Dead Rising 2 comparação PC

#Artigo Publicado por chrystian393, em .

IMAGEaHR0cDovL3ZlM2RtZWRpYS5pZ24uY29tL2ltYWdlcy8wNC80Ni80NDYxMV9EZWFkUmlzaW5nMi1Mb2dvLTAxX25vcm1hbC5qcGc=

Com a comparação do Xbox 360 vs Ps3 do jogo Dead rising 2 agora é a vez do pc!

O lançamento de Dead Rising 2 para PC presenteia-nos com um interessante exemplo de tudo o que é bom e mau acerca dos lançamentos de jogos para as massas na plataforma computador. Por pré-definição é a melhor versão da sequela da Capcom, e se procurares pelas lojas é de longe a mais barata. No entanto, também realça bem dramaticamente o quanto a tecnologia de jogos no PC está a ser retida pelas limitações técnicas das consolas HD da actual geração.

Não costumava ser assim. Não há muito tempo atrás podíamos olhar para a versão PC de qualquer lançamento multi-plataformas como a "plataforma mestre" da qual as versões de consola iriam ser convertidas. Trabalho de arte e níveis de polígonos seriam reduzidos para acomodar a RAM limitada, processadores mais lentos e chips gráficos mais velhos que foram construídos nas consolas.

Nos dias de hoje, graças a uma combinação de foco em obter o máximo possível de performance das consolas combinado com um francamente enorme problema de pirataria PC, e ainda os custos espirais de criar arte em jogo, as coisas mudaram. Os consoles são agora o foco, ao ponto de a incrível tecnologia de renderização a ser desenvolvida pela NVIDIA e AMD estar simplesmente a ser usada para gerar visuais francamente simplistas comparados com o que o equipamento cru é fisicamente capaz de produzir.

Dead rising 2 é o perfeito exemplo disto, e nasce nos artigos de comparação. aqui está o nosso habitual vídeo de comparação, apresentando o jogo no 360 e PC (com o alternativo vídeo de confronto PS3/PC também disponível.

WENpd0poSjBSR0U=

Dead Rising 2 está obviamente desenvolvido com as consolas em primeiro e acima de tudo nas mentes dos criadores. O desafio foi imenso: criar um jogo que consegue meter tantos zombies quanto possível em ambientes largos com uma distância de visão insana. No 360, o estúdio Blue Castle Games conseguiu alcançar isto com a resolução de completos 720p com 2x multi-sampling anti-aliasing, com um decente golpe em manter uma actualização em v-sync a 30FPS. A conversão PS3 não se porta assim tão bem, mas é na mesma um lançamento perfeitamente jogável e agradável.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0L2Fzc2V0cy9hcnRpY2xlcy8vYS8xLzIvNy83LzAvNy8yL2RpZ2l0YWxmb3VuZHJ5X2dhbGxlcnkzNjBfMDAwLmpwZy5qcGc=

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0L2Fzc2V0cy9hcnRpY2xlcy8vYS8xLzIvNy83LzAvNy8yL2RpZ2l0YWxmb3VuZHJ5X2dhbGxlcnlQQ18wMDAuanBnLmpwZw==

No PC, a quantidade de ajustes gráficos que tens disponível é bem limitada " nem de longe tão limitado quanto Bionic Commando da Capcom mas na mesma bem leve. Tem a obrigatória possibilidade de mudar de resolução. Podes também aumentar tanto os níveis de anti-aliasing e filtro anisotrópico significativamente e ligar ou desligar o blur. Mas na verdade é só mesmo isso - fora o modo 3D Vision que alguns entusiastas dizem que quebra a performance do jogo.

Obviamente, a habilidade de aumentar estas definições muito para lá das limitações das consolas é significativa, mas a conclusão é que as definições cruas para o jogo foram desenhadas para serem vistas a uma resolução de 720p. Mesmo assim, a necessidade de correr tantos zombies no ecrã significou que compromissos tiveram que ser feitos " níveis de geometria e texturas podem ser bem simplistas, e a iluminação é bem básica. Num Pc isto traduz-se num jogo capaz de operar a resoluções extremamente altas, mas que apresenta na mesma um trabalho de arte suave em pontos: todos aqueles píxeis extra contam para pouco se o trabalho de arte base está numa resolução relativamente baixa.

Enquanto a qualidade do trabalho de arte é essencialmente idêntico, existem áreas nas quais a versão PC mostra definitivas melhorias. Por exemplo, nas imagens em cima, comparando com a versão 360 a correr com 1080p escalados à versão PC a correr à mesma resolução, vemos que a qualidade de texturas está definitivamente melhorada na versão de computador. Pode ser que alguns elementos de arte sejam idênticos enquanto outros como mapas normais e especulares estejam a correr a resoluções maiores.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0L2Fzc2V0cy9hcnRpY2xlcy8vYS8xLzIvNy83LzAvNy8yL2RpZ2l0YWxmb3VuZHJ5X2dhbGxlcnkzNjBfMDA0LmpwZy5qcGc=

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0L2Fzc2V0cy9hcnRpY2xlcy8vYS8xLzIvNy83LzAvNy8yL2RpZ2l0YWxmb3VuZHJ5X2dhbGxlcnlQQ18wMDQuanBnLmpwZw==

Outros elementos que esperavamos ver melhorados significativamente não mostram muita alteração. Filtro de mapa de sombras está melhorado (como é habitual no caso de conversões PC de jogos de consola) mas o jogo opera na mesma com cascatas " quanto mais avanças para a diferença, mais baixa é a resolução geral da sombra. Os pontos de transição na cascata permanecem os mesmos entre a 360 e o PC, o que é um pouco surpreendente.

Onde passar para resoluções mais altas deve fazer a diferença é em termos de distância de visão. Ã lógico na verdade " com mais definição existe fisicamente mais píxeis disponíveis para renderizar os elementos mais distantes da cena, e deves esperar que os níveis de detalhe dos zombies e ambientes sejam aumentados para favorecer a maior resolução disponível. Além do natural aumento no detalhe de texturas por via do normal processo de mip-mapping, não tende a vermos muitas melhorias. No entanto parece que o efeito de campo de profundidade conseguido que o estúdio usa está reduzido na versão PC, dando a impressão de uma vista mais clara sobre distâncias longas.

Em termos de jogabilidade, não existe realmente nada para escrever sobre Dead Rising 2 para PC que já não sabes da análise de 8/10. Ã exactamente o mesmo jogo. Apesar de existirem controlos por rato e teclado, como é a norma, o facto é que a sua origem nas consolas significa que se sente mais natural com um comando.

Existe uma estranha sensação que o movimento e animação de Chuck em Dead Rising 2 está ligeiramente datada em todos os formatos, e isto estende-se à versão PC do jogo. Aumentar o rácio de fotogramas dos 30FPS base da consola para 60FPS não parece tornar o sistema de controlo muito mais sensível, se bem que um PC decente vai pelo menos nivelar a resposta que varia na consola quando o rácio de fotogramas desce.

A versão PC de Dead rising 2 também usa o muito caluniado Games for Windows Live, o que significa que podes ligar as tuas Conquistas de Jogador à tua conta Xbox Live e acrescentar a Pontuação de Jogador à tua conta 360, e também significa que a versão PC faz uso das funcionalidades Live para o seu matchmaking inserido. Esta é uma área na qual a plataforma PC deveria talvez recompor-se: a PSN e o Xbox Live funcionam por causa de um único espaço online unificado e talvez estejamos a interpretar mal a comunidade aqui mas a preferência parece ser pelo Steamworks sobre a menos do que completamente suportada alternativa Microsoft.

Há também o inegável facto que " pelo menos por enquanto " a versão PC de Dead Rising 2 é também a mais barata. Até os jogos de consola receberem as suas inevitáveis reduções online, não há dúvida que a versão PC oferece o maior nível de valor. No momento desta escrita, a Amazon ainda pede umas robustas £27.30, mas o preço de £17.89 da Sendit é um fenomenal valor por um jogo novinho.

No entanto, o que a versão PC ganha em aumentos gráficos, perde em conteúdo adicional. A este respeito é idêntica ao jogo PS3 pois não existe sinal de qualquer DLC: o prólogo Case Zero permanece exclusivo Xbox 360, e o próximo acréscimo, Case West " que assiste ao regresso de Frank West (e da sua câmara) a Dead Rising " também vai aparecer apenas na plataforma Microsoft, pelo menos a curto prazo.

chrystian
chrystian #chrystian393
, Rio de janeiro , RJ
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,