Deixar a criançada jogar games violentos pode fazer bem

#Artigo Publicado por shitango, em .

Sabe aquela velha história de que jogos violentos podem deixar as crianças agressivas e perigosas? Pois é, isso é um dilema na Psicologia.

Mas estudos apontam que isso pode ajudar no crescimento dos pequeninos e até torná-los mais pacíficos. Entenda o porquê.

A ideia de muita gente de que games agressivos e violentos são uma forma de má influência para as crianças, deixando-as mais agressivas, pode na verdade se tratar de um equívoco, pois estudos mostram resultados totalmente contrários a esta afirmação.

O educador Luca Rischbieter explica que os jogos violentos ensinam a diferença entre a brincadeira e a realidade, pois apenas nos jogos pode-se morrer e ressuscitar várias vezes e, com o acompanhamento dos pais, esta informação deve ficar bem clara na mente da criança.

Este tipo de jogo também ajuda a entender episódios de violência e situações de dificuldade, o que reduz o impacto que tais coisas causariam na criança, pois ela já vivenciou, virtualmente, vários tipos de catástrofes e armazenou aquilo em seu cérebro, tornando a aceitação mais fácil.

Além disso tudo, por mais indefesas que pareçam, crianças tendem a ter emoções mais fortes por conta da mente fértil, e isso inclui a raiva; estudos apontam que o videogame é uma ótima ferramenta para descarregar esse sentimento, pois ele dá uma sensação de poder e faz com que o pequenino fique mais calmo depois de dar umas porradas ou bater o carro até ele virar sucata.

Outras pesquisas mostraram que a maioria dos adultos agressivos tiveram um infância solitária e sem brincadeiras como "polícia e ladrão", por exemplo.

Mas é claro que isso tudo deve ter um acompanhamento minucioso dos pais, pois tudo em excesso faz mal, e o ideal é que a criança demonstre que tem vontade de se divertir de outras formas também, como por exemplo: jogar bola, andar de bicicleta etc. Mas isso, com o incentivo correto, é facilmente aplicado no dia-a-dia.

Então aqui vai um recado para os pais: se vocês acham que se seu filho jogar Call of Duty vai fazer dele um assassino que irá metralhar as pessoas, ou ele vai roubar carros e atropelar velhas depois de jogar GTA, fique tranquilo, pois se vocês forem bons pais, isso jamais irá acontecer e ele poderá se divertir à vontade.

Então deixem as crianças em paz com seus videogames!

Jose lucas
Jose lucas #shitango
, Espirito Santo