Os Filmes Baseados em Video Games

#Artigo Publicado por luisinho42, em .

Você provavelmente já sabe disso, mas os filmes baseados em videogames normalmente são terríveis. Mas quando os executivos de Hollywood olham para a indústria de jogos e veêm em que podem tirar proveito, é difícil culpá-los de tentar tirar uma fatia do bolo. Infelizmente, alguma coisa entre a garantia de direitos para a produção do filme baseado em videogame e o real trabalho de produção, algo ocorre terrivelmente errado e esses filmes geralmente acabam explodindo nos cinemas. Ã claro, que nem todos foram ruins - alguns destes filme são realmente divertidos, mesmo que pelos motivos errados. Vamos então dar uma olhada no passado e ver quais os filmes baseados em games que fizeram os fãs rirem, chorar ou talvez até gritar de raiva.

Mortal Kombat (1995)

IMAGEaHR0cDovL2ltZzM3NS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzM3NS85ODM2L2ZpbG1lMS5qcGc=

Mortal Kombat foi o primeiro filme baseado em um video game que abraçou a causa original do jogo ao invés de inventar uma horrível trama vagamente beseada em personagens do jogo. Portanto, o filme caiu muito bem aos fãs devotos do jogo de luta. Ã claro, que certamente alguns deles agiram dignos na tela - em grande parte, Sonya Blade - mas havia um pouquinho de alegeria nerd em várias cenas, principalmente nas em que envolvem Scorpion e Sub-zero. Mas sem dúvida uma das melhores cenas de confronto é a em que Liu Kang enfrenta Reptile.

Resident Evil (Os três filmes) (2002)

IMAGEaHR0cDovL2ltZzE5NC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzE5NC80MjEzL2ZpbG1lMmVvLmpwZw==

Resident Evil e suas sequelas abordaram uma questão interessante no mundo dos filmes de video games, pelo menos em termos de como se fazer uma receita de sucesso. Estes filmes não foram baseados em um jogo específico, e o personagem principal (interpretada por Milla Jovovich), não foi modelado a partir de qualquer personalidade especial dos jogos. Concordemos que ainda ajam várias referências à série Resident Evil, incluindo a demôniaca Coorporação Umbrella e criaturas como os lickers. Então, o que fez de Resident Evil uma fórmula bem-sucedida o suficientemente para justificar suas sequelas? Parece que ele foi apenas um filme de ação semi-decente.

Street Fighter: A Batalha Final (1994)

IMAGEaHR0cDovL2ltZzM0MS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzM0MS80NTM2L2ZpbG1lMy5qcGc=

Considere esta declaração por um instante: O filme de Street Fighter entregou ambas melhores e piores frases ditas em qualquer filme. Raul Julia (que atuou como M. Bison em seu último papel antes de sua morte prematura), entregou seu incrível fala "Mas para você, era uma Terça-feira", e na outra extremidade do espectro, Jean-Claude Van Damme (como Coronel Guile) entregou o risível "Agora, quem vai para casa, e quem vem comigo?" discurso. Na verdade, Jean-Claude não foi o único culpado do horrível descarrilamento do filme - praticamente todos os outros personagens possuíam um diálogo ridículo. Mas esse era o menor dos problemas do filme. A tentativa de moldar a mitologia original do game em uma outra coisa foi o que estragou o filme em uma grande parte. E o que fez tudo ainda pior do que isso foi o filme de Street Fighter lançado ano passado em 2009, que encontrou uma maneira de ser igualmente horrível, se não pior.

Lara Croft: Tomb Raider (2003)

IMAGEaHR0cDovL2ltZzQwLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nNDAvMTkwMy9maWxtZTQuanBn

Além do sotaque de Angelina Jolie, o filme original de Tomb Raider não foi tão ruim assim. Bem, a cena em que mostrava-a escalando a pirâmide era um tipo de cena estúpida, mas possuía toda a ação e aventura que você esperaria de um filme baseado na franquia, provavelmente o que deixou-a bem-sucedida. Além disso, temos a participação de James Bond (Daniel Craig) antes de se tornar James Bond. Isso conta, não?

Final Fantasy (2001)

IMAGEaHR0cDovL2ltZzIwOC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzIwOC81NDQ0L2ZpbG1lNS5qcGc=

Final Fantasy foi um negócio tão grande para a então SquareSoft (agora Square Enix) que a companhia teve de abrir um estúdio em Honolulu, Hawaii, com o único propósito de trabalhor no filme e outros futuros filmes gerados por computador. Se o estúdio conseguiu sucesso de alguma forma, foi em mostrar como a promessa de criar personagens incrivelmente realistas era possível, mais notavelmente a estrela do filme, Aki - dublada por Ming-Na Wen - mas falhou em produzir um filme de sucesso. Final Fantsy foi uma bomba nas bilheterias, o que acabou resultando no fechamento do recém-criado estúdio de animação, e segundo alguns, a demissão de Hironobu Sakaguchi, o criador da série Final Fantasy e o diretor do filme. Finalmente, ele falhou em atrair os fãs dos games (apesar de compartilhar temas semelhantes), e o público não estava preparado para comprar um filme que parecia muito, mas oferecia pouco.

Super Mario Bros. (1993)

IMAGEaHR0cDovL2ltZzEwLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMTAvNDcxNi9maWxtZTYuanBn

Quando as pessoas falam sobre como são horríveis os jogos-que-viraram-filmes, geralmente fazem uma referência ao Super Mario Bros., e há uma boa razão para isso. O Rei Koopa (Bowser) apresentado (quase) totalmente como um humano? Goombas com cabeças de filhotes de lagartos? John Leguizamo como Luigi? Ainda assim, a coisa mais chocante do filme não foi o filme em si, mas sim o fato de que um grupo de pessoas sentaram ao redor de uma mesa e universalmetne aceitaram que isso era bom, e daria um filme excelente. Ã como se eles pensassem que o público gostaria que houvesse um filme do Super Mario Bros. que foi exatamente o oposto de tudo o que fez o game super cativante. De qualquer forma, pessoas que deixaram o cinema após assistir Super Mario Bros. poderiam muitas vezes se perguntar, "Mas que diabos eu acabei de assistir?"

Filmes do Uwe Boll (2003-2010)

IMAGEaHR0cDovL2ltZzMzNy5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzMzNy8xMDIyL2ZpbG1lODcuanBn

Você não pode falar sobre filmes de games sem mencionar Uwe Boll e seus filmes. Sim, eles eram e são todos muito horríveis, e sim, as suas escolhas sobre qual jogo adaptar são as mais questionadas - Blood Rayne pode ser a única possível (pequena) exceção. Quem realmente queria ver uma adaptação cinematográfica de Dungeon Siege? Ainda assim, você tem que admirar a paixão e a teimosia do cara. Apesar do universal não que ele tem recebida durante a sua carreira, ele teima em fazer filmes, e ele continuará fazendo-o até que alguém pare de dar dinheiro à ele.

Double Dragon (1994)

IMAGEaHR0cDovL2ltZzQwLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nNDAvODAxL2ZpbG1lOC5qcGc=

Hey, não é aquele cara do Exterminador do Futuro 2. Você sabe- o cara do exterminador? Apesar do poder estrela do principal vilão do filme (interpretado por Robert Patrick), Double Dragon foi um completo desastre de bilheterias - se comparado com outros filmes de games da época, como o Street Fighter. A história merece algum crédito para os personagens envolvidos Billy e Jimmy Lee, mas então a coisa inteira fala só sobre um medalhão... bem, digo só que não vale a pena assistir.

Terror em Silent Hill (2006)

IMAGEaHR0cDovL2ltZzM3LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMzcvOTA1Ny9maWxtZTkuanBn

Por ser uma adaptação de video game, Silent Hill fez quase tudo certo. O diretor do filme (Christophe Gans) estava ansioso para fazer um filme sobre a franquia de survival horror e com ainda mais com o apoio direto da equipe de Silent Hill da Konami, desde a pré ao pós-produção.Akira Yamaoka, produtor e compositor da série Silent Hill, também teve participação no filme com uma trilha sonora realmente assustadora. Esta colaboração geral fez com que surgisse um filme autêntico e fiel à série em que foi baseado, em grande parte graças unicamente à visão artística de Gans para filmes. Infelizmente, o filme não foi o suficiente para o público geral, mas mesmo assim, Silent Hill foi relativamente bem sucedido.

Doom - A porta do Inferno (2005)

IMAGEaHR0cDovL2ltZzcxMC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzcxMC85MTYyL2ZpbG1lMTB2LmpwZw==

Doom foi pesado na insana ação em quase tudo, muito parecido com o jogo em que ele foi baseado. Alguns gostaram da adaptação e aplaudiram o fato de que o diretor do filme ter usado uma parte para demonstrar o estilo primeira pessoa do game, mas o diretor acabou esquecendo do principal do jogo, de que os monstros vieram do inferno. Mas nem isso, nem o fato do filme apresentar Dwayne "The Rock" Johnson contaram para a lotação nos cinemas.

Matéria traduzida e adaptada por luisinho42

Luís Felipe
Luís Felipe #luisinho42

Tópo!

, Rs
Publicações em Destaque