são profissionais, usados até mesmo por pilotos e equipes da F-1 para se prepararem para as corridas. Confesso que não sou um grande fã dos simuladores. Prefiro me divertir um pouco mais do que ser um profissional do automobilismo virtual. E o "F1 2012″ evoluiu muito neste aspecto.

IMAGEaHR0cDovL2dsb2JvZXNwb3J0ZS5nbG9iby5jb20vcGxhdGIvZmlsZXMvMTQ4LzIwMTIvMTAvc2NyZWVuc2hvdDJfYmxvZy5qcGc=

E o game já começa com a solução de uma das grandes reclamações dos jogadores ocasionais: a falta de um modo para permitir uma melhor ambientação à categoria. Você começa no "Teste de jovens pilotos", realizado no Circuito da Yas Marina, em Abu Dhabi. Ele funciona como uma espécie de tutorial, que te faz passar por várias partes básicas do automobilismo e da Fórmula 1: testes de aceleração, frenagem, uso do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), da asa móvel (DRS) e também por noções de tangência das curvas. Além das atividades de pista, alguns vídeos (traduzidos para o português) ajudam nas lições iniciais.

IMAGEaHR0cDovL2lyYmdhbWVyLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8wOS9GMTIwMTJhLmpwZw==

Ao completar o "Teste de jovens pilotos", você entra no menu principal do game, onde você pode conferir os outros modos disponíveis. Além da "Carreira", que teve vários aspectos melhorados (falarei dela mais detalhadamente adiante), duas novidades chamam a atenção: o "Desafio da temporada", onde você disputa dez corridas para ganhar o título e pode trocar de equipe no caminho, e o "Modo Campeões", que te permite desafiar todos os seis campeões mundiais presentes no grid em 2012: Kimi Raikkonen, Jenson Button, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Michael Schumacher. Você compete contra eles em cenários nos circuitos desta temporada. O desafio final é vencer todos eles no Circuito das Américas, em Austin, no Texas.

O jogo também conta com os tradicionais modos "Time Trials", onde você precisa acelerar em voltas livres nos circuitos do calendário, e "Time Attack", onde é necessário bater as metas estabelecidas pela inteligência artificial e ganhar medalhas. Mas a "Carreira" é a maior atração do "F1 2012″. Esta parte do game sempre foi muito legal, desde a edição 2010. Mas a Codemasters conseguiu fazer algumas melhorias cruciais: por exemplo: você não pode mais alterar o acerto do carro após o início de uma sessão. As entrevistas após as corridas também melhoraram e trocar de equipe no meio da temporada está mais fácil. Assim como na realidade, os pneus também se desgastam mais rapidamente, o que torna obrigatória uma pilotagem mais conservadora.

IMAGEaHR0cDovL2dsb2JvZXNwb3J0ZS5nbG9iby5jb20vcGxhdGIvZmlsZXMvMTQ4LzIwMTIvMTAvc2NyZWVuc2hvdDNfYmxvZy5qcGc=

Outra novidade boa é a adoção de um sistema de mudanças de condições climáticas. O asfalto pode ficar molhado e escorregadio rapidamente em alguns trechos do circuito e continuar seco em outros. Isso complica a leitura da estratégia e a escolher o momento certo de entrar nos boxes e colocar os pneus intermediários ou para chuva forte. Uma opção errada pode fazê-lo perder muito tempo ou ir parar na barreira de pneus. De negativo, apenas a ausência do pódio: assim como na edição de 2011, o máximo de comemoração mostrada é a saída do piloto do carro no parque fechado, onde param os três primeiros após a classificação e a corrida.

IMAGEaHR0cDovL2dsb2JvZXNwb3J0ZS5nbG9iby5jb20vcGxhdGIvZmlsZXMvMTQ4LzIwMTIvMTAvc2NyZWVuc2hvdDVfYmxvZy5qcGc=

A edição que está sendo vendida no mercado brasileiro tem a Williams de Bruno Senna e a McLaren de Lewis Hamilton em destaque na capa. Além disso, sem nenhum acréscimo no preço, as versões de PS3 e XBox 360 vem com um brinde: o documentário "Senna", sucesso em todo o mundo, nas versões em blu-ray (PS3) e DVD (XBox 360). O preço está estipulado em R$ 179,90 (PS3 e XBox). Para PCs, um pouco mais barato: R$99,90, mas sem o filme como brinde.

IMAGEaHR0cDovL2dsb2JvZXNwb3J0ZS5nbG9iby5jb20vcGxhdGIvZmlsZXMvMTQ4LzIwMTIvMTAvc2NyZWVuc2hvdDRfYmxvZy5qcGc=

d08zZlg3NDZlRDg=

LuccasConrado
LuccasConrado

Tudo é passageiro menos o Motorista e o Cobrador!

, Fortaleza
Publicações em Destaque