10 melhores games de plataforma desta geração

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9DRi8zNTMxRUU0RDIxMzQ3MDg4RjNERkQ4MjlGMzlFODYuanBn

O gênero de plataforma já está bem longe de seus tempos áureos. No NES, templo dos basilares "Super Mario Bros." e "Super Mario Bros. 3" e no SNES, o gênero triunfou, com diversos mascotes antropomórficos arriscando pulinhos por aí. Com o advento do 3D na geração do Nintendo 64 e do PlayStation 1, o gênero ainda se manteve na crista da onda, com clássicos como "Banjo & Kazooie", "Conker"s Bad Fur Day" e "Mario 64".

Na geração seguinte, o gênero acabou sendo colocado em um posto mais secundário, sendo paulatinamente ofuscado pelos games de tiro em primeira pessoa. Clássicos ainda surgiam por aí, como "Ratchet & Clank" e "Super Mario Sunshine", mas já não era mais a mesma coisa. Perdendo a obsessão pelo 3D, a atual geração abriu as portas para que o 2D pudesse voltar a ser explorado, o que criou uma nova fornada de clássicos, tanto de produtoras consagradas quanto de desenvolvedores independentes.

Sabendo que o botão de pulo é seu melhor amigo, escolhemos os 10 melhores games de plataforma da atual geração. Com foco em puzzles ou tiros, 2D ou 3D, o que importa é chegar de um lado ao outro do cenário, saltando de um lado para o outro.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS81QS84QTIyOTBBM0VDOTQ2MDdCMzVFRjM3NkU3MTVGNi5qcGc=

Kirby"s Epic Yarn | Produtora: Nintendo | Lançamento: 2010 | Plataforma: Wii

Kirby, o herói rosado, rotundo e faminto da Nintendo, faz seu debute no Wii de uma forma completamente inovadora. Chapado em duas dimensões, o herói se vê jogado em um mundo de tecido. Ele mesmo não passa de um conjunto de fiapos. A jogabilidade utiliza a mecânica dos tecidos de uma forma inteligente e os gráficos são um dos mais impressionantes do Wii, com uma direção artística impecável.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9GMC9EODFEQzk5M0IzMUNEMjJEQjVCNzQzQURCRTJCOEEuanBn

Super Mario Galaxy 2 | Produtora: Nintendo | Lançamento: 2010 | Plataforma: Wii

Muito do que se faz atualmente nos games de plataforma pode ser atribuído à influência desta cria de Shigeru Miyamoto. "Super Mario Galaxy 2" é possivelmente o pináculo da jogabilidade 3D do encanador bigodudo, com gráficos que não ficariam deslocados em um Xbox 360 ou PlayStation 3. Uma verdadeira gema que desafia os jogadores hardcore, encanta os casuais e traz de volta o dinossaurinho Yoshi, que nunca participou ativamente de um jogo 3D da franquia.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9GMi8xMTQ4QTE0MTQxNkEzRjgyM0M3N0E1MTA4RkUwODMuanBn

New Super Mario Bros. Wii | Produtora: Nintendo | Lançamento: 2009 | Produtora: Wii

Mario mostrou como se faz um game de plataforma em 3D com "Super Mario Galaxy 2", mas mostra que no 2D, ainda tem muito a ensinar. Baseado em uma jogabilidade cooperativa e, ao mesmo tempo, competitiva viciante, "New Super Mario Bros. Wii" é uma novidade embalada com nostalgia e um game de plataforma perfeitamente calibrado e balanceado, com o pedigree do encanador gorducho.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS8yRS9GRjJBNTk5MkREOTFFMzJDMUI3NDg4QkVBMjFCLmpwZw==

LittleBigPlanet | Produtora: Media Molecule | Lançamento: 2008 | Plataforma: PlayStation 3

Um game de plataforma precisa ter fases bem construídas, para tornar a simples atividade de chegar do ponto A ao ponto B interessante. A Media Molecule sabia disso e, com "LittleBigPlanet", entregou uma obra prima do design, que introduziu os carismáticos Sackboys em ambientes regidos pelas leis da física, com foco em jogabilidade cooperativa e customização. Paralelamente a isso, a empresa disse para os jogadores: "Não gostaram? Façam melhor"; e forneceram as ferramentas para que fizessem, com um robusto modo de criação de fases que ainda movimenta a comunidade online.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS85OC82NzNCREQzMDM4QUYzOUIzNENGODZGNUUxOEFCRS5qcGc=

Braid | Produtora: Number None | Lançamento: 2008 | Plataformas: PC/Mac/XBLA/PSN

O game indie que mudou a indústria de games, "Braid" é um exemplo de ambição e humildade caminhando lado a lado. Bancado por Jonathan Blow, o criador do game, "Braid" é um game comum de plataforma em 2D que conta com uma mecânica de manipulação temporal, com o jogador podendo avançar ou voltar no tempo ao toque de um botão. Com uma trama densa que ainda motiva debates, um estilo artístico deslumbrante e uma jogabilidade afiada, "Braid" é ainda um dos games indie mais vendidos e abriu o olho das empresas para a produção independente de jogos.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9GNC8xMjE0QUQ0REQxQzk0RjhEMkY4NThFRjQ1OTY1NzIuanBn

Super Meat Boy | Produtora: Team Meat | Lançamento: 2010 | Plataforma: Xbox Live Arcade/Windows/Mac OS X/WiiWare

Os gráficos simples e a jogabilidade sem muitos comandos escondem um dos games mais brutalmente hardcore da geração. O objetivo é simples: chegar do ponto A ao ponto B controlando o titular Meat Boy, um bloco carismático de carne que deixa um rastro de sangue em seu caminho e não é particularmente afetado por mortes horripilantes. Separando o começo e o fim das fases, uma série de armadilhas cada vez mais elaboradas, como serras giratórias, lasers e plataformas degradáveis, exigem que o jogador utilize o máximo de seus reflexos.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9DRC8xMEIxQTM5QTYxNjNGMTIyNkFDN0I2OUMzMkJCMTUuanBn

Limbo | Plataforma: Playdead Studios | Lançamento: 2010 | Plataformas: Xbox Live Arcade

Um garotinho cabeçudo e inocente colocado em um mundo sinistro, sombrio, monocromático e com fortes contrastes. O ambiente desolador ilustra um game de plataforma perturbador, mas viciante, com um senso de urgência único. Para escapar da morte, que, quando vem, é brutal, o jogador precisa pensar em como chegar de um ponto a outro do cenário, por vezes resolvendo enigmas baseados em física.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9EMC81MzQ4NDg0RjRDQzEyNjJBQjg2RTBDN0Y1QkJGNi5qcGc=

Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction | Produtora: Insomniac Games | Lançamento: 2007 | Plataforma: PlayStation 3

Surgida no PlayStation 2, a franquia "Ratchet & Clank" é conhecida pela jogabilidade afiada, gráficos sempre acima da média e um senso de humor inabalável. O primeiro game da franquia no PlayStation 3 retorna mais à ascendência de plataforma da série, abandonando um pouco o foco nos tiroteios de "Up Your Arsenal" e "Going Commando". Gráficos fantásticos, diversas armas e seções bem diferentes no controle do mamífero Ratchet e do robozinho Clank tornam a experiência obrigatória para os donos de PlayStation 3.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS9EOS9BOTQxQTAzRkM2QUIyOEFBOTAxNDU5QzVFQjlDM0IuanBn

Donkey Kong Country Returns | Produtora: Retro Studios | Lançamento: 2010 | Plataforma: Wii

O macacão engravatado da Nintendo está longe de um game típico de plataforma faz algum tempo. Protagonista do bizarro " e surpreendentemente divertido " "Donkey Konga", para Game Cube, Kong volta às raízes 2D nas mãos do Retro Studios, que, na geração passada, reviveu Samus Aran no 3D com a trilogia Metroid Prime. Espere muitos barris, bananas e o rinoceronte Rambi no game, a ser lançado para o Nintendo Wii.

IMAGEaHR0cDovL2Jsc3RiLm1zbi5jb20vaS80RS81Q0I0OUY4QjRCN0VDMjExQUVFNDk3NUVFREYxREUuanBn

Wario Land: Shake It! | Produtora: Nintendo | Lançamento: 2008 | Lançamento: Wii

Mais um da safra poligonal, mas em 2D do Wii, "Wario Land: Shake It!" coloca o gorducho e ganancioso rival de Mario enfrentando piratas interdimensionais na busca de mais tesouros para sua coleção, no caso, um saco de moedas sem fundo. No game, o jogador segura o WiiMote de lado, como um controle de NES, e sacode o joystick para atacar inimigos ou realizar algumas outras ações na tela.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque