Tribes: Ascend [Review]

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

YmNOblUzRDVySGM=

Tribes: Ascend, produzido pela Hi-Rez Studios é um jogo free-to-play, lançado oficialmente em abril deste ano (2012) depois de alguns meses em fase beta. Sendo construído na Unreal Engine 3, com belos gráficos, tema futurista e grandes espaços abertos. Tendo como principal foco o multiplayer, Tribes conta com partidas que podem chegar a 32 jogadores tentando matar todo mundo ou usar a estratégia para capturar a bandeira inimiga.

O jogo traz novas possibilidades ao jogador como voar com qualquer personagem e enfrentar altas velocidades, esquiando pelas colinas dos mapas. Outro destaque são os veículos presentes no modo Capture the Flag, são três ao total, Grav Circle, a moto futurista, veloz e perfeita para perseguir inimigos; Beowulf, o tanque de guerra com lugar para duas pessoas, uma no canhão principal e outra na metralhadora superior e o Shrike, o caça que destrói os inimigos.

Esta parte do texto foi marcado como Spoiler. Clique aqui para ver o contéudo.

São 4 modos de jogo principais: Capture the Flag, Team Deathmatch, Arena e Capture and Hold:

IMAGEaHR0cDovL2ltZzM3LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMzcvNzczMS90cmliZXNhc2NlbmQyMDEyMDgwODA5M2ouanBn

Capture The Flag: O objetivo é simples, trazer a bandeira inimiga até sua base 5 vezes. Neste modo perto das bases há Canhões (Turrents) que disparam contra os inimigos que tentam se aproximarem da bandeira, geradores que dão energia aos canhões, aos Inventory Stations, aos Turrents colocados por jogadores e aos escudos de energia.

--Construções:

-Gerador: Ele mantém os Turrents, Inventory Stations, Vehicle Station e escudos funcionando, se destruído todas as outras construções param de funcionar. Pode ser melhorado até o nível 4.

-Base turrents: Os defensores das bases, com melhorias (até o nível 4) estes turrents dão mais dano e miram melhor os inimigos.

-Inventory Stations: Onde se pode reaver armamentos ou trocar de classe, existem nas bases e em torres perto de Spawn points.

-Vehicle Station: Onde se pode comprar veículos.

Team Deathmatch: Quem matar 100 inimigos primeiro vence, isso fica mais fácil se algum jogador de seu time tiver posse da bandeira, que é lançada no mapa quando o primeiro personagem morre, porque, dessa forma, cada inimigo morto contará 2 kills no placar.

Capture and Hold: Foram colocados 3, 4 ou 5 pontos no mapa e o time que ficar com mais pontos por mais tempo ganha a partida. O placar é feito por um contador que marca um ponto por cada segundo que o time permanecer com aquela localização a seu favor.

Arena: Nesse modo os times são de 5 contra 5.

No quesito variedade de armas, Tribes: Ascend deixa um pouco a desejar, são, no máximo, 4 opções de armas para cada slot (Principal, secundário e granada (belt)), dificultando vantagens muito grandes de um jogador para outro. Há ainda dois slots para perks, habilidades especiais que podem oferecer mais energia, massa corporal, veículos mais baratos etc.

Tribes conta com um sistema de jogadores VIP's, que aumenta em 50% sua experiência no fim de cada partida, basta comprar qualquer quantidade de Gold, a moeda secundária do jogo, para adquirir o status de VIP; com ela é possível adquirir o Boost, que dobra a XP ganha no fim do jogo, e todos os outros itens. Há também packs com vozes diferentes e skins para os personagens que só podem ser adquiridas com o Gold.

Os mapas são muito bem feitos, e ao iniciar uma partida nos modos normais o jogador não escolhe em que sala deseja jogar, ele é apenas direcionado para uma sala que haja uma vaga disponível, não importando o mapa. São ao todo mais de 20 mapas divididos por tipo de jogo e apesar de não poder escolher os mapas, eles seguem sempre uma ordem específica que com um tempo já é memorizada pelo jogador. A lista dos mapas de cada modo pode ser conferida neste link: Atuais Mapas de Tribes: Ascend.

Outro destaque são os Call-Ins (Air Strikes), por meio de "armas" que são selecionadas pelos números 3, 4 e 5 do teclado e com o custo de alguns créditos que são ganhos por cumprir objetivos na partida é possível chamar ajuda com o Tatical Strike (4000 créditos) e o Orbital Strike (10.000 créditos) que fazem chover mísseis de energia e dão 10.000 de dano nos jogadores, veículos e construções inimigas. O Supply Drop (2.000 créditos) lança um Inventory Station independente do gerador, no qual é possível reaver munição e trocar de classe.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzEwMC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzEwMC82NTMzL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MDk1LmpwZw==

Orbital Strike

O jogo conta com 50 níveis/patentes. No início os modos Capture and Hold e Arena não estão liberados, sendo desbloqueados nos níveis 3 e 8 respectivamente.

Os comandos de voz são bem intuitivos fáceis de lembrar, por exemplo, o comando "Defend our generator!" é dado pela combinação de letras V (Voice) D (Defend) G (Generator). Há, portanto classes de comandos e a única que pode ser ouvida por amigos e inimigos é a classe global que inclui frases de cumprimento e respostas como "Yes!" ou "No!".

Há uma mecânica muito interessante neste jogo, durante a partida o jogador ganha Accolades, que são méritos por alguns objetivos conquistados, por exemplo:

-Double Kill: Matar dois inimigos em um pequeno intervalo de tempo;

IMAGEaHR0cDovL2ltZzUwNy5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzUwNy80NjgxL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MTAyLmpwZw==

-Gotta go fast: Pegar a bandeira inimiga em uma velocidade absurda;

IMAGEaHR0cDovL2ltZzgyMy5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzgyMy80NjgxL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MTAyLmpwZw==

-Gener defender: Matar um inimigo que está tentando destruir o gerador, ou que está perto dele;

IMAGEaHR0cDovL2ltZzgxOS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzgxOS85MDEyL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MTAycy5qcGc=

-Air mail: Matar um inimigo com algum explosivo enquanto ele voa; etc.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzQ0NC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzQ0NC80NjgxL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MTAyLmpwZw==

Além desses, há outros objetivos "maiores", chamados de Badges (emblemas) que dão experiência extra toda vez que são completados, mas não são ganhos em todas as partidas e é necessário um tempo maior de jogo, exemplos:

-Cross Country: Avalia a distância percorrida em ski;

IMAGEaHR0cDovL2ltZzE3MS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzE3MS81MDkxL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MTAzLmpwZw==

-Tribal Warrior: Conta quantos inimigos já foram mortos por você; etc.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzgyMi5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzgyMi80NjgxL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MTAyLmpwZw==

Tribes conta com 9 classes de personagens divididos entre três níveis de armadura, Light Armor (Pathfinder, Infiltrator e Sentinel), Medium Armor (Soldier, Technician e Raider) e Heavy Armor (Juggernaut, Doombringer e Brute):

-Pathfinder(*): A mais comum das classes, ágil e veloz, um Pathfinder é geralmente a classe escolhida para a captura da bandeira inimiga. Armado originalmente com um Light Spinfusor como arma principal e uma Shotgun de arma secundária, ele é perfeito para eliminar ou recuperar a bandeira do seu time com o Impact Nitron, uma granada de impacto que faz o inimigo soltar a bandeira.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzcxNi5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzcxNi8yODkzL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MDkzLmpwZw==

-Infiltrator: Seu nome já diz tudo, o Infiltrator tem a capacidade de ficar invisível para os inimigos, mas isso tem o preço do consumo da sua energia enquanto a camuflagem está ativada. Armado com uma submetralhadora e uma pistola com silenciadores, o Infiltrator pode arrasar as defesas inimigas de uma vez só, destruindo o gerador com suas poderosas Stick Grenades. Sua submetralhadora e pistola não dão danos em Turrents, veículos e antenas.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzQwNS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzQwNS8yODkzL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MDkzLmpwZw==

-Sentinel: O sniper da equipe. Equipado com um rifle de longo alcance BXT1, o Sentinel consegue disparar de torres espalhadas pelo mapa e pode impedir com certa precisão uma captura. Sua arma secundária é a Nova Blaster, capaz de disparar feixes de laser que ricocheteiam nas superfícies. Sua habilidade especial permite instalar Drop Jammers que desfazem a camuflagem do Infiltrator.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzQxLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nNDEvMjg5My90cmliZXNhc2NlbmQyMDEyMDgwODA5My5qcGc=

-Soldier(*): A infantaria básica. O Soldier vem equipado com um fuzil de assalto fazendo o papel de arma principal e a poderosa Thumper D de arma secundária. Defender a bandeira e atacar os inimigos é seu principal objetivo.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzQyLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nNDIvMjg5My90cmliZXNhc2NlbmQyMDEyMDgwODA5My5qcGc=

-Technician: O faz-tudo. O técnico, com sua arma secundária, a Repair Tool, pode reparar veículos que foram danificados assim como o gerador, antenas e Turrents que foram destruídos pelos inimigos, além de tentar protegê-los com sua carta na manga, Light Turrents que ele pode instalar onde bem entender e destruir inimigos que tentem invadir a base ou capturar a bandeira. Tem como arma principal uma submetralhadora.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzIyOC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzIyOC8yODkzL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MDkzLmpwZw==

-Raider: Entre o leve e o pesado. Raider é uma classe média, mas que tem um ótimo poder destrutivo, sua arma principal, ARX Buster, lança sequências de 3 explosivos que aderem a qualquer superfície e explodem pouco tempo depois. Sua arma secundária é um fuzil de assalto e sua habilidade especial permite a invencibilidade de projéteis leves, mas com gasto de energia.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzE1NS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzE1NS8yODkzL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MDkzLmpwZw==

-Juggernaut(*): O demolidor. Pesado, lento e destrutivo, essas são as características do Juggernaut. Sua arma principal lança morteiros que explodem um segundo após tocar o chão e podem matar qualquer classe que seja Light Armored com apenas um explosivo. Sua arma secundária é um Spinfusor MKD, levemente melhor que o Light Spinfusor.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzI2Ni5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzI2Ni8yODkzL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MDkzLmpwZw==

-Doombringer: A chacina pode terminar aqui. Equipado com uma metralhadora pesada de 200 tiros e um lançador de mísseis guiados, ele é perfeito para destruir os veículos inimigos. Sua arma secundária é capaz de lançar mísseis guiados após mirar por três segundos em jogadores inimigos que estão voando ou em qualquer veículo. Sua habilidade é um escudo que infringi dano em qualquer inimigo que passe por ele.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzg0Ni5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzg0Ni8yODkzL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MDkzLmpwZw==

-Brute: O Brute funciona como um Pathfinder pesado. Armado com um Heavy Spinfusor, o mais poderoso de todas as classes, e uma Shotgun automática, qualquer classe morre com no máximo três acertos de sua arma principal. Seu principal destaque é a Fractal Grenade que depois de ser jogada dispara tiros de laser por todos os lados aleatoriamente, é jogá-la, correr e ver os inimigos morrerem ao tentar fugir.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzgwOS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzgwOS8yODkzL3RyaWJlc2FzY2VuZDIwMTIwODA4MDkzLmpwZw==

(*): As classes marcadas com este símbolo estão disponíveis desde o início do jogo, as demais devem ser adquiridas por preços que variam de 7.200 XP a 18.000 XP.

Outros pontos positivos do jogo são:

-Servidores no Brasil;

-Apesar de ser um jogo bonito, Tribes pode ser jogado em máquinas com placas de vídeo onboard e um processador modesto em FullHD com as opções gráficas no mínimo;

-Já existe um número considerável de usuários do Brasil;

-Muito bem avaliado por vários sites de Reviews.

Pontos 'negativos':

-Muitas armas são difíceis de adquirir pelo preço elevado;

-O jogo poderá ser difícil no começo por apresentar muitos espaços abertos.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzUxLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nNTEvMzMzNi90cmliZXN0LnBuZw==

O texto foi feito por mim e qualquer erro, por favor, poste nos comentários para que seja corrigido.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,