Prince of Persia: The Forgotten Sands

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1ldHYuY29tLmJyL2ZvdG9zL2Z0b19mdDFfNzYyMjMuanBn

As areias do deserto já começaram a entrar em rebuliço. Ã o filme baseado no jogo que estreia a semana que vem, e o jogo baseado no filme que é baseado no jogo Prince of Persia que será analisado hoje. Complicado? Nem tanto. Prince of Persia: The Forgotten Sands é uma mistura de jogo original com estética inspirada no longa estrelado por Jake Gyllenhaal e que entra logo mais no circuito nacional de cinemas. Ele é um excelente pontapé inicial nos malabarismos do príncipe sem nome para aqueles que nunca jogaram uma aventura sequer do herói, mas não deslumbra aqueles que já praticaram parkour no deserto alguma vez, seja no PS2 ou no PS3/X360.

As areias esquecidas

Tudo começa quando nosso herói, a mando de seu pai, resolve visitar seu irmão Malik para aprender um pouco sobre como um soberano deve se portar. O que ele não esperava encontrar era uma invasão ao palácio do irmão e o caos total no lugar. Flechas voavam para todos os lados, as parades do palácio sucumbiam, uma a uma, às enormes pedras arremessadas por catapultas e o sangue dos soldados vencidos enxarcava as areias áridas do deserto.

Depois de um mini-tutorial que ensina os movimentos básicos do herói - muito, mas muito parecido com a primeira fase do jogo de PS2 - a sua missão inicial é se reencontrar com Malik e enfrentarem o exército inimigo juntos, como um time. Problema é que chegar até o seu irmão é complicado, já que o único caminho fácil é o que ele está fazendo. O seu é cheio de escaladas, malabarismos em postes e corridas pelas paredes. E esse é o principal (ou único) charme do jogo.

Os famosos quebra cabeças de cenário são o ponto chave do sistema de jogo de Prince of Persia. Só que, diferente de seus antecessores, aqui eles são relativamente fáceis e diretos. Ã como se você deixasse o controle sempre para frente e apertasse o pulo quando necessário, sem ter que pensar ou travar em algum momento. Decepcionante ao mesmo tempo que instigante (aos mais preguiçosos, claro).

à possível chegar ao final da história do jogo em pouco mais de 7 horas de jogo diretas, isso contando com eventuais pausas para evolução de habilidades e assistindo todas as conversas e cutscenes do jogo - que são feitas com gráficos gerados em tempo real, diferente da CG do início do game, que é bastante agradável de ser assistida.

Poderes dos Djinns

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1ldHYuY29tLmJyL2ZvdG9zL2Z0b19mdDFfNzYyMjEuanBn

A grande novidade de Prince of Persia: The Forgotten Sands são os poderes especiais que Razia, a última descendente dos Djinns, raça de seres místicos que viveram nos tempos do rei Salomão, forcene ao herói de acordo com os acontecimentos da trama. Além das já conhecidas Areias do Tempo, capazes de fazer o momento retroceder de acordo com a vontade do usuário, agora você controla também os elementos da Natureza.

Os poderes do Fogo, Gelo, Terra e Vento são habilitados mediante a troca de pontos de experiências num grande mural com todas as demais habilidades. Esses poderes são acionados com o direcional digital e são de grande auxílio às ordas de demônios que aparecem em seu caminho.

Você também pode congelar a água ao seu redor, transformando-a em instrumento para escaladas impossíveis. O poder não utiliza a energia das Areias do Tempo e é autorrecarregável, ou seja, dá para usar à vontade. Ou pelo menos até ela se esvaziar. E por fim, um poder que lhe faz relembrar os objetos como eram em épocas passadas, aumentando e diversificando a dificuldade (não tão difícil) dos cenários.

Os combates são simples, chatos e desistimulantes. Quando você aquela quantidade absurda de soldados vindo em sua direção pela primeira vez, até acha que esse é um dos pontos fortes do jogo. Pelo contrário, a quantidade de inimigos de nada modifica a dificuldade em aniquilá-los de uma vez só. Novamente, se comparado com os jogos anteriores da série, o príncipe atual conta apenas com um combo de cinco golpes e apenas uma variação de ataque aéreo que serve para passar determinadas partes da fase.

Depois do fim

Como Prince of Persia não possui um modo online, após terminá-lo resta apenas desfrutar do modo Challenge que é habilitado com a ajuda dos UPoints, uma espécie de troféu do troféu. Assim, passando por certos pré-requisitos, você adquire UPoints (os mesmos encontrados em Assassin's Creed 2) que podem ser trocados por extras do jogo. Um deles é uma skin de Ezio, protagonita de AC2. O outro extra é um modo Trial que é preciso vencer todos os inimigos do cenário em um tempo determinado.

Os Challenges do jogo são um desafio por... uma hora, talvez menos. Sim, em uma hora é possível vencer os dois desafios, completar a grade de evoluções e platinar o jogo. Mais fácil que tirar doce de criança cega pedinte do Slumdog indiano.

Prince of Persia: The Forgotten Sands é uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo que conquista aqueles que experimentam pela primeira vez as acrobacias desérticas, falha miseravelmente em manter fiel os fãs mais antigos, ainda mais aqueles que queriam uma continuação digna do sucesso de 2007. Fica a dica, mas só para os menos hardcores.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque