Shift 2: Simulador ou Arcade Sua opinião vs fatos?

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3dlYi12YXNzZXRzLmVhLmNvbS9Bc3NldHMvUmljaG1lZGlhL0ltYWdlL1NjcmVlbnNob3RzL1NISUZUMl9VbmxlYXNoZWRfUGFnYW5pX0h1YXlyYV8wMl82NTZ4MzY5LmpwZw==

Hoje você aprenderá algo que pensa conhecer bem, obviamente é comum criticarmos algo, mas o problema de uma crítica é que nem sempre as pessoas compreendem o real fato de onde ela é focada e com isso, acabam expondo opiniões epidêmicas que além de criar muitos "seguidores de opinião" acaba deixando de lado o outro lado da moeda e é exatamente esse outro lado que vamos conhecer hoje...

Nesse exato momento, o mundo todo está criticando algo e uma das críticas que não quer calar faz referência ao novo jogo de automobilismo, Shift 2.

à comum ler notícias e artigos comparando Shift 2 com outros jogos do gênero, à exemplo, Gran Turismo 5.

Gran Turismo 5 é um simulador magnífico, como bem sabemos, é um jogo muito rico em detalhes que apresenta um enorme conteúdo, mas a questão é: O que de fato GT5 simula?

Longe de ser um jogo ruim, muito pelo contrário, GT5 simula "graficamente" tudo à sua volta, não dá pra descrever com exatidão o quanto é prazeroso jogar GT5, mas uma coisa que devemos levar em conta é que um jogo que leva o título de simulador é por que o mesmo tem o dever ou a meta de tentar oferecer uma experiência virtual próxima à realidade e essa questão não deve se limitar apenas em gráficos, há outros pontos de grande importância à levar em conta.

Crítica GT5 vs Shift 2 (o lado gamer)

Não podemos comparar Shift 2 com GT5 se colocarmos uma visão "gamer" no assunto, GT5 se estende muito além de Shift 2, obviamente a maioria das pessoas votarão (e com razão) em GT5 como o melhor dentre os dois jogos, o que também não significa que Shift 2 é ruim.

Crítica GT5 vs Shift 2 (colocando a vida real junto aos dois)

Não preciso repetir, graficamente GT5 supera Shift 2, mas grande parte das pessoas estão completamente equivocadas quando o assunto é simulação de direção e controle.

O fato de GT5 oferecer um comportamento mais confortável e eficiente durante a pilotagem de um veículo, não quer dizer que ele esteja simulando a física de pilotagem real, Shift 2 está à frente anos luz nessa questão. Se me perguntarem: Qual o melhor dentre os dois em relação "gamer" eu certamente responderei GT5, mas se a pergunta for em relação à simulação da física real, então o mais competente será Shift 2.

Isso não torna um ou outro ruim, apenas cria uma distinção e no final das contas quem ganha com isso é o público.

Sabão na pista, o mal de Shift 2?

Muitos mitos são criados em torno da série Shift, isso acontece por que grande parte das pessoas ainda não compreenderam que o foco de Shift 2 está em tentar simular da maneira mais fiel possível a direção real. Para muitos é sim desagradável esse tipo de direção, existem pessoas que desistem do jogo nos primeiros minutos, pois não conseguem se familiarizar com a maneira de controlar os veículos, com isso, surge todo o tipo de comentário negativo e o mais conhecido é o tal "sabão na pista"

Se eu fosse explicar aqui como funciona a pilotagem profissional na vida real, o artigo se estenderia por páginas, ao invés disso colocarei de forma simplificada a direção real e a simulação oferecida por Shift 2, pois são tantos detalhes, por exemplo: Pneus, asfalto, temperatura, atrito, força G, vento, peso, altura, aderência, velocidade, aerodinâmica, etc. e fica impossível explicar tudo isso, então vamos ver os exemplos simples:

No vídeo abaixo, temos uma pista reta e seca, o clima do ambiente também está quente e podemos notar que ao sair da curva (antes precisou reduzir) o piloto exagerou na aceleração por ter entrado na reta, com um pequeno toque, temos o resultado:

Vm9GakVMTU5aaWs=

No exemplo abaixo, embora a pista esteja molhada, já havia estabilidade e estava na reta, mesmo assim vemos uma Ferrari perdendo o controle de maneira inexplicável, (ou quase inexplicável) podemos deduzir que por estar atrás do outro veículo os respingos atrapalharam a visão e ao tentar tirar para a direita para ganhar visão o piloto exagerou em graus durante a tirada com o volante...

VkExRWozZENHTTA=

Voltando para pista seca, nesse vídeo vemos dois exemplos simultâneos, Em uma seqüência de curvas, os carros que estavam em baixa velocidade, podemos notar que um desses carros desliza a traseira e quase sai fora da pista e sairia mesmo caso a zebra não estivesse ali para devolver a aderência, ao mesmo tempo um outro carro recebeu um toque de um terceiro carro, o resultado de tudo isso foi em baixa velocidade, confira você mesmo:

VXdNaEpqNjlhMTQ=

Esse outro exemplo é ótimo, (além de engraçado). Os carros em baixíssima velocidade devido à bateria de curvas, o piloto perde o controle, ele quase se recupera e perde novamente o controle, ninguém relou nele para que perdesse o controle, o problema está na maneira que entrou na curva e a maneira que quis sair dela, ou seja, pisou muito. Além de sair da corrida, acabou tirando outro colega, eles quase brigaram (risos)

S1JTbEhmZkpCQ2M=

Dessa vez, clima úmido, mas não chuvoso, não ocorreu toque, pois se tivesse ocorrido o resultado seria desastroso e talvez até fatal, pois estão em uma "quase reta" e em alta velocidade, será que jogaram sabão na pista? Então só pode, pois vários carros sairam fora.

aVpDYUoyWjFTaHM=

Clima quente, terminada a curva e já em reta, essa ferrari recebe um toque, velocidade mediana, pois, acabaram de sair da curva para entrar na reta, e mais uma vez, o mito do sabão é desfeito, pois vejam o resultado:

azVSaEdVN3Q2RzA=

Conclusões

O outro lado da moeda é pouco comentado, o fato de alguém opinar que jogo x ou y é melhor, não significa que o jogo é perfeito ou melhor em determinada situação com relação à realidade.

Para algumas pessoas o melhor se resume em dirigir sempre estando à frente, para outras significa simular a resposta de direção em relação à realidade, Shift 2 pode não ser tão completo e único como GT5, mas é sim um simulador e dentro do âmbito "direção vs real" está à frente, agora, se alguém gosta ou não é outro assunto, mas negar tal fato só prova uma coisa: Falta de bom senso e ausência de conhecimento no assunto.

Por fim, seja qual for seu jogo de corridas preferido, divirta-se, mas seja responsável ao dirigir na vida real!

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque