Análise : Moon Diver

#Artigo Publicado por SakuraTaruho, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1ldHYuY29tLmJyL2ZvdG9zL2Z0b19mdDFfODg3NjcuanBn

Chamar Moon Diver de sucessor espiritual de Strider não é um exagero. Se não bastarem as semelhanças para tal - como o estilo de jogo, o qual escaladas e cortes longos e rápidos são constantes - é preciso dizer que a mente por trás do título é a mesma de 22 anos atrás, Kouichi Yotsui.

à bem possível que tanto novatos quanto veteranos do estilo venham a se divertir igualmente. Isso porque Moon Diver trabalha com diversos elementos existentes atualmente nos jogos de videogame. Temos pontos de experiência, evoluções, distribuição de pontos de força (em vida, 'mana' e poder), fases com múltiplos caminhos, chefes de fase que uma boa estratégia é melhor que a pura força bruta e, é claro, a diversão multiplayer (local e online).

Escalando paredes

O sistema de Moon Diver é direto: tudo que se move deve ser destruído. E para isso você pode usar sua espada, em cortes rápidos e precisos, ou em um movimento único e devastador (mas que consome tempo para carregar). Ã possível usar um movimento de avanço rápido, tipo uma rasteira (ou voadora, se estiver no ar) e que elimina facilmente os inimigos.

Caso opte por uma destruição mais digna, utilizando seus MPs (magic points) é possível usufruir de certas habilidades especiais. Você começa com apenas uma, mas no decorrer do jogo preenche um leque quase interminável de novos poderes. Claro, quanto mais fortes, mais MP você deverá guardar para usar. Esses poderes estão espalhados por todas as fases do jogo (um total de 12), na forma de esferas amarelas e é preciso ficar de olhos bem abertos para não perdê-las.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1ldHYuY29tLmJyL2ZvdG9zL2Z0b19mdDFfODg3NjguanBn

Não precisa muito também para se acostumar com a movimentação do personagem. Um botão ataca, outro pula e um terceiro aciona o ataque especial. No topo do controle, um dos botões serve para abaixar-se e o outro para acionar um dash, que também serve como ataque. O direcional analógico movimenta o herói e o digital troca as habilidades especiais equipadas (até quatro).

Pulos duplos - e com ataque embutido -, versatilidade para esfaquear por qualquer ângulo e alpinismo radical - mesmo com o fim da rolagem para direita, faz com que você avance para cima, para baixo, pendurado no teto, etc.- , esses são os ingredientes principais de Moon Diver. Adicione ainda uma pitada estilosa no desenho dos personagens e ignore a trama central, que é estranha e sem sentido (principalmente na descrição dos personagens).

à muito interessante notar também, como as coisas se complementam em Moon Diver. O aprendizado é instantâneo, o que faz parecer que o game será curto. Aí você se depara com um sistema de evolução, outro de habilidades especiais e uma dificuldade honesta e viciante. O resultado é um vórtice temporal que o deixará por horas à fio plugado no mundo pós-apocaliptico de Moon Diver.

E se isso tudo não for o suficiente para você, jogador exigente, o modo multiplayer para até quatro pessoas, online ou local, será mais que satisfatório. Ele agrega todo o modo individual e o reorganiza para mais participantes. De quebra, ainda temos novos especiais que podem (alguns são exclusivos para esse modo) ser ativados juntamente dos outros jogadores.

Moon Diver é uma viagem no tempo, mas que mescla passado e futuro em um único produto.

Trailer do jogo:

E agora, dê uma espiada no seu avô:

SakuraTaruho
SakuraTaruho
, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Publicações em Destaque