.

Shift 2: Simulador ou Arcade Sua opinião vs fatos?

Enviado por Anônimo, , 2820 visualizações, 0 comentários
[img]hide:aHR0cDovL3dlYi12YXNzZXRzLmVhLmNvbS9Bc3NldHMvUmljaG1lZGlhL0ltYWdlL1NjcmVlbnNob3RzL1NISUZUMl9VbmxlYXNoZWRfUGFnYW5pX0h1YXlyYV8wMl82NTZ4MzY5LmpwZw==[/img]
Hoje você aprenderá algo que pensa conhecer bem, obviamente é comum criticarmos algo, mas o problema de uma crítica é que nem sempre as pessoas compreendem o real fato de onde ela é focada e com isso, acabam expondo opiniões epidêmicas que além de criar muitos "seguidores de opinião" acaba deixando de lado o outro lado da moeda e é exatamente esse outro lado que vamos conhecer hoje...

Nesse exato momento, o mundo todo está criticando algo e uma das críticas que não quer calar faz referência ao novo jogo de automobilismo, Shift 2.
à comum ler notícias e artigos comparando Shift 2 com outros jogos do gênero, à exemplo, Gran Turismo 5.

Gran Turismo 5 é um simulador magnífico, como bem sabemos, é um jogo muito rico em detalhes que apresenta um enorme conteúdo, mas a questão é: O que de fato GT5 simula?

Longe de ser um jogo ruim, muito pelo contrário, GT5 simula "graficamente" tudo à sua volta, não dá pra descrever com exatidão o quanto é prazeroso jogar GT5, mas uma coisa que devemos levar em conta é que um jogo que leva o título de simulador é por que o mesmo tem o dever ou a meta de tentar oferecer uma experiência virtual próxima à realidade e essa questão não deve se limitar apenas em gráficos, há outros pontos de grande importância à levar em conta.

Crítica GT5 vs Shift 2 (o lado gamer)

Não podemos comparar Shift 2 com GT5 se colocarmos uma visão "gamer" no assunto, GT5 se estende muito além de Shift 2, obviamente a maioria das pessoas votarão (e com razão) em GT5 como o melhor dentre os dois jogos, o que também não significa que Shift 2 é ruim.

Crítica GT5 vs Shift 2 (colocando a vida real junto aos dois)

Não preciso repetir, graficamente GT5 supera Shift 2, mas grande parte das pessoas estão completamente equivocadas quando o assunto é simulação de direção e controle.
O fato de GT5 oferecer um comportamento mais confortável e eficiente durante a pilotagem de um veículo, não quer dizer que ele esteja simulando a física de pilotagem real, Shift 2 está à frente anos luz nessa questão. Se me perguntarem: Qual o melhor dentre os dois em relação "gamer" eu certamente responderei GT5, mas se a pergunta for em relação à simulação da física real, então o mais competente será Shift 2.
Isso não torna um ou outro ruim, apenas cria uma distinção e no final das contas quem ganha com isso é o público.

Sabão na pista, o mal de Shift 2?

Muitos mitos são criados em torno da série Shift, isso acontece por que grande parte das pessoas ainda não compreenderam que o foco de Shift 2 está em tentar simular da maneira mais fiel possível a direção real. Para muitos é sim desagradável esse tipo de direção, existem pessoas que desistem do jogo nos primeiros minutos, pois não conseguem se familiarizar com a maneira de controlar os veículos, com isso, surge todo o tipo de comentário negativo e o mais conhecido é o tal "sabão na pista"

Se eu fosse explicar aqui como funciona a pilotagem profissional na vida real, o artigo se estenderia por páginas, ao invés disso colocarei de forma simplificada a direção real e a simulação oferecida por Shift 2, pois são tantos detalhes, por exemplo: Pneus, asfalto, temperatura, atrito, força G, vento, peso, altura, aderência, velocidade, aerodinâmica, etc. e fica impossível explicar tudo isso, então vamos ver os exemplos simples:

No vídeo abaixo, temos uma pista reta e seca, o clima do ambiente também está quente e podemos notar que ao sair da curva (antes precisou reduzir) o piloto exagerou na aceleração por ter entrado na reta, com um pequeno toque, temos o resultado:


No exemplo abaixo, embora a pista esteja molhada, já havia estabilidade e estava na reta, mesmo assim vemos uma Ferrari perdendo o controle de maneira inexplicável, (ou quase inexplicável) podemos deduzir que por estar atrás do outro veículo os respingos atrapalharam a visão e ao tentar tirar para a direita para ganhar visão o piloto exagerou em graus durante a tirada com o volante...


Voltando para pista seca, nesse vídeo vemos dois exemplos simultâneos, Em uma seqüência de curvas, os carros que estavam em baixa velocidade, podemos notar que um desses carros desliza a traseira e quase sai fora da pista e sairia mesmo caso a zebra não estivesse ali para devolver a aderência, ao mesmo tempo um outro carro recebeu um toque de um terceiro carro, o resultado de tudo isso foi em baixa velocidade, confira você mesmo:


Esse outro exemplo é ótimo, (além de engraçado). Os carros em baixíssima velocidade devido à bateria de curvas, o piloto perde o controle, ele quase se recupera e perde novamente o controle, ninguém relou nele para que perdesse o controle, o problema está na maneira que entrou na curva e a maneira que quis sair dela, ou seja, pisou muito. Além de sair da corrida, acabou tirando outro colega, eles quase brigaram (risos)


Dessa vez, clima úmido, mas não chuvoso, não ocorreu toque, pois se tivesse ocorrido o resultado seria desastroso e talvez até fatal, pois estão em uma "quase reta" e em alta velocidade, será que jogaram sabão na pista? Então só pode, pois vários carros sairam fora.


Clima quente, terminada a curva e já em reta, essa ferrari recebe um toque, velocidade mediana, pois, acabaram de sair da curva para entrar na reta, e mais uma vez, o mito do sabão é desfeito, pois vejam o resultado:


Conclusões

O outro lado da moeda é pouco comentado, o fato de alguém opinar que jogo x ou y é melhor, não significa que o jogo é perfeito ou melhor em determinada situação com relação à realidade.
Para algumas pessoas o melhor se resume em dirigir sempre estando à frente, para outras significa simular a resposta de direção em relação à realidade, Shift 2 pode não ser tão completo e único como GT5, mas é sim um simulador e dentro do âmbito "direção vs real" está à frente, agora, se alguém gosta ou não é outro assunto, mas negar tal fato só prova uma coisa: Falta de bom senso e ausência de conhecimento no assunto.

Por fim, seja qual for seu jogo de corridas preferido, divirta-se, mas seja responsável ao dirigir na vida real!
label