EUROGAMER Se impressiona com Uncharted 3

#Artigo Publicado por Williamwpda, em .

Este é o mote para todo o enredo de Uncharted 3: Drake's Deception, mas tal como os últimos dois jogos, nem tudo parece o que é. Para além das adversidades naturais do deserto Rub'al Khali, Nathan terá como inimigo uma sociedade secreta que fará por tudo para impedir que tenha sucesso. Será que esta sociedade está atrás do mesmo que Nathan Drake? Ou estará antes a querer esconder algo? Ainda não sabemos.

Esta é uma ponta do icebergue dentro de toda a história do novo Uncharted. Mas falar de um jogo Uncharted é falar mais do que o seu enredo, mas também de toda a sua componente tecnológica. Se os dois anteriores projectos criaram um novo nível de qualidade Uncharted 3: Drake's Deception elevará a fasquia ainda mais alto. Esqueçam todos os vídeos gameplay e trailers, ao vivo é tudo completamente diferente. Para muito melhor.

O nível apresentado foi o já conhecido Chateau em França, um local onde o próprio Lawrence esteve. Aqui Nathan vê-se bloqueado com Sully num edifício em chamas. Algo que chama atenção são as novas animações das personagens, principalmente as deslocações laterais, e uma maior fluência nas escaladas e saltos. A equipa de produção não deixou de querer destacar que tudo isto é fruto do seu novo estúdio de captura total de movimentos, no seu novo estúdio em Culver City, nos EUA.

Muito melhor ao vivo.Vê este vídeo em alta definição na EGTV

A atenção ao detalhe é levada a um novo extremo. Coisas como efeitos de partículas, fogo a subir, e destruir a madeira são já dados adquiridos. Em Uncharted 3 tudo parece ter sentido, criando um plano geral de acontecimentos que nos deixam em constante stress, pois não sabemos o que irá acontecer. Está sempre algo a acontecer, retirando a monotonia que um jogo linear poderia trazer.

Uma das grandes melhorias neste novo jogo é na verdade o seu ambiente e a ligação que a personagem tem com ele. Por exemplo, a madeira que fica queimada tem um comportamento diferente, como por exemplo na forma que se comporta com os tiros. Ou por exemplos nos ataques melee onde tudo se desenrola consoante o momento e a sua contextualização. Foi interessante ver referente a este último aspecto, Drake empurrar um inimigo contra a parece com o seu braço, e dar um murro com a mão direita enquanto segura-o com a mão esquerda. Tudo é agora muito mais credível e extremamente delicioso de ver.

Poderia escrever imensas palavras sobre o aspecto gráfico, mas nada como ver ao vivo aquilo que a Naughty Dog tem preparado. Ok, talvez a enorme Bravia e o fantástico sistema sonoro da Sony tenha ajudado a criar o ambiente propício, mas posso afirma que estamos perante uma fantástica obra de arte.

A banda sonora representa uma parte extremamente importante em toda a acção. Uma orquestra debita decibéis de pura magia audível, em conjunto com uma fantástica jogabilidade e fluidez de toda a acção. Poucos serão os jogadores que não se renderão a um pequeno vislumbre da Uncharted 3, pois tudo está para melhor.

Algo que foi melhorado, foram as texturas, as cores e principalmente as ligações dos materiais. Agora Drake consegue ligar-se melhor com todas as estruturas bem como ser mais credível na forma que actua. Neste nível também pudemos ver as melhorias nos efeitos de luz, muito devido aos vermelhos do fogo das chamas. Existe uma zona onde Nathan se encosta a uma parede com chamas em baixo, realçando todo o poder do motor de jogo. Todo o corpo e face de Nathan é influenciado pelas chamas quentes, em diversos níveis. Simplesmente delicioso.

Muito mais poderia falar sobre o novo jogo da série Uncharted, mas temos que ver mais, muito mais. Sabemos o que a Naughty Dog é capaz, sabemos que este é um dos melhores motores de jogo para a PlayStation 3, e que está já neste estado, bem melhor que o segundo jogo. Agora apenas falta perceber até que ponto o estúdio conseguiu elevar a capacidade narrativa, o factor surpresa e principalmente a credibilidade de todo o enredo.

William
William #Williamwpda
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,