.

SuperComputadores (cluster) de PS/2 e PS/3

Enviado por GunFighter, , 2937 visualizações, 0 comentários
Olá a todos

Estava aqui no trabalho vendo a GV e vi um artigo de descontração, sobre mitos sobre video game, tinha um sobre uma historia de que O saudoso e enforcado Saddam Hussein estava planejando construir um super computador utilizando-se de varios PS/2, no artigo estava afirmando que o mesmo era um mito e que na época um unico computador era capaz de superar varios ps/2,porém resolvi pesquisar o assunto pois hoje mesmo na aula de SO falamos sobre o assunto, e aqui seguem algumas informações sobre o que essas "coisinhas" que sao os vido games são capazes de fazer quando ligadas e configuradas adequadamente.

PS/2:

Quando a Sony lançou seu PlayStation® 2, em 2.000, todos os estoques esgotaram-se rapidamente, apesar do preço de cerca de US$1.000,00 a unidade. Mas a empresa certamente não esperaria que um dia o equipamento caisse nas mãos de cientistas de um dos maiores laboratórios de ciência da computação do mundo.
O feito foi possível a partir do lançamento do Linux Kit para PlayStation, feito pela própria Sony. O poderoso sistema operacional "freeware" fez com que o console saisse das fronteiras do entretenimento.O Linux Kit para PlayStation possibilita uma alteração radical da finalidade para a qual o jogo foi inicialmente projetado. O kit dá ao programador acesso direto às unidades de processamento vetorial do processado.

O sistema possui atualmente 70 PlayStation rodando como uma máquina única, um "cluster", graças a uma conexão de rede padrão Ethernet. A um custo total de US$50.000,00, uma pechincha quando se trata de supercomputadores, o sistema já é capaz de executar meio trilhão de operações por segundo. E não se trata de algo mágico: tudo o que os cientistas tiveram que fazer, em termos de hardware, foi conectar os equipamentos, utilizando um "switch" de alta velocidade.Mas os sistemas específicos, como o PlayStation, têm se mostrado mais rápidos e mais baratos do que os microprocessadores que equipam os PCs. Como exemplo, basta ver que o novo processador gráfico da NVidia é capaz de executar 51 bilhões de operações matemáticas por segundo.


[url=hide:aHR0cDovL3d3dy5jb2RlcHJvamVjdC5jb20vS0IvdGhyZWFkcy9oeGdyaWQvaW1hZ2UxNi5qcGdbaW1n]hide:aHR0cDovL3d3dy5jb2RlcHJvamVjdC5jb20vS0IvdGhyZWFkcy9oeGdyaWQvaW1hZ2UxNi5qcGc=[/img][/url]

PS/3

São 12 PlayStation 3 ligados em rede em uma sala da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), interior de São Paulo. Com seus joysticks (controles) guardados no armário, rodam o sistema operacional Linux, formando um "cluster" de processamento e ajudando a pesquisadora argentina Monica Pickholz nos cálculos de bioinformática desde junho de 2007.

"São muito mais estáveis que qualquer cluster [aglomerado de PCs] com que já trabalhei", diz Monica. Os videogames funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Só pararam uma vez, quando "acabou a força e o gerador não funcionou". Durante todo o tempo, os videogames fazem cálculos para simular dinâmicas de comportamento entre átomos.
Criado em parceria da Sony com a IBM e a Toshiba, o chip Cell tem um núcleo e oito processadores. Essa arquitetura permite que cálculos sejam distribuídos, agilizando as tarefas sem sobrecarregar o sistema. Até mesmo a Sony se viu obrigada a instalar servidores de PS3 para hospedar as conexões de partidas on-line do jogo "Warhawk", recentemente lançado para o próprio PlayStation 3.

[url=hide:aHR0cDovL2cxLmdsb2JvLmNvbS9Ob3RpY2lhcy9UZWNub2xvZ2lhL2ZvdG8vMCwsMTE3MTA1ODQsMDAuanBnW2ltZw==]hide:aHR0cDovL2cxLmdsb2JvLmNvbS9Ob3RpY2lhcy9UZWNub2xvZ2lhL2ZvdG8vMCwsMTE3MTA1ODQsMDAuanBn[/img][/url]

O artigo foi constituido de trechos de matérias em doi sites as fontes estão logo abaixo, para quem se interessar há muito sobre o assunto na internet |

[url]hide:aHR0cDovL3d3dy5pbm92YWNhb3RlY25vbG9naWNhLmNvbS5ici9ub3RpY2lhcy9ub3RpY2lhLnBocD9hcnRpZ289MDEwMTUwMDMwNjA1[/url]
GunFighter
Enviado por GunFighter
Membro desde
Curitiba, Parana, Brasil
label