Estação Retrô: Quake

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS80Ny9FNUE2RjUxNTNDRTExNUFGNkRCMTg1NkM3QjIzLmpwZw==

Desenvolvedora: iD Software | Editora: GT (PC) e MacSoft (Mac) | Plataforma: PC | Lançamento: 22/6/1996

Após o sucesso de "Doom" e "Wolfstein 3D", a iD Software e John Carmack decidiram em 1996 melhorar ainda mais sua fórmula de sucesso, mantendo os principais elementos de seus jogos anteriores.

Além disso, a ideia era dar a possibilidade de o jogador chamar seus amigos para uma partida online e até criar novas fases para ele. Pois foi assim que nasceu uma das franquias mais conhecidas dos videogames: "Quake".

Em "Quake", você encarnava um soldado que, a exemplo de "Doom", não tinha um nome definido. No enredo, o governo estava fazendo experiências envolvendo teletransporte, mas algo saiu tremendamente errado, um inimigo de codinome "Quake" aproveitou-se da situação e conectou o mundo dos homens a outro mundo povoado de monstros com o único objetivo de conhecer as táticas militares dos humanos.

As criaturas do outro lado começaram a sair e infestar a base humana, obrigando-o derrotar esses seres violentos e manter a ordem no mundo.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9DMi8yMUY1RjI2Qjc5QTlERjk5RDEzOEI0QTIyN0FCOEQuanBn

Sob vários aspectos, "Quake" compartilha muitos aspectos de seu primo mais velho ("Doom"), cujo enredo é parecidíssimo. Você tem um personagem sem nome, experiências envolvendo teleporte e criaturas saindo sabe-se lá de onde. Mas o que tornou "Quake" famoso não foi seu enredo ou sua ambientação escura, e sim dois fatores primordiais:

1. Ele foi o primeiro jogo inteiramente em 3D de todos os tempos. Antes dele, os jogos em seu estilo usavam na verdade elementos em 2D mesclando alguma coisa de 3D. Mas "Quake" possuía cenários e personagens todos modelados em três dimensões. O sucesso de "Quake" ajudou a popularizar o desenvolvimento de jogos tridimensionais, dando prioridade aos modelos poligonais e cenários em três dimensões ao invés de partes pré-renderizadas e o chamado 2,5D.

2. Ele foi um dos primeiros jogos a oferecer um modo multiplayer avançado e divertido ao mesmo tempo, disponibilizando ao jogador a possibilidade de jogar em modo cooperativo ou em deathmatch (todos contra todos).

Claro que na época o gameplay online de Quake poderia ser uma tarefa árdua para o jogador, que precisava ter muita paciência ao lidar com lags e problemas de conexão.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9EMi8zNEZBQ0FERkFCQzMzNjUxRDRDNkY4RjY3OTU3ODMuanBn

Poucas saídas, muito sangue

No modo singleplayer, o jogador só precisava achar a saída para os cenários, sendo que em seus corredores havia dezenas de monstros à espreita. A exploração do cenário era importante, pois em muitas ocasiões era necessário achar itens que levavam o jogador à saída - como chaves por exemplo. O game era composto por quatro episódios, em um total de 28 fases.

A mecânica de jogo era extremamente simples, a exemplo dos títulos de tiro anteriores a este, sendo que todos os comandos podiam ser executados no teclado, inclusive mirar e atirar. Você podia até esquecer o mouse, se quisesse. Para quem gosta de personalizar o game ao extremo, a iD havia disponibilizado o código-fonte dele, possibilitando a modificação dos cenários - os chamados mods.

Atualmente, "Quake" está em sua 4ª continuação, fora as expansões. A iD contabiliza que a série já teria vendido em todo o mundo mais de 4 milhões de unidades. Um dos fatores mais interessantes de "Quake" é que ele teve sua trilha sonora toda produzida por Trent Reznor, vocalista da banda Nine Inch Nails, que também criou o logotipo do game.

Não espere por um possível "Quake 5", pois não há planos para isso. Mas, em se tratando da iD Software e de uma marca importante e rentável como "Quake", nós apostamos que uma hora ou outra vai aparecer uma quinta continuação. Resta esperar pra ver.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque