Análise detalhada do Hardware do Wii U

#Artigo Publicado por jpcc, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlc2hhY2sudXMvYS9pbWcyMC8xNDA0LzIwMDg4MDM4OTM5NDA3MTEyODQ3MjcyLmpwZw==

Como podemos acompanhar desde o ano passado, o hardware do Wii U nunca se mostrou realmente poderoso mas isso vem mudando desde a E3 2012. Com as atuais noticias e o Nintendo Direct de hoje já temos um bom material do hardware do Wii U e por isso detalharei por que o Wii U na verdade é bastante poderoso.

Primeiro eu gostaria de comentar que alguns detalhes bem específicos ainda não foram confirmados, porem, eu detalharei as possibilidades de cada área que há falta informações.

Processador (CPU): A CPU do Wii tem poucas informações confirmadas, porem o que já foi confirmado da uma boa ideia de seu poder. Segunda a IBM, o Wii U usa os mesmo chips IBM Power 7 vistos no Watson e seguindo o rumor que se seguiu com essa informação a cpu seria Multinuclear, OK. Mas o que podemos saber sobre isso?

Com uma rápida pesquisa na internet sobre o POWER 7 da IBM, nós podemos descobrir coisas como modelos já lançados de processadores POWER 7, o consumo médio deles, suas velocidades de frequência e etc... O processador visto dentro do Wii U pode ser bem diferente dos POWER 7 padrões mas a titulo de comparação continuemos.

Interessante aqui é notar que muitos rumores (vindo ate mesmo dos desenvolvedores) vem apontando que o Wii U teria 3 núcleos, mas pera ai, todos os POWER 7 tem pelo menos 4 núcleos, então isso não faz sentido certo? Na verdade faz sentido os rumores apontarem 3 Núcleos, já que ele talvez possua 4 núcleos mas sendo 1 de seus núcleos exclusivo para o sistema, então ele é bloqueado para uso ou ainda pode ser que o Wii U tenha 3 núcleos por que introduziram a GPU no mesmo die da CPU.

Os POWER 7 da IBM também possuem ate 4 Threads por núcleo então na melhor das hipóteses o Wii U Trabalharia como se "tivesse" 16 núcleos sendo 4 para o sistema. Claro que isso é demais, mas se você imaginar que é provável que ele tenha pelo menos 2 Threads por núcleo, ou seja, trabalharia como se "tivesse" 8 núcleos sendo 2 para o sistema, e mesmo se ele tiver só 3 núcleos trabalharia com até 6 Threads, bom, já é algo fantástico. Outra coisa interessante para se notar é que os POWER 7 já lançados, trabalham todos com frequências altas indo desde 3.0 Ghz até 3.7 Ghz e chegando até mesmo em 4.25 Ghz com "TurboCore mode", então podemos imaginar que o POWER 7 do Wii U tenha uma frequência elevada mas se levarmos em consideração o passado dos console Nintendo preferiria arriscar que a CPU do Wii U esteja em frequências mais baixas.

Um ultimo fato interessante sobre o processador é a quantidade de cache encontrado nos processadores POWER 7, eles contam com pelo menos 64kb L1 por núcleo, 256 KB L2 por núcleo e 4MB L3 por núcleo ou sejá se o Wii U for Quad Core ele deve ter pelo menos 1MB L2 e 16MB L3, mas por que pelo menos? simples, as cpus especificas para consoles costumam ter mais cache que as cpus em que elas foram baseadas e no caso da Nintendo e o uso do POWER7 especificamente, há o uso em eDRAM que pode ser compartilhado tanto para uso da GPU quanto da CPU.

Placa de Vídeo (GPU): Uma coisa que a Nintendo confirmou hoje no Nintendo Direct foi o fato da GPU do Wii U ser GPGPU. Tá, mas no que isso implica? bom, já que é uma GPGPU ou seja "uma GPU para uso Geral" a GPU do Wii U poderá fazer muito mais do que apenas uma GPU comum.

Sabe aquela papinho que a AMD vem falando a tempos sobre aproveitar a GPU para calcular coisas pesadas que a CPU demoraria para fazer? então, no Wii U assim como a maioria das placas de vídeo atuais poderá usufruir disso, mas o fato de o Wii U ser um vídeo game, com toda certeza esse recurso será muito utilizado, já que é algo extremamente eficaz para desafogar a CPU.

Agora falando do Chip gráfico que equipa a GPU do Wii U. Os rumores apontavam que os "Dev Kits" do Wii U vinham com uma GPU baseada na AMD HD4770, tudo bem, ela não é muito potente, atualmente, mas isso é nos computadores, vale lembrar que nos vídeo games o uso do hardware é bem diferente e o aproveitamento do chip gráfico é muito maior, ainda mais se levarmos em conta o eDRAM que possui uma taxa de transferência alta e pode ser usado pela GPU. Já foi confirmado que Wii U tem uma saída HDMI 1.4 ou seja pode transmitir 3D, mas o grande trunfo no 3D da AMD e na transmissão HDMI 1.4 vem vindo apenas a partir da Serie 5000 da AMD, então o chip pode ate ser construído em cima da série 4000 até por que primeiro DEV Kit do Wii U é bem antigo (2008~2009) mas provavelmente é um chip muito mais avançado, e ainda muito mais se não esquecermos do eDRAM.

Mas se mesmo assim você achar a GPU fraca, tenho uma surpresa para você: Sites como a Eurogamer desde o começo do mês começaram a apontar que no final das contas o Wii U foi finalizado com uma versão customizada do "AMD 7 series GPU" (provavelmente o que vem escrito no chip nos últimos Dev Kits) mas o que é "AMD 7 Series"? Uai, pode ser uma GPU da Série atual da AMD?, ou sejá uma placa de série 7000? então isso significaria directx 11.1? Err... não, por que a API usada no Wii U é Opengl. E talvez o "AMD 7 series GPU" seja uma placa da serie AMD Radeon R700 que remete de volta a familia HD4000, mas isso não diminui sua felicidade certo? até por que continua sendo uma placa atualizada com HDMI 1.4, Suporte a 3D, Full HD e com bastante memoria para aproveitar.

Memoria (RAM/VÍDEO): Sobre a memoria eu já vou ressaltar desde de o começo, não o Wii U não possui pouca memoria. Foi confirmado hoje no Nintendo Direct que o Wii U possui 2GB de Memoria, mas que tipo de memoria? bom eu não sei, mas posso tentar adivinhar, e claro vale lembrar que nessa contagem de 2GB a Nintendo já pode estar somando todos os tipos de memoria do sistema, exemplo o eDRAM, mas não levando isso em consideração e olhando mais por cima da maior parte desses 2GB continuemos.

Foi confirmado que desses 2GB, 1GB é de uso exclusivo do Sistema, bom, então esse 1GB provavelmente são DDR3 ou XDR2 e os outros 1GB seriam de livre uso, então acredito que seja ou metade DDR3/XDR2 e Metade GDDR5 ou tudo GDDR5/XDR2 (o que é mais provável). E agora vamos a uma pequena matemática com apenas os 1GB de livre uso, bom, o PS3 que tem a melhor memória dos 3 video games da geração atual, tem 512MB de memoria sendo 256MB XDR e 256MB GDDR3 mas uma parte considerável é usada pelo Sistema. No Wii U, 1GB é totalmente livre, e ainda, as memorias do Wii U são todas de tecnologias atuais, então apenas na parte da memoria, o Wii U seria algo na casa de 3x melhor que o Ps3 para fazer um jogo, se mesmo assim você achar pouco, saiba que é provável que a Nintendo diminua com o tempo a necessidade de 1GB para o sistema, liberando daqui alguns anos um pouco mais de memoria para os desenvolvedores assim como a sony fez com o OS do PS3.

Armazenamento: O Wii U possui 2 Versões, uma das versões possui 8GB e a outra possui 32GB, porem ambas as versões devem possuir memorias internas ou seja, nada de HD removível ou algo do tipo, mas vale ressaltar que você poderá usar HDs Externos ligados pelas portas USB 2.0 ou ainda usar cartoes SD/SDHC/SDXC. lembrando que hoje em dia já existem cartões de memória com 128GB, acredito que está "pouca" memória de armazenamento, não será problema.

GamePad: O grande atrativo do Wii U com toda certeza é seu controle. Batizado de Wii U Gamepad, o controle do Wii U possui características únicas e incrivelmente interessantes. O Wii U Gamepad possui uma tela de 6.2 polegadas com touchscreen resistivo e resolução máxima de 720p. Ele também possui 10 Botões para jogo, 2 Analógicos clicáveis, 1 botão para abrir o menu ou para jogar a imagem da TV para a tela do Gamepad, 1 botão para ligar ou desligar o vídeo game ou a tela do Gamepad e 1 botão para controlar a televisão (desde volume até mudança de canal).

O Gamepad também possui giroscópio, acelerômetro, sensor magnético e um sensor infra vermelho.

O Gamepad também possui um microfone, 2 saidas de som, uma câmera frontal. Possui uma entrada para Headset e um porta Stylus na parte superior.

A grande surpresa ainda não demostrada que está presente no Wii U Gamepad é o leitor NFC (Near field communication) que permite transações simplificadas, troca de dados e conexões sem fio entre dois dispositivos próximos um ao outro, geralmente por não mais do que alguns centímetro.

A comunicação entre o Gamepad e o Wii U acontece através de uma conexão Wireless 802.11n.

Mídias: O Wii U usa como mídia principal um disco proprietário que possui 25GB por camada (não foi comentado o numero máximo de camadas) e possui taxa de transferencia de 22,5MB/s, mas ele também aceita o disco óptico utilizado no Wii (4,7GB ou 8.5GB DL), ambos os discos possuem 12CM.

Outras Informações:

Wireless: 802.11b/g/n.

Saida de vídeo: Uma saida "AV Multi Out" para: composite video, YPBPR component video, S-Video (NTSC), RGB SCART (PAL), D-Terminal (Japan) e uma saida HDMI 1.4 com suporte a 3D.

Resoluções suportadas: 1080p, 1080i, 720p, 576i (PAL Only), 480p, 480i, (standard 4:3 e 16:9 anamorphic widescreen).

Saida de som: O Wii U utiliza seis canais de saída PCM linear via conector HDMI ou uma saída analógica ou através do conector AV MultiOut.

Peso do console: Aproximadamente 1,6 Kg

Peso do Gamepad: Aproximadamente 500 g

Consumo de Energia: O consumo do Wii U foi comentado que seria em media na faixa dos 40W com pico em 75W, bem abaixo do ps3 e 360 que tinham pico em 200w quando foram lançados.

Fontes da ánalise: http://en.wikipedia.org/wiki/Wii_U

http://en.wikipedia.org/wiki/POWER7

http://www.nintendo.com/wiiu

http://www.eurogamer.net/articles/2012-08-30-how-powerful-is-the-wii-u-really

https://twitter.com/IBMWatson/status/78473693843562498

João Paulo
João Paulo #jpcc
, Mato Grosso, Brasil