Uma comparação experimental PES 12 e Fifa 12?

#Artigo Publicado por Gato193wil, em .

Como é de hábito entre seres humanos, o reducionismo tribal inerente à espécie dividiu os gamers de futebol em duas seitas: quem joga PES odeia Fifa, quem joga Fifa odeia PES. Essas tribos não percebem, entretanto, que a principal questão envolvendo "qual o melhor" simulador baseia-se em gosto pessoal. E gosto não se discute. Afinal, quem joga PES está familiarizado de tal forma com o gráfico e a jogabilidade que o contato com o Fifa soa estranho – e a recíproca é verdadeira. Vejo desta forma. Eu, por exemplo, jogo PES porque acompanho o Winning Eleven desde o J-League do ps1 – comandava Edilson e Careca no Kashiwa Reysol. Nada contra o Fifa. É só um costume. Gosto pessoal.

Para contribuir ao debate, incorporei o espírito de um físico experimental, e fiz uma série de medições artesanais com as versões 2011 dos títulos da Konami e da EA Sports. Os instrumentos utilizados são uma TV de LED full-hd 32″, um ps3, um PES 11, um Fifa 11, uma régua de colégio e um cronômetro. A ideia partiu da sensação – para quem só joga PES – de que o campo do Fifa é mais "comprido", tornando mais complexas as transições ofensivas.

Foram criados parâmetros para reduzir a margem de erro: nos dois games o estádio escolhido é o Santiago Bernabeu, e o jogador é Kaká. Assim como as medições do campo partiram do círculo central. Desta forma, é possível comparar de forma experimental as proporções de ambos.

E o campo do Fifa é realmente mais comprido. A medição apontou 223cm entre as duas linhas de fundo no Bernabeu do Fifa 11, contra 195cm do PES 11 – o principal nisso tudo é saber que eu não estava louco ao constatar essa difereça. Os "bonecos" são praticamente iguais – 3,5cm de altura para Kaká nos dois títulos.

Curiosamente, entretanto, os jogadores – ou, pelo menos, Kaká – são mais rápidos no Fifa. Kaká levou 7,70seg do meio-campo à linha de fundo no game da EA Sports, contra 7,95 no da Konami. Fazendo a equação, a velocidade de Kaká no Fifa 11 foi de 28,96 cm/seg, enquanto no PES 11 foi de 24,52 cm/seg.

Agora, depois das medições, vem a discussão que considero mais importante, ao invés da richa infantil entre as duas tribos. Fifa e PES trabalham sob conceitos de futebol diferentes. É como a filosofia de dois treinadores. Há quem prefira, pegando o Rio Grande do Sul – onde moro – como referência, os conceitos ofensivos de Dorival Júnior no Inter; há quem prefira os conceitos defensivos de Roth no Grêmio. Não há certo nem errado, nem melhor ou pior. É apenas gosto pessoal.

Além do campo mais comprido, o Fifa tem restrições à distribuição dos jogadores no diagrama tático. Não é possível adiantar as linhas para compensar esta distância maior entre as duas áreas. Com isso, os jogos do Fifa são naturalmente mais lentos. Há campo demais para se percorrer, as linhas estão recuadas, e em contrapartida o adversário também está com seus setores compactados à frente da área.

Fifa é jogo de posse de bola com objetividade moderada. É preciso ter paciência, trabalhar a posse, trocar passes, fazer uma transição lenta conforme pede o jogo. O campo é maior, as linhas estão recuadas, e os jogadores passam de forma comedida. Se tentar acelerar, abre-se um campo imenso entre defesa e ataque, deixando órfãos os homens de frente, e os obrigando à jogada individual – tentando levar vantagem na velocidade maior.

IMAGEaHR0cDovL2dsb2JvZXNwb3J0ZS5nbG9iby5jb20vcGxhdGIvZmlsZXMvLzEwNjQvMjAxMS8xMC9maWZhLmpwZw==

Tenho me forçado a jogá-lo, e estou arriscando um 4-4-2 em duas linhas exatamente para trabalhar essa posse pouco objetiva de lado a outro, acertando os passes dentro do setor de meio, ou recuando para a zaga e recomeçando. Soa monótono, mas não encontrei outra maneira por enquanto de se jogar Fifa a não ser desacelerando e torcendo para meias e atacantes movimentarem-se no espaço certo. É um conceito de futebol mais lento.

PES é jogo de agressividade ofensiva. Campo mais curto e possibilidade de adiantar as linhas e distribuir de forma livre os jogadores no diagrama tático tornam o game propício às alternâncias entre ataque e contra-ataque constantes. Desde sempre utilizo o 4-3-3 com dois pontas bem abertos, dois laterais apoiadores e dois volantes na cobertura. Os jogadores passam de forma mais objetiva, dando opções de passe ofensivo. Em poucos segundos se chega à área. É um conceito de futebol mais dinâmico e ofensivo.

IMAGEaHR0cDovL2dsb2JvZXNwb3J0ZS5nbG9iby5jb20vcGxhdGIvZmlsZXMvLzEwNjQvMjAxMS8xMC9wZXMuanBn

Assim que puder adquirir os títulos 2012, farei novas medições experimentais. Já testei o PES novo, e a jogabilidade está bem diferente do 11 – lembra muito o ps2, com o retorno dos gols de cruzamento e da vitória pessoal no drible, e o fim das infiltrações pelo chão. Os movimentos estão mais redondos – como era no ps2 – e a defesa, embora novamente frágil no contato físico, mais inteligente no posicionamento e na cobertura. Ainda não testei o Fifa 12.

Valeu @eduardocecconi

Wilbert
Wilbert #Gato193wil
, Ilhas Canárias - Espanha
Publicações em Destaque
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,