Conheça a Foxconn, repórter se infiltra na fábrica das peças da: Apple, Playstation 2 e 3, Wii, Xbox 360 e

#Artigo Publicado por dyton, em .

A Foxconn é a maior fabricante de eletrônicos e componentes de computadores de todo o mundo e produz peças para diversas empresas. Dentre estes produtos estão: Mac Mini, iPod, iPad, iPhone para a Apple, placa-mãe com a marca da Intel, computadores para HP e Dell, Playstation 2 e 3 para a Sony, Wii para a Nintendo, Xbox 360 para a Microsoft, celulares da Motorola, o Kindle da Amazon e equipamentos da Cisco.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNoZ3VydS5jb20uYnIvaW1hZ2Vucy8xMDcyNi5qcGc=

Foi fundada em 1974, como fabricante de produtos plásticos, sua primeira fábrica foi criada em 1988 em Shenzhen, China, que é sua maior unidade com 400 mil funcionários. Logo após foram criados centro de desenvolvimento nos EUA e Japão e em 1997 e 98 foram criadas filiais também nos EUA e Inglaterra. Em 2007 foram adicionados os países: Republica Checa, Hungria, México, Brasil, Índia e Vietnam.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNoZ3VydS5jb20uYnIvaW1hZ2Vucy8xMDcyNy5qcGc=

Recentemente os casos de suicídio chamaram a atenção do público para as condições de trabalho onde são fabricados especialmente os produtos da Apple. Um jornal Chinês chamado Southern Weekly enviou um de seus repórteres para dentro da empresa durante 28 dias, disfarçado de empregado, para explicar a onda de suicídios e condições de trabalho.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNoZ3VydS5jb20uYnIvaW1hZ2Vucy8xMDcyOC5qcGc=

Não é novidade para nós que as condições de trabalho na China são extremamente adversas, haja vista que a sua fama de produzir peças para todo o mundo a preços baixíssimos se espalha mais e mais por todo o mundo, criando no país uma espécie de escravidão encoberta.

Após os 28 dias que o jovem repórter passou no interior da empresa como empregado, ele relatou que ficou chocado com a qualidade de vida dos empregados, que trabalham em regime de serventia, eles trabalham o dia inteiro com pequenas pausas para comer ou dormir. Repetem a mesma atividade ininterruptamente com exceção dos feriados, e percebeu também que para muitos trabalhadores, a única escapatória para este ciclo, é a morte.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNoZ3VydS5jb20uYnIvaW1hZ2Vucy8xMDcyOS5qcGc=

A idade do repórter é de apenas 20 anos, já que a empresa apenas contrata pessoas nesta faixa etária, e para entrar na empresa precisou assinar apenas um documento especial, onde diz que a empresa não se responsabiliza por longas horas trabalhadas, que desrespeita fortemente as leis do país.

A maioria dos empregados não sabem para que servem os produtos da Apple que fabricam, já que não tem condição alguma para adquirir um iPhone ou iPod.

As conversas mais interessantes aconteciam quando o repórter almoçava, onde ouviu que os trabalhadores até invejavam os que ficavam doentes, pois conseguem algum descanso além do permitido. Outro trabalhador disse que uma das coisas que ele mais gosta de fazer é derrubar objetos no chão, simplesmente para descansar enquanto alguns limpam o local e aguardam a volta ao trabalho.

A falta de comunicação entre os colegas de trabalho é um grande problema, já que muitos nem conhecem o nome das pessoas que estão próximas e por usar o mesmo uniforme e executar tarefas idênticas, fica difícil diferenciar um de outro.

Enfim, parece que o motivo da onda de suicídios é bem óbvio já que trabalhar em um local com estas condições não faz bem para qualquer humano, por mais necessitado que seja. Ã lindo ver em um produto da Apple a frase bacana "Designed in California", mas o "Assembled in China" está escondido geralmente atrás de algo e de difícil acesso, não é a toa né?

Dayton
Dayton #dyton
, Parauapebas- PA
Publicações em Destaque